Olá Visitante

Ar quente do escape para admissão...

  • 51 Respostas
  • 7348 Visualizações
Ar quente do escape para admissão...
« em: Janeiro 07, 2009, 10:21:06 pm »
Ora bem...

o que eu gostava de saber é porque a maior parte dos carros tem isto que se vê nesta imagem



um tubo para ir buscar ar quente do escape...

sei que isso beneficia o carro quando está a trabalhar a frio...

mas gostava de saber mais.. porque o meu carro já não tem nada disso...

*

Senso

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #1 em: Janeiro 07, 2009, 11:39:01 pm »
acho que é uma maneira de limitar o motor, ar mais quente é menos denso, logo menos ar e menos gota para dentro...

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #2 em: Janeiro 07, 2009, 11:41:52 pm »
mas aquilo tem uma válvula, que penso que quando o carro já está quente fecha abrindo portanto a entrada ao tubo da frente...


*

Offline Bruno SMX

  • *******
  • 2283
  • Sexo: Masculino
  • Patrão
Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #3 em: Janeiro 08, 2009, 12:06:07 am »
nao será para aquecer mais depressa quando o carro está frio?  :alien:

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #4 em: Janeiro 08, 2009, 12:25:39 am »
nao será para aquecer mais depressa quando o carro está frio?  :alien:

é a minha ideia...

mas quero ter a certeza

e também gostava de saber porque tiraram esse sistema do meu carro...

ele realmente demora muito tempo a aquecer...

é o que dá levar a bons mecânicos...

em vez de resolverem o problema de sobre aquecimento tiram o termoestado e esse tubo....

boa...

*

Offline Rxpessoa

  • *****
  • 710
  • Sexo: Masculino
Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #5 em: Janeiro 08, 2009, 12:33:13 am »
Ui k artistas praqui andam....

isso é uma valvula EGR

podem pesquisaar uma beka, mx rapidamente:

todos sabem k a combustão n é 100% eficaz, a ideia dessa valvula é reaproveitar os gases d escapa (teoricamente a parte ainda utilizavel)
fazendo assim um melhor aproveitamento do combustivel

Peacemaker, mais qq esclarecimento... MSN lol

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #6 em: Janeiro 08, 2009, 12:50:44 am »
oh rxpessoa mas esta válvula não aproveita os gases de escape, só ar quente...  :canadian:


tentar explicar da melhor maneira...

aquela cena que se vê na foto cinzenta clara é só uma cobertura do escape, tanto que o meu carro anda sem o tubo que faz a união dessa cobertura à admissão

« Última modificação: Janeiro 08, 2009, 12:52:16 am por PeaceMaker »

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #7 em: Janeiro 08, 2009, 12:54:39 am »
vi a referirem se a isso como " Exhaust manifold hot air shroud"


e depois a válvula que falei tem o nome de air temperature control unit


portanto deve ser mesmo para enviar ar quente para o motor...

*

Offline << ELBOSS >>

  • Coisas Sobrealimentadas =P
  • *********
  • 4937
  • Sexo: Masculino
    • https://www.facebook.com/DatsunPatrolDrift
Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #8 em: Janeiro 08, 2009, 01:12:52 pm »
Yeps é so para quando está frio, teres um aquecimento mais rapido de toda a zona de admissão, nada de mais, apenas calor...

EU chamo a isso peso  :whistle: :whistle:

 :laugh:

A EGR nao tem nada a ver... A EGR é apenas recirculaçao de gases de escape, por causa das normas ambientais... Alem de so fazer mal à combustão, tira rendimento, e suja bastante! toda a admissão...

