Olá Visitante

Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Gasolina (ultimate(bp),g-force(galp)

  • 221 Respostas
  • 24224 Visualizações
*

Offline m4rco

  • *********
  • 5220
  • Sexo: Masculino
  • Viste o GT, viste?!?!
Re: Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Gasolina (ultimate(bp),g-force(galp)
« Responder #200 em: Abril 11, 2010, 12:23:15 am »
Eu meto sempre 98 da BP numa bomba aqui, na BP mesmo tá a 1.50 e tal, lá na tal bomba tá a 1.48... e é da BP ::)

*

Offline TFM

  • ******
  • 1704
  • Sexo: Masculino
  • a Pipa é minha XD
Re: Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Gasolina (ultimate(bp),g-force(galp)
« Responder #201 em: Abril 11, 2010, 05:28:41 pm »
Eu meto 98 no Jumbo  ;D

la esta
 95 - 1.30€
 98 - 1.34€
 :laugh21:


Cumps,
TFM

*

Offline Rui_Biker20

  • *********
  • 3727
  • Sexo: Masculino
  • "O motor da mota está dentro do capacete!"
Re: Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Gasolina (ultimate(bp),g-force(galp)
« Responder #202 em: Abril 12, 2010, 09:23:44 am »
Na DTR meto sempre 95 e na Hornet já utilizei tanto 95 (ao princípio) como 98, não noto diferenças em termos de prestação da mota, mas noto diferença no número de quilómetros que faço. Com um depósito de 98 consigo fazer a mais uns bons 20 quilómetros do que com a 95, mas lá está, como está mais cara vai ficar mais ou menos ela por ela..... :crazy:

Ontem nas bombas da Repsol da 2ª circular ao pé do estádio do Benfas atestei a mota com 98 e o litro estava a 1,579  :surprise: :surprise:, fds que roubalheira  >:(

*

Offline Mauro_NT

  • Moderador de punho trancado...
  • *********
  • 7796
  • Sexo: Masculino
Re: Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Gasolina (ultimate(bp),g-force(galp)
« Responder #203 em: Abril 12, 2010, 03:24:54 pm »
Isto tá tudo doido... vamos é fazer uma manifestação e parar as dtr's todas para baixarem os preços dos combustiveis!  :laugh21:

Agora falando mesmo a sério, isto tem que baixar porque se não, não sei como isto vai ser...  :o

*

Offline TFM

  • ******
  • 1704
  • Sexo: Masculino
  • a Pipa é minha XD
Re: Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Gasolina (ultimate(bp),g-force(galp)
« Responder #204 em: Abril 12, 2010, 03:28:13 pm »
Isto tá tudo doido... vamos é fazer uma manifestação e parar as dtr's todas para baixarem os preços dos combustiveis!  :laugh21:

Agora falando mesmo a sério, isto tem que baixar porque se não, não sei como isto vai ser...  :o

GPL   :laugh21: :laugh21: :laugh21: :laugh21: :laugh21: :laugh21:

*

Offline TFM

  • ******
  • 1704
  • Sexo: Masculino
  • a Pipa é minha XD
Re: Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Gasolina (ultimate(bp),g-force(galp)
« Responder #205 em: Abril 12, 2010, 03:36:16 pm »
Como é que vai baixar?

Se cada vez existe menos petróleo no mundo, é normalíssimo que aumente a procura, diminui a oferta e os preços sobem.

Não é consensual quando acaba se é daqui a 20 anos ou 100 anos. Mas é facto que cada x existe maior escassez

Pode baixar amanha e ate depois de amanha. Mais imposto menos imposto, mas a relativo curto prazo isto vai ter que subir tudo.

Isso é tudo muito relativo pois na realidade isso não se aplica. Por um lado ha que subir os impostos para que se baixe o consumo e se leve a procurar novas soluções. Por outro lado, as petrolíferas vêm com a do "cada vez ha menos e tal..." para assim poderem aumentar os preços, bem como alguma procura, e assim obterem ainda mais lucro.
Mas isto é só uma ponta muito muito pequena do icebergue, pois os combustíveis geram muita muita riqueza e dai tarem envoltos em segredos e boatos.

