Olá Visitante

LEI DAS 125cc -Até que em fim!!

  • 420 Respostas
  • 82071 Visualizações
*

Offline R6_Blue

  • *
  • 1507
  • Sexo: Masculino
  • BlAcK DTX 2005
LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« em: Maio 22, 2009, 09:07:07 pm »
Finalmente com carta de automóvel pode se conduzir motos  125 cc com maximo de potencia 15 cvs....

 

Nova unanimidade histórica na Assembleia da República e parabéns aos Motociclistas

A manhã desta sexta-feira, 22 de Maio de 2009, entra também para a história do Motociclismo em Portugal já que, tal como há uns anos com a “Lei dos Rails”, os motociclistas de Portugal conseguiram levar TODOS os deputados à razão, fazendo com que a “Lei das 125” tenha sido aprovada não por maioria mas sim por unanimidade na Assembleia da República.

Esta lei fará com que todos os automobilistas possam conduzir motociclos até 125 cc e 15 cv sem necessitar de mais algum exame de condução. Ou seja, a carta de automóvel passa a servir também para estes pequenos, fáceis e citadinos motociclos.
No caso do automobilista ter menos de 25 anos, terá de fazer um pequeno e económico exame prático numa escola de condução. Só.

As vantagens desta lei saltam aos olhos. Em primeiro, a mobilidade dentro das cidades. O aumento de qualidade de vida da população é evidente se os automóveis começarem a ficar em casa.
Em segundo, uma lufada de ar fresco para o sector económico das duas rodas motorizadas. Por último, mas já a mais longo prazo, o factor de mais pessoas começarem a “ver a luz” e se juntarem à família dos motociclistas entusiastas e dinamizadores dos motoclubes.

 

Acreditar quando se tem razão

Recordemos que esta lei já está em vigor há vários anos em países da Europa que costumamos ver como exemplos. O responsável da mobilidade de Madrid afirmou recentemente num congresso onde estava António Manuel Francisco, responsável pelo Grupo de Acção Motociclista (GAM) “Eu quero Madrid a andar de moto!”. Entretanto Barcelona já anda. Como seria esta cidade mediterrânica se todas as motos fossem trocadas por automóveis?

Por cá, a Federação de Motociclismo de Portugal e o GAM recolheram milhares de assinaturas há uns anos para que esta lei fosse debatida na AR. A petição contou com a colaboração do MC Porto, na sede, e com elementos nossos noutros locais. Também o MC Porto esteve presente na entrega da petição, em São Bento.

Posteriormente, a 11 de Junho de 2006, na demonstração de protesto promovida pelo GAM entitulada “Somos Vítimas e Não Culpados”, o autor destas linhas subiu ao gabinete do Secretário de Estado Ascenso Simões, na companhia de mais dois representantes – José Amaro e António Manuel - dos 4000 motociclistas que enchiam o Terreiro do Paço.
Fomos recebidos pelo chefe de gabinete que torceu o nariz à ideia da “Lei das 125”.
Mas a hora e a razão chegaram.

Se a “Lei dos Rails” surgiu (após o batalhar dos motoclubes e motociclistas no geral) do trabalho do deputado PSD Rodrigo Ribeiro, agora foi o deputado PCP Miguel Tiago a conseguir provar a melhoria para o povo português com esta decisão.

No final da sessão, os responsáveis pelos motociclistas presentes reuniram-se com os deputados das diversas bancadas tendo recebido os parabéns pela persistência e forma de trabalhar.
Estamos todos de parabéns!


*

Offline Afonso

  • *********
  • 6986
  • Sexo: Masculino
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #1 em: Maio 22, 2009, 09:16:47 pm »
fdx gastei 500€ na carta >:(

*

Offline ESPINHA

  • ******
  • 1670
  • Sexo: Masculino
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #2 em: Maio 22, 2009, 09:18:33 pm »
hum uma boa noticia do nosso país  :D :D :D :D :D :D :D :D

da sempre geito para o pessoal que nao queira tirar carta logo de 125 !!!!

