Olá Visitante

engenharia automovel

  • 195 Respostas
  • 14775 Visualizações
*

Offline Xuds

  • *********
  • 5095
  • Sexo: Masculino
engenharia automovel
« em: Dezembro 03, 2009, 09:38:33 pm »
quem ja tirou?
lixado,facil,interessante?
saida no mercado de trabalho?
melhores sitios para tirar e porque?
falem um pouco de tudo,pergunto isto porque tou a pensar seguir  :educated:

*

Offline steven7

  • Chamo-lhe um Figo!
  • *********
  • 5983
  • Sexo: Masculino
  • Tamankeiro's Racing
Re: engenharia automovel
« Responder #1 em: Dezembro 03, 2009, 10:00:09 pm »
e uma engenharia mais abrangente?

Engenharia Mecanica, Faculdade de Engenharia da universidade do porto

*

Offline Xuds

  • *********
  • 5095
  • Sexo: Masculino
Re: engenharia automovel
« Responder #2 em: Dezembro 03, 2009, 10:02:08 pm »
hum nao ta muito nas minhas ideias :S
era mesmo automovel

*

Offline steven7

  • Chamo-lhe um Figo!
  • *********
  • 5983
  • Sexo: Masculino
  • Tamankeiro's Racing
Re: engenharia automovel
« Responder #3 em: Dezembro 03, 2009, 10:03:39 pm »
entao... tu é que sabes. é uma engenharia que para alem do automovel abrange muito mais coisas.

nao compares as saidas profissionais dum e doutro

*

Offline Xuds

  • *********
  • 5095
  • Sexo: Masculino
Re: engenharia automovel
« Responder #4 em: Dezembro 03, 2009, 10:11:06 pm »
entao... tu é que sabes. é uma engenharia que para alem do automovel abrange muito mais coisas.

nao compares as saidas profissionais dum e doutro

pois por abranger outras coisas eq nao me interessa e sim entendo que isso dificulta no mercado de trabalho

*

Offline eliascc

  • ******
  • 1255
  • Sexo: Masculino
  • It's about how hard u can get hit and keep moving
Re: engenharia automovel
« Responder #5 em: Dezembro 03, 2009, 10:28:54 pm »
e uma engenharia mais abrangente?

Engenharia Mecanica, Faculdade de Engenharia da universidade do porto

steven quanto e q entraste de media?as outras engenharias da feup rondam +\- q media?

*

Offline steven7

  • Chamo-lhe um Figo!
  • *********
  • 5983
  • Sexo: Masculino
  • Tamankeiro's Racing
Re: engenharia automovel
« Responder #6 em: Dezembro 03, 2009, 10:33:38 pm »
Eu nao entrei em engenharia mecanica... entrei em eng. civil e as medias podes encontra-las no site do acesso ao ensino superior 

*

Offline eliascc

  • ******
  • 1255
  • Sexo: Masculino
  • It's about how hard u can get hit and keep moving
Re: engenharia automovel
« Responder #7 em: Dezembro 03, 2009, 10:43:28 pm »
em q parte as medias?ja mudaram de site outra vez...http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt
ja encontrei
« Última modificação: Dezembro 03, 2009, 11:11:49 pm por eliascc »

*

Offline steven7

  • Chamo-lhe um Figo!
  • *********
  • 5983
  • Sexo: Masculino
  • Tamankeiro's Racing
Re: engenharia automovel
« Responder #8 em: Dezembro 03, 2009, 11:27:46 pm »
prontos... é isso.

no site da feup tambem tens lá as medias das notas de candidatura. Se estas a pensar ingressar na feup, acredita que é o melhor que fazes, a faculdade é excelente  :yes:

*

Offline Pistas

  • ***
  • 423
  • Sexo: Masculino
Re: engenharia automovel
« Responder #9 em: Dezembro 04, 2009, 12:34:09 am »
Eu na altura pensei em tirar engenharia automovel em leiria, mas pus-me a pensar e tendo em conta o nosso mercado não seria o melhor ainda por cima no estado que isto anda....Mas era numa cena ligada a carros que curtia.

Assim, fui/estou a tirar/tentar lol eng. mecânica  ;)

*

Offline steven7

  • Chamo-lhe um Figo!
  • *********
  • 5983
  • Sexo: Masculino
  • Tamankeiro's Racing
Re: engenharia automovel
« Responder #10 em: Dezembro 04, 2009, 09:54:55 am »
Eu na altura pensei em tirar engenharia automovel em leiria, mas pus-me a pensar e tendo em conta o nosso mercado não seria o melhor ainda por cima no estado que isto anda....Mas era numa cena ligada a carros que curtia.

Assim, fui/estou a tirar/tentar lol eng. mecânica  ;)

Exactamente! Mas isto é so a minha opinião lol e nestas coisas convem pensar mesmo muitoo bem ;)

*

Offline Fillez

  • **
  • 382
Re: engenharia automovel
« Responder #11 em: Dezembro 04, 2009, 05:20:01 pm »
steven tu entraste com que média?É um curso que estou a pensar entrar.Que achaste do curso?

*

Offline Tiago__

  • ******
  • 1257
  • Sexo: Masculino
  • Roda no ar ;)
Re: engenharia automovel
« Responder #12 em: Dezembro 04, 2009, 05:33:22 pm »
Engenharia mecanica automovel tens em Leiria ;)
Eu estou em Engenharia mecanica ;)

*

Offline Xuds

  • *********
  • 5095
  • Sexo: Masculino
Re: engenharia automovel
« Responder #13 em: Dezembro 04, 2009, 05:34:07 pm »
Engenharia mecanica automovel tens em Leiria ;)
Eu estou em Engenharia mecanica ;)

sim eu sei,na estg

*

Offline Tiago__

  • ******
  • 1257
  • Sexo: Masculino
  • Roda no ar ;)
Re: engenharia automovel
« Responder #14 em: Dezembro 04, 2009, 05:39:23 pm »
Engenharia mecanica automovel tens em Leiria ;)
Eu estou em Engenharia mecanica ;)

sim eu sei,na estg
Mas tipo , para saida profissional , dizem que é melhor tirares o curso de engenharia mecanica e depois fazer a especialização em mecanica automovel ;)

*

Offline steven7

  • Chamo-lhe um Figo!
  • *********
  • 5983
  • Sexo: Masculino
  • Tamankeiro's Racing
Re: engenharia automovel
« Responder #15 em: Dezembro 04, 2009, 11:16:54 pm »
steven tu entraste com que média?É um curso que estou a pensar entrar.Que achaste do curso?

entrei com 16 mas a nota de candidatura do ultimo colocado foi 14,9 e foi no ano passado já. A de este ano nao sei quanto foi.

