Olá Visitante

Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)

  • 169 Respostas
  • 56022 Visualizações
*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #150 em: Maio 17, 2012, 03:20:09 am »
Mas assinatura é facil de resolver para ele XD
o pior é se é catado... :-X

mas pronto ele que tente...

*

Offline jubeleoo

  • *****
  • 871
  • Sexo: Masculino
    • Pojecto Dtr
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #151 em: Maio 17, 2012, 08:08:09 am »
Mas assinatura é facil de resolver para ele XD
o pior é se é catado... :-X

mas pronto ele que tente...

Tambem nao curto muito a cena dele mas o que se a de fazer ?
Ele é menino dos papas e ta abituado a ter tudo facilitado mas pronto ...
Obrigado luz ...

*

Offline buda1989

  • 22
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #152 em: Agosto 05, 2012, 12:01:11 am »
Oh pessoal eu tneho uma duvida, alguem sabe o que se faz na prova pratica da licensa de ciclomotores?
E' urgente

*

Offline bernardop100

  • *******
  • 2866
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #153 em: Agosto 05, 2012, 12:09:40 am »
Oh pessoal eu tneho uma duvida, alguem sabe o que se faz na prova pratica da licensa de ciclomotores?
E' urgente

na minha foi uma coisa muito simples, uma voltinha pela cidade a fazer tudo corretamente e tal e tas passado, na minha escola de conduçao eles nao ligavam a velocidade maxima, eu ia a 60 para nao abusar mas diziam pelo microfone que podia ir mais depressa  :moto:  :laugh21:

*

Offline xLeGaLiiZe

  • *
  • 100
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #154 em: Agosto 05, 2012, 12:12:56 am »
Oh pessoal eu tneho uma duvida, alguem sabe o que se faz na prova pratica da licensa de ciclomotores?
E' urgente

Basicamente acho que é a mesma coisa que se faz nas cartas A1 ou AL tirando, como é óbvio, possível autoestrada: uma voltita pela cidade, uma inversão de marcha e dois ou três oitos! Acho que é só isso, ou pelo menos do que me recordo do meu exame, foi só isso que fiz! Mas se faltar alguma componente alguém que se acuse ;)

*

Offline brunobws

  • *
  • 176
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #155 em: Agosto 06, 2012, 01:50:27 am »
Boas , estou tb agr a tirar carta B e já vou a exame de código dia 17 deste mes , vamos lá ver :D

Ps: tive a ler o tópico todo e o preço da licença de condução no imtt já nao sao 30€ , eu tirei a minha licença já a 2 anos e paguei cerca de 55€ :/

*

Offline fmsm

  • *
  • 146
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #156 em: Outubro 22, 2012, 10:44:07 pm »
Boas,

Os rumores que a licença de ciclomotor, iria acabar para Novembro, não são verdade pois não?
Já agora, pra pessoal da zona de Aveiro, para a licença nunca pediram oitos pois nao  :confused: ?

Cumprimentos

*

Offline Clemente

  • *
  • 184
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #157 em: Novembro 02, 2012, 10:59:09 pm »
Boas, apenas tens ai uma coisa mal, ou então eu é que li mal, podemos tirar a Carta de Condução de Motociclo até 125cc com 16 anos e com 18 anos podemos conduzir todas as cilindradas...

Cump's  :moto:

*

Offline PM

  • 81
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #158 em: Dezembro 05, 2012, 11:23:46 pm »
tirei a minha licenca hoje so maçarros la xD :laugh25: :laugh25: :laugh25:

Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #159 em: Fevereiro 14, 2013, 12:09:00 pm »
Boas pessoal !!

Estes c@broes do crlh já não sabem onde ir buscar mais dinheiro ás pessoas !!!
É uma injustiça !!

Inscrevi-me na carta no ano passado e havia aquela lei como todos sabem de quem tira a carta de carro já pode conduzir 125 não superiror a 11 kw, para quem já tem a licença, e eu todo contente pois queria conduzir a 125 inscrevi-me só na de carro, hoje ligaram-me a dizer que a lei mudou em outubro ou novembro do ano que passou e agora quem quer conduzir 125 tem de tirar a carta ! Realmente a minha instrutora falou-me que a licença ia passar a ser conciderada carta e mais uma lei que se ia aplicar na categoria A1 e mais não sei o quê ! Não sabia era que tinha mudado tanto !! Já tenho exame marcado, daqui por 15 dias já devo tirar a carta e vou ficar na merd@ que vou ter de me ir inscrever na carta de 125 para a poder conduzir !! Fdx que injustiça, se a lei estava de uma maneira quando eu me inscrevi só devia ser agora aplicada a nova lei para quem se inscreve a partir do momento que sai essa nova lei !

