Olá Visitante

Escola: Motores "VTEC"! A explicação

  • 83 Respostas
  • 34265 Visualizações
*

Offline steven7

  • Chamo-lhe um Figo!
  • *********
  • 5983
  • Sexo: Masculino
  • Tamankeiro's Racing
Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #50 em: Junho 24, 2009, 11:19:46 pm »
Hoje em dia vê-se muita obra de arte....grande sistema mesmo  :yes:

ás vezes, pergunto-me: Qual será a proxima revolução nos motores? Hidrogénio?

*

Guga

Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #51 em: Junho 24, 2009, 11:40:16 pm »
desde que a gasolina nao acabe :)

*

Offline steven7

  • Chamo-lhe um Figo!
  • *********
  • 5983
  • Sexo: Masculino
  • Tamankeiro's Racing
Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #52 em: Junho 24, 2009, 11:45:42 pm »
desde que a gasolina nao acabe :)

  ;D

ainda hão-de descobrir algo mais poderoso....metanol ou nitro-metano  :laugh:

*

Guga

Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #53 em: Junho 24, 2009, 11:48:10 pm »
nitro metano ja foi descoberto XD
Mas os carros a hidrogenio ate podem andar mais...nao é a mesma coisa :b

*

Offline steven7

  • Chamo-lhe um Figo!
  • *********
  • 5983
  • Sexo: Masculino
  • Tamankeiro's Racing
Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #54 em: Junho 24, 2009, 11:51:07 pm »
pode ser que sim....os primeiros carros a gasolina tambem nao eram o que sao hoje...

*

Offline << ELBOSS >>

  • Coisas Sobrealimentadas =P
  • *********
  • 4937
  • Sexo: Masculino
    • https://www.facebook.com/DatsunPatrolDrift
Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #55 em: Junho 25, 2009, 12:39:06 am »
Mais sei eu que que as camisas não são em aluminio mas aposto o k kiseres que o bloco é em aluminio! O maior defeito que os hondas vti têm é mesmo gastar oleo!

Não é defeito é feitio  ;D ;D ;D
como diz o senso, oque que isso tem haver com o bloco se os pistões andam nas camisas? e os segmentos de oleo?

Não cunheço ninhum VTI que ande bem que não gaste oleo! Havia ai um do forum que dizia que tem um VTI e que mão gasta oleo e eu sou sincero não acredito! ou então é um vti morto que não sabe o que é andar com VTEC aberto e de certeza que não faz 9100rpm´s (8800rpm´s reais)! Pk não é só os kilometros que contam! E arotação que eles fazem a mais??? pois é!


Olha tambem nao sabia que os motores que não bebem oleo estão mortos  ;D ;D ;D
E olha que eu acredito que não beba oleo... alias basta ter aberto o motor uma vez  ;)
9100rpm's (8800rpms´s reais) isso existe??? sabes como funciona um sensor de rotações?  ;D

Beber oleo'zinho so lhes faz bem  :D :D :D
A qualidade do oleo está sempre boa  ;D ;D ;D

Já pensasa-te que se calhar não és o unico que precebe de carros...  ;)
Sim por acaso sei!  :yes:


entao se percebes, não me digas que os motores com bloco em aluminio bebem mais oleo  :crazy: :crazy: :crazy:

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #56 em: Junho 25, 2009, 01:54:58 am »
WAZAAAAAAAA :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

*

Offline palmite

  • **
  • 286
  • Sexo: Masculino
Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #57 em: Junho 25, 2009, 01:24:34 pm »
Mais sei eu que que as camisas não são em aluminio mas aposto o k kiseres que o bloco é em aluminio! O maior defeito que os hondas vti têm é mesmo gastar oleo!

Não é defeito é feitio  ;D ;D ;D
como diz o senso, oque que isso tem haver com o bloco se os pistões andam nas camisas? e os segmentos de oleo?

Não cunheço ninhum VTI que ande bem que não gaste oleo! Havia ai um do forum que dizia que tem um VTI e que mão gasta oleo e eu sou sincero não acredito! ou então é um vti morto que não sabe o que é andar com VTEC aberto e de certeza que não faz 9100rpm´s (8800rpm´s reais)! Pk não é só os kilometros que contam! E arotação que eles fazem a mais??? pois é!