Eu chamo a isso peso  :whistle: :whistle:

 :laugh:
« Última modificação: Janeiro 08, 2009, 01:21:47 pm por ELBOSS »

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #9 em: Janeiro 08, 2009, 01:46:30 pm »
Bem me pareceu que era para isso  :whistle:



Obrigado a todos  ;)


Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #10 em: Janeiro 08, 2009, 09:18:40 pm »
EGR naquele motor acho que não esse tubo tb existe nos motores fire da fiat é só peso como o elboss diz e EGR´s em motores que a tenham elimina-se :) 

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #11 em: Janeiro 08, 2009, 09:21:45 pm »
EGR naquele motor acho que não esse tubo tb existe nos motores fire da fiat é só peso como o elboss diz e EGR´s em motores que a tenham elimina-se :) 

sim, o meu antigo fiat tinha (origem), mas quando veio para mim já não tinha também

penso que há muitos outros carros que também usam...

*

Offline << ELBOSS >>

  • Coisas Sobrealimentadas =P
  • *********
  • 4937
  • Sexo: Masculino
    • https://www.facebook.com/DatsunPatrolDrift
Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #12 em: Janeiro 08, 2009, 09:55:36 pm »
Atenção que a EGR é relativamente recente... talvez ai de 95 para cima...
Num carro a gasolina nem causam muitos problemas, porque os gases de escape de um a gasolina têm muitos menos particulas que um a gasoleo.
Num motor a diesel elas têm +/- este aspecto:



E como os carros a diesel cagam mer** :laugh:, elas ficam assim:


E como é obvio isto é um problema graveeeee para o motor...
(tinha de ser inventada pelo grupo VAG  :ugly:, os fantasticos TDI  :ugly:)
A Egr apenas serve para reduzir as emissões de gases, por isso podem tapalas... em qualquer motor podem aplicar uma junta cega na parte de entrada (é apenas uma chapa tapada) e se for por tubo de vacoo, aplicam uma esfera... Assim enganam a unidade.
Antes da inspecção convem tirar  ;)

Fica a fazer um bocadinho mais de fumo, mas o motor fica muito mais "limpo" e soltinho  ;)

Agora o tubo de calor nos a gasolina, é peso  :laugh:
« Última modificação: Janeiro 08, 2009, 09:58:01 pm por ELBOSS »

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #13 em: Janeiro 08, 2009, 10:11:19 pm »
A situação do meu é a seguinte




o que está a vermelho já não existe...


há algo que eu possa eliminar mais ou deixo estar assim...

ou tento arranjar o tubo do ar "frio" que falta  :canadian:

*

Offline << ELBOSS >>

  • Coisas Sobrealimentadas =P
  • *********
  • 4937
  • Sexo: Masculino
    • https://www.facebook.com/DatsunPatrolDrift
Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #14 em: Janeiro 09, 2009, 01:05:09 am »
tira aquela "comporta ou valvula" onde estavam ligados esses tubos, e põe um tubo desde trás ate a sitio que apanhe melhor ventilação...
O tubo que vacoo que tem essa comporta, tapas com qualker coisa  ;)

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #15 em: Janeiro 09, 2009, 04:39:52 am »
Pois, tem essa tal comporta e depois tem uma pequena turbina... coisa que nunca vi a trabalhar...  :crazy:

*

Offline << ELBOSS >>

  • Coisas Sobrealimentadas =P
  • *********
  • 4937
  • Sexo: Masculino
    • https://www.facebook.com/DatsunPatrolDrift
Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #16 em: Janeiro 09, 2009, 01:14:19 pm »
Pois, tem essa tal comporta e depois tem uma pequena turbina... coisa que nunca vi a trabalhar...  :crazy:

hummm depois dessa comporta tem tipo uma turbina que nao roda??

hEhehehe ja é tuning isso!  :D

Isso deve ser um adaptador que o pessoal costuma pôr para criar mais turbolencia na admissão  ;)

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #17 em: Janeiro 09, 2009, 02:30:49 pm »
lool aquilo parece de origem, não tem adaptações nenhuma...

mas o meu carro é uma maquina, tem 200 mil km e faz rotação que parece uma coisa maluca(deve ser das folgas  :canadian:), dá para ai 155 (ponteiro) em recta mesmo recta....