*

Offline ESPINHA

  • ******
  • 1670
  • Sexo: Masculino
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #3 em: Maio 22, 2009, 09:19:47 pm »
fdx gastei 500€ na carta >:(

pois eu tambem tirei logo a categoria B e a A mas nao faz mal heheheheheh

*

Offline R6_Blue

  • *
  • 1507
  • Sexo: Masculino
  • BlAcK DTX 2005
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #4 em: Maio 22, 2009, 09:20:10 pm »
fdx gastei 500€ na carta >:(

Pois, já so te faltava um anito para tirares a de carro que iria servir para a DTR...mas que cilindrada tiraste?
Eu na minha altura tirei de 250cc que depois ao final de 2 anos ou 21 anos de idade servia para conduzir qualquer mota.

Agora prepara-te para gastar mais uns 600€ na de carro  :death:

Cumps

*

Offline clife

  • *****
  • 696
  • Sexo: Masculino
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #5 em: Maio 22, 2009, 09:29:55 pm »
vala no meio da crise ainda a boas noticias :D :yes:

Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #6 em: Maio 22, 2009, 09:36:26 pm »
muito boa noticia!  ;)

*

Offline baixinho_lc_JC

  • *********
  • 6936
  • Sexo: Masculino
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #7 em: Maio 22, 2009, 09:37:18 pm »
E eu tou a tirar :-\

Mas a dtr tem mais de 15cv... Sera que se pode :crazy:

*

Offline Afonso

  • *********
  • 6986
  • Sexo: Masculino
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #8 em: Maio 22, 2009, 09:43:49 pm »
E eu tou a tirar :-\

Mas a dtr tem mais de 15cv... Sera que se pode :crazy:

11kw = 15 cv pa vai ser igual a A1 ;)

*

Offline baixinho_lc_JC

  • *********
  • 6936
  • Sexo: Masculino
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #9 em: Maio 22, 2009, 09:45:02 pm »
E eu tou a tirar :-\

Mas a dtr tem mais de 15cv... Sera que se pode :crazy:

11kw = 15 cv pa vai ser igual a A1 ;)

Pois eu nao me oriento pelos Kw  ;D

*

Offline Esticasister

  • *******
  • 3739
  • Sexo: Feminino
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #10 em: Maio 23, 2009, 01:08:40 am »
Se eu soubesse o que sei hoje esperava para tirar a carta de carro  >:(
700€ só pela condução, chulos do crlh!
« Última modificação: Maio 23, 2009, 01:10:16 am por Esticasister »

*

Offline Sylar

  • ******
  • 1228
  • Sexo: Masculino
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #11 em: Maio 23, 2009, 01:21:48 am »
Entao e isso ja esta em vigor, ja se pode andar por ai de dtr so com carta de carro?

*

Offline Diogo Aguiar

  • **
  • 348
  • Sexo: Masculino
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #12 em: Maio 23, 2009, 02:06:49 am »
  Nunca pensei ver nada tão estúpido como esta nova lei ser tão bem aceite pela comunidade motard...Portanto uma pessoa que tire a carta de carro pode andar de mota (o que que tem a ver o cu com as calças?)... muito mais depressa uma pessoa que anda de mota pega num carro que uma pessoa que ande de carro se endireite numa mota...se já com aulas praticas chumbam no exame e na estrada há gajos\as que são o que são..quanto mais sem aulas nem exame...já 50cc achava estúpido quanto mais 11kw...mais depressa punha a carta B dar para carta C ou D do que para motas...Lei das 125cc ate que enfim? Sem noção ...