Cumps,
TFM

*

Offline MSousa

  • ******
  • 1291
  • Sexo: Masculino
  • GHOSTEAM No limits!!
Re: Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Gasolina (ultimate(bp),g-force(galp)
« Responder #206 em: Abril 12, 2010, 07:38:40 pm »
Eu noto diferença em relaçao a 95 e 98.. Sinto a mota mais solta e rotativa com 98. No dia-a-dia uso 95 pcs do preço obvio, mas quando é para voltas com o pessoal puxar e etc ponho 98. E ponho sempre nos hipers, para mim compensa, pois o que la vem é igual mas com a vantagem de ser mais barato!

Abraços

Re: Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Gasolina (ultimate(bp),g-force(galp)
« Responder #207 em: Outubro 15, 2010, 08:23:16 pm »
Boas! Pessoal a gasolina não tem octanas!! Como já foi referido o 95 e o 98 são índices medidos com base em testes feitos nas condições que já foram referidas pelo TFM (se não estou em erro), e referem-se à capacidade da gasolina resistir à detonação. A única diferença entre a gasolina com índice octano 95 e 98 na grande parte das motas a 2t é na carteira, pois as relações de compressão em motores a 2t são por norma baixas. E a rc é realmente o único parâmetro que interessa ao escolher que gasolina utilizar (quem não acreditar veja no livrete ou nas recomendações do fabricante o que vem lá recomendado), ao contrário do que já li aqui a tendência para ocorrer detonação torna-se mais evidente a baixos regimes (pois imaginem a velocidade linear do pistão a 8000rpm que já é um regime alto, a combustão é praticamente instantânea!! não dando tempo para que a gasolina se auto-inflame antes de chegar ao PMS (o tal fenómeno chamado detonação) !!), portanto não é por usar gasolina 98 que o motor é mais suave a altos regimes. Em relação aos consumos acredito que essas diferenças de consumo se devam ao método de condução, pois a relação estequiometria (proporção correta entre ar/combustível (A/F)) para gasolina 95 ou 98 é a mesma, sendo assim para um mistura admitida com proporções correctas (A/F) dentro do cilindro para a mesma quantidade de ar é admitida a mesma quantidade de gasolina independentemente do índice de octano.
Para que se perceba melhor o que é a rc.
A rc é a relação entre o volume total do cilindro quando o piston se encontra no ponto morto inferior (2) e o volume da camara de combustao quando o pistão se encontra no ponto morto superior (1). À relação (volume em 2):(volume em 1) da-se o nome de relação de compressão.

Pode ser calculada por rc=(volume cilindrada+volume da câmara de combustão)/volume da câmara de combustão
Cumprimentos.

*

Offline Zero_Cool

  • *****
  • 727
  • Sexo: Masculino
Re: Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Gasolina (ultimate(bp),g-force(galp)
« Responder #208 em: Outubro 15, 2010, 08:56:34 pm »
Então numa lc de origem, 95, 98 é igual?
E o pessoal q diz q a mota parece q anda mais.. Não será o factor psicológico??

Vou experimentar na mesma bomba as 2.. As 2 próximas idas à bomba vai ser 98 hmm

Re: Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Gasolina (ultimate(bp),g-force(galp)
« Responder #209 em: Outubro 16, 2010, 12:00:00 am »
98octanas e fixe, mas isto e bem melhor
Para quem quiser mais power que 98octanas recomendo isto xega?
http://klotzlube.com/proddetail.asp?prod=KL%2D428%2D5%5F5%2DGallon&cat=4

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Gasolina (ultimate(bp),g-force(galp)
« Responder #210 em: Outubro 16, 2010, 05:39:31 am »
Boas! Pessoal a gasolina não tem octanas!! Como já foi referido o 95 e o 98 são índices medidos com base em testes feitos nas condições que já foram referidas pelo TFM (se não estou em erro), e referem-se à capacidade da gasolina resistir à detonação. A única diferença entre a gasolina com índice octano 95 e 98 na grande parte das motas a 2t é na carteira, pois as relações de compressão em motores a 2t são por norma baixas. E a rc é realmente o único parâmetro que interessa ao escolher que gasolina utilizar (quem não acreditar veja no livrete ou nas recomendações do fabricante o que vem lá recomendado), ao contrário do que já li aqui a tendência para ocorrer detonação torna-se mais evidente a baixos regimes (pois imaginem a velocidade linear do pistão a 8000rpm que já é um regime alto, a combustão é praticamente instantânea!! não dando tempo para que a gasolina se auto-inflame antes de chegar ao PMS (o tal fenómeno chamado detonação) !!), portanto não é por usar gasolina 98 que o motor é mais suave a altos regimes. Em relação aos consumos acredito que essas diferenças de consumo se devam ao método de condução, pois a relação estequiometria (proporção correta entre ar/combustível (A/F)) para gasolina 95 ou 98 é a mesma, sendo assim para um mistura admitida com proporções correctas (A/F) dentro do cilindro para a mesma quantidade de ar é admitida a mesma quantidade de gasolina independentemente do índice de octano.
Para que se perceba melhor o que é a rc.
A rc é a relação entre o volume total do cilindro quando o piston se encontra no ponto morto inferior (2) e o volume da camara de combustao quando o pistão se encontra no ponto morto superior (1). À relação (volume em 2):(volume em 1) da-se o nome de relação de compressão.