O curso tem muita matematica no 1º ano, até dá vontade de desistir... mas agora que estou no 2º ja tenho cadeiras mais viradas para a fisica, resistencias do materias é excelente mesmo! E então nos anos seguintes melhor ainda!

Mas claro, isto é tudo muito bonito quando se quer mesmo isto, porque se nao se gosta do curso e andar la contrafeito... esqueçe  :no:

*

Offline P4rthen0n

  • User JDM
  • ********
  • 4122
  • Sexo: Masculino
Re: engenharia automovel
« Responder #16 em: Dezembro 05, 2009, 06:25:20 am »
steven tu entraste com que média?É um curso que estou a pensar entrar.Que achaste do curso?

entrei com 16 mas a nota de candidatura do ultimo colocado foi 14,9 e foi no ano passado já. A de este ano nao sei quanto foi.

O curso tem muita matematica no 1º ano, até dá vontade de desistir... mas agora que estou no 2º ja tenho cadeiras mais viradas para a fisica, resistencias do materias é excelente mesmo! E então nos anos seguintes melhor ainda!

Mas claro, isto é tudo muito bonito quando se quer mesmo isto, porque se nao se gosta do curso e andar la contrafeito... esqueçe  :no:
Foi o que me aconteceu, entrei este ano pró que não queria e desisti de vez esta semana.
Acreditem, no Ensino Superior ou se estuda mesmo o que se gosta ou então esquece, aquilo não é o Secundário...

*

Offline steven7

  • Chamo-lhe um Figo!
  • *********
  • 5983
  • Sexo: Masculino
  • Tamankeiro's Racing
Re: engenharia automovel
« Responder #17 em: Dezembro 05, 2009, 02:53:03 pm »
Mesmo!  :yes:

*

Offline FONTES28

  • ********
  • 4398
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Segurança no Trabalho/ HACCP / Saúde Pública
Re: engenharia automovel
« Responder #18 em: Dezembro 05, 2009, 05:18:31 pm »
Um amigo meu esta nesse curso no porto e está a gostar muito :)

*

Offline Cayolla

  • *******
  • 3331
  • Sexo: Masculino
Re: engenharia automovel
« Responder #19 em: Dezembro 06, 2009, 08:38:28 pm »
É muito melhor tirares um curso muito mais abrangente como por exemplo a engenharia mecânica como o Steven disse.
Depois se só te interessares por mecânica automóvel ou tiras uma pós-graduação ou uma especialização no que gostas, neste caso a engenharia automóvel.

Com os dois (curso e pós-graduação/especialização) ficas com muito mais bases, mais apto e com mais qualificações para mais tarde ingressares no mercado do trabalho.

Mas não penses que engenharia é fácil, até podes conseguir entrar, mas depois sair de lá já é outra conversa.

*

Offline steven7

  • Chamo-lhe um Figo!
  • *********
  • 5983
  • Sexo: Masculino
  • Tamankeiro's Racing
Re: engenharia automovel
« Responder #20 em: Dezembro 06, 2009, 10:42:13 pm »
Penso que seja exactamente o contrário.

O curso de engenharia automóvel na estg é muito bom. Tem uma forte e presente componente prática, e acaba apesar de tudo por preencher nichos de mercado que até agora nunca foram preenchidos por engenheiros mecanicos.

Por exemplo chefes de oficinas, empresas de camionagem, centros de inspecçoes, peritagens de seguros... como exemplos de profissões futuras que nem toda a gente se lembra que existem.

Eu penso que é um curso com algum futuro pois acho que no futuro pessoas que saibam fazer coisas e sejam especializadas nisso é uma mais valia muito importante. Fecha algumas portas abre outras. É uma opção.

PS: e ando na estg... (noutro curso) e a escola no geral é agradável.

entao e aqueles nichos de mercado que sao preenchidos pelos engenheiros mecanicos e nao sao pelos engenheiros automoveis?

*

Offline ^Xalits

  • *********
  • 5512
Re: engenharia automovel
« Responder #21 em: Dezembro 06, 2009, 10:44:34 pm »
É muito melhor tirares um curso muito mais abrangente como por exemplo a engenharia mecânica como o Steven disse.
Depois se só te interessares por mecânica automóvel ou tiras uma pós-graduação ou uma especialização no que gostas, neste caso a engenharia automóvel.

Com os dois (curso e pós-graduação/especialização) ficas com muito mais bases, mais apto e com mais qualificações para mais tarde ingressares no mercado do trabalho.

Mas não penses que engenharia é fácil, até podes conseguir entrar, mas depois sair de lá já é outra conversa.

no 5º ano tem q optar por uma especialização penso eu, e aí pode-se centrar na eng. automovel.  :emotion62:

*

Offline ^Xalits

  • *********
  • 5512
Re: engenharia automovel
« Responder #22 em: Dezembro 06, 2009, 10:45:54 pm »
Penso que seja exactamente o contrário.

O curso de engenharia automóvel na estg é muito bom. Tem uma forte e presente componente prática, e acaba apesar de tudo por preencher nichos de mercado que até agora nunca foram preenchidos por engenheiros mecanicos.

Por exemplo chefes de oficinas, empresas de camionagem, centros de inspecçoes, peritagens de seguros... como exemplos de profissões futuras que nem toda a gente se lembra que existem.

Eu penso que é um curso com algum futuro pois acho que no futuro pessoas que saibam fazer coisas e sejam especializadas nisso é uma mais valia muito importante. Fecha algumas portas abre outras. É uma opção.

