Olá Visitante

Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)

  • 169 Respostas
  • 56015 Visualizações
*

Offline Diogo Aguiar

  • **
  • 348
  • Sexo: Masculino
Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« em: Janeiro 21, 2009, 07:43:26 pm »
Carta e Licença de Condução

Antes de mais, estou apenas a dizer o que sei :nerd: para tentar ajudar, qualquer remendo ou ajuda é bem vinda!  :yes:
Para que não haja mais duvidas decidi criar um tópico que tente esclarecer a maior parte das questões de alguns users…que não lhes apetece ler o código  :gum:
Vou começar pelas motas:

50cc

Licença (não carta) Especial 50cc. Os jovens devem ter 14 ou 15 anos de idade, aptidão física e mental para conduzir ciclomotores e autorização do titular do poder paternal. Devem ainda frequentar no mínimo o 7º ano de escolaridade e ter tido aproveitamento escolar no ano lectivo anterior. Mais informações http://www.prp.pt/formacao/lic_esp_50cc/index.asp

Licença de Ciclomotor. Na DGV/IMTT com 16 anos e 30 euros, para inscrever é necessário ( 2 fotos, BI mais fotocopia, Atestado medico, Certificado nascença narrativa completa, assinatura do encarregado de poder paternal e fotocopia dos documentos da mota que vai usar na prova pratica) depois é preencher um declaração que eles lá têm. Mais informações 808502020

Carta de Motociclo cilindrada superior a 50cc

Categoria A -  Habilita a condução de motociclos de cilindrada superior a 50cm3, com ou sem carro lateral. O titular que completar esta categoria fica automaticamente com o código feito para, possível, carta cat.B, as outras categorias já necessitam de perguntas específicas podendo também conduzir triciclos e ciclomotores. A idade de obtenção deste título de condução é 18 anos. Não obstante, só pode conduzir motociclos de potência superior a 25 KW quem:

a) Esteja habilitado, há pelo menos dois anos, a conduzir veículos da categoria A (acesso gradual); (Tal como o nosso administrador Ricardo Luz que tirou aos 18 anos cat.A e agora (passado já, ate mais que, dois anos) já pode conduzir qualquer cilindrada! e tal como eu, que espero por esse momento :hungry:)

b) Seja maior de 21 anos e tenha sido aprovado em prova prática realizada em motociclo sem carro lateral e de potência igual ou superior a 35 KW (“acesso directo”).

Sub Categoria A1 - Habilita à condução de Motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11KW. Este título de condução pode ser obtido aos 16 anos de idades, no entanto, quando adquirida por pessoa com idade inferior a 18 anos é necessária uma autorização escrita de quem sobre ela exerça o poder paternal. O titular que completar esta subcategoria fica automaticamente com o código feito para, possíveis carta cat.A e cat.B, as outras categorias já necessitam de perguntas específicas, podendo também conduzir triciclos e ciclomotores. Mais informações 808502020

Agora Carros:

Categoria B. Habilita a condução de Automóveis ligeiros ou conjuntos de veículos compostos por automóvel ligeiro e reboque de peso bruto até 750 kg ou, sendo este superior, com peso bruto do conjunto não superior a 3500 kg, não podendo, neste caso, o peso bruto do reboque exceder a tara do veículo tractor. A idade mínima de obtenção deste título de condução é 18 anos. O titular que completar esta categoria fica automaticamente com o código feito para todas as categorias necessitando apenas de completar um código especifico(10 perguntas) a cada categoria, pode também conduzir tractores agrícolas ou florestais que não excedam 6000kg, Maquinas agrícolas ou florestais ligeiras e ciclomotores de 3 rodas (pingo doce), triciclos e quadriciclos.

Sub categoria B1: Habilita a condução de Triciclos e quadriciclos. A obtenção deste título de condução por pessoa com idade inferior a 18 anos depende, ainda, de autorização escrita de quem sobre ela exerça o poder paternal.