Pode ser calculada por rc=(volume cilindrada+volume da câmara de combustão)/volume da câmara de combustão
Cumprimentos.
5* muito bem contextualizado ;)

se fizerem mais perguntas em relação a este assunto é porque nao leram o texto todo ou entao nao compreenderam  :)

*

Offline lirujonas

  • *******
  • 2396
  • Sexo: Masculino
  • BOAS CURVAS
Re: Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Gasolina (ultimate(bp),g-force(galp)
« Responder #211 em: Outubro 18, 2010, 09:53:16 pm »
vou dizer o que eu achei quando meti 95 a nível de rendimento não notei diferença mas numa lc notasse perda de força, na dtr o que notei foi a diferença que com a 98 faço mais quilómetros a 95  acho a meu ver que evapora mais rápido, eu habitualmente só meto 98 da bp ou marcas conhecidas da repsol também meto algumas vezes ....  :moto: :moto:

*

Offline << ELBOSS >>

  • Coisas Sobrealimentadas =P
  • *********
  • 4937
  • Sexo: Masculino
    • https://www.facebook.com/DatsunPatrolDrift
Re: Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Gasolina (ultimate(bp),g-force(galp)
« Responder #212 em: Outubro 18, 2010, 10:11:13 pm »
Sem duvida que está mais que explicado! Bom post!!

Só mais uma nota  ;)
Citar
À relação (volume em 2):(volume em 1) da-se o nome de relação de compressão.

Ou taxa de compressão  :)

*

Offline laranjateam

  • ***
  • 458
  • Sexo: Masculino
Re: Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Gasolina (ultimate(bp),g-force(galp)
« Responder #213 em: Outubro 24, 2010, 08:32:37 pm »
Segundo o que sei, as octanas não dá mais poder calorifico, por isso mais octanas não significa mais potência.
As octanas servem para que a mistura não enflame sem saltar a faisca na vela.
Por isso quanto mais comprimido for o motor mais indice de octanas tem de ter a gasolina.
se o motor estiver muito comprimido, e com uma gasolina com pocas octanas, o mesmo pode auto detonar-se (o que na giria chama-se grilar) esta condição é muito projudicial para a mecânica, o motor sofre choques violenticimos em todo o conjunto alternativo, super aquece agarra o piston ou simplesmente fura-o.
Os motores actuais estão preparados para trabalhar com gasolina de 95o ctanas desde que a sua relação de compreção não seja alterada.
Porque razão as cagivas mito quando se dá mais avanço na electronica o motor gripa o piston?
Porque estas máquinas já estão muito comprimidas de origem estas máquinas é conveniente usar só gasolina de 98 octanas.

Re: Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Gasolina (ultimate(bp),g-force(galp)
« Responder #214 em: Outubro 24, 2010, 08:40:42 pm »
Acho que a 98oct dar mais rendimento e psicológico "ou não"
Uns dizem que notam diferença outros dizem que não