PS: e ando na estg... (noutro curso) e a escola no geral é agradável.

e achas q um eng. mecanico não tem habilitações para fazer isso? um eng da eng de automoveis tem mais habilitações que o eng. mecanico para tal cargo?

*

Offline Xuds

  • *********
  • 5095
  • Sexo: Masculino
Re: engenharia automovel
« Responder #23 em: Dezembro 06, 2009, 10:49:20 pm »
Penso que seja exactamente o contrário.

O curso de engenharia automóvel na estg é muito bom. Tem uma forte e presente componente prática, e acaba apesar de tudo por preencher nichos de mercado que até agora nunca foram preenchidos por engenheiros mecanicos.

Por exemplo chefes de oficinas, empresas de camionagem, centros de inspecçoes, peritagens de seguros... como exemplos de profissões futuras que nem toda a gente se lembra que existem.

Eu penso que é um curso com algum futuro pois acho que no futuro pessoas que saibam fazer coisas e sejam especializadas nisso é uma mais valia muito importante. Fecha algumas portas abre outras. É uma opção.

PS: e ando na estg... (noutro curso) e a escola no geral é agradável.

sim eu se for para esse curso primeira alternativa vai ser estg

*

Offline steven7

  • Chamo-lhe um Figo!
  • *********
  • 5983
  • Sexo: Masculino
  • Tamankeiro's Racing
Re: engenharia automovel
« Responder #24 em: Dezembro 06, 2009, 10:52:29 pm »
adoro quando para responder me cito a mim próprio... dá uma importancia à coisa altamente ehehe  :tease: :tease:

wow... deves-te sentir mesmo alegre por isso  :laugh24:

Engenharia Mecanica:

Citar
Os Engenheiros Mecânicos são profissionais que intervêm num vasto conjunto de actividades, tais como:

Construção de equipamentos mecânicos e térmicos (veículos automóveis e ferroviários, máquinas-ferramenta, estruturas metálicas, caldeiras, permutadores de calor,...);
Produção de energia (energia térmica, energia eólica, novas energias, climatização, qualidade do ar interior,...);
Planeamento e de gestão da produção (logística, transportes, manutenção industrial, gestão de recursos humanos, gestão da qualidade,...);
Automação industrial (automatização de linhas de produção, robótica, sistemas de controlo,...);
Desenvolvimento e aplicação de novos materiais (materiais cerâmicos, compósitos, poliméricos, bio-materiais,...);
Projecto e desenvolvimento de novos produtos (design integrado, ergonomia, sustentabilidade, ...);
Gestão de manutenção e reparação automóvel;
Criação de novas empresas de índole tecnológica;
Avaliação de projectos e consultadoria;

Agora alguem da Estg que meta do curso de eng. automovel, e assim o xuds tem a resposta á questao dele

*

Offline steven7

  • Chamo-lhe um Figo!
  • *********
  • 5983
  • Sexo: Masculino
  • Tamankeiro's Racing
Re: engenharia automovel
« Responder #25 em: Dezembro 06, 2009, 11:03:23 pm »
São opiniões... cada um tem a sua.

Mas certamente que uma oficina prefere oferecer um posto de trabalho a um engenheiro mecanico, reconheçido pela ordem dos engenheiros que um engenheiro automovel.

*

Offline ^Xalits

  • *********
  • 5512
Re: engenharia automovel
« Responder #26 em: Dezembro 06, 2009, 11:06:37 pm »
Um eng. mecanico nunca se compara a um eng. automovel.

Lendo com olhos de ler as saidas de um e de outro ficamos logo com uma ideia.

E toda a gente sabe e tem olhos na testa e a verdade está à nossa frente todos os dias.

Agora, qd falas em 3 anos de curso +2 de mestrado +1 de especialização eu não estou a pensar fazer esse +1 ano e mesmo que estivesse teria ora 23/24 anos, não seria demasiado tarde para entrar  num mercado de trabalho como este nas funções que sais habilitado a desempenhar!

*

Offline steven7

  • Chamo-lhe um Figo!
  • *********
  • 5983
  • Sexo: Masculino
  • Tamankeiro's Racing
Re: engenharia automovel
« Responder #27 em: Dezembro 06, 2009, 11:16:42 pm »
Tu em 5 anos, ja sais com especialização.... bolonha power

e era preciso que um engenheiro mecanico quisesse ir trocar pneus a carros, lavar filtros, verificar sistemas, reparar motores e isso  :laugh24:

*

Offline eliascc

  • ******
  • 1255
  • Sexo: Masculino
  • It's about how hard u can get hit and keep moving
Re: engenharia automovel
« Responder #28 em: Dezembro 06, 2009, 11:25:19 pm »
Um eng. mecanico nunca se compara a um eng. automovel.

Lendo com olhos de ler as saidas de um e de outro ficamos logo com uma ideia.

E toda a gente sabe e tem olhos na testa e a verdade está à nossa frente todos os dias.

Agora, qd falas em 3 anos de curso +2 de mestrado +1 de especialização eu não estou a pensar fazer esse +1 ano e mesmo que estivesse teria ora 23/24 anos, não seria demasiado tarde para entrar  num mercado de trabalho como este nas funções que sais habilitado a desempenhar!

tas a falar bem.24 anos n e mt tarde.entao e os medicos,q têm de fazer medicina geral (4 anos,n sei bem),e mais especializaçoes e mais estágio?alguns so entram no mercado de trabalho aos 28/27/28 anos...

*

Offline TiagoTunes

  • *
  • 1245
  • Sexo: Masculino
    • http://sempreafundo.do.sapo.pt
Re: engenharia automovel
« Responder #29 em: Dezembro 06, 2009, 11:29:59 pm »
Sempre da pra optar por um CET de gestão automovél, onde ja conseguem ter umas cadeiras com equivalencia do primeiro ano de eng. mecanica e vaga garantida, e algumas bases em mecanica automovél  ;)

*

Offline ^Xalits

  • *********
  • 5512
Re: engenharia automovel
« Responder #30 em: Dezembro 07, 2009, 12:26:10 am »
Um eng. mecanico nunca se compara a um eng. automovel.

