Olá Visitante

Comprar mota sem doc . decl d venda

  • 13 Respostas
  • 8645 Visualizações
*

Offline ^Xalits

  • *********
  • 5512
Comprar mota sem doc . decl d venda
« em: Janeiro 19, 2010, 07:54:59 pm »
boas pessoal

quem comprar uma mota sem doc mas com decl de venda o que papeis tem de apresentar e que assinar?

Cumps

*

Offline Bruno SMX

  • *******
  • 2283
  • Sexo: Masculino
  • Patrão
Re: Comprar mota sem doc . decl d venda
« Responder #1 em: Janeiro 19, 2010, 08:18:53 pm »
se não há documentos "nao existe"

como é que arranjas uma declaração de venda duma coisa que "nao existe"?

*

Offline steven7

  • Chamo-lhe um Figo!
  • *********
  • 5983
  • Sexo: Masculino
  • Tamankeiro's Racing
Re: Comprar mota sem doc . decl d venda
« Responder #2 em: Janeiro 19, 2010, 08:50:24 pm »
se não há documentos "nao existe"

como é que arranjas uma declaração de venda duma coisa que "nao existe"?


Não é bem assim... o meu visinho comprou uma cr 250 sem docs numa oficina e essa oficina passoulhe uma declaração de venda  ;)

*

Offline Mauro_NT

  • Moderador de punho trancado...
  • *********
  • 7796
  • Sexo: Masculino
Re: Comprar mota sem doc . decl d venda
« Responder #3 em: Janeiro 19, 2010, 08:54:58 pm »
Pois, mas pode é não lhe servir de nada... Tou a falar mas sem certeza, é só uma possibilidade.

*

Offline Bruno SMX

  • *******
  • 2283
  • Sexo: Masculino
  • Patrão
Re: Comprar mota sem doc . decl d venda
« Responder #4 em: Janeiro 19, 2010, 09:03:50 pm »
mas como é que identificou o que vendeu? mota sem documentos? pelo menos pelo numero do quadro, nao?

*

Offline palhaco900

  • *****
  • 726
  • Sexo: Masculino
Re: Comprar mota sem doc . decl d venda
« Responder #5 em: Janeiro 19, 2010, 09:07:00 pm »
Eu acho que nas motos de cross...ha unica coisa que prova que a mota e vossa e a factura da compra pelo 1º dono...

E essa factura tem de ir passando de dono pra dono...

cumps
« Última modificação: Janeiro 19, 2010, 09:10:20 pm por palhaco900 »

*

Offline steven7

  • Chamo-lhe um Figo!
  • *********
  • 5983
  • Sexo: Masculino
  • Tamankeiro's Racing
Re: Comprar mota sem doc . decl d venda
« Responder #6 em: Janeiro 19, 2010, 09:08:25 pm »
ya, a mota nao tem docs mas tem numero de quadro...

*

Offline Vaso

  • *****
  • 762
  • Sexo: Masculino
Re: Comprar mota sem doc . decl d venda
« Responder #7 em: Janeiro 19, 2010, 09:42:04 pm »
Eu na minha YZ que é de 1994 tenho uma declaraçao de stand passada em 2009 ao gajo que me a vendeu. E o gajo que a vendeu preencheu um papel dakeles contrato verbal de compra e venda (tal como se de um karro se trata.se) e deu-me juntamente com copia do bi e contribuinte. Nesse papel de contrato onde diz para meteres a matricula eskreves NAO APLICAVEL.

Nao sei se vale de muito, o importante mesmo era ter a factura de quando ela foi comprada, apenas isso garante a legalidade da mota. Tudo o que vier depois apenas serve para tapar os olhos.

*

Offline Rosado

  • 98
  • Sexo: Masculino
Re: Comprar mota sem doc . decl d venda
« Responder #8 em: Janeiro 19, 2010, 09:48:18 pm »
Boas eu tenho uma cr 250 sem documentos, e tenho uma factura em meu nome com a marca, modelo e numero de quadro, passada pelo stand onde a comprei, a comprovar que a mota é minha e que não a roubei.

Declarações de venda não serve pra nada se a mota não tem documentos, só mesmo uma factura com o nome da pessoa que a comprou.

Re: Comprar mota sem doc . decl d venda
« Responder #9 em: Janeiro 19, 2010, 10:02:45 pm »

Declarações de venda não serve pra nada se a mota não tem documentos, só mesmo uma factura com o nome da pessoa que a comprou.



Nisso é que te enganas. Não é por a mota não ter documentos que deixa de existir. Deixa é de se poder conduzir na via publica.
Para conseguires provar a transferência de propriedade da mota, aconselho-te a escreveres um documento, em que diga,qualquer coisa do estilo '' a Pessoa X portadora do BI 9999, vendeu à pessoa Y portadora do BI 9999, a mota com o numero de quadro XPTO'' e em que depois assinem os dois, conforme os BI's. Depois cada um fica com uma fotocópia, dos BI's um do outro, e com o contracto de compra e venda. Se fores mesmo assim muito desconfiado diz que queres as assinaturas confirmadas por um notário, ou por um Advogado.  Se houve problemas posteriormente, tens sempre a prova escrita.


*

Offline Rosado

  • 98
  • Sexo: Masculino
Re: Comprar mota sem doc . decl d venda
« Responder #10 em: Janeiro 19, 2010, 10:35:06 pm »

Declarações de venda não serve pra nada se a mota não tem documentos, só mesmo uma factura com o nome da pessoa que a comprou.