Quem ja tiver passado na Teorica Comum, para fazer outra categoria so precisa de fazer a Teorica Especifica dessa Categoria, mais a pratica.

A carta tem cum caracter provisorio de tres anos apos ser tirada, se nesse tempo praticares um crime rodoviario, duas graves ou uma muito grave é te retirada e voltas para a escola :educated:

Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #1 em: Janeiro 21, 2009, 07:45:18 pm »
Grande Post, bom contributo!
Acho que devia ficar INAMOVIVEL  ;)

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #2 em: Janeiro 26, 2009, 05:52:11 am »
nao tinha lido isto ainda...

muito bom...

*

Offline rubewn

  • ***
  • 422
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #3 em: Janeiro 28, 2009, 07:24:48 pm »
lindo...

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa

*

Offline Diogo Aguiar

  • **
  • 348
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #5 em: Janeiro 29, 2009, 02:35:51 pm »
 8)

*

Offline nitrous

  • ******
  • 1291
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #6 em: Janeiro 29, 2009, 06:05:50 pm »
segundo o ke li hoje por alto na motojornal, está pra entrar em vigor uma nova lei em relaçao a este assunto, ou seja, quem tiver ou tirar carta de carro, categoria B ficará possibilitado de conduzir veiculos da categoria A1 (ate 125cc e nao superior a 11kw), basta fazer um teste de conduçao...

*

Offline yo2006

  • ***
  • 471
  • Sexo: Masculino
  • Quem te Viu Quem te ve!!!
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #7 em: Janeiro 29, 2009, 06:21:10 pm »
mt bom post vai tirar duvidas a muita gente ;)

*

Offline Diogo Aguiar

  • **
  • 348
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #8 em: Janeiro 29, 2009, 08:54:41 pm »
segundo o ke li hoje por alto na motojornal, está pra entrar em vigor uma nova lei em relaçao a este assunto, ou seja, quem tiver ou tirar carta de carro, categoria B ficará possibilitado de conduzir veiculos da categoria A1 (ate 125cc e nao superior a 11kw), basta fazer um teste de conduçao...

Acho isso muito esquisito..entao é o teorico? é necessario saber, ha muitas coisas que diferem da Teorica comum..e se isso for para a frente acho uma irresponsabilidade..eu que ja tinha Cat B tive que fazer 10 perguntas de teorica e exame de conduçao...acho que mais do que saber conduzir esta "como conduzir com segurança" e ja agora uma informaçãozita sobre o funcionamento da mota tambem da jeito...tudo isso se aprende na parte teorica..é para isso que serve a especifica..

PS: nao te estou a tirar razao, apenas comentei  ;)

*

Offline nitrous

  • ******
  • 1291
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #9 em: Janeiro 29, 2009, 08:59:36 pm »
segundo o ke li hoje por alto na motojornal, está pra entrar em vigor uma nova lei em relaçao a este assunto, ou seja, quem tiver ou tirar carta de carro, categoria B ficará possibilitado de conduzir veiculos da categoria A1 (ate 125cc e nao superior a 11kw), basta fazer um teste de conduçao...

Acho isso muito esquisito..entao é o teorico? é necessario saber, ha muitas coisas que diferem da Teorica comum..e se isso for para a frente acho uma irresponsabilidade..eu que ja tinha Cat B tive que fazer 10 perguntas de teorica e exame de conduçao...acho que mais do que saber conduzir esta "como conduzir com segurança" e ja agora uma informaçãozita sobre o funcionamento da mota tambem da jeito...tudo isso se aprende na parte teorica..é para isso que serve a especifica..

PS: nao te estou a tirar razao, apenas comentei  ;)
isso nao quer dizer nada, eu tirei o codigo aos 16 e fikei com ele feito logo com essa idade tanto pa carro como pra mota, nao era diferente como agr é, assim como eu tirei mta gente tirou, o codigo era igual, so tem que se fazer um pequeno teste de conduçao nao vejo qual e o problema ;)

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #10 em: Janeiro 29, 2009, 10:47:19 pm »
mas por ex agora o codigo da mota é diferente do de carro...

tens partes a ver com mota... botas e mais nao sei que...

*

Offline diogoq

  • *******
  • 2694
  • Sexo: Masculino
  • Unlimited Power
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #11 em: Janeiro 29, 2009, 10:52:05 pm »
mas por ex agora o codigo da mota é diferente do de carro...

tens partes a ver com mota... botas e mais nao sei que...

botas, capacetes, etc etc..

no meu exame de código até saiu uma questão a perguntar qual era a funçao do amortecedor de direcçao...

*

Offline Diogo Aguiar

  • **
  • 348
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #12 em: Janeiro 29, 2009, 11:13:09 pm »
Nitrous, mas quando tu tiraste aos 16 tiraste A1 CERTO? fizeste 10 questões especificas e 20 teórica comum. Quem tira Cat.B faz 30 questões teórica comum logo é estupidez que para tirar carta de mota tenha só que fazer pratica percebes?

Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #13 em: Janeiro 30, 2009, 11:08:25 am »

Categoria A -  Habilita a condução de motociclos de cilindrada superior a 50cm3, com ou sem carro lateral. O titular que completar esta categoria fica automaticamente com o código feito para, possível, carta cat.B, as outras categorias já necessitam de perguntas específicas podendo também conduzir triciclos e ciclomotores. A idade de obtenção deste título de condução é 18 anos. Não obstante, só pode conduzir motociclos de potência superior a 25 KW quem:

a) Esteja habilitado, há pelo menos dois anos, a conduzir veículos da categoria A (acesso gradual); (Tal como o nosso administrador Ricardo Luz que tirou aos 18 anos cat.A e agora (passado já, ate mais que, dois anos) já pode conduzir qualquer cilindrada! e tal como eu, que espero por esse momento :hungry:)




eu tenho uma duvida.....

tenho a carta de 25kw e pra puder conduzir as de mais cavalagem e preciso e averbar a carta ou passa automaticamente??

*

Offline Fabiz

  • ***
  • 461
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #14 em: Janeiro 30, 2009, 11:25:23 am »

Categoria A -  Habilita a condução de motociclos de cilindrada superior a 50cm3, com ou sem carro lateral. O titular que completar esta categoria fica automaticamente com o código feito para, possível, carta cat.B, as outras categorias já necessitam de perguntas específicas podendo também conduzir triciclos e ciclomotores. A idade de obtenção deste título de condução é 18 anos. Não obstante, só pode conduzir motociclos de potência superior a 25 KW quem:

a) Esteja habilitado, há pelo menos dois anos, a conduzir veículos da categoria A (acesso gradual); (Tal como o nosso administrador Ricardo Luz que tirou aos 18 anos cat.A e agora (passado já, ate mais que, dois anos) já pode conduzir qualquer cilindrada! e tal como eu, que espero por esse momento :hungry:)




eu tenho uma duvida.....

tenho a carta de 25kw e pra puder conduzir as de mais cavalagem e preciso e averbar a carta ou passa automaticamente??

tens que ir la tipo " carimbar/ renovar " ( nao sei o termo certo ) a escola de conduçao pra poderes conduzir todas

*

Offline steven7

  • Chamo-lhe um Figo!
  • *********
  • 5983
  • Sexo: Masculino
  • Tamankeiro's Racing
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #15 em: Janeiro 30, 2009, 12:03:51 pm »
mas por ex agora o codigo da mota é diferente do de carro...

tens partes a ver com mota... botas e mais nao sei que...

botas, capacetes, etc etc..

no meu exame de código até saiu uma questão a perguntar qual era a funçao do amortecedor de direcçao...

no meu ate saiu a dizer para que servia o aileron num capacete.. :crazy:


*

Offline nitrous

  • ******
  • 1291
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #16 em: Janeiro 30, 2009, 01:23:05 pm »
Nitrous, mas quando tu tiraste aos 16 tiraste A1 CERTO? fizeste 10 questões especificas e 20 teórica comum. Quem tira Cat.B faz 30 questões teórica comum logo é estupidez que para tirar carta de mota tenha só que fazer pratica percebes?
sim tirei carta A1 aos 16 e fikei automaticamente com o codigo feito pra carro, eu fiz 30 questoes de teorica comum e nao nada d especifico pra mota...