*

Offline aeroxR

  • *
  • 178
Re: Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Gasolina (ultimate(bp),g-force(galp)
« Responder #215 em: Outubro 25, 2010, 03:34:19 am »
Boas! Pessoal a gasolina não tem octanas!! Como já foi referido o 95 e o 98 são índices medidos com base em testes feitos nas condições que já foram referidas pelo TFM (se não estou em erro), e referem-se à capacidade da gasolina resistir à detonação. A única diferença entre a gasolina com índice octano 95 e 98 na grande parte das motas a 2t é na carteira, pois as relações de compressão em motores a 2t são por norma baixas. E a rc é realmente o único parâmetro que interessa ao escolher que gasolina utilizar (quem não acreditar veja no livrete ou nas recomendações do fabricante o que vem lá recomendado), ao contrário do que já li aqui a tendência para ocorrer detonação torna-se mais evidente a baixos regimes (pois imaginem a velocidade linear do pistão a 8000rpm que já é um regime alto, a combustão é praticamente instantânea!! não dando tempo para que a gasolina se auto-inflame antes de chegar ao PMS (o tal fenómeno chamado detonação) !!), portanto não é por usar gasolina 98 que o motor é mais suave a altos regimes. Em relação aos consumos acredito que essas diferenças de consumo se devam ao método de condução, pois a relação estequiometria (proporção correta entre ar/combustível (A/F)) para gasolina 95 ou 98 é a mesma, sendo assim para um mistura admitida com proporções correctas (A/F) dentro do cilindro para a mesma quantidade de ar é admitida a mesma quantidade de gasolina independentemente do índice de octano.
Para que se perceba melhor o que é a rc.
A rc é a relação entre o volume total do cilindro quando o piston se encontra no ponto morto inferior (2) e o volume da camara de combustao quando o pistão se encontra no ponto morto superior (1). À relação (volume em 2):(volume em 1) da-se o nome de relação de compressão.

Pode ser calculada por rc=(volume cilindrada+volume da câmara de combustão)/volume da câmara de combustão
Cumprimentos.


portanto basicamente o uso de 95 ou 98 é igual certo?...porque se pelo que percebi as octanas a mais só ajudam a mistura a nao detonar com a compressao antes de chegar ao PMS e como os nossos motores mesmo "mexidos" nao atingem uma compressao suficiente para a 95 se pre-detonar antes do PMS...mais vale meter 95 que é mais barato e anda-se descansado lol ou tou a falar mal?

e que por acaso eu normalmente meto sempre 98,só meto 95 quando tenho menos guito...porque sou da opiniao que a 98 é uma gasolina mais limpa...deixa menos residuos...e a 95 deixa muito "carvao" :canadian:

*

Offline tdsr

  • *
  • 143
  • Sexo: Masculino
Re: Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Gasolina (ultimate(bp),g-force(galp)
« Responder #216 em: Novembro 06, 2010, 09:27:37 pm »
Já fiquei a perceber um pouco mais da matéria.. tendo aqui muitos bons posts..

mas sou da opinião de alguns aqui, na minha dtr noto um bocado de diferença ao usar 98, sinto-a mais solta enquanto que na 95 nao.
Nota:uso mais 95 quando tenho semanas de mts km´s

de resto sempre 98, se meto gforce ou não, não sei.. não reparei ainda..  ??? mas lá está, há sempre aquele a que chamam "factor psicológico".. para fazer realmente a distinção entre uma e outra para aqueles pessoas, como eu, que dizem que sentem umas diferenças nas gasolinas era pedir a um amigo e encher uns 10€ com 95 e logo após isso nós andar na mota e depois de queimar esses 10€ era por logo outros 10€ com a 98.. claro que isto era ás cegas, nós não podíamos saber qual a gasolina que se encontrava no depósito numa ou na outra hora...

é apenas um teste para verificar se e factor psicológico ou não

*

Offline DanyValada

  • *
  • 112
  • Sexo: Masculino
Re: Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Gasolina (ultimate(bp),g-force(galp)
« Responder #217 em: Novembro 06, 2012, 11:23:13 pm »
Na minha mota meto gforce 98, dou mais um bocado de dinheiro mas vale a pena!

*

Offline triggerpt

  • **
  • 340
  • Sexo: Masculino
Re: Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Gasolina (ultimate(bp),g-force(galp)
« Responder #218 em: Novembro 07, 2012, 05:05:34 pm »
eu pessoalment custumo meter 95 da bp eu acho k é melhor do k as outras marcas em 95, e as vezes meto 98 da repsol ou bp mas e mesmo raro...

Re: Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Gasolina (ultimate(bp),g-force(galp)
« Responder #219 em: Novembro 07, 2012, 07:02:18 pm »
Eu meto sempre gasolina 98 na galp só pus 1 vez no intermarche e jurei para nunca mais parecia que a mota falhava

*

Offline dtr_crx

  • 42
  • Sexo: Masculino
Re: Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Gasolina (ultimate(bp),g-force(galp)
« Responder #220 em: Novembro 17, 2012, 06:23:41 pm »
para mi sao todas iguais lol so no preco e que se nota diferenca

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa