Olá Visitante

Carta de Quadriciclos

  • 28 Respostas
  • 6200 Visualizações
*

Offline :)

  • **
  • 259
  • Sexo: Masculino
Carta de Quadriciclos
« em: Agosto 11, 2009, 08:39:40 pm »
Boas pessoal,tenho aqui uma dúvida,já andei a Googlar e não encontrei nada  :(
A carta de Quadriciclos aos 16 anos permite conduzir Moto4 sem limite de cilindrada ?
Colei aos quads agora,á pouco tempo comprei uma 125 a 4T,mas aquilo enfim,é um 4T Pastelão(Como todos os 4T abaixo de 400cc,são mesmo isso ,pastelões)
E agora surgiu-me um negócio de uma Raptor 700 :D
Se não der para a Raptor,dá para uma Banshee ?(Já com alguns extras,que a cole ao chão para uma pessoa menos expriente,eixos mais largos,etc)

*

Offline mickaelg

  • *******
  • 2550
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #1 em: Agosto 11, 2009, 08:55:52 pm »
Eu acho q a carta B1 não tem limite de cilindrada por isso tanto podes conduzir uma raptor 700 como uma banshee  ;)

*

Offline :)

  • **
  • 259
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #2 em: Agosto 11, 2009, 09:12:54 pm »
Obrigado :D
Li muito pelo Google,mas nao li nada de esclarecedor:
Ou era Limitado a 400cc,ou sem Limite,decidi vir aqui á maior biblioteca motard de Portugal  :D
E para começar?Qual é melhor ?
A Raptor não tem aquele Tesão dos 2T,não é tão bêbeda e tem um barulho mais linear(4T)
A Banshee tem aquele power todo a sair de apenas 2 Cilindros,em estrada é capaz de escrever,tem um barulho brutal tipico dos 2T,mas a ciclistica está ultrapassada.
Por preferência ia para a Banshee,mas acho que é uma mota muito perigosa e muito rápida ao mesmo tempo ,muito agressiva,apesar de gostar mais do Design da Banshee do que da Raptor,acho que me vejo obrigado a ir para a Raptor  :'(
Já me habituei um pouco aos 4T,já vi que não tem aquele potêncial em monte,os são mais "maricas" que os 2T,precisam de mais atenção se é que me percebem.
Mas ok,como tenho o negócio da Raptor mais á mão(E mais ac€ssivel) secalhar vou mesmo para essa.

*

Offline Nitro

  • ******
  • 1643
  • Sexo: Masculino
  • Supermoto > all
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #3 em: Agosto 11, 2009, 09:16:59 pm »
Para primeiro quad vais logo para a 700cc? Compra uma LTR que já ficas mais que bem servido

*

Offline ESPINHA

  • ******
  • 1670
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #4 em: Agosto 11, 2009, 09:20:47 pm »
Para primeiro quad vais logo para a 700cc? Compra uma LTR que já ficas mais que bem servido

ui a LTR tem muito que se lhe diga heheheh é bruta  :D :laugh: :laugh:

*

Offline m4rco

  • *********
  • 5220
  • Sexo: Masculino
  • Viste o GT, viste?!?!
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #5 em: Agosto 11, 2009, 09:22:40 pm »
Para primeiro quad vais logo para a 700cc? Compra uma LTR que já ficas mais que bem servido

ui a LTR tem muito que se lhe diga heheheh é bruta  :D :laugh: :laugh:
Sim, a LTR não é como antigamente  :laugh:
quereres uma raptor 700cc é tudo vontade de suicidio?  :blindfold:

*

Offline Rui_Biker20

  • *********
  • 3727
  • Sexo: Masculino
  • "O motor da mota está dentro do capacete!"
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #6 em: Agosto 11, 2009, 10:22:39 pm »

A carta de Quadriciclos aos 16 anos permite conduzir Moto4 sem limite de cilindrada ?


Aos 16 anos não podes conduzir uma moto4 (isto legalmente, é claro).

E como já foi dito, tendo a carta de carro, podes conduzir qualquer moto4
« Última modificação: Agosto 11, 2009, 10:24:42 pm por Rui_Biker20 »

*

Offline m4rco

  • *********
  • 5220
  • Sexo: Masculino
  • Viste o GT, viste?!?!
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #7 em: Agosto 11, 2009, 10:25:10 pm »

A carta de Quadriciclos aos 16 anos permite conduzir Moto4 sem limite de cilindrada ?


Aos 16 anos não podes conduzir uma moto4 (isto legalmente, é claro).