*

Offline Juarix

  • user selvagem
  • *******
  • 3785
  • Sexo: Masculino
  • Lutar pela paz é o mesmo que f*d** pela virgindade
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #17 em: Janeiro 30, 2009, 01:26:13 pm »

Categoria A -  Habilita a condução de motociclos de cilindrada superior a 50cm3, com ou sem carro lateral. O titular que completar esta categoria fica automaticamente com o código feito para, possível, carta cat.B, as outras categorias já necessitam de perguntas específicas podendo também conduzir triciclos e ciclomotores. A idade de obtenção deste título de condução é 18 anos. Não obstante, só pode conduzir motociclos de potência superior a 25 KW quem:

a) Esteja habilitado, há pelo menos dois anos, a conduzir veículos da categoria A (acesso gradual); (Tal como o nosso administrador Ricardo Luz que tirou aos 18 anos cat.A e agora (passado já, ate mais que, dois anos) já pode conduzir qualquer cilindrada! e tal como eu, que espero por esse momento :hungry:)




eu tenho uma duvida.....

tenho a carta de 25kw e pra puder conduzir as de mais cavalagem e preciso e averbar a carta ou passa automaticamente??

tens que ir la tipo " carimbar/ renovar " ( nao sei o termo certo ) a escola de conduçao pra poderes conduzir todas
nao é obrigatório renovar! os policias sao obrigados a saber que passado 2 anos da data de aprovaçao podes conduzir klkr mota! assim como tambem sabem que a A1 é so ate 11kw... se te multarem recorres da multa...

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #18 em: Janeiro 30, 2009, 01:56:02 pm »

Categoria A -  Habilita a condução de motociclos de cilindrada superior a 50cm3, com ou sem carro lateral. O titular que completar esta categoria fica automaticamente com o código feito para, possível, carta cat.B, as outras categorias já necessitam de perguntas específicas podendo também conduzir triciclos e ciclomotores. A idade de obtenção deste título de condução é 18 anos. Não obstante, só pode conduzir motociclos de potência superior a 25 KW quem:

a) Esteja habilitado, há pelo menos dois anos, a conduzir veículos da categoria A (acesso gradual); (Tal como o nosso administrador Ricardo Luz que tirou aos 18 anos cat.A e agora (passado já, ate mais que, dois anos) já pode conduzir qualquer cilindrada! e tal como eu, que espero por esse momento :hungry:)




eu tenho uma duvida.....

tenho a carta de 25kw e pra puder conduzir as de mais cavalagem e preciso e averbar a carta ou passa automaticamente??

tens que ir la tipo " carimbar/ renovar " ( nao sei o termo certo ) a escola de conduçao pra poderes conduzir todas
nao é obrigatório renovar! os policias sao obrigados a saber que passado 2 anos da data de aprovaçao podes conduzir klkr mota! assim como tambem sabem que a A1 é so ate 11kw... se te multarem recorres da multa...
mas tens de ir la... podes levar multa por falta de documento, apesar de o teres o que la tens ja nao é valido 8)

Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #19 em: Janeiro 30, 2009, 02:06:28 pm »

Categoria A -  Habilita a condução de motociclos de cilindrada superior a 50cm3, com ou sem carro lateral. O titular que completar esta categoria fica automaticamente com o código feito para, possível, carta cat.B, as outras categorias já necessitam de perguntas específicas podendo também conduzir triciclos e ciclomotores. A idade de obtenção deste título de condução é 18 anos. Não obstante, só pode conduzir motociclos de potência superior a 25 KW quem:

a) Esteja habilitado, há pelo menos dois anos, a conduzir veículos da categoria A (acesso gradual); (Tal como o nosso administrador Ricardo Luz que tirou aos 18 anos cat.A e agora (passado já, ate mais que, dois anos) já pode conduzir qualquer cilindrada! e tal como eu, que espero por esse momento :hungry:)




eu tenho uma duvida.....