1.124cc  :baby:

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #18 em: Janeiro 09, 2009, 02:46:36 pm »
elboss eu mandei fazer uma flange com um tubo e txaran egr off =) depois inspecção põe-se denovo

*

Offline << ELBOSS >>

  • Coisas Sobrealimentadas =P
  • *********
  • 4937
  • Sexo: Masculino
    • https://www.facebook.com/DatsunPatrolDrift
Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #19 em: Janeiro 09, 2009, 07:13:18 pm »
Yeps tambem dá claro... convem é tira-la fora  :D

*

Guga

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #20 em: Fevereiro 09, 2009, 03:13:04 pm »
Man que lol so inventas, isso num tem nada a ver com aproveitar gases de escape ate pq nao taligado ao colector, so aproveita o calor mm...o meu tb n tem isso, mas nao estorva, a nao ser q lhe vas por um filtro conico ou assim, mas tb num 1.1 nao faz grande diferença (ya eu puz mas eu sou racing  :laugh:)

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #21 em: Fevereiro 09, 2009, 03:23:17 pm »
Man que lol so inventas, isso num tem nada a ver com aproveitar gases de escape ate pq nao taligado ao colector, so aproveita o calor mm...o meu tb n tem isso, mas nao estorva, a nao ser q lhe vas por um filtro conico ou assim, mas tb num 1.1 nao faz grande diferença (ya eu puz mas eu sou racing  :laugh:)

eu disse aproveitar ar quente porque o escape aquece logo... lol referi que aquilo n tava ligado aos colectores...  :whistle:

lool

com o filtro conico notaste alguma coisa ou só barulho?

*

Offline << ELBOSS >>

  • Coisas Sobrealimentadas =P
  • *********
  • 4937
  • Sexo: Masculino
    • https://www.facebook.com/DatsunPatrolDrift
Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #22 em: Fevereiro 09, 2009, 06:51:44 pm »
Nao sei que carro é, mas se é um 1.1, foi so barulho  ;)

*

Guga

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #23 em: Fevereiro 09, 2009, 06:59:52 pm »
Yap so o barulho obvio, é um 205 maquinao tambem  :D

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #24 em: Fevereiro 09, 2009, 07:01:26 pm »
mas o barulho é porreiro ou é exagerado chegando a tornar-se incomodativo?  :canadian:


é que um barulhito mais desafogado, gosto.. agora xuningzice não  :alien:

*

Guga

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #25 em: Fevereiro 09, 2009, 07:16:21 pm »
nada exagerado, é apenas mais roco, mais racing  8) eu tb n gosto d xunings, mas e fixolas, e nao e tar ao ralenti e tar BOOOOOO xD é quase como tirar o nariz d porco a DTR. Se quiseres o meu conico anda ca busca-lo, n o tou a usar, qd tirar a carta d carro e comprar carro dp peço-to  :laugh:

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #26 em: Fevereiro 09, 2009, 07:19:01 pm »
loool como tens/tinhas o teu montado?

é mesmo para o 205?


eu gostava de experimentar, só para ver se fica com um barulhito bonito...

mas depois não será necessário afinar? é que isto é carburadores...

*

Guga

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #27 em: Fevereiro 09, 2009, 07:24:26 pm »
ya mas isso afinas em casa, tas a ver aquela cena oval q encaixa no carburador e dp do lado oposto encaixa la a caixa do filtro dórige? desencaixas o cilindro d plastico q tem o filtro d origem, tiras fora junto com o tubo q vem buscar ar a frente, tiras aquele tubo metalico q vai aos colectores, e ate pods tirar a protecçao dos colectores, dp debaixo daquela cena oval fica um buraco onde devia tar o filtro d ar dorigem, encaixas la este, q e tipo ajustavel cuma braçadeira, mas arranja metodos para o prender sem ser so a braçadeira, pq um carro treme lol e como fica virado pa baixo...mas o melhor e arranjares um tubo e proes o filtro ca a frente (n penses q e por tar ao pe dos colectores q e pior, pq qd andas o ar quente dos colectores vai pa traz, pa onde ta o filtro de ar...