*

Offline R6_Blue

  • *
  • 1507
  • Sexo: Masculino
  • BlAcK DTX 2005
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #13 em: Maio 23, 2009, 02:25:43 am »
  Nunca pensei ver nada tão estúpido como esta nova lei ser tão bem aceite pela comunidade motard...Portanto uma pessoa que tire a carta de carro pode andar de mota (o que que tem a ver o cu com as calças?)... muito mais depressa uma pessoa que anda de mota pega num carro que uma pessoa que ande de carro se endireite numa mota...se já com aulas praticas chumbam no exame e na estrada há gajos\as que são o que são..quanto mais sem aulas nem exame...já 50cc achava estúpido quanto mais 11kw...mais depressa punha a carta B dar para carta C ou D do que para motas...Lei das 125cc ate que enfim? Sem noção ...

Deixa-me discordar ctg...

Uma 50cc scooter é mais fácil de conduzir do que uma bicicleta...ou nao? Pelo menos nao se dá ao pedal, logo nao desiquilibra tanto.
Esta medida tem como principal fundamento, eliminar o caótico transito das cidades...
O facto de alargarem até 125cc permite o utilizador ter acesso a um vasto leque de opções na altura da compra.
So não concordo com o facto de ter limitação ate 15cv.

Isso da carta B dar para C ou D sabes o que ia fazer??? Aumentar a sinistralidade nas estradas!!!
Eu tenho a carta C+E e uso-a pois tenho como profissão Camionista...e digo-te que um gajo com a carta B entra num camião e nem o tira do sitio, que fará conduzi-lo com peso total de 40 toneladas pela estrada fora...e ja nem falo na D que o que ia fazer era por em perigo os passageiros do autocarro...

Alem do mais esta medida permite que se poupe o exurbitante preço de uma carta de 125cc...que é uma roubalheira!!!

Provavelmente ja tens a carta de condução, porque se pudesses poupar o preço que elas custam olha que metias muito material na tua DTR com esse dinheiro...

Cumps

*

Offline Diogo Aguiar

  • **
  • 348
  • Sexo: Masculino
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #14 em: Maio 23, 2009, 02:47:02 am »
  AH e não aumenta a sinistralidade nas estradas dares cartas de motas a pessoas que nunca andaram numa? 15 cavalos numa mota não é brincadeira...nem avaliados na condução de motociclos foram...nem falo no teorico.
  Eu já tinha a carta de carro e fui tirar mota com exame pratico e teórico para que? não estou a falar no dinheiro..estou a falar no que aprendi se o fiz foi por algum motivo e acho óbvio qualquer um ter que o fazer... é tal e qual a mesma coisa...cada macaco no seu galho, carta de mota é carta de mota, carta de carro é carta de carro..querem acabar com o transito metam a carta de mota mais barata porra...agora não a dêem de bandeja...Não tarda estou a pilotar aviões com Licença de Ciclomotores...para diminuir a sinistralidade e o transito...Não acho bem..ao menos que façam 15 euros e vais a exame pratico..é o mínimo, digo eu...

*

Offline R6_Blue

  • *
  • 1507
  • Sexo: Masculino
  • BlAcK DTX 2005
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #15 em: Maio 23, 2009, 02:55:58 am »
Mas não é so ter a carta de carro...como diz o texto publicado...

No caso do automobilista ter menos de 25 anos, terá de fazer um pequeno e económico exame prático numa escola de condução.

Ate concordo que não devia ser só pra menores de 25 anos, mas sim para toda gente, e o exame é pratico, não teórico  ;)

Eu vivo em Espanha, e aqui essa lei ja funcionava...Lisboa e Porto juntas não têm metade do transito de Barcelona...e chegas a barcelona ves scooters/motociclos ate 125cc que até estorva...agora troca isso por carros  :wounded:

Uma pessoa que saiba andar de bicicleta sabe andar numa scooter/motociclo...e 15cv não é assim tanto, a dtr tem mais e não axo nada especial...

Quem não sabe andar de bicicleta nunca vai poder ter mota pois nao vai saber conduzi-la, logo nao sairá do sitio.

Cumps



*

Offline carapinha

  • *********
  • 5023
  • Sexo: Masculino
    • http://www.bikepics.com/members/karapinha/
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #16 em: Maio 23, 2009, 03:13:42 am »
Isso era fixe era debaterem para a carta de 125 servir para conduzir carro.  :whistle:


Por um lado concordo, acho justo. mas a muitas pessoas que se pegam numa mota são um perigo para a via publica.  :laugh:

*

Offline _JR_

  • 49
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #17 em: Maio 23, 2009, 08:45:53 am »
Esse limite de 25 anos até é bem colocado (embora devesse ser um pouco mais alto).

Dêm uma DTR a uma pessoa de 40 anos e vêm o cuidado que essa pessoa tem a andar. Dêm uma DTR a uma pessoa jovem e vejam o cuidado que essa pessoa tem a andar... (Isto falando em maiorias)

*

Offline rato

  • *******
  • 2915
  • Sexo: Masculino
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #18 em: Maio 23, 2009, 10:04:41 am »
a minha dtr é de 16.9 kw :whistle: será que dapa conduzir com carta de carro?

*

Offline mickaelg

  • *******
  • 2550
  • Sexo: Masculino
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #19 em: Maio 23, 2009, 10:40:58 am »
a minha dtr é de 16.9 kw :whistle: será que dapa conduzir com carta de carro?

Provavelmente não

Só não concordo muito com esta lei porque já gastei 425€ para tirar a carta A1 mas pronto..até  é capaz de ser bom

*

Offline Bruno SMX

  • *******
  • 2283
  • Sexo: Masculino
  • Patrão
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #20 em: Maio 23, 2009, 12:31:25 pm »
eu acho esta lei muito estupida.
dar a carta de 125 so porque tem de carro é simplesmente estupido.
la por ter carta de carro significa que sabe andar de mota? nao, é estupido.
ah e tal pros maiores de 25 anos... é estupido... se os mais novos tem de fazer exame os maiores tambem deveriam.
e porque que em vez de criar esta lei estupida, nao estipulavam que para quem tirou a carta de 125 aos 16anos, aos 20 ja podia conduzir todas as categorias? acho que era uma lei muito mais logica visto ja ter pelo menos 4anos de experiencia...
no meu caso, já lá vai perto de 1000€ só nas cartas de 125 e de 250cc... é estupido mas é assim o nosso pais.

*

Offline R6_Blue

  • *
  • 1507
  • Sexo: Masculino
  • BlAcK DTX 2005
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #21 em: Maio 23, 2009, 12:46:50 pm »
Eu não sei é onde é que voces tiram as cartas de mota...

Eu paguei 250€ pela de 250cc ha alguns 5 anos, terá aumentado tanto assim??

Agora em relação à lei, é como diz o texto amigos: Tem que fazer um exame prático OBRIGATORIAMENTE, eu so acho que esse exame devia ser obrigatorio para toda gente e não apenas a menores de 25 anos.

É muito util esta lei para quem trabalha na cidade, assim terá a possibilidade de ir em mota e acabar com o infernal transito.

Todos os que estão em desacordo são quem já gastou o € nas cartas de motas, e ainda nem a de carro tem.

Ponham um gajo de 18 anos e digam-lhe:

-Amigo tiras agora a carta de carro e ja te serve para motas até 125cc e pagas apenas 600/700€
ou
-Tiras agora a de carro aos 18 e pagas 600/700€ e depois pagas mais 500€ para a de mota...

Que acham que ele ia escolher???  :whistle:

Meus amigos pensem bem no que aprenderam na escola de condução de mota??...a dar os piscas e fazer oitos?????
Sim, sim, isso vai mesmo safar-vos na "selva" que é as estradas...o conductor aprende no terreno, não na escola, ou pensam que não sou melhor conductor agora, do que quando saí da escola??