tenho a carta de 25kw e pra puder conduzir as de mais cavalagem e preciso e averbar a carta ou passa automaticamente??

tens que ir la tipo " carimbar/ renovar " ( nao sei o termo certo ) a escola de conduçao pra poderes conduzir todas
nao é obrigatório renovar! os policias sao obrigados a saber que passado 2 anos da data de aprovaçao podes conduzir klkr mota! assim como tambem sabem que a A1 é so ate 11kw... se te multarem recorres da multa...
mas tens de ir la... podes levar multa por falta de documento, apesar de o teres o que la tens ja nao é valido 8)

tenho que ir a escola de conduçao ver disso pa semana

e que a tempos fui a escola de conduçao pa tentar saber dessa alteraçao, e nada :death:

tive uma hora la e nao foram capaz de me tirar a duvida....

*

Offline Juarix

  • user selvagem
  • *******
  • 3785
  • Sexo: Masculino
  • Lutar pela paz é o mesmo que f*d** pela virgindade
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #20 em: Janeiro 30, 2009, 02:13:21 pm »

Categoria A -  Habilita a condução de motociclos de cilindrada superior a 50cm3, com ou sem carro lateral. O titular que completar esta categoria fica automaticamente com o código feito para, possível, carta cat.B, as outras categorias já necessitam de perguntas específicas podendo também conduzir triciclos e ciclomotores. A idade de obtenção deste título de condução é 18 anos. Não obstante, só pode conduzir motociclos de potência superior a 25 KW quem:

a) Esteja habilitado, há pelo menos dois anos, a conduzir veículos da categoria A (acesso gradual); (Tal como o nosso administrador Ricardo Luz que tirou aos 18 anos cat.A e agora (passado já, ate mais que, dois anos) já pode conduzir qualquer cilindrada! e tal como eu, que espero por esse momento :hungry:)




eu tenho uma duvida.....

tenho a carta de 25kw e pra puder conduzir as de mais cavalagem e preciso e averbar a carta ou passa automaticamente??

tens que ir la tipo " carimbar/ renovar " ( nao sei o termo certo ) a escola de conduçao pra poderes conduzir todas
nao é obrigatório renovar! os policias sao obrigados a saber que passado 2 anos da data de aprovaçao podes conduzir klkr mota! assim como tambem sabem que a A1 é so ate 11kw... se te multarem recorres da multa...
mas tens de ir la... podes levar multa por falta de documento, apesar de o teres o que la tens ja nao é valido 8)
a mim foi o que me disseram na escola de conduçao! por acaso perguntei isso! e eles responderam me que nao era preciso que os policias têm de saber! porque a renovaçao ainda sao uns 40€! eles disseram me tipo quando mudasse de casa ou assim que tinha de alterar a morada dpx ja vinha com as categorias todas! agr pagar 40€ so por causa dakilo! eu pelo menos tb tenho a AL e em agosto ja vai fazer 2 anos! eu nao vou pagar 40€ para mudar akilo!

Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #21 em: Janeiro 30, 2009, 07:45:22 pm »
Nitrous, mas quando tu tiraste aos 16 tiraste A1 CERTO? fizeste 10 questões especificas e 20 teórica comum. Quem tira Cat.B faz 30 questões teórica comum logo é estupidez que para tirar carta de mota tenha só que fazer pratica percebes?
sim tirei carta A1 aos 16 e fikei automaticamente com o codigo feito pra carro, eu fiz 30 questoes de teorica comum e nao nada d especifico pra mota...

entao isso foi erro deles lá... pq supostamente tens de fazer especifica mais comum

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #22 em: Janeiro 30, 2009, 08:58:43 pm »
depende de a quanto tempo ele tirou a carta... ele pode ter tirado com a anterior lei 8)

*

Offline Mary

  • *********
  • 5036
  • Sexo: Feminino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #23 em: Janeiro 30, 2009, 09:10:06 pm »
a lei saiu em maio de 2005

*

Offline nitrous

  • ******
  • 1291
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #24 em: Janeiro 30, 2009, 10:39:06 pm »
sim por acaso tirei em maio de 2005 mas ainda foi na lei antiga e nao sou assim tao velho, assim como eu tirei mts tiraram, que esta a tirar agr de 2005 pra ca e que tem de fazer um codigo diferente, dai ter dito aquilo

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #25 em: Janeiro 30, 2009, 10:53:39 pm »
la esta ;)

*

Offline Diogo Aguiar

  • **
  • 348
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #26 em: Janeiro 31, 2009, 01:27:16 pm »
Mais me ajudas Nitrous! Digo e repito, acho estúpido quem tira carta cat.b(CARRO) fazer apenas exame de condução de mota e ficar habilitado para a conduzir...tal como acho estúpido teres tirado A1 e teres feito 30 teórica comum para conduzir mota..e ainda bem que alteraram a Lei  :yes:

*

Offline Juarix

  • user selvagem
  • *******
  • 3785
  • Sexo: Masculino
  • Lutar pela paz é o mesmo que f*d** pela virgindade
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #27 em: Janeiro 31, 2009, 01:43:17 pm »
s bem que as especificas de mota (pelo menos no meu caso) eram mesmo canja! nao tive 1 unica aula de codigo de mota! o meu instrutor so me disse que na parte de codigo de mota era para zelar pela segurança.. fui a exame e nao errei nenhuma..xD

*

Offline Mary

  • *********
  • 5036
  • Sexo: Feminino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #28 em: Janeiro 31, 2009, 02:11:43 pm »
no exame de codigo de mota foram 10 perguntas de mota onde fizeram perguntas mesmo basicas do tipo para que serve o esqueleto, o peso do capacete era importante, etc... nao percebo pk tenho uma colega que ja la foi 3 vezes e ainda nao passou..

*

Offline Juarix

  • user selvagem
  • *******
  • 3785
  • Sexo: Masculino
  • Lutar pela paz é o mesmo que f*d** pela virgindade
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #29 em: Janeiro 31, 2009, 02:32:23 pm »
no exame de codigo de mota foram 10 perguntas de mota onde fizeram perguntas mesmo basicas do tipo para que serve o esqueleto, o peso do capacete era importante, etc... nao percebo pk tenho uma colega que ja la foi 3 vezes e ainda nao passou..
a mim era do genero! vou andar de mota o que devo utilizar:
A - Capatece
B - capacete e luvas
C - capacete luvas e uma camisola fininha
D - Capacete luvas, casaco e todas as protecçoes nessessarias para andar de mota...

LOL ha que responder a que esta mais completa...xD

*

Offline Mary

  • *********
  • 5036
  • Sexo: Feminino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #30 em: Janeiro 31, 2009, 02:44:20 pm »
 :yes:
mesmo
mas as de carro tive umas que ainda fiquei a olhar mas que aquilo..
mas pronto fiquei bem é isso que interressa..

*

Offline Juarix

  • user selvagem
  • *******
  • 3785
  • Sexo: Masculino
  • Lutar pela paz é o mesmo que f*d** pela virgindade
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #31 em: Janeiro 31, 2009, 02:46:37 pm »
:yes:
mesmo
mas as de carro tive umas que ainda fiquei a olhar mas que aquilo..
mas pronto fiquei bem é isso que interressa..
ya o que interessa é no fim dizerem parabens passou! xD
quando foi a conduçao de carro inda nao tinha parado o carro o gajo ja tinha dito que tinha passado..xD de mota disse me parabens passou! agr veja la se tem juizinho..xD

*

Offline Mary

  • *********
  • 5036
  • Sexo: Feminino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #32 em: Janeiro 31, 2009, 02:49:47 pm »
A mim ele lixou-me que normalmente pegam na caneta vermelha para chumbar o pessoal e na preta para passar..
ouve ele pegou na caneta vermelha ate me ia passando... :laugh: :laugh: :laugh:
mas depois de ver o carimbo ouve ate o meu coraçao me sai-o pela boca...
 ;D ;D


*

Offline Diogo Aguiar

  • **
  • 348
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #33 em: Janeiro 31, 2009, 05:17:05 pm »
Eu passei no exame cat.b e no exame especifico catA com zero, entao o de cat.A foi canja...mas ha que ter um conhecimento basico do veiculo..tal como se tem que ter para carta cat. C e D

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #34 em: Janeiro 31, 2009, 06:37:52 pm »
eu pa de carro e ilimitadas errei 2

*

Offline Diogo Aguiar

  • **
  • 348
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #35 em: Janeiro 31, 2009, 06:43:45 pm »
mas eu marrei que nem um Cão...pagar mais não sei quanto para repetir exames não é comigo  :crazy:

*

Offline rubewn

  • ***
  • 422
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #36 em: Fevereiro 01, 2009, 06:42:06 pm »
bem pessoal no final deste mes vou tirar a lincenca de 50cc com 16 e gostava de saber se o exame de codigo e muito marado

Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #37 em: Fevereiro 01, 2009, 06:44:41 pm »
nepia é muito facil

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #38 em: Fevereiro 01, 2009, 07:46:02 pm »
depende daquilo que chamas dificil ou facil...

para mim foi canja...

*

Offline Mary

  • *********
  • 5036
  • Sexo: Feminino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #39 em: Fevereiro 01, 2009, 09:53:03 pm »
Nepia é facil e se é licença tens 2 testes para poderes passar  ;)
aquilo é canja...
Prioridades... mais prioridades e sinais  ;)

*

Offline Blue_DTR125

  • *********
  • 5362
  • Sexo: Feminino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #40 em: Fevereiro 04, 2009, 09:58:27 am »
É uma pena que um tópico como este não seja posto em inamovível.
Há tópicos em inamovível que não me parecem muito úteis, mas este merecia outro destaque.
E tentar completar o tópico...
Evitaria situações deste  género:
http://www.clubdtr.org/smf/index.php?topic=26941.0
http://www.clubdtr.org/smf/index.php?topic=26996.0
http://www.clubdtr.org/smf/index.php?topic=25770.0

É mais fácil abrir um tópico cada vez que se quer saber algo... :whistle:

*

Senso

Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #41 em: Fevereiro 04, 2009, 02:29:09 pm »
feito  :police:

*

Offline kalanga

  • 61
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #42 em: Fevereiro 04, 2009, 04:41:09 pm »
Passei no código ontem, mas ainda começei a patinar nalgumas perguntas...  :hurt:

*

Offline Mary

  • *********
  • 5036
  • Sexo: Feminino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #43 em: Fevereiro 04, 2009, 05:44:20 pm »
Normal...
mas no codigo o que me chateou foi eles nao dizerem qual erramos..
erraste alguma? desculpa a pergunta

*

Offline kalanga

  • 61
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #44 em: Fevereiro 04, 2009, 08:50:17 pm »
na boa, errei 2 mas tipo não sei qual foram?

isso é que eu acho estúpido.

Deviam dizer qual eram

*

Offline Mary

  • *********
  • 5036
  • Sexo: Feminino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #45 em: Fevereiro 04, 2009, 08:53:39 pm »
msmo para nos emendarmos..
eu errei 1 so sei que era sobre estacionamento porque era as unicas que tinha duvida..

*

Offline kalanga

  • 61
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #46 em: Fevereiro 04, 2009, 10:02:40 pm »
eu só dou um conselho, façam o exame com calma, e as que não conseguirem fazer deixem para trás, e quando resolverem o resto, voltem ás outras, mas não revejam o exame, ao menos deram-me este conselho e passei.

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #47 em: Fevereiro 05, 2009, 02:34:28 am »
olhem o offtopic...

nao prolonguem muito...

*

Offline Esticasister

  • *******
  • 3739
  • Sexo: Feminino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #48 em: Fevereiro 05, 2009, 11:20:52 am »
Boas, vou por aqui os limites de velocidade, se acharem importante que juntem na primeira página ;)

Andei a procurar se já havia algum tópico com isto e não encontrei nada, por isso decidi por aqui as velocidades.

Para o pessoal que sabe para o pessoal que não sabe e para toda a gente, os limites máximos de velocidade são estes:

- Cilindrada superior a 50 cm3 sem caro lateral
- Passageiros e Mistos sem reboque


Localidades - 50 km / h
Outras Vias - 90 Km/ h
Vias reservadas a automóveis e motociclos - 100 Km/ h
Auto-estrada - 120 Km/h

- Ligeiros de Mercadorias sem reboque

Localidades - 50 km / h
Outras Vias - 80 Km/ h
Vias reservadas a automóveis e motociclos - 90 Km/ h
Auto-estrada - 110 Km/h

- Cilindrada superior a 50 cm3 com carro lateral ou sem reboque
- Ligeiros de Passageiros e Mistos com reboque


Localidades - 50 km / h
Outras Vias - 70 Km/ h
Vias reservadas a automóveis e motociclos - 80 Km/ h
Auto-estrada - 100 Km/h

- Triciclos, Pesados de Passageiros sem reboque

Localidades - 50 km / h
Outras Vias - 80 Km/ h
Vias reservadas a automóveis e motociclos - 9 Km/ h
Auto-estrada - 120 Km/h

- Pesados de Mercadorias sem reboque
- Tractor com semi-reboque


Localidades - 50 km / h
Outras Vias - 80 Km/ h
Vias reservadas a automóveis e motociclos - 80 Km/ h
Auto-estrada - 90 Km/h

- Ligeiros de Mercadorias com reboque

Localidades - 50 km / h
Outras Vias - 70 Km/ h
Vias reservadas a automóveis e motociclos -80 Km/ h
Auto-estrada - 90 Km/h

- Pesados de Passageiros com reboque

Localidades - 50 km / h
Outras Vias - 70 Km/ h
Vias reservadas a automóveis e motociclos - 90 Km/ h
Auto-estrada - 90 Km/h

- Pesados de Mercadorias com reboque
- Máquinas Industriais com matricula


Localidades - 40 km / h
Outras Vias - 70 Km/ h
Vias reservadas a automóveis e motociclos - 70 Km/ h
Auto-estrada - 80 Km/h

- Cilindrada não superior a 50 cm3

Localidades - 40 km / h
Outras Vias - 60 Km/ h

- Ciclomotores e Quadriciclos

Localidades - 40 km / h
Outras Vias - 45 Km/ h

- Tractores agrícolas ou florestais
Localidades - 30 km / h
Outras Vias - 40 Km/ h

- Máquinas Industriais sem matricula

Localidades - 30 km / h
Outras Vias - 30 Km/ h

- Máquinas Agricolas
- Motocultivadores
- Tractocarrs


Localidades - 20 km / h
Outras Vias - 20 Km/ h


Velocidade minima em auto-estrada - 50 kM /h
« Última modificação: Fevereiro 05, 2009, 11:23:24 am por Esticasister »

*

Offline Diogo Aguiar

  • **
  • 348
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Condução (Licença, cat.A e cat.B)
« Responder #49 em: Fevereiro 05, 2009, 03:28:24 pm »
Muito bom post, só tenho uma obs a fazer é a velocidade máxima de veículos não superior a 50cc...depende se são ciclomotores ou motociclos...com a licença as velocidades são 40 dentro e 45 fora..se for motociclos nao superior a 50 é 40 dentro 60 fora..acho que é a licensa que difere mas nao tenho bem a certeza...ja agora como é q eu meto isso na primeira pagina?