E eu falei em usares outro metodo pq ja cheguei a andar sem filtro, sem saber, pq andava no troço e qd notava o filtro ja la n tava, tinha caido e n tinha saido por baixo do carro pq ficava preso entre a caixa e outra mer** qq...

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #28 em: Fevereiro 09, 2009, 07:37:20 pm »
tou a ver... realmente fica melhor cá à frente, tem muito mais fluxo de ar...


Ou então logo na saída do carb.... abre-se um buraco no capot...


ahahah que xuning  8)

*

Guga

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #29 em: Fevereiro 09, 2009, 07:41:35 pm »
tou a ver... realmente fica melhor cá à frente, tem muito mais fluxo de ar...


Ou então logo na saída do carb.... abre-se um buraco no capot...


ahahah que xuning  8)

Assim sim era eficiente  :laugh: metias um tubo em L pa ele ficar mm apontado pa frente...



RACING
  8)  :-*

Se quisers ja sabes, diz q eu arranjo maneira d isso te ser entregue.
Abraço

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #30 em: Fevereiro 09, 2009, 07:46:09 pm »
lool eu tenho aqui um colega que já me tinha oferecido também um para experimentar, estava num Fiesta... tenho que ver se é do género do teu..

mas para deixar aquilo ao pendurão como dizes ainda o perco, e tem menos fluxo de ar... não sei não...  :crazy:

*

Offline palmite

  • **
  • 286
  • Sexo: Masculino
Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #31 em: Abril 15, 2009, 03:27:02 am »
Isso não tem nada a ver com a valvula EGR se n caio em erro isso é um AX GT! isso k tas aí a ver á d ter um regulador para mais ou menos entrada d ar quente isso é porque o carro como é a carborador quando ta bué frio quando ligas o carro se o ar da admição passar perto do colector de escape o carro aquece mais depressa e não falha! A valvula EGR é totalmente diferente é usada em carros mais novos! e se me perguntares para que seve eu respondo-te serve para tapar o colector de admição de mer** preta do escape é isso e o respirador da tampa das valvulas para a admição! cumps

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #32 em: Abril 15, 2009, 11:37:08 am »
Isso não tem nada a ver com a valvula EGR se n caio em erro isso é um AX GT! isso k tas aí a ver á d ter um regulador para mais ou menos entrada d ar quente isso é porque o carro como é a carborador quando ta bué frio quando ligas o carro se o ar da admição passar perto do colector de escape o carro aquece mais depressa e não falha! A valvula EGR é totalmente diferente é usada em carros mais novos! e se me perguntares para que seve eu respondo-te serve para tapar o colector de admição de mer** preta do escape é isso e o respirador da tampa das valvulas para a admição! cumps

já tínhamos chegado a essa conclusão  ;)

*

Offline palmite

  • **
  • 286
  • Sexo: Masculino
Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #33 em: Abril 15, 2009, 03:06:21 pm »
Vim tarde para este tópico.... :embarrass: Sorry!!!


*

Offline yha_dtr125

  • ******
  • 1192
  • Sexo: Masculino
  • Não penses, faz!
Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #34 em: Maio 11, 2009, 02:52:45 pm »
Tenho uma duvida e aproveito este topico para a tirar. Hoje a tarde tiro uma foto para ser mais presico mas cá vai. O meu Golf 1.8 Gasolina tem um tubo que vai do motor a caixa do carburador, muita gente substitui este tubo por um filtrosinho pequeno cónico. Reparo que enquanto ente tubo esta ligado a caixa do cabrurador esta caixa fica cheia de "oleo". A minha dúvida aos entendidos é qual a diferenºa se eu tirar o tubo da caixa de filtro que fica no carburador e colocar um filstro cónico como costumo ver ligado a esse "respiro" do motor. O carro consome mais? Aquece mais lento? Já me disseram que por um lado é bom que reduso os gases peluentes e é melhor para o carburador, mas que no inverno o carro fica com mais dificuldade de aquecer. Eu vou tentar postar uma foto para ser mais preciso porque sei que não me expliquei bem lol cumps

*

Offline yha_dtr125

  • ******
  • 1192
  • Sexo: Masculino
  • Não penses, faz!
Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #35 em: Maio 11, 2009, 02:55:17 pm »
http://www.davidmbell.com/golf/images/engine.jpg

cá fica uma imagem, o motor não é o meu mas dá para mostrar a duvida. o tubo que me refiro é aquele em forma de "L" que fica ao lado da caixa do filtro de ar que vai ao carburador.

*

Offline tamanxio

  • ******
  • 1584
  • Sexo: Masculino
  • 2 tempos e arte , agarrar faz parte !
Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #36 em: Maio 11, 2009, 02:59:15 pm »
que carro e?

*

Offline << ELBOSS >>

  • Coisas Sobrealimentadas =P
  • *********
  • 4937
  • Sexo: Masculino
    • https://www.facebook.com/DatsunPatrolDrift
Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #37 em: Maio 11, 2009, 06:48:03 pm »
SIm isso é um tudo de respiro do motor... Nesse caso como é um carro antigo, ja com alguns kilometros é melhor deixar ficar....
SE vais para alterações mais avançadas, desvias o tubo para dentro de uma garrafa por exemplo  ;)

*

Guga

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #38 em: Maio 11, 2009, 06:49:10 pm »
Oil catch can axanatada  :canadian:  :laugh:

*

Offline palmite

  • **
  • 286
  • Sexo: Masculino
Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #39 em: Maio 11, 2009, 07:34:57 pm »
SIm isso é um tudo de respiro do motor... Nesse caso como é um carro antigo, ja com alguns kilometros é melhor deixar ficar....
SE vais para alterações mais avançadas, desvias o tubo para dentro de uma garrafa por exemplo  ;)
Garrafa?? metes isso a apontar para o chão! O problema é na inspecção! Quer dizer os americanos podem e nós ñ.... era o que faltava

*

Offline RLopes

  • Rui Lopes
  • *********
  • 7487
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Automóvel
    • Facebook
Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #40 em: Maio 11, 2009, 08:08:21 pm »
Façam uma puxada de ar ao pára-choques como eu fiz no crx. Um cónico é bom sim senhor, possibilita maior fluxo, mas se estiver a descoberto dentro do capot leva com o ar quente todo. O ideal é fazer igual à admissão de origem do S2000, um filtro cónico dentro de uma caixa. Depois inventas um pouco, ligas um tubo desde a entrada da caixa do filtro até à frente do pára-choques. Quanto mais ar frio o motor receber, melhor para o seu desempenho e rendimento, seja um motor a carburador seja um motor de injecção.

*

Offline yha_dtr125

  • ******
  • 1192
  • Sexo: Masculino
  • Não penses, faz!
Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #41 em: Maio 11, 2009, 08:17:08 pm »
Façam uma puxada de ar ao pára-choques como eu fiz no crx. Um cónico é bom sim senhor, possibilita maior fluxo, mas se estiver a descoberto dentro do capot leva com o ar quente todo. O ideal é fazer igual à admissão de origem do S2000, um filtro cónico dentro de uma caixa. Depois inventas um pouco, ligas um tubo desde a entrada da caixa do filtro até à frente do pára-choques. Quanto mais ar frio o motor receber, melhor para o seu desempenho e rendimento, seja um motor a carburador seja um motor de injecção.

Acho que não leste bem do que se trata..

*

Offline yha_dtr125

  • ******
  • 1192
  • Sexo: Masculino
  • Não penses, faz!
Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #42 em: Maio 11, 2009, 08:18:49 pm »
SIm isso é um tudo de respiro do motor... Nesse caso como é um carro antigo, ja com alguns kilometros é melhor deixar ficar....
SE vais para alterações mais avançadas, desvias o tubo para dentro de uma garrafa por exemplo  ;)

kilometros? O carro do ano que é não tem muitos kilometros. mas eu vou puxar o tubo e fazer  apenas respiro com um filtro de ar ao motor e libertar a admissao.