E como já foi dito, tendo a carta de carro, podes conduzir qualquer moto4
Acho que podes tirar a b1  ;)

*

Offline Santinhos

  • *******
  • 2478
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #8 em: Agosto 11, 2009, 10:26:08 pm »
Acho que é só 450cc's .. [ Acho ]  :-\

*

Offline Rui_Biker20

  • *********
  • 3727
  • Sexo: Masculino
  • "O motor da mota está dentro do capacete!"
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #9 em: Agosto 11, 2009, 10:29:18 pm »

A carta de Quadriciclos aos 16 anos permite conduzir Moto4 sem limite de cilindrada ?


Aos 16 anos não podes conduzir uma moto4 (isto legalmente, é claro).

E como já foi dito, tendo a carta de carro, podes conduzir qualquer moto4
Acho que podes tirar a b1  ;)

Não sabia dessa categoria  :suspious:

Existe B, B+E, ......., agora B1..... :crazy:

*

Offline Santinhos

  • *******
  • 2478
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #10 em: Agosto 11, 2009, 10:31:05 pm »
Sim B1 , Pode-se tirar aos 16 anos e pode-se conduzir até 450cc's acho eu :D

*

Offline m4rco

  • *********
  • 5220
  • Sexo: Masculino
  • Viste o GT, viste?!?!
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #11 em: Agosto 11, 2009, 10:33:29 pm »
ora vejamos, segundo o codigo, passo a citar...

B1- idade minima 16 anos

triciclos e quadriciclos

não diz mais nada sobre a B1  ;)

*

Offline Rui_Biker20

  • *********
  • 3727
  • Sexo: Masculino
  • "O motor da mota está dentro do capacete!"
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #12 em: Agosto 11, 2009, 10:35:41 pm »
Ok tou a ver  ;)

*

Offline :)

  • **
  • 259
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #13 em: Agosto 11, 2009, 10:57:11 pm »
Uma Raptor também anda devagar ó Nitro  >:(
De 125 na estrada também ando devagar,só no monte é que pronto,um gajo tem de dar gás.
O pessoal diz que convém começar por andar no monte(Off-Road),porque estamos quase sempre a agarrar a mota para não fugir,logo segui o conselho da maioria e subi de cilindrada no monte,é tudo um pouco mais dificil do que na estrada,se reduzirmos mal o motor trava e lá vou ao chão,tudo cheio de pedragulhos,logo é preciso tar sempre a agarrá-la(o bater nas pedras é lixado xD).
Já cai a fazer um salto,já fui para o meio dos arbustos duas vezes ( :canadian: ),e com estes erros um gajo aprende,e mais vale no monte do que na estrada :
-Cai num salto ?na boa,para a proxima inclino-me mais para a frente para obter o ponto de equilibrio.
-Espetei-me contra os arbustos,foi a exprimentar,ia +- A 40/50kM/h no meio do monte e vi que o motor não oferecia travagem nenhuma(Tinha aprendido a meter velocidade há uma semana,foi uma lição de 30 Minutos),sem stress,agora faço sempre a curva a 40Km/h,mas em 2ª para o motor travar.
Prefiro andar por agora neste "cangalho" Overrated (70-80Kg para um 125 4T com 15cv) e aprender a cair,ir subindo de cilindrada para ganhar ritmo e depois sim passar para a dita 700(Também não deve andar nada por ai além,tendo 4 Rodas no Chão as coisas mudam muito,atrito,aerodinâmica.
//Off-Topic

E irei mesmo para a Raptor porque aqui em Vila Real as motas estão ao preço de Diamante,e só se encontram motas de "outro nivel" (GSXR,etc) e uma Raptor a 2500€ só usada em cidade é uma mina de ouro ;) (Negócio em Mão com um conhecido)

Agora queria esclarecer mais uma coisa,ou melhor,perguntar,no Inverno costumam andar de mota sem problemas ?
Que protecção usam ?
Quando está só frio,tenho consciência que um Casaco chega(Proprio),mas quando começa a chuvar muda tudo :x
É que a mota vai ser o meu meio de transporte(Sinceramente,odeio autocarros e transportes públicos,aqui em VR tão sempre cheios em Periodo Escolar,apesar de só sermos 18.000 :x)
Também pensei em tirar A1 e tentar arranjar uma YZF125R ,mas as duas rodas com o gelo deve ser uma bela porcaria,por isso é que estou mais interessado em 4 Rodas .
De minha casa á escola existem apenas pequenas curvas e grandes rectas,fica a 1km daqui.
2km diários(não penso fazer muito mais),por isso acho que compensa .
Agora lá vem a questão que estava a discutir,a chuva !
Posso ter protecção para a parte de cima(Casaco) ,mas para as pernas tenho de apanhar chuva decerteza,e não queria chegar todo encharcado a casa / Escola.E não queria ir com o fato de protecção vestido para a escola lol
Esclareçam-me sff  :D


Edit :
Quanto á LTR ,já ouvi falar que é dos melhores Quads da Actualidade(Acho que ninguém dúvida disso,como Fã da Yamaha,admito que tem uma Ciclistica imbatível,electrônica,etc),mas não me vejo a andar com aquilo,com muito respeito , mas só pintada de Azul  :D
Além do mais ,é muito cara :(
Mesmo em segunda mão :x


Edit 2:
O melhor é tirar logo as dúvidas,muito sinceramente,nunca precisei de investir muito nas poucas motas que tive,mas como vou pegar numa coisa em que não tenho grande expriência,aconselham a investir em algo de especial(Na segurança claro que vou...) ,mas como por exemplo alargadores(Eixos mais largos atrás ?),porque como qualquer outro preciso de aprender a curvar,logo devia arranjar maneira de a colar melhor ao solo).