Fdx estou mesmo chatiado com esta cena !!!! Agora acabo de tirar a carta e fico na merd@ !! Vou quê? ter de gastar mais € para tirar a carta de 125 e mais não sei quanto tempo a espera e mais não sei o quê !!

É pessoal se alguem estiver a par ou que esteja mais bem informado que diga alguma cena sff -.-

Daqui a pouco vou ter aula de condução já vou perguntar lá a ver se me sabem dizer ao certo como isso funciona, mas se assim for é uma treta e já me vai deixar mal disposto uma serie de dias !!!!!!!!!!!


Abraço

*

Offline ko70

  • ******
  • 1269
  • Sexo: Masculino
  • Até ficas paneleiro dos olhos!
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #160 em: Fevereiro 14, 2013, 02:20:40 pm »
Boas pessoal !!

Estes c@broes do crlh já não sabem onde ir buscar mais dinheiro ás pessoas !!!
É uma injustiça !!

Inscrevi-me na carta no ano passado e havia aquela lei como todos sabem de quem tira a carta de carro já pode conduzir 125 não superiror a 11 kw, para quem já tem a licença, e eu todo contente pois queria conduzir a 125 inscrevi-me só na de carro, hoje ligaram-me a dizer que a lei mudou em outubro ou novembro do ano que passou e agora quem quer conduzir 125 tem de tirar a carta ! Realmente a minha instrutora falou-me que a licença ia passar a ser conciderada carta e mais uma lei que se ia aplicar na categoria A1 e mais não sei o quê ! Não sabia era que tinha mudado tanto !! Já tenho exame marcado, daqui por 15 dias já devo tirar a carta e vou ficar na merd@ que vou ter de me ir inscrever na carta de 125 para a poder conduzir !! Fdx que injustiça, se a lei estava de uma maneira quando eu me inscrevi só devia ser agora aplicada a nova lei para quem se inscreve a partir do momento que sai essa nova lei !

Fdx estou mesmo chatiado com esta cena !!!! Agora acabo de tirar a carta e fico na merd@ !! Vou quê? ter de gastar mais € para tirar a carta de 125 e mais não sei quanto tempo a espera e mais não sei o quê !!

É pessoal se alguem estiver a par ou que esteja mais bem informado que diga alguma cena sff -.-

Daqui a pouco vou ter aula de condução já vou perguntar lá a ver se me sabem dizer ao certo como isso funciona, mas se assim for é uma treta e já me vai deixar mal disposto uma serie de dias !!!!!!!!!!!


Abraço



Mas mesmo assim não te dava porque tinhas que ter mais de 25 anos...  :-\

Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #161 em: Fevereiro 14, 2013, 04:29:32 pm »
Boas pessoal !!

Estes c@broes do crlh já não sabem onde ir buscar mais dinheiro ás pessoas !!!
É uma injustiça !!

Inscrevi-me na carta no ano passado e havia aquela lei como todos sabem de quem tira a carta de carro já pode conduzir 125 não superiror a 11 kw, para quem já tem a licença, e eu todo contente pois queria conduzir a 125 inscrevi-me só na de carro, hoje ligaram-me a dizer que a lei mudou em outubro ou novembro do ano que passou e agora quem quer conduzir 125 tem de tirar a carta ! Realmente a minha instrutora falou-me que a licença ia passar a ser conciderada carta e mais uma lei que se ia aplicar na categoria A1 e mais não sei o quê ! Não sabia era que tinha mudado tanto !! Já tenho exame marcado, daqui por 15 dias já devo tirar a carta e vou ficar na merd@ que vou ter de me ir inscrever na carta de 125 para a poder conduzir !! Fdx que injustiça, se a lei estava de uma maneira quando eu me inscrevi só devia ser agora aplicada a nova lei para quem se inscreve a partir do momento que sai essa nova lei !

Fdx estou mesmo chatiado com esta cena !!!! Agora acabo de tirar a carta e fico na merd@ !! Vou quê? ter de gastar mais € para tirar a carta de 125 e mais não sei quanto tempo a espera e mais não sei o quê !!