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #43 em: Maio 11, 2009, 08:25:29 pm »
SIm isso é um tudo de respiro do motor... Nesse caso como é um carro antigo, ja com alguns kilometros é melhor deixar ficar....
SE vais para alterações mais avançadas, desvias o tubo para dentro de uma garrafa por exemplo  ;)

o meu carro também tem isso... tem um pequeno filtro dentro da caixa de ar só para esse tubo...  :suspious:

que por acaso estava embebido em óleo e a desfazer-se... pus lhe lá uma esponja para substituir...

gostava era de experimentar um cónico... o que faço a esse tubo? meto-o dentro da tal garrafa? ou arranjo um mini filtro cónico?  :educated:

*

Offline RLopes

  • Rui Lopes
  • *********
  • 7487
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Automóvel
    • Facebook
Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #44 em: Maio 11, 2009, 08:38:41 pm »
Façam uma puxada de ar ao pára-choques como eu fiz no crx. Um cónico é bom sim senhor, possibilita maior fluxo, mas se estiver a descoberto dentro do capot leva com o ar quente todo. O ideal é fazer igual à admissão de origem do S2000, um filtro cónico dentro de uma caixa. Depois inventas um pouco, ligas um tubo desde a entrada da caixa do filtro até à frente do pára-choques. Quanto mais ar frio o motor receber, melhor para o seu desempenho e rendimento, seja um motor a carburador seja um motor de injecção.

Acho que não leste bem do que se trata..

Li, respondi apenas a um assunto anterior, neste mesmo tópico ;)

Quanto ao filtrozinho, faz um recuperador de óleo artesanal, assim o óleo que sai do respiro do motor não vai interferir com nada, metes lá a bela da "garrafinha" e vais vendo a velocidade com que o teu carro a enche, e vais esvaziando a dita cuja quando estiver cheia. Quanto a isso, há N maneiras de fazer um sistema desses, não achanatado e eficiente, e acima de tudo, agradável esteticamente e que um gajo fique com aquela ideia quando acaba o serviço "eh pá, isto até parece que vem de origem, tá mesmo bonito..." ;)

Como disse o Guga, é um sistema de oil catch can (recipiente de apanhar óleo). Procura pelas internets que encontras ;)

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #45 em: Maio 11, 2009, 08:51:04 pm »
por acaso não tens nada disso no teu ou tens? lol  :whistle:


e porque razão o carro perde óleo por ai?  :suspious:

*

Offline palmite

  • **
  • 286
  • Sexo: Masculino
Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #46 em: Maio 11, 2009, 09:19:24 pm »
Pensei k tivessem a falar do tubo do respirador do motor que ta na tampa das valvulas não precebi que tavam a falar das puxadas de ar! lol sorry

*

Offline yha_dtr125

  • ******
  • 1192
  • Sexo: Masculino
  • Não penses, faz!
Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #47 em: Maio 11, 2009, 09:31:49 pm »
Pensei k tivessem a falar do tubo do respirador do motor que ta na tampa das valvulas não precebi que tavam a falar das puxadas de ar! lol sorry

Não, eu puxei assunto exactamente por isso...  respirador do motor que ta na tampa das valvulas

*

Senso

Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #48 em: Maio 11, 2009, 09:42:15 pm »
por acaso não tens nada disso no teu ou tens? lol  :whistle:


e porque razão o carro perde óleo por ai?  :suspious:

cames a rodar, valvulas para cima e para baixo, molas a mexer, aquelas tretas todas associadas á distribuição e comando das valvulas, o óleo é tipo salpicado para todo o lado e mais algum, parte dele vai acabar por sair pelo tubo

*

Offline RLopes

  • Rui Lopes
  • *********
  • 7487
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Automóvel
    • Facebook
Re: Ar quente do escape para admissão...
« Responder #49 em: Maio 11, 2009, 10:15:25 pm »
Não tenho isso feito no meu ;)