Foi feita uma batalha enorme para conseguir esta lei, devem estar todos malucos, portanto...  :crazy:

Cumps

Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #22 em: Maio 23, 2009, 12:47:28 pm »
concordo 100% com o diogo aguiar...
é mais parecido com a condução de uma carro, a condução de um autocarro, do que com a de uma mota.

então e se a carta de carro, dá para conduzir motas, porque é que a carta de mota, não dá para conduzir carro?

é que muito mais facilmente uma pessoa que saiba andar de mota, pega num carro... do que uma pessoa que saiba andar de carro e que pegue numa mota...

Sem noção... Lá por o resto da europa ter esta Lei, nós tambem temos de a ter??? Somos os eternos macacos de imitação

*

Offline R6_Blue

  • *
  • 1507
  • Sexo: Masculino
  • BlAcK DTX 2005
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #23 em: Maio 23, 2009, 12:51:56 pm »
LOL e voces a dar-lhe...

So queria ver-te a conduzir um camião ou um autocarro  :laugh: :laugh: :laugh:

Pois amigos nao sei que vos diga, gosto muito desta lei, embora a mim nao me faça diferença pois tenho carta de mota sem limite de cilindrada ha ja 4 anos, mas espero então para os que estão em desacordo, que quando tenham filhos que tenham de pagar:

1000€ para de 50cc e só aos 18 anos
1000€ para de 125cc e só apartir dos 20 anos
1250€ para de 250cc e só aprtir dos 22 anos
1500€ para deslimitade de cc e só apartir dos 25 anos

Assim pode ser que voces se sintam mais seguros  ;)

Vou almoçar

Cumps

*

Offline MendeZ

  • ******
  • 1491
  • Sexo: Masculino
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #24 em: Maio 23, 2009, 12:59:55 pm »
so uma pergunta, isto so serve mesmo para 125, se quiser conduzir um motao tenho de tirar carta de 250cc nao e? a de carro nao serve...

*

Offline Vilas69

  • Administrador com excesso de potência...
  • *****
  • 8565
  • Sexo: Masculino
    • http://www.clubmotardbotapoar.pt.vu
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #25 em: Maio 23, 2009, 01:14:20 pm »
de k adianta uma lei destas se as motas são caras como tudo e ainda por cima vai começar com inspecções? gostava muito era se realmente fizessem algo de importante para tirar da estrada os milheres de carros que entopem as nossas cidades... porque esta lei não vai alterar GRANDE coisa, penso eu...

*

Offline R6_Blue

  • *
  • 1507
  • Sexo: Masculino
  • BlAcK DTX 2005
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #26 em: Maio 23, 2009, 01:18:18 pm »
ó Vilas69, realmente as motas são demasiado caras, mas o € que poupas na carta da mota sempre podes ver como um desconto no preço da mota  :yes:

O pessoal diz que é perigoso e tal, mas eu acho bem mais perigoso um miudo de 18 anos acabar de tirar a carta e o papá dá-lhe para as mãos um Porsche, ou um Evo, ou um Subaru...porque são carros sedan familiares lol

O que vos parece mais perigoso?

Um miudo com uma mota limitada a 15cv
ou
Um miudo com um Porsche na mão e carta tirada ha meia duzia de horas??

Não sei qual destes será mais perigoso na via publica...

Cumps

*

Offline ESPINHA

  • ******
  • 1670
  • Sexo: Masculino
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #27 em: Maio 23, 2009, 01:24:45 pm »
ó Vilas69, realmente as motas são demasiado caras, mas o € que poupas na carta da mota sempre podes ver como um desconto no preço da mota  :yes:

O pessoal diz que é perigoso e tal, mas eu acho bem mais perigoso um miudo de 18 anos acabar de tirar a carta e o papá dá-lhe para as mãos um Porsche, ou um Evo, ou um Subaru...porque são carros sedan familiares lol

O que vos parece mais perigoso?

Um miudo com uma mota limitada a 15cv
ou
Um miudo com um Porsche na mão e carta tirada ha meia duzia de horas??

Não sei qual destes será mais perigoso na via publica...

Cumps



concordo contigo R6_blue !!!! 

Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #28 em: Maio 23, 2009, 01:30:42 pm »
Eu não sei é onde é que voces tiram as cartas de mota...

Eu paguei 250€ pela de 250cc ha alguns 5 anos, terá aumentado tanto assim??



aumentou sim.. e nao foi pouco..

Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #29 em: Maio 23, 2009, 01:36:10 pm »
Acho MUITO mais perigoso um miudo com uma 125, sem ter a minima noção do que é andar de mota, do que um miudo com um Porche que já teve 32 aulas de condução, e passou em exame de condução


E miudos com Porches, são raros, agora miudos que teem carta de carro e vão poder andar de mota 125 vão ser bem mais. Muitas veses sem a minima noção do que é andar de mota  ;) Olha que uma 125 pode dar 200km\h ;)  Elas só teem de estar limitadas no livrete.

*

Offline Vilas69

  • Administrador com excesso de potência...
  • *****
  • 8565
  • Sexo: Masculino
    • http://www.clubmotardbotapoar.pt.vu
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #30 em: Maio 23, 2009, 01:41:27 pm »
ó Vilas69, realmente as motas são demasiado caras, mas o € que poupas na carta da mota sempre podes ver como um desconto no preço da mota  :yes:

O pessoal diz que é perigoso e tal, mas eu acho bem mais perigoso um miudo de 18 anos acabar de tirar a carta e o papá dá-lhe para as mãos um Porsche, ou um Evo, ou um Subaru...porque são carros sedan familiares lol

O que vos parece mais perigoso?

Um miudo com uma mota limitada a 15cv
ou
Um miudo com um Porsche na mão e carta tirada ha meia duzia de horas??

Não sei qual destes será mais perigoso na via publica...

Cumps

Ó Vilas... deixa lá o 69... :blindfold:

realmente, qual deles o melhor... :confused:

Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #31 em: Maio 23, 2009, 01:43:59 pm »
Acho MUITO mais perigoso um miudo com uma 125, sem ter a minima noção do que é andar de mota, do que um miudo com um Porche que já teve 32 aulas de condução, e passou em exame de condução


E miudos com Porches, são raros, agora miudos que teem carta de carro e vão poder andar de mota 125 vão ser bem mais. Muitas veses sem a minima noção do que é andar de mota  ;) Olha que uma 125 pode dar 200km\h ;)  Elas só teem de estar limitadas no livrete.

um miudo não pode ter uma 125 sem passar num exame prático, portanto esse argumento é inválido...

se dizes que miudos com Porches são raros então miudos com 125 que dão 200 são super mega hiper raro...  :confused:

*

Offline m4rco

  • *********
  • 5220
  • Sexo: Masculino
  • Viste o GT, viste?!?!
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #32 em: Maio 23, 2009, 01:46:35 pm »
Ja nem digo nada, ja ta tudo dito  :laugh:
Concordo com esta lei, desde que quem tira a carta faça umas quantas aulas especificas para motas e um "mini" "exame"...

*

Offline R6_Blue

  • *
  • 1507
  • Sexo: Masculino
  • BlAcK DTX 2005
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #33 em: Maio 23, 2009, 01:51:25 pm »
Acho MUITO mais perigoso um miudo com uma 125, sem ter a minima noção do que é andar de mota, do que um miudo com um Porche que já teve 32 aulas de condução, e passou em exame de condução


E miudos com Porches, são raros, agora miudos que teem carta de carro e vão poder andar de mota 125 vão ser bem mais. Muitas veses sem a minima noção do que é andar de mota  ;) Olha que uma 125 pode dar 200km\h ;)  Elas só teem de estar limitadas no livrete.

O facto de uma 125cc para dar 200km/h provavelmente tinha que ser preparada pelo motogp...ou ter uma descida tipo um Pinheiro e sem galhos...
E por isso é que nas IPO deviam verificar isso, e quem fosse apanhado a conduzir uma mota kitada, devia ficar com a mota apreendida e obrigado a coloca-la de origem e fazer uma IPO B.

Se achas que um aluno que teve 32 aulas de condução sabe conduzir, então deixa que te diga que não sabes nada. Não é so saber virar o guiador e meter as mudanças...
E não precisa de ser um Porsche, porque foi mais uma força de expressão, pois podes trocar o Porsche por:
-Fiat Uno Turbo I.e.
-Fiat Punto GT
-Honda CRX
-Honda Civic VTi
-Citroen Ax GTI

Basta lembrares do acidente de palmela, do gajo que matou 3 pessoas nos picas, era um jovem com tesão do mijo e 32 aulas de condução...aulas essas que lhe deram a habilidade de matar 3 pessoas...
É mais dificil um motard matar 3 pessoas assim de rajada...é possivel, mas mais dificil.  ;)

Posso fazer mais uma pequena busca de jovens que se mataram aos 3 e 4 todos dentro do mesmo carro, tudo porque tinham em volta de 18 a 20 anos e 32 aulas de condução...

Cumps

*

Offline Bruno SMX

  • *******
  • 2283
  • Sexo: Masculino
  • Patrão
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #34 em: Maio 23, 2009, 01:53:01 pm »
Ja nem digo nada, ja ta tudo dito  :laugh:
Concordo com esta lei, desde que quem tira a carta faça umas quantas aulas especificas para motas e um "mini" "exame"...


até concordo  :yes:

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #35 em: Maio 23, 2009, 02:43:51 pm »
Eu até concordo com esta Lei, pelo menos n vão ter gastar o dinheiro que gastei em cartas etc....

Concordo que um 125 a 4t é muito utilitaria, poupa-se muito dinheiro na gasolina, e em transito é sem duvida uma vantagem.

Mas agr aliar isto ás Inspecções n faz qualquer sentido... :ugly:

*

Offline R6_Blue

  • *
  • 1507
  • Sexo: Masculino
  • BlAcK DTX 2005
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #36 em: Maio 23, 2009, 03:07:32 pm »
Eu até concordo com esta Lei, pelo menos n vão ter gastar o dinheiro que gastei em cartas etc....

Concordo que um 125 a 4t é muito utilitaria, poupa-se muito dinheiro na gasolina, e em transito é sem duvida uma vantagem.

Mas agr aliar isto ás Inspecções n faz qualquer sentido... :ugly:

Eu tambem não estou de acordo com as IPO, mas caso andem pra frente com isso, que remedio vamos ter a nao ser faze-las.
Mas ja se luta para que não venham a ser necessárias para as motas mais antigas, esperemos que o povo portugues consiga vencer mais esta luta.

Cumps

*

Offline ReaLmaGiC

  • ******
  • 1634
  • Sexo: Masculino
  • Enrola o Punho,sente Liberdade de andar em 2rodas
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #37 em: Maio 23, 2009, 04:34:39 pm »
tambem quem tem a carta de moto deveria dar para conduzir um automovel ligeiro :laugh: :laugh: :laugh:

Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #38 em: Maio 23, 2009, 04:38:52 pm »
tambem quem tem a carta de moto deveria dar para conduzir um automovel ligeiro :laugh: :laugh: :laugh:

e qual o argumento ?

*

Offline lclilax

  • *****
  • 773
  • Sexo: Masculino
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #39 em: Maio 23, 2009, 04:45:28 pm »
entao eu com a carta de carro posso andar na lc k e na boa?

Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #40 em: Maio 23, 2009, 05:09:56 pm »
entao eu com a carta de carro posso andar na lc k e na boa?

sim

*

Senso

Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #41 em: Maio 23, 2009, 05:30:23 pm »
não tem de pedir o averbamento da classe na carta?

*

Offline R6_Blue

  • *
  • 1507
  • Sexo: Masculino
  • BlAcK DTX 2005
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #42 em: Maio 23, 2009, 05:35:16 pm »
Ainda tem que fazer o tal exame pratico e pagar, e aí devem averbar a classe na carta dele.

Cumps

*

Offline Santinhos

  • *******
  • 2478
  • Sexo: Masculino
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #43 em: Maio 23, 2009, 05:36:03 pm »
ó Vilas69, realmente as motas são demasiado caras, mas o € que poupas na carta da mota sempre podes ver como um desconto no preço da mota  :yes:

O pessoal diz que é perigoso e tal, mas eu acho bem mais perigoso um miudo de 18 anos acabar de tirar a carta e o papá dá-lhe para as mãos um Porsche, ou um Evo, ou um Subaru...porque são carros sedan familiares lol

O que vos parece mais perigoso?

Um miudo com uma mota limitada a 15cv
ou
Um miudo com um Porsche na mão e carta tirada ha meia duzia de horas??

Não sei qual destes será mais perigoso na via publica...

Cumps

Concordo plenamente contigo R6 ..

*

Offline flap76

  • **
  • 269
  • Sexo: Masculino
  • DTR on Power!!!!
    • Mobilidade Sustentavel
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #44 em: Maio 23, 2009, 05:40:25 pm »
fdx gastei 500€ na carta >:(

Mesmo!!!! :no:

*

Offline PsYkYd

  • *********
  • 11488
  • Sexo: Masculino
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #45 em: Maio 23, 2009, 06:08:54 pm »
Eu não concordo com essa lei  :no:

A carta até podia dar, mas os condutores tinham que ser submetidos a um exame de condução de mota. Vai haver ai muita gente a conduzir mota sem ter noção do que é aquilo...  :hurt:

Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #46 em: Maio 23, 2009, 06:12:40 pm »
eu penso que ninguém com mais de 25 anos vai agarrar numa mota e conduzir à maluca sem saber o que é aquilo...

para além disso as motas que se podem conduzir são as 125 4t e as dtr LIMITADAS...

cada um sabe de si depois disso...

*

Offline Bruno SMX

  • *******
  • 2283
  • Sexo: Masculino
  • Patrão
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #47 em: Maio 23, 2009, 06:14:50 pm »
antigamente quem tinha carta de carro podia guiar ciclomotores ate 50cc... até ai concordo...

agora passar logo para 125cc sem fazer qualquer teste de aptidao, acho ridiculo...

nao se esqueçam que há por ai 125cc que andam bem mais que 250cc... (tipo cagiva mito, aprilia rs, etc limitadas apenas no livrete)

*

Offline skynet

  • ******
  • 1084
  • Sexo: Masculino
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #48 em: Maio 23, 2009, 06:28:00 pm »
em frança, aos anos que essa lei existe, e beneficiou muita gente, basta ver a cidade de Paris em que se ve muitas scooters/motas a andar, até de inverno (e o inverno la é mais frio que ca). Quem não tiver consciencia suficiente para andar numa mota sem por em risco os outros utentes nem numa mota deveria pegar, e quem mesmo assim pegue, so espero que se espeta sozinho e que ganhe juízo

*

Offline Pistas

  • ***
  • 423
  • Sexo: Masculino
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #49 em: Maio 23, 2009, 06:32:09 pm »
Acho MUITO mais perigoso um miudo com uma 125, sem ter a minima noção do que é andar de mota, do que um miudo com um Porche que já teve 32 aulas de condução, e passou em exame de condução


E miudos com Porches, são raros, agora miudos que teem carta de carro e vão poder andar de mota 125 vão ser bem mais. Muitas veses sem a minima noção do que é andar de mota  ;) Olha que uma 125 pode dar 200km\h ;)  Elas só teem de estar limitadas no livrete.
Eu tbm penso como tu...e acho que funciona mt mais assim do q ao contrario ;)