Lendo com olhos de ler as saidas de um e de outro ficamos logo com uma ideia.

E toda a gente sabe e tem olhos na testa e a verdade está à nossa frente todos os dias.

Agora, qd falas em 3 anos de curso +2 de mestrado +1 de especialização eu não estou a pensar fazer esse +1 ano e mesmo que estivesse teria ora 23/24 anos, não seria demasiado tarde para entrar  num mercado de trabalho como este nas funções que sais habilitado a desempenhar!

tas a falar bem.24 anos n e mt tarde.entao e os medicos,q têm de fazer medicina geral (4 anos,n sei bem),e mais especializaçoes e mais estágio?alguns so entram no mercado de trabalho aos 28/27/28 anos...

e não é nada demais, para quem lida com vidas, a margem de erro tem de ser practicamente 0! logo, qto mais tempo treinarem, menos risco.

*

Offline ^Xalits

  • *********
  • 5512
Re: engenharia automovel
« Responder #31 em: Dezembro 07, 2009, 12:58:16 am »
Sempre da pra optar por um CET de gestão automovél, onde ja conseguem ter umas cadeiras com equivalencia do primeiro ano de eng. mecanica e vaga garantida, e algumas bases em mecanica automovél  ;)

E um ano pá c*n*... lol

Porque apesar de ficarem com equivalencia para o curso nunca lhe retira um ano. Ficas com cerca de 42 créditos que te equivale a 8 cadeiras em média do curso e repartidas pelos 2 semestres dos 3 anos duma licenciatura normal. Facilita digamos assim... mas não resolve o curso.

Os CET's (cursos especialização tecnológica) são rentáveis para quem n sabe o que quer, quem tem dificuldades ou cadeiras em atrasado não específicas do secundário ou quem não consegue entrar no curso q quer e vai-se introduzindo no ramo.

Os CET's ainda têm outro problema e vejo muita gente a ser induzida em erro por desconhecimento: a frequencia dum CET com o mesmo nome de curso de licenciatura ou parecido não garante a entrada na licenciatura! Abrem-se X vagas num curso em q são repartidas... a maioria por admissão por exames/cadeiras especificas que é a malta que vem do secundário e depois abrem-se por exemplo 5 vagas para CET's e outras 3 para +23 e por ai fora...

Se num CET tiverem uma "turma" de 30 só 5 entram sem irem à escola sec fazer exames. Tem de ser muito bem sucedidos se não quiserem voltar atrás e repetirem os exames.


Agora eu se tivesse uma oficina automóvel preferia por um eng automovel do que um eng mecanico precisamente por conhecer por alto ambos os cursos leccionados no IPLeiria. Vamos comparar cursos não faculdades.

É um trabalho de mãos... n só de estudos e teoria. E dou-te como exemplo um moço daqui do fórum (que se acuse se achar por bem) que está entre o 1º e 2º ano e ainda à duas semanas numa cafezada me disse que depois do prjecto que andava a fazer ultimamente ja conseguia desmontar o motor do carro dele peça a peça. E podes-lhe perguntar sobre resistencias de materiais ou construir pontes que se calhar não sabe nem um centésimo do que sabe um de mecanica geral, mas um de mecanica nunca no curso vai cagar as mãos a desmontar um motor de um carro a fazerem swaps ou a irem buscar carros às sucatas e a montarem e restaurarem-nos todos peça por peça.

Mais uma vez... são opiniões. E tudo o que estiver relacionados com automoveis, eng automovel é melhor, restante fisica da coisa um curso mais abrangente será melhor

lol? :laugh21:

*

Offline steven7

  • Chamo-lhe um Figo!
  • *********
  • 5983
  • Sexo: Masculino
  • Tamankeiro's Racing
Re: engenharia automovel
« Responder #32 em: Dezembro 07, 2009, 01:14:07 am »
vindaloo... sabes o que é o desafio unico?

*

Offline fwilson

  • *****
  • 918
  • Sexo: Masculino
Re: engenharia automovel
« Responder #33 em: Dezembro 07, 2009, 01:37:35 am »
Nos dias de hj, e como o mercado de trabalho anda, cada vez mais as pessoas têm d ser polivalentes, quanto mais uma pessoa souber fazer melhor. E entre optar por um curso mais geral e um curso mais restrito, eu cá prefiro um curso mais geral q me dê mais possibilidades de trabalho.

Ando em eng mecânica na estg, embora o curso se incline bastante para o ramo da industria dos moldes e plásticos, considero q seja bem mais abrangente q eng automovel. Sendo q muitas pessoas q vêm para eng mecânica têm como objectivo futuramente tirar o mestrado em eng automovel.

E entre Eng Automovel e Eng Mecânica+Mestrado em Automovel, para mim a segunda opção.

Mas como o vindaloo já disse, comparando os cursos do IPLeiria, para uma oficina automovel a escolha é um eng automovel. Comparando me eu com um colega q tenho em automovel, ele no 2ºano eu em 1º e 2º ( xD) ele domina um motor d uma ponta á outra, eu ñ pesco nada daquilo. 

Desenrasco me com o motor da dtr e isso n foi na escola q aprendi  :laugh24:

*

Offline TiagoTunes

  • *
  • 1245
  • Sexo: Masculino
    • http://sempreafundo.do.sapo.pt
Re: engenharia automovel
« Responder #34 em: Dezembro 07, 2009, 02:50:49 pm »
Sempre da pra optar por um CET de gestão automovél, onde ja conseguem ter umas cadeiras com equivalencia do primeiro ano de eng. mecanica e vaga garantida, e algumas bases em mecanica automovél  ;)

E um ano pá c*n*... lol

Porque apesar de ficarem com equivalencia para o curso nunca lhe retira um ano. Ficas com cerca de 42 créditos que te equivale a 8 cadeiras em média do curso e repartidas pelos 2 semestres dos 3 anos duma licenciatura normal. Facilita digamos assim... mas não resolve o curso.