Abraço
« Última modificação: Agosto 11, 2009, 11:03:55 pm por :) »

*

Offline mickaelg

  • *******
  • 2550
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #14 em: Agosto 11, 2009, 11:22:31 pm »
Raptor 700 pode ser um salto muito grande  ;)
Há quem não goste muito destes quads (raptor 660 e 700) pelo menos para andar no monte porque tem um motor grande
Acho que com uma 450 já ias bem. LTR é maquina mas já q não gostas sempre tens yzf q sempre é azul  :D

*

Offline :)

  • **
  • 259
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #15 em: Agosto 11, 2009, 11:50:15 pm »
Raptor 700 pode ser um salto muito grande  ;)
Há quem não goste muito destes quads (raptor 660 e 700) pelo menos para andar no monte porque tem um motor grande
Acho que com uma 450 já ias bem. LTR é maquina mas já q não gostas sempre tens yzf q sempre é azul  :D
Eu não me importava nada de ter essas máquinas,o problema é que tudo isso fica muito caro para o meu bolso.
Não tenho idade sequer para trabalhar,15 anos  :'(
Mas daqui a 3 meses se me aplicar bem consigo ter pelo menos metade do dinheiro,a familia vai dando algum .
Não queria era depender do pais ,porque não quero que me dêm na cabeça .
btw,obrigado na mesma  :D O problema é mesmo o € :x

*

Offline Fillez

  • **
  • 382
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #16 em: Agosto 11, 2009, 11:51:17 pm »
Um amigo meu tirou essa carta de moto4 aos 16 anos e anda numa polaris 500. Podes conduzir qql moto4, nao podes é dar mais de 45 km/h, isto legalmente, pois o meu amigo anda á velocidade que quer, mas qd vê a :police: é q baixa até aos 40, 45 kmh

*

Offline mickaelg

  • *******
  • 2550
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #17 em: Agosto 12, 2009, 12:11:21 am »
Se tens um bom negócio força  ;)

*

Offline Santinhos

  • *******
  • 2478
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #18 em: Agosto 12, 2009, 12:18:46 am »

Agora queria esclarecer mais uma coisa,ou melhor,perguntar,no Inverno costumam andar de mota sem problemas ?
Que protecção usam ?
Quando está só frio,tenho consciência que um Casaco chega(Proprio),mas quando começa a chuvar muda tudo :x
É que a mota vai ser o meu meio de transporte(Sinceramente,odeio autocarros e transportes públicos,aqui em VR tão sempre cheios em Periodo Escolar,apesar de só sermos 18.000 :x)
Também pensei em tirar A1 e tentar arranjar uma YZF125R ,mas as duas rodas com o gelo deve ser uma bela porcaria,por isso é que estou mais interessado em 4 Rodas .
De minha casa á escola existem apenas pequenas curvas e grandes rectas,fica a 1km daqui.
2km diários(não penso fazer muito mais),por isso acho que compensa .
Agora lá vem a questão que estava a discutir,a chuva !
Posso ter protecção para a parte de cima(Casaco) ,mas para as pernas tenho de apanhar chuva decerteza,e não queria chegar todo encharcado a casa / Escola.E não queria ir com o fato de protecção vestido para a escola lol
Esclareçam-me sff  :D



Esclareçam ai o rapaz se souberem :D

*

Offline :)

  • **
  • 259
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #19 em: Agosto 12, 2009, 12:29:44 am »
Um amigo meu tirou essa carta de moto4 aos 16 anos e anda numa polaris 500. Podes conduzir qql moto4, nao podes é dar mais de 45 km/h, isto legalmente, pois o meu amigo anda á velocidade que quer, mas qd vê a :police: é q baixa até aos 40, 45 kmh
Agora é que me lembrei !
Tenho um colega que ia todos os dias de Raptor 700 para o colégio,cheguei a idoletrar aquela mota quando ele aparecia lá pela terriola para ir falar com o meu primo  8)
Á 3 ou 4 semanas um carro encartou-lhe a Raptor,um ferro do quadro entrou pelo Musculo da perna dentro.
E ele só tem 17 !
Agora tenho a certeza que é com B aos 16 anos,falta saber preços,tenho de me informar.
Se a comprar agora com 15 anos,o mais provável é dar umas voltas na estrada só para habituar e andar no Mato para brincar um pouco.
Obrigado Bagaço :D e ao Resto do pessoal ! Tou quase esclarecido xD