Nisso é que te enganas. Não é por a mota não ter documentos que deixa de existir. Deixa é de se poder conduzir na via publica.
Para conseguires provar a transferência de propriedade da mota, aconselho-te a escreveres um documento, em que diga,qualquer coisa do estilo '' a Pessoa X portadora do BI 9999, vendeu à pessoa Y portadora do BI 9999, a mota com o numero de quadro XPTO'' e em que depois assinem os dois, conforme os BI's. Depois cada um fica com uma fotocópia, dos BI's um do outro, e com o contracto de compra e venda. Se fores mesmo assim muito desconfiado diz que queres as assinaturas confirmadas por um notário, ou por um Advogado.  Se houve problemas posteriormente, tens sempre a prova escrita.




isso é possivel tambem ser feito assim, mas tem mesmo que ser num notario, porque isso por exemplo, eu vendo te uma mota e ti, eu pessoa "tal" portadora de X documento, vendi mota a "fulano N" , neste caso se não for confirmado por um notario, de nada serve para fins legais caso aconteça algum problema, por exemplo vais transportar a mota num atrelado ou numa carrinha, e a policia manda-te parar e pede-te para apresentares os documentos da mota como a mota não tem registo de propriedade, tens que ter um documento legal que comprove que a mota é tua, por isso uma simples declareção de compra e venda de nada te serve, isso serve é para transferires o registo de propriedade de um veiculo, de o nome de uma pessoa para outra.

Se estiver errado peço desculpa, Abraços

Re: Comprar mota sem doc . decl d venda
« Responder #11 em: Janeiro 19, 2010, 10:52:48 pm »

Declarações de venda não serve pra nada se a mota não tem documentos, só mesmo uma factura com o nome da pessoa que a comprou.



Nisso é que te enganas. Não é por a mota não ter documentos que deixa de existir. Deixa é de se poder conduzir na via publica.
Para conseguires provar a transferência de propriedade da mota, aconselho-te a escreveres um documento, em que diga,qualquer coisa do estilo '' a Pessoa X portadora do BI 9999, vendeu à pessoa Y portadora do BI 9999, a mota com o numero de quadro XPTO'' e em que depois assinem os dois, conforme os BI's. Depois cada um fica com uma fotocópia, dos BI's um do outro, e com o contracto de compra e venda. Se fores mesmo assim muito desconfiado diz que queres as assinaturas confirmadas por um notário, ou por um Advogado.  Se houve problemas posteriormente, tens sempre a prova escrita.




isso é possivel tambem ser feito assim, mas tem mesmo que ser num notario, porque isso por exemplo, eu vendo te uma mota e ti, eu pessoa "tal" portadora de X documento, vendi mota a "fulano N" , neste caso se não for confirmado por um notario, de nada serve para fins legais caso aconteça algum problema, por exemplo vais transportar a mota num atrelado ou numa carrinha, e a policia manda-te parar e pede-te para apresentares os documentos da mota como a mota não tem registo de propriedade, tens que ter um documento legal que comprove que a mota é tua, por isso uma simples declareção de compra e venda de nada te serve, isso serve é para transferires o registo de propriedade de um veiculo, de o nome de uma pessoa para outra.

Se estiver errado peço desculpa, Abraços

Sim de facto estás errado, mas não tens de pedir desculpa, pois não tens obrigação de o saber.  Para Comprar/Vender um bem móvel ( neste caso uma mota) é apenas necessário a forma verbal. E tu perguntas, e com razão: Posso comprar uma mota, verbalmente?  À partida pode parecer estranho, mas de facto é assim. O problema claro está em prova-lo.
Por isso é que eu disse que para melhor se provar, seria preferível faze-lo por um documento escrito, acompanhado pela fotocopia dos BI's, para as assinaturas em caso de duvida poderem ser confrontadas. No caso de ires ao Notário/Advogado, nem é preciso fotocopia, pois as assinaturas estão à partida autenticadas.
No exemplo que referiste, '' o de ir a transportar uma mota num atrelado'' a Polícia ao mandar-te parar não tem nada a ver com aquilo que lá vais a transportar ( desde que não seja roubado,  ou esteja mal acondicionado, etc) o que interessa nesse caso, é o próprio reboque.
« Última modificação: Janeiro 19, 2010, 11:19:47 pm por dcalado49 »

Re: Comprar mota sem doc . decl d venda
« Responder #12 em: Janeiro 20, 2010, 12:34:40 am »
Então perem...

Eu roubo uma crosseira, vou ao site da dgv imprimo uma declaraçao de venda preencho-a falsamente claro com um nome e BI falso e com esse nome falso "vendo-a" a mim mesmo...

E chego à :police: e apresento isso e na maior parte dos casos passa?

Ta bonito está... ;( cada x mais compreendo porque se roubam motas é que já nem é só material se a mota for normal ou for para relativamente longe pode circular sem problema nenhum

numa crosseira a Policia nunca te pede nada, pois não andas com ela na via publica (no fundo é um simples objecto, não um veiculo) No caso de uma mota que possa andar na via pública, existe o registo obrigatório autómovel, para que não se possa dar a volta ao sistema dessa forma. Pois para registar o veículo necessitas da verdadeira assinatura, e do verdadeiro numero de BI da pessoa   ;)  espero ter-me feito entender

*

Offline ^Xalits

  • *********
  • 5512
Re: Comprar mota sem doc . decl d venda
« Responder #13 em: Janeiro 22, 2010, 09:40:52 pm »
Pois é, afinal era como eu pensava!

Obrigado pelas respostas