Os CET's (cursos especialização tecnológica) são rentáveis para quem n sabe o que quer, quem tem dificuldades ou cadeiras em atrasado não específicas do secundário ou quem não consegue entrar no curso q quer e vai-se introduzindo no ramo.

Os CET's ainda têm outro problema e vejo muita gente a ser induzida em erro por desconhecimento: a frequencia dum CET com o mesmo nome de curso de licenciatura ou parecido não garante a entrada na licenciatura! Abrem-se X vagas num curso em q são repartidas... a maioria por admissão por exames/cadeiras especificas que é a malta que vem do secundário e depois abrem-se por exemplo 5 vagas para CET's e outras 3 para +23 e por ai fora...

Se num CET tiverem uma "turma" de 30 só 5 entram sem irem à escola sec fazer exames. Tem de ser muito bem sucedidos se não quiserem voltar atrás e repetirem os exames.


Agora eu se tivesse uma oficina automóvel preferia por um eng automovel do que um eng mecanico precisamente por conhecer por alto ambos os cursos leccionados no IPLeiria. Vamos comparar cursos não faculdades.

É um trabalho de mãos... n só de estudos e teoria. E dou-te como exemplo um moço daqui do fórum (que se acuse se achar por bem) que está entre o 1º e 2º ano e ainda à duas semanas numa cafezada me disse que depois do prjecto que andava a fazer ultimamente ja conseguia desmontar o motor do carro dele peça a peça. E podes-lhe perguntar sobre resistencias de materiais ou construir pontes que se calhar não sabe nem um centésimo do que sabe um de mecanica geral, mas um de mecanica nunca no curso vai cagar as mãos a desmontar um motor de um carro a fazerem swaps ou a irem buscar carros às sucatas e a montarem e restaurarem-nos todos peça por peça.

Mais uma vez... são opiniões. E tudo o que estiver relacionados com automoveis, eng automovel é melhor, restante fisica da coisa um curso mais abrangente será melhor

Ya tens razão em algumas coisas, mas eu acho k não é um ano perdido, aprendes-se bastante, kem quer claro.
Quantos ao numero de bagas, depende do instituto em causa,
Mas se pode-se escolher entre eng. mecanica e eng. automovél sem duvida k ia pra automovél...

*

Offline ^Xalits

  • *********
  • 5512
Re: engenharia automovel
« Responder #35 em: Dezembro 07, 2009, 09:31:28 pm »
deixa-os cá chegarem lol

te garanto que cagam as mãos como um mecânico comum. pode não ser no 1º ano logo, mas sei de quem anda a tirar e já teve que sujar as mãos uma série de vezes...

pensarem q só por serem eng. mecânicos não quer dizer que não possam sujar também as mãos como um mecanico comum! tem é mais habilitações que. :icon_swat:

*

Offline Cayolla

  • *******
  • 3331
  • Sexo: Masculino
Re: engenharia automovel
« Responder #36 em: Dezembro 07, 2009, 10:12:55 pm »
5 anos de curso não é muito.
Partindo do princípio que um gajo entra para a Universidade com 18 anos aos 23 já está cá fora. E mesmo que chumbe um ano, aos 24 já acabou. Claro, partindo do princípio que acaba o curso em 5 anos e não em 10 lol

Tenho vários Engenheiros na família, e todos recomendar a engenharia mecânica, e depois sim, uma especialização, que para além de mais saída, fica-se com mais bases e conhecimentos gerais a níveis da mecânica.

*

Offline Fillez

  • **
  • 382
Re: engenharia automovel
« Responder #37 em: Dezembro 08, 2009, 12:16:17 am »
Steven, o curso de eng.civil tem muita fisica e quimica?É porque nao tenho essa disciplina no secundario,nem tive.

*

Offline steven7

  • Chamo-lhe um Figo!
  • *********
  • 5983
  • Sexo: Masculino
  • Tamankeiro's Racing
Re: engenharia automovel
« Responder #38 em: Dezembro 08, 2009, 12:30:30 am »
Steven, o curso de eng.civil tem muita fisica e quimica?É porque nao tenho essa disciplina no secundario,nem tive.

quimica nao, fisica sim... claro  :laugh21:

Re: engenharia automovel
« Responder #39 em: Dezembro 30, 2009, 01:06:35 am »
Boas. Parece que sou a primeira pessoa de eng. automóvel a responder neste tópico.  8) Estive a ler as opiniões do pessoal e o que posso dizer pelo que me tenho vindo a aperceber desde que entrei para o curso é que essa polivalência tanto falada nos engenheiros mecânicos também se verifica num engenheiro automóvel, pois conheço casos de recém licenciados em engenharia automóvel que se encontram a trabalhar em empresas que à partida dariam prioridade a um engenheiro de outra área. Para quem quiser os programas curriculares estão disponíveis por curso no site de cada universidade. Se analisarem o programa curricular de eng. mecânica vão ver que existem semelhanças ao programa de eng. automóvel (aliás como em todas as engenharias). Eu conheço o xudz e já lhe dei a minha opinião, para quem faz questão de se especializar em automóveis acredito que a melhor opção seja escolher de início engenharia automóvel pois ao fim dos 3 anos de licenciatura aprende muita coisa que um aluno de mecânica não aprende tendo ainda a hipótese de então no fim da licenciatura tirar mestrado de automóvel (+2anos). Dêem uma olhadela no programa de automóvel (na licenciatura e no mestrado que na minha opinião julgo ser melhor que em Coimbra) porque para quem pensar que é só aprender a desmontar motores está enganado. Como é óbvio em automóvel não se aprende muita coisa que se aprende em mecânica, dão-se algumas bases tal como em mecânica se dão algumas bases de automóvel.

*

Offline RLopes

  • Rui Lopes
  • *********
  • 7487
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Automóvel
    • Facebook
Re: engenharia automovel
« Responder #40 em: Janeiro 01, 2010, 02:48:12 pm »
Ora então boa tarde, e bom ano novo a todos. Eu sou o tal gajo que foi à tal cafezada com o Vindaloo.