*

Offline Santinhos

  • *******
  • 2478
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #20 em: Agosto 12, 2009, 12:50:52 am »
A B1 aqui em Sintra é 500€

*

Offline :)

  • **
  • 259
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #21 em: Agosto 12, 2009, 01:13:32 am »
A B1 aqui em Sintra é 500€
Ya,mas pelo que sei o preço muda de escola para escola,numas é mais caro,noutras mais barato :)
Pode ser que tenha sorte  :(
Abraço

*

Offline Santinhos

  • *******
  • 2478
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #22 em: Agosto 12, 2009, 01:15:29 am »
A B1 aqui em Sintra é 500€
Ya,mas pelo que sei o preço muda de escola para escola,numas é mais caro,noutras mais barato :)
Pode ser que tenha sorte  :(
Abraço

Pois talvez tenhas :D

*

Offline PeDrUh

  • *****
  • 993
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #23 em: Agosto 12, 2009, 01:39:12 am »
B1 quads até 15kw de potencia nao sei é se os quad´s veem limitados no livrete a isso

*

Offline :)

  • **
  • 259
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #24 em: Agosto 12, 2009, 03:39:25 am »
B1 quads até 15kw de potencia nao sei é se os quad´s veem limitados no livrete a isso
Devem vir mesmo...
Se fosse limitado a cilindrada,tinha-mos a Banshee a estragar tudo,350cc e 51cv...
15kw = 21cv,nem a Blaster deve ter menos que 25cv :x
Basicamente só se podiam conduzir 200-300cc 4T :x
Logo deve ser sem limite de cilindrada/potência ou limitadas no livrete

*

Offline mickaelg

  • *******
  • 2550
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #25 em: Agosto 12, 2009, 12:14:51 pm »
Com a B1 podes conduzir qualquer tipo de moto 4 sem limite

Na minha escola havia um gajo com a carta B1 e tinha uma LTR e acho q nunca teve problemas por isso acho q isso dos kw para a B1 é peta

*

Offline :)

  • **
  • 259
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #26 em: Agosto 13, 2009, 04:42:53 am »
Afinal o que parecia ser uma Raptor não é,realmente o negócio existia,e ainda existe,só que a mota é apenas parecida com a Raptor,não é uma Raptor.
Só o não dizer "Yamaha/Suzuki/Honda/Kawasaki" já nem merece atenção  :D
Entretanto ando a tirar as minhas dúvidas sobre quads em Fórums da especialização  :D
E como não há Raptor para ninguém,vou ponderar outras motas .
Bem me lixaram,mas sem stress,em frente  :yes:
Esclareçam-me umas coisas sff:
- O consumo de uma bicilindrica a 2T é muito abusado ? (350/200cc) Pode ser usada para dia-a-dia sem me ter preocupar com os consumos ?(Em cidade)
- A sua manutenção fica muito cara ?
- Aquela fumaça toda dos 2T é só quando está fresca ou vai sempre a fazer cagaçal ? (Já não vejo 2T há algum tempo :x)

E agora a pergunta que ninguém me conseguiu responder :
- Andam de mota mesmo no Inverno(Frio/Chuva) ? De que maneira se protegem da CHUVA ?

Abraço

*

Offline Rui_Biker20

  • *********
  • 3727
  • Sexo: Masculino
  • "O motor da mota está dentro do capacete!"
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #27 em: Agosto 13, 2009, 08:29:08 am »
Os consumos depende bastante da pessoa que está a conduzir, acho que não é preciso dizer mais nada....claro que um motor a 2 tempos consome sempre um pouco mais que 4 tempos.

Quanto à manutenção, não te vou dizer que fique mais cara que num motor a 4 tempos, mas claro, exige mais "cuidados".

Quando se trata de um motor em que tem que se fazer mistura, já se sabe que haverá sempre alguns fumos, mas em fria é quando se nota mais...

Tanta gente que faz o Inverno todo de mota e não se queixam, claro que podia ser melhor, mas para uma mota não se pode exigir tanto conforto como num carro. Basta teres vestuário adequado.

*

Offline mickaelg

  • *******
  • 2550
  • Sexo: Masculino
Re: Carta de Quadriciclos
« Responder #28 em: Agosto 13, 2009, 12:44:54 pm »
Isso dos consumos depende de muita coisa

A manutenção pode n ser mais barata, e é preciso mais atenção do que com uma q 4T

Na minha só faz fumaça quando está fria, mas isso também depende de ussas um bom oleo ou não

Eu ando de mota no inverno na boa, umas luvas um casaco e tá bom...quando ta a chover espera-se um bocadinho  :laugh: :laugh: