Esse sistema foi absorvido pelas equipas de motogp nos seus motores 4T. Menos a ducati (sistema desmo) e a yamaha este ano ainda está em duvida. (visto que as suas tentativas de conversao a valvulas pneumaticas nao resultaram muito bem). A cosworth tem um palmares invejavel, desde a participaçao na F1 com a jaguar , rallys, etc, desde a construçao do motor da antiga RS6 da audi (a uns anos a audi comprou e posteriormente vendeu a cosworth), passando pela construçao de varios motores de aston martins...é so somar...
Mas o V-tec (variable timing electronic control) da honda, o VVT-i (variable valve control) da toyota, o vanus da BMW acentam todos no mesmo principio, que é a variaçao dos timings das valvulas, cujo ganho principal verifica se nas rotaçoes mais baixas, com a variaçao certa um v-tec 16v funciona como um 8 valvulas em baixas e um 16 valvulas em altas, aproveitando assim as vantagens de ambas as configuraçoes e reduzindo os consumos e optimizando o rendimento.