Estou de momento a frequentar o segundo ano de Engenharia Automóvel (é segundo, mesmo) e vou tentar esclarecer aqui algumas dúvidas. E posso fazê-lo, porque já estive em engenharia mecânica.

A engenharia mecânica, na área da mecânica em geral, é super abrangente, e quem se quiser salvaguardar para o mercado de trabalho mas que não saiba bem que parte da mecânica quer seguir é a opção a tomar. MAS, por ser um curso tão abrangente, só com uma especialização se consegue aprofundar áreas em particular. Em engenharia automóvel, no primeiro ano temos exactamente as mesmas bases que engenharia mecânica (salvo ligeiras diferenças nos programas leccionados, nós damos coisas que eles não dão, e vice-versa). Mas temos logo disciplinas relacionadas com o automóvel, desde cedo, o que para quem goste de carros ou motas tem logo aí a vantagem - um engenheiro mecânico não dá essas coisas específicas para carros ou isso, um dia quando acabar o curso, ou terá de se especializar para ficar a saber alguma coisa, que não vai ser tanto como sabe o engenheiro automóvel quando acabar o curso, ou tem de se desenrascar e descobrir coisas que nós temos como asseguradas no nosso programa de disciplinas. É uma escolha que cada um tem de fazer... Ainda por cima, nós temos acesso a mestrado, que ainda nos dá mais formação na nossa área, coisa que um engenheiro mecânico dificilmente terá, é um nível de automóvel muito avançado e incompatível com engenharia mecânica. Façam as vossas escolhas.

Quanto a emprego, como isto anda hoje em dia não está bom para ninguém, mas nós temos 100% de empregabilidade. Recebemos periodicamente mails de empresas ou concessionários automóveis com ofertas de trabalho, recebi há tempos um que eu aceitaria sem sequer pensar se já tivesse o curso concluído... Para lá caminho. Ordem dos engenheiros... Não me lixem com essa. Hoje em dia as empresas querem pessoal que saiba trabalhar e que não se esconda atrás de um título para lhes sacar um bom salário... Abram os olhos. Se eu quisesse pertencer à ordem dos engenheiros tinha ficado em engenharia mecânica, pra depois quando fosse a uma entrevista virar-me para o gajo e dizer: bem eu quero trabalhar pra si, pertenço à ordem dos engenheiros e você tem de me pagar bem... Mas sobre automóveis no curso não aprendi nada específico ou pouca coisa... E ele pensa: bem deixa-me cá esperar por um engenheiro automóvel, não tenho que lhe pagar tanto, talvez se safe melhor e ter aqui um gajo que pertença à ordem dos engenheiros realmente não contribui para a minha felicidade, só para a ruína da minha carteira. Não sejam como o típico português, só quem tem um título é que vence... Não é assim, um dia, quem sabe é que se safa. não pensem os senhores que pertencem à ordem que são mais que os outros. Aliás, ainda digo mais - penso que um engenheiro automóvel, mediante a realização de um exame, poderá ser admitido à ordem... E esta?

Espero não ter ofendido ninguém, mas já tenho idade e experiência suficientes para ter uma palavra credível, e pelo menos da maneira como expus aqui as coisas dificilmente alguém terá dúvidas. Se tiverem, terei todo o prazer em esclarecê-las.

Boa sorte, futuros engenheiros, sejam vocês automóveis ou mecânicos! Aos futuros caloiros de automóvel - não quero ver ninguém no primeiro dia de praxe sem uma vela ao pescoço, e quando se dirigirem à minha pessoa é "excelentíssimo senhor veterano", quando estiverem sob praxe e eu estiver trajado. Sejam bons caloiros, que eu também serei um bom amigo para vocês ;)

P.S.: Dário, manda a CRM pró lixo  :icon_music:

*

Offline RLopes

  • Rui Lopes
  • *********
  • 7487
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Automóvel
    • Facebook
Re: engenharia automovel
« Responder #41 em: Janeiro 01, 2010, 02:52:47 pm »
São opiniões... cada um tem a sua.

Mas certamente que uma oficina prefere oferecer um posto de trabalho a um engenheiro mecanico, reconheçido pela ordem dos engenheiros que um engenheiro automovel.

Certamente que estás errado.

*

Offline Xuds

  • *********
  • 5095
  • Sexo: Masculino
Re: engenharia automovel
« Responder #42 em: Janeiro 01, 2010, 06:02:16 pm »
Ora então boa tarde, e bom ano novo a todos. Eu sou o tal gajo que foi à tal cafezada com o Vindaloo.

Estou de momento a frequentar o segundo ano de Engenharia Automóvel (é segundo, mesmo) e vou tentar esclarecer aqui algumas dúvidas. E posso fazê-lo, porque já estive em engenharia mecânica.

A engenharia mecânica, na área da mecânica em geral, é super abrangente, e quem se quiser salvaguardar para o mercado de trabalho mas que não saiba bem que parte da mecânica quer seguir é a opção a tomar. MAS, por ser um curso tão abrangente, só com uma especialização se consegue aprofundar áreas em particular. Em engenharia automóvel, no primeiro ano temos exactamente as mesmas bases que engenharia mecânica (salvo ligeiras diferenças nos programas leccionados, nós damos coisas que eles não dão, e vice-versa). Mas temos logo disciplinas relacionadas com o automóvel, desde cedo, o que para quem goste de carros ou motas tem logo aí a vantagem - um engenheiro mecânico não dá essas coisas específicas para carros ou isso, um dia quando acabar o curso, ou terá de se especializar para ficar a saber alguma coisa, que não vai ser tanto como sabe o engenheiro automóvel quando acabar o curso, ou tem de se desenrascar e descobrir coisas que nós temos como asseguradas no nosso programa de disciplinas. É uma escolha que cada um tem de fazer... Ainda por cima, nós temos acesso a mestrado, que ainda nos dá mais formação na nossa área, coisa que um engenheiro mecânico dificilmente terá, é um nível de automóvel muito avançado e incompatível com engenharia mecânica. Façam as vossas escolhas.