Olha tambem nao sabia que os motores que não bebem oleo estão mortos  ;D ;D ;D
E olha que eu acredito que não beba oleo... alias basta ter aberto o motor uma vez  ;)
9100rpm's (8800rpms´s reais) isso existe??? sabes como funciona um sensor de rotações?  ;D

Beber oleo'zinho so lhes faz bem  :D :D :D
A qualidade do oleo está sempre boa  ;D ;D ;D

Já pensasa-te que se calhar não és o unico que precebe de carros...  ;)
Sim por acaso sei!  :yes:


entao se percebes, não me digas que os motores com bloco em aluminio bebem mais oleo  :crazy: :crazy: :crazy:
Nem vale a apena a resposta....

*

Offline << ELBOSS >>

  • Coisas Sobrealimentadas =P
  • *********
  • 4937
  • Sexo: Masculino
    • https://www.facebook.com/DatsunPatrolDrift
Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #58 em: Junho 25, 2009, 01:35:27 pm »
So digo isto porque quem ler isto ainda pensa que é verdade!
 :crazy:

O bloco ser em aluminio ou ferro é indiferente... o que importa é, medida dos pistões e suas tolerancias e folgas, medidas dos segmentos e as suas tolerancias e folgas, tipo de segmentos, formato dos segmentos, formato e tamanho do pistão, fundição e tratamento das camisas, tipo de lubrificação, nivel de rodagem, se tem o não peças ainda da 1ª montagem, etc, etc....

O bloco ser aluminio ou ferro, difere no seu fabrico, dissipação de temperatura e a sua deformação a nivel interno ou externo como em todas as faces rectificadas, o peso, etc, etc....

 ;)
« Última modificação: Junho 25, 2009, 01:37:51 pm por ELBOSS »

Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #59 em: Junho 25, 2009, 01:41:06 pm »
Primeiro não fui eu que o disse foram engenheiros mecanicos! :yes:
Depois é assim carros de aço ou honda civic ou PSA`s (106 gti, cup´s...) e agora os "petroleiros" (NOT) (TDI´s). A toyota só é usado em carros a sério (Um lol assim gigante, Celica VVTi 1.8 150cv, Honda Civic 1.6 VTEC 160cv) como por exemplo o supra que só de origem tem 350cv com biturbos já vi filmes a debitar 1200 cavalos.... (Ca ganda exemplo e comparaçao, tao tambem ha S2000 que começam com 240 cv e acabam com 1000 e muitos tambem...se queres ir por ai) Agora que tanto o VTEC como o VVTI são sistemas engenhosos e os gajos que os inventaram têm grande cabeça.... (Verdade, pelo menos o do VTEC  :laugh: VVTi nao sei porque nao li nada sobre isso)

Cumpz

já te disse que nem tudo é cavalos... andas um cego por números de cavalagem  :blindfold: :blindfold:


heheh

*

Guga

Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #60 em: Junho 25, 2009, 02:27:35 pm »
tabem, pode ter mais binario, mas mal dele com mais cilindrada -.-

E os s2000 q falei, tb tem binario que chegue pa um muscle  :laugh:

Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #61 em: Junho 25, 2009, 02:28:29 pm »
eu quero um muscle...  :(

*

Offline P4rthen0n

  • User JDM
  • ********
  • 4122
  • Sexo: Masculino
Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #62 em: Junho 25, 2009, 03:16:11 pm »
Mais sei eu que que as camisas não são em aluminio mas aposto o k kiseres que o bloco é em aluminio! O maior defeito que os hondas vti têm é mesmo gastar oleo! Não cunheço ninhum VTI que ande bem que não gaste oleo! Havia ai um do forum que dizia que tem um VTI e que mão gasta oleo e eu sou sincero não acredito! ou então é um vti morto que não sabe o que é andar com VTEC aberto e de certeza que não faz 9100rpm´s (8800rpm´s reais)! Pk não é só os kilometros que contam! E arotação que eles fazem a mais??? pois é!
Presumo que estejas a falar de mim, oh, eu tou-me a cagar se acreditas ou não lol.
O único defeito que o meu motor teve até aqui foi o facto de subir muito ólio à cabeça devido à junta ser dos chineses ou o crlh. E não, não ando sempre como o carro a morrer...
Vocês é so Cup's e essa treta toda mas esquecem-se que a maioria dos VTI's têm quase 20 anos, sempre a andar a alta rotação, com muitos abrazamentos e com mais de 200000 km a maioria! E os Cup's são carros com alguns 9 anos no máximo a maior parte com 100000 km's! Eu quero ver quando o Cup's chegaem a 2019 com os mesmos abrazamentos dos VTI's, os mesmos anos e km's dos VTI's actuais, se continuam a ser os motores perfeitos, fd-x...
Qual é o carro com 20 anos e com mais de 200000km que não bebe excesso de ólio? ( a maior parte). É so os Honda's, esses maldios papa ólio...