É pessoal se alguem estiver a par ou que esteja mais bem informado que diga alguma cena sff -.-

Daqui a pouco vou ter aula de condução já vou perguntar lá a ver se me sabem dizer ao certo como isso funciona, mas se assim for é uma treta e já me vai deixar mal disposto uma serie de dias !!!!!!!!!!!


Abraço




Mas mesmo assim não te dava porque tinhas que ter mais de 25 anos...  :-\


Não, se tiveres a licença de ciclomotor podes conduzir a 125 até os 11 kw, mesmo sem teres os 25 anos !

Mas já me estive a informar e já sei o que está a acontecer, é que com a nova lei, essa tal "subcategoria" não vai ficar registada na carta de condução, ou seja eu já tenho a licença de ciclomotor, e quando acabar de tirar a carta de ligeiros na carta não vai aparecer a categoria de que me permite conduzir a tal 125, mas apenas aparece a de ligeiros, ou seja antes quando se tirava a carta de ligeiros e depois a licença ou vice versa, o que se fazia era o averbamento ou seja eles registavam na carta ficando deste modo visível em como podias conduzir a 125, agora já não se faz esse tal averbamento não ficando o registo na carta então se a policia mandar parar e se eles disserem que não podemos conduzir (para quem tira agora a carta) digam para eles passarem a carta nos seus leitores de cartas de condução pois lá aparece todo o registo do imtt e eles assim vêm que realmente podemos conduzir a mota :P Como é uma lei nova ainda não estão bem dentro do assunto é natural que cometam erros e que até passem multas incorrectas,

Isto das leis é mesmo fóda !! Se alguém souber mais alguma coisa ou se estiver a par de mais informação que diga
Mas ya já fiquei mais descansado, mas pelos vistos ainda há pessoas nos centros de registos etc que estão mal informados quanto á nova alei, assim como pode acontecer com policias,

A abertura deste tópico fica assim desactualizada, caso queiram actualizar:http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Paginas/CodigoEstradaRHLCDiretivaComCartaConducao.aspx

Abraço



*

Offline Rui_Biker20

  • *********
  • 3727
  • Sexo: Masculino
  • "O motor da mota está dentro do capacete!"
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #162 em: Fevereiro 14, 2013, 04:39:08 pm »
Então, daquilo que disseste, percebi que, quando a lei saiu as pessoas, com mais de 25 anos, que tirassem a carta de carro viria descriminado na carta a categoria B e a A1, é isso? E que agora a categoria A1 já não vem indicada na carta?

Se assim for, as autoridades para as pessoas que tiverem mais de 25 anos basta olharem para a carta e ver lá a Categoria B averbada, que logo indica que podem conduzir motas de 11KW e para os que têm menos de 25 anos têm de lhes pedir essa tal licença de ciclomotores... :)
Tudo isto para gastarem menos tinteiro!  ;D

*

Offline Escada

  • *********
  • 7718
  • Sexo: Masculino
  • Já deita fumo :)
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #163 em: Fevereiro 14, 2013, 04:59:27 pm »
Quem tem mais de 25 anos e carta categoria B não precisa de ter nenhum adverbamento na carta, as autoridades ja sabem que pode conduzir 125cc até 11kw. Eu antes de ter carta categoria A fui mandado parar e na minha antiga carta apenas tinha categoria B e nunca tive qualquer problema.

*

Offline Rui_Biker20

  • *********
  • 3727
  • Sexo: Masculino
  • "O motor da mota está dentro do capacete!"
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #164 em: Fevereiro 14, 2013, 05:11:42 pm »
Certo :)

Só não sei é se, na altura que a lei saiu, o pessoal que tirava a carta de carro depois da lei, colocavam também a categoria A na carta! Não faz muito sentido eu sei, mas só estou a dizer isto por o João ter dito isto: "mas apenas aparece a de ligeiros, ou seja antes quando se tirava a carta de ligeiros e depois a licença ou vice versa, o que se fazia era o averbamento ou seja eles registavam na carta ficando deste modo visível em como podias conduzir a 125" ;)
Fiquei na ideia de que também registavam a categoria A na carta

Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #165 em: Fevereiro 14, 2013, 06:29:59 pm »
Sim foi isso que hoje me explicaram, e que entendi, pois imagina que tens 23 anos (ou seja menos do que os 25) e que tens a carta de ligeiros e depois tiravas a de ciclomotor para poderes andar de 125, após tirares a licença (ou seja só o exame pratico) tinhas de ir ao IMTT ou assim para fazerem o tal averbamento que penso que se pagava 30€ por isso, e pelo que eu percebi já não o fazem, agora a lei para os ciclomotores também é diferente e já não é conseiderada licença mas sim como carta normal mas subcategoria (penso que é mais ou menos assim) AM ou lá o que é mas só para quem a tirar agora apartir do dia 2 de janeiro para a frente, hoje a minha namorada foi lá para fazer isso de associar a licença com a carta de ligeiros ou seja o averbamento e disseram que para conduzir as 125 tinha de tirar a carta,
ela diz-me aquilo e eu fiquei pasmado como é obvio!! estou quase a tirar a carta de ligeiros para poder conduzir a mota e tinha de ir tirar outra carta? fiquei mesmo lixado !

Mas já me estive a informar e deve ter havido algum engano pois muitos ainda não conhecem a lei, e como agora não se associa as cartas eles pensam que não dá para conduzir, ou seja tem de se tirar a carta, épah porque acho que na nova lei existe uma cena que permite conduzir 125 com 16 anos ou lá o que é, é uma subcategoria da A ou da A1 e mais umas cenas, (tenho de verificar isso) e pode criar alguma confusão!

Mas a policia acho que gora anda com uma cena onde passa a carta e aparece tudo, por isso tass bem eles vêm logo que um gijo pode conduzir !

mas aí no link que coloquei vem tudo descriminado e explicado

Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #166 em: Fevereiro 14, 2013, 06:33:54 pm »
Sim foi isso que hoje me explicaram, e que entendi, pois imagina que tens 23 anos (ou seja menos do que os 25) e que tens a carta de ligeiros e depois tiravas a de ciclomotor para poderes andar de 125, após tirares a licença (ou seja só o exame pratico) tinhas de ir ao IMTT ou assim para fazerem o tal averbamento que penso que se pagava 30€ por isso, e pelo que eu percebi já não o fazem, agora a lei para os ciclomotores também é diferente e já não é conseiderada licença mas sim como carta normal mas subcategoria (penso que é mais ou menos assim) AM ou lá o que é mas só para quem a tirar agora apartir do dia 2 de janeiro para a frente, hoje a minha namorada foi lá para fazer isso de associar a licença com a carta de ligeiros ou seja o averbamento e disseram que para conduzir as 125 tinha de tirar a carta,
ela diz-me aquilo e eu fiquei pasmado como é obvio!! estou quase a tirar a carta de ligeiros para poder conduzir a mota e tinha de ir tirar outra carta? fiquei mesmo lixado !

Mas já me estive a informar e deve ter havido algum engano pois muitos ainda não conhecem a lei, e como agora não se associa as cartas eles pensam que não dá para conduzir, ou seja tem de se tirar a carta, épah porque acho que na nova lei existe uma cena que permite conduzir 125 com 16 anos ou lá o que é, é uma subcategoria da A ou da A1 e mais umas cenas, (tenho de verificar isso) e pode criar alguma confusão!

Mas a policia acho que gora anda com uma cena onde passa a carta e aparece tudo, por isso tass bem eles vêm logo que um gijo pode conduzir !

mas aí no link que coloquei vem tudo descriminado e explicado

Ya acho que ficavas lá com a categoria A, após teres a licença eles colocavam lá isso visivel, mas pelo que eu entendi agora já não o fazem!

Mas mesmo assim ainda me vou informar melhor como isso funciona :P

*

Offline Comand69

  • ******
  • 1133
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #167 em: Março 26, 2014, 11:59:58 am »
Tem de corrigir a categoria A . A lei ja mudou.  Aos 21 ja nao é possivel tirar, so aos 24

*

Offline soares_11

  • 80
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #168 em: Maio 14, 2014, 12:39:46 am »
bom post

*

Offline luanaf_7

  • 6
  • Sexo: Feminino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #169 em: Julho 16, 2014, 03:46:36 pm »
Boa tarde, muito bom tópico mesmo ! Mas fiquei com uma dúvida, alguém me sabe dizer com quanto tempo de antecedência eu tenho de entregar o requerimento para tirar a licença de 50cc na IMTT?
Muito Obrigado ! :laugh: :D