Quanto a emprego, como isto anda hoje em dia não está bom para ninguém, mas nós temos 100% de empregabilidade. Recebemos periodicamente mails de empresas ou concessionários automóveis com ofertas de trabalho, recebi há tempos um que eu aceitaria sem sequer pensar se já tivesse o curso concluído... Para lá caminho. Ordem dos engenheiros... Não me lixem com essa. Hoje em dia as empresas querem pessoal que saiba trabalhar e que não se esconda atrás de um título para lhes sacar um bom salário... Abram os olhos. Se eu quisesse pertencer à ordem dos engenheiros tinha ficado em engenharia mecânica, pra depois quando fosse a uma entrevista virar-me para o gajo e dizer: bem eu quero trabalhar pra si, pertenço à ordem dos engenheiros e você tem de me pagar bem... Mas sobre automóveis no curso não aprendi nada específico ou pouca coisa... E ele pensa: bem deixa-me cá esperar por um engenheiro automóvel, não tenho que lhe pagar tanto, talvez se safe melhor e ter aqui um gajo que pertença à ordem dos engenheiros realmente não contribui para a minha felicidade, só para a ruína da minha carteira. Não sejam como o típico português, só quem tem um título é que vence... Não é assim, um dia, quem sabe é que se safa. não pensem os senhores que pertencem à ordem que são mais que os outros. Aliás, ainda digo mais - penso que um engenheiro automóvel, mediante a realização de um exame, poderá ser admitido à ordem... E esta?

Espero não ter ofendido ninguém, mas já tenho idade e experiência suficientes para ter uma palavra credível, e pelo menos da maneira como expus aqui as coisas dificilmente alguém terá dúvidas. Se tiverem, terei todo o prazer em esclarecê-las.

Boa sorte, futuros engenheiros, sejam vocês automóveis ou mecânicos! Aos futuros caloiros de automóvel - não quero ver ninguém no primeiro dia de praxe sem uma vela ao pescoço, e quando se dirigirem à minha pessoa é "excelentíssimo senhor veterano", quando estiverem sob praxe e eu estiver trajado. Sejam bons caloiros, que eu também serei um bom amigo para vocês ;)

P.S.: Dário, manda a CRM pró lixo  :icon_music:

muito bem explicado :D

essa parte da crm tambem já lhe disse,ou é crm 125 ou nao .P

*

Offline ^Xalits

  • *********
  • 5512
Re: engenharia automovel
« Responder #43 em: Janeiro 01, 2010, 06:04:47 pm »
lol, a gente não vale a pena estar a discutir, as coisas são como são e cada um é que sabe qual é a melhor opção ???

*

Offline RLopes

  • Rui Lopes
  • *********
  • 7487
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Automóvel
    • Facebook
Re: engenharia automovel
« Responder #44 em: Janeiro 01, 2010, 06:29:02 pm »
Exactamente, eu apenas fui brutalmente realista, sem discutir ;)

Re: engenharia automovel
« Responder #45 em: Janeiro 03, 2010, 04:58:28 pm »
Ora então boa tarde, e bom ano novo a todos. Eu sou o tal gajo que foi à tal cafezada com o Vindaloo.

Estou de momento a frequentar o segundo ano de Engenharia Automóvel (é segundo, mesmo) e vou tentar esclarecer aqui algumas dúvidas. E posso fazê-lo, porque já estive em engenharia mecânica.

A engenharia mecânica, na área da mecânica em geral, é super abrangente, e quem se quiser salvaguardar para o mercado de trabalho mas que não saiba bem que parte da mecânica quer seguir é a opção a tomar. MAS, por ser um curso tão abrangente, só com uma especialização se consegue aprofundar áreas em particular. Em engenharia automóvel, no primeiro ano temos exactamente as mesmas bases que engenharia mecânica (salvo ligeiras diferenças nos programas leccionados, nós damos coisas que eles não dão, e vice-versa). Mas temos logo disciplinas relacionadas com o automóvel, desde cedo, o que para quem goste de carros ou motas tem logo aí a vantagem - um engenheiro mecânico não dá essas coisas específicas para carros ou isso, um dia quando acabar o curso, ou terá de se especializar para ficar a saber alguma coisa, que não vai ser tanto como sabe o engenheiro automóvel quando acabar o curso, ou tem de se desenrascar e descobrir coisas que nós temos como asseguradas no nosso programa de disciplinas. É uma escolha que cada um tem de fazer... Ainda por cima, nós temos acesso a mestrado, que ainda nos dá mais formação na nossa área, coisa que um engenheiro mecânico dificilmente terá, é um nível de automóvel muito avançado e incompatível com engenharia mecânica. Façam as vossas escolhas.

Quanto a emprego, como isto anda hoje em dia não está bom para ninguém, mas nós temos 100% de empregabilidade. Recebemos periodicamente mails de empresas ou concessionários automóveis com ofertas de trabalho, recebi há tempos um que eu aceitaria sem sequer pensar se já tivesse o curso concluído... Para lá caminho. Ordem dos engenheiros... Não me lixem com essa. Hoje em dia as empresas querem pessoal que saiba trabalhar e que não se esconda atrás de um título para lhes sacar um bom salário... Abram os olhos. Se eu quisesse pertencer à ordem dos engenheiros tinha ficado em engenharia mecânica, pra depois quando fosse a uma entrevista virar-me para o gajo e dizer: bem eu quero trabalhar pra si, pertenço à ordem dos engenheiros e você tem de me pagar bem... Mas sobre automóveis no curso não aprendi nada específico ou pouca coisa... E ele pensa: bem deixa-me cá esperar por um engenheiro automóvel, não tenho que lhe pagar tanto, talvez se safe melhor e ter aqui um gajo que pertença à ordem dos engenheiros realmente não contribui para a minha felicidade, só para a ruína da minha carteira. Não sejam como o típico português, só quem tem um título é que vence... Não é assim, um dia, quem sabe é que se safa. não pensem os senhores que pertencem à ordem que são mais que os outros. Aliás, ainda digo mais - penso que um engenheiro automóvel, mediante a realização de um exame, poderá ser admitido à ordem... E esta?

Espero não ter ofendido ninguém, mas já tenho idade e experiência suficientes para ter uma palavra credível, e pelo menos da maneira como expus aqui as coisas dificilmente alguém terá dúvidas. Se tiverem, terei todo o prazer em esclarecê-las.

Boa sorte, futuros engenheiros, sejam vocês automóveis ou mecânicos! Aos futuros caloiros de automóvel - não quero ver ninguém no primeiro dia de praxe sem uma vela ao pescoço, e quando se dirigirem à minha pessoa é "excelentíssimo senhor veterano", quando estiverem sob praxe e eu estiver trajado. Sejam bons caloiros, que eu também serei um bom amigo para vocês ;)

P.S.: Dário, manda a CRM pró lixo  :icon_music:

Não querendo com isto ofender ninguem, e acho que é dificil não concordares com o que eu vou dizer Rui:
É que com o tal curso de Eng. Autómovel tens fortes probabilidades de tal como disseste seres contratado para uma oficina. Todavia com o curso de Eng. Mecanico, e com o titulo da ordem dos engenheiros, tens aceitação ( se tiveres uma boa media, e claro alguma sorte, como em tudo na vida) de ires tu próprio construires e desenhares motores/automoveis. Ou de seres tu próprio chefe de uma oficina de uma multinacional por exemplo. Na minha opinião o curso de engenharia mecanica é para quem tem horizontes mais altos, e não o horizonte de ''trabalhar numa oficina'' como tu disseste, porque aí claro que vai ser dificil contratarem-te porque o mecanico ''chefe'' não quer ter de pagar a alguém que de facto não tem tantos conhecimentos especificos e que tem o tal titulo da ordem dos engenheiros, que faz dele uma pessoa ''mais cara''.

Agora a outra face da moeda: a tua opção Rui parece-me mais sensata, pois os que vão para altos cargos saidos do curso de Eng. Mecanico, devem ser poucos, apenas os grandes génios, etc. Indo os restantes por não terem uma especialização profunda em nada, provavelmente trabalhar noutros ramos ou até irem para o desemprego.  Logo o curso de Eng. Automovel parece-me a mim, mais facil de a curto prazo, começar a ganhar dinheiro. No fundo é tudo uma questão de opção e de ponderam pros e contras


*

Offline RLopes

  • Rui Lopes
  • *********
  • 7487
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Automóvel
    • Facebook
Re: engenharia automovel
« Responder #46 em: Janeiro 03, 2010, 08:12:24 pm »
O curso de Engenharia Automóvel permite-te, entre outras coisas, desenhar tu próprio motores, e ir para chefe de oficina de multinacionais, aliás, quando falei em ir para uma oficina era como chefe da mesma, a opção de construir motores é outra vertente do curso... E consegues melhor formação em Eng. Automóvel para isso do que em Mecânica, de longe ;)

*

Offline BroLy

  • *
  • 1653
  • Sexo: Masculino
    • RacingSM
Re: engenharia automovel
« Responder #47 em: Janeiro 05, 2010, 03:55:44 pm »
O curso de Engenharia Automóvel permite-te, entre outras coisas, desenhar tu próprio motores, e ir para chefe de oficina de multinacionais, aliás, quando falei em ir para uma oficina era como chefe da mesma, a opção de construir motores é outra vertente do curso... E consegues melhor formação em Eng. Automóvel para isso do que em Mecânica, de longe ;)

Quais são as expectativas de um recém-licenciado em Engenharia Mecânica ou Automóvel ?

*

Offline RLopes

  • Rui Lopes
  • *********
  • 7487
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Automóvel
    • Facebook
Re: engenharia automovel
« Responder #48 em: Janeiro 06, 2010, 03:33:14 pm »
O curso de Engenharia Automóvel permite-te, entre outras coisas, desenhar tu próprio motores, e ir para chefe de oficina de multinacionais, aliás, quando falei em ir para uma oficina era como chefe da mesma, a opção de construir motores é outra vertente do curso... E consegues melhor formação em Eng. Automóvel para isso do que em Mecânica, de longe ;)

Quais são as expectativas de um recém-licenciado em Engenharia Mecânica ou Automóvel ?

Essa pergunta já foi respondida, metade por mim em posts anteriores, metade pelo vindaloo no último post.

*

Offline ^Xalits

  • *********
  • 5512
Re: engenharia automovel
« Responder #49 em: Janeiro 06, 2010, 07:11:07 pm »
Pelo senso comum e deixando a parte curriculos de cursos e tudo o mais tenho a ideia de que quem vai para eng mecanica tem mais a coisa das robóticas, e a pretensao a prosseguir estudos ou mesmo até a via académica, trabalhar no estrangeiro... etc etc.

A realidade do curso de mecanica aqui na zona fora as excepçoes e a fazer manutençao em fábricas de moldes na marinha grande.

Ja automovel é empregos como chefes de oficina em concessionários oficiais, é estágios no estrangeiro em fábricas das marcas e claro... alguns em oficinas normais a fazerem trabalho de mecanico comum.

Sejam o que forem, se forem bons podem ir até onde quiserem. Se forem medianos ou tem uma mija de repente ou nunca terao o melhor emprego do mundo, seja qual for o curso.




concordo com a parte da pretensão de trabalhar no estrangeiro, continuar com a vida académica, mas  discordo quando dizes que quem vai para meca tem mais a coisa da robótica... pois podes escolher entre estas especializações:

Código: [Seleccione]
# Licenciatura em Engenharia Mecânica - Opção de Automação
# Licenciatura em Engenharia Mecânica - Opção de Construções Mecânicas
# Licenciatura em Engenharia Mecânica - Opção de Fluídos e Calor
# Licenciatura em Engenharia Mecânica - Opção de Gestão da Produção
# Licenciatura em Engenharia Mecânica - Opção de Projecto de Máquinas
# Licenciatura em Engenharia Mecânica - Opção de Tecnologia de Moldação por Injecção
# Licenciatura em Engenharia Mecânica - Opção de Tecnologia Mecânica e Produção

daí a não ser só robotica...