Só uma coisa, dizes que percebes de motores e falas em VTEC aberto? O VTEC abre? :laugh:

*

Offline LiNkInBoY

  • ******
  • 1230
  • Sexo: Masculino
Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #63 em: Junho 25, 2009, 04:39:58 pm »
Oh palmite, o supra tem biturbo dai a cavalagem, experimenta lá por um biturbo num VTI a ver quantos cavalos é que tem...

O VVTI é o mesmo sistema de cams que o VTEC tem, mas primeiro inventaram o vtec, depois vieram os outros japoneses com a mesma tecnologia Motec, VVTI etc e Depois os outros! A for por exemplo também lançou esse sistema... Fracasso mais ao menos tentou..

*

Guga

Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #64 em: Junho 25, 2009, 05:03:41 pm »
hehehe é o zetec, como a carrinha do peace  :D

Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #65 em: Junho 25, 2009, 05:05:44 pm »
hehehe é o zetec, como a carrinha do peace  :D

Não me parece, acho que os tempos não são variáveis

*

Guga

Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #66 em: Junho 25, 2009, 05:10:58 pm »
mas ela dizia la zetec em qq lado qeu bi cigano

Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #67 em: Junho 25, 2009, 05:12:51 pm »
sim, é o nome dos motores...

Zetec são os de 16v com 2 árvores de cames... pode ir dos 1.3 até aos 2.0 (acho que até há um com turbo  :hungry:)

CHV são os 8v com 1...

 ;)

*

Guga

Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #68 em: Junho 25, 2009, 05:17:42 pm »
Taxeh xD pareceu me ber zetec no teu.
Forget xD
(E n inventes q o honda civic 1.5i vtec so tem uma arvore de cames  :P)

Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #69 em: Junho 25, 2009, 05:19:51 pm »
e bixtex tava la xkrituh

*

Guga

Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #70 em: Junho 25, 2009, 05:29:08 pm »
Tava? Lixaste a tampa das valvulas e tirate o zetec pa escrever vtec? AHAHAH

*

Offline maxadri

  • ***
  • 406
  • Sexo: Masculino
Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #71 em: Junho 25, 2009, 05:30:28 pm »
loooool  =D

*

Offline LiNkInBoY

  • ******
  • 1230
  • Sexo: Masculino
Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #72 em: Junho 25, 2009, 10:36:15 pm »
Taxeh xD pareceu me ber zetec no teu.
Forget xD
(E n inventes q o honda civic 1.5i vtec so tem uma arvore de cames  :P)

E só...
Os únicos que têm duas árvores de cams são os série B, VTis e Integras (Tirando os novos motores...)
O resto Esi e os 1.5, 1.4 ou 1.3 são todos SOHC uns VTEC e outros VTEC-e que é na mesma um série D SOHC mas o vtec tem um modo economi que faz médias bastantes porreiras para hondas...

*

Guga

Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #73 em: Junho 25, 2009, 10:59:46 pm »
eu falei a serio lol

*

Offline palmite

  • **
  • 286
  • Sexo: Masculino
Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #74 em: Junho 28, 2009, 04:37:20 pm »
So digo isto porque quem ler isto ainda pensa que é verdade!
 :crazy:

O bloco ser em aluminio ou ferro é indiferente... o que importa é, medida dos pistões e suas tolerancias e folgas, medidas dos segmentos e as suas tolerancias e folgas, tipo de segmentos, formato dos segmentos, formato e tamanho do pistão, fundição e tratamento das camisas, tipo de lubrificação, nivel de rodagem, se tem o não peças ainda da 1ª montagem, etc, etc....

O bloco ser aluminio ou ferro, difere no seu fabrico, dissipação de temperatura e a sua deformação a nivel interno ou externo como em todas as faces rectificadas, o peso, etc, etc....

 ;)

Não discordo contigo mas agora é que falaste num ponto importante! deformação e dissipação de tempratura!
Que na minha opinião o aluminio tem mais deformação! não vamos falar na liga de aluminio que não tem nada a ver que é usado como sabes para os pistões! Mas isso já é taratar o aluminio para fazer essas temperaduras! E já agora quando falei nos blocos em aluminio não falei de todos apenas nos VTI e MR2 1.8 VVTI !
O que eu quis dizer foi que é mais provavel um bloco em aluminipo gastara oleo do que em ferro fundido! E não te esqueças que as camisas são em ferro e se o bloco for em aluminio as dilatações são diferentes e não "acentam"
 tão bem como bloco e camisas em ferro! Esta é a minha maneira de ver as coisas!

*

Senso

Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #75 em: Junho 28, 2009, 10:45:56 pm »
O aluminio regra geral tem mais dilatação térmica que o ferro, mas é genéricamente falando, porque só existem 10 mil ligas de aluminio de acesso comum, ou seja que podes comprar livremente, pode ser caro que parte, mas podes comprar, mas há outras ligas, como por exemplo carters de F1's e coisas assim que são tipo receita da avozinha, ninguem lhe conhece o segredo, o aluminio basta ter um pedaço de silica que espande logo muito mais devagar, depois depende do ferro que falas, uma camisa não é um bocado de chapa como a que vez num bidão, é uma liga complexa de metais, tratada térmicamente e etc...

*

Offline palmite

  • **
  • 286
  • Sexo: Masculino
Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #76 em: Junho 30, 2009, 09:29:12 pm »
Caso não tenham precebido o VTEC e o VVTI são diferentes!
O vtec é da honda e varia na cam a abertura das valvulas e o vvti varia o tempo de abertura basicamente para o ppl preceber é um genero de distribuidor dos carros antigos que avança consuante a rotação atraves de umas massas que estão dentro do distribuidor! o vvti é com umas massas tambm mas dentro do carreto da arvore de cames! O VVTLI é que varia a abertuara tal como no vtec que varia a abertura como varia o tempo!
O vvtli só existe um motor 1.8 com 192 cavalos! Que á nos corollas ts e celica vvtli

*

Offline << ELBOSS >>

  • Coisas Sobrealimentadas =P
  • *********
  • 4937
  • Sexo: Masculino
    • https://www.facebook.com/DatsunPatrolDrift
Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #77 em: Julho 01, 2009, 12:41:21 am »
Caso não tenham precebido o VTEC e o VVTI são diferentes!
O vtec é da honda e varia na cam a abertura das valvulas e o vvti varia o tempo de abertura

Não varia o tempo de abertura, Varia sim o inicio do angulo de abertura  ;)

*

Offline palmite

  • **
  • 286
  • Sexo: Masculino
Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #78 em: Julho 01, 2009, 01:11:50 pm »
Basicamente avança a cam!

*

Offline blackride

  • user selvagem
  • *******
  • 2382
Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #79 em: Julho 01, 2009, 01:23:05 pm »
O VTEC nos ESI=125cv abre ás 4.500rpm nos VTI(b16)=160cv abre ás 5.500rpm tambem no ITR (integra type R) o do filme do carro vermelho no dyno(b18) tambem abre ás 5.500rpm.... Existe um outro sistema que é conciderado melhor mas (pior explorado) que é o VVTI (toyota) consiste basicamente em que o carreto da distribuição para a arvore de cames da admição ñ é fixo ou seja consuante a rotação do motor assim será o avança feito nas cames, ou seja, quanto mais alta a rotação mais avança as cames. http://www.youtube.com/watch?v=6AXh8O7hWU4


O melhor da toyota é o vvtl-i nao o vvt-i
e o vvt-i tem 143 cv , vvtl-i tem 193cv...

e o tal "acionamento do VTEC" so que nos toyotas nota-ser mais nos motores vvtl-i e é acionado as 6000 +/-  :gum:
« Última modificação: Julho 01, 2009, 01:27:52 pm por blackride »

*

Guga

Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #80 em: Julho 01, 2009, 02:34:20 pm »
Nos hondas é mais cedo...n m lembro a quanto mas e a volta das 5 mil

*

Offline germanii

  • *******
  • 3880
  • Sexo: Masculino
Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #81 em: Julho 01, 2009, 09:14:21 pm »
a BMW tem o mesmo sistema chamado Vanos e abre nos 328I às 3800rpm ;)
« Última modificação: Julho 02, 2009, 10:38:10 pm por germanii »

Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #82 em: Julho 01, 2009, 09:48:38 pm »
Isso também a Fiat e a Alfa Romeo já tinham sistemas variáveis prai nos anos 70 ...alias acho que foi a Fiat a registar a patente e tudo...

*

Offline RLopes

  • Rui Lopes
  • *********
  • 7487
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Automóvel
    • Facebook
Re: Escola: Motores "VTEC"! A explicação
« Responder #83 em: Julho 02, 2009, 05:49:41 am »
Nos hondas é mais cedo...n m lembro a quanto mas e a volta das 5 mil

5250 ;)