Regulamento 2010
(a negro as alterações 2010)
[22-02-2010 18:44:14]
Data
- 3 a 5 de Junho de 2010;
Os participantes deverão deslocar-se para Faro e aí, na 5ª feira, 3 de Junho, submeterem a sua moto às Verificações Técnicas e participarem no Prólogo por todo o concelho anfitrião. No final do evento, usufruirão do domingo, dia 6, para regressarem a suas casas, já recompostos do esforço do passeio;
Por ser perto do solstício de Verão, os dias serão bastante compridos e o clima prevê-se quente e agradável;
Percurso
- Terá cerca de 1.000 kms, recorrendo o mais possível a estradas pitorescas nunca utilizando IP’s ou IC’s;
- Curtas partes do percurso não serão pavimentadas, mas perfeitamente possíveis a qualquer tipo de moto;
- Vários motoclubes de todo o país assegurarão a animação do trajecto com controlos e outras surpresas;
- O tempo para cumprir o itinerário será ritmado e elaborado a pensar em todo o tipo de motociclos, de modo a ser possível cumprir-se sempre o Código da Estrada vigente;
Equipas
- Cada equipa é constituída por duas motos e de 2 a 4 pessoas (a Organização aconselha a participação apenas a passageiros habituados);
- As duas motos de cada equipa devem apresentar-se juntas em todos os controlos;
- Só são aceites equipas montadas em ciclomotores e motociclos podendo estes ter carro lateral;
- Só são aceites equipas montadas em triciclos ou quadriciclos, caso os seus condutores possuam impedimento físico para conduzir motociclos;
Partidas
- As equipas partirão de 40 em 40 segundos e por ordem no Prólogo;
- As equipas partirão de 20 em 20 segundos e por ordem na 1ª e 2ª etapa;
Refeições
- As refeições servidas ao longo do percurso só estarão disponíveis até 30 minutos após o horário ideal do último participante;
Controlos e pontualidade
- Serão entregues a todos os condutores participantes, tarjetas de colocar ao pescoço (tipo Enduro ou Trial). Essas tarjetas serão picadas pelos controladores, colocados em cerca de 20 locais secretos e estratégicos ao longo de Portugal, confirmando-se desse modo o total cumprimento do itinerário idealizado;
- Essas tarjetas também serão picadas nas partidas e chegadas das etapas;
- Os controladores apenas picarão as tarjetas dos participantes que envergarem o dorsal sobre o vestuário;
- Os participantes deverão esforçar-se por cumprir os horários estabelecidos no road-book, não se adiantando demasiado;
- Os participantes apenas têm tolerância de 30 minutos de atraso nos postos de controlo;
- Os controladores esperarão nos postos de controlo até 30 minutos depois da hora ideal do último participante;
- Depois dessa hora, os alicates serão recolhidos pela Equipa Vassoura;
- A hora oficial do evento é fornecida pelo número telefónico 12151;
Lembranças
- Será atribuída lembrança, diploma e badge do evento a todos os participantes;
- As lembranças serão entregues à chegada da 2ª etapa;
Solidariedade
- Relembrando que este evento não tem fins competitivos, a solidariedade entre participantes é o mais importante do Algarve ao Douro Litoral;
Civismo
- O 12º Portugal de Lés-a-Lés Moviflor é um evento turístico, nunca uma competição. Sendo efectuado na via pública, todos os participantes deverão ter uma postura prudente, cavalheiresca e respeitadora do Código de Estrada;
- Nas localidades por onde passar o itinerário, os participantes poderão e deverão ser alegres, mas disciplinados, não alterando o trânsito normal (o que é fácil, pois as motos são veículos extraordinários pelo seu reduzido tamanho e maneabilidade);
Verificações Técnicas (manhã e tarde de 5ª feira, 3 de Junho)
- As Verificações Técnicas (V.T.) decorrerão das 9.00h às 14.30h e por ordem de partida, no centro de Faro.
Nas V.T., será exigido, por moto:
- Livrete e seguro;
- Não se aceita documentação de seguro enviada por fax;
- Carta de condução válida;
- Moto em estado de fiabilidade;
- Pneus em óptimo estado;
- Nível sonoro do escape dentro do permitido por lei (86 db) ou o assinalado no respectivo livrete;
- Matrícula homologada;
- Retrovisores, luzes e piscas em perfeito estado;
- Kit ou ferramenta para reparar um eventual furo;
- Às equipas cujas motos ou documentação não passarem nas V.T. serão entregues os brindes mas não será devolvida a verba da inscrição e será impedida a participação no evento;
Entrega de material (mesmo dia, 11 de Junho)
- Às equipas cujas motos sejam aprovadas nas V.T. será imediatamente entregue o seguinte material:
- 1 Road-book e 1 Tarjeta por condutor;
- 1 Dorsal por participante;
- 2 T-shirts e 1 boné por participante;
- Autocolantes com número da equipa;
- Documentação diversa e brindes;
- Será ainda colocada pulseira pessoal para acesso às refeições;
Segurança
- O condutor participante que for observado a ingerir bebidas alcoólicas durante as duas etapas será desclassificado imediatamente;
- Durante o percurso, os participantes estão constantemente vigiados relativamente à legalidade das condições do motociclo bem como à postura e condução na via pública. Em caso de incumprimento, os participantes serão imediatamente desclassificados;
Inscrições
- As inscrições estão abertas a todos as motociclistas nacionais ou estrangeiros;
- O limite de inscrições é de 1000 (mil) participantes;
- A primeira fase de inscrições, de 21 de Fevereiro a 21 de Março, será exclusiva para sócios de motoclubes federados na FMP ou portadores de cartão de Motociclista UEM.
- As inscrições devem-se fazer acompanhar de fotocópia de cartão de sócio do motoclube.
- Só se aceitam inscrições via CTT
- A ordem de partida do evento será correspondente à ordem de envio das inscrições (carimbo dos CTT)
- A segunda fase de inscrições, até 17 de Maio, será aberta a todos os motociclistas.
O preço da inscrição inclui também DVD com o filme do evento (entregue posteriormente ao domicílio), jantar de apresentação em Faro, pequeno-almoço volante em Faro, almoço em Cuba, jantar em Sintra, pequeno-almoço volante na 2ª etapa, almoço na Lousã e jantar final no Porto.
Inclui ainda todo o material já referido, apoio mecânico J. Saraiva e AS Motorrad, assistência médica MotoEmergência ao longo das etapas, lembranças das regiões atravessadas, a simpatia dos muitos motoclubes que contribuirão para esta Organização e as portagens das auto-estradas por onde o "12° Portugal Lés-a-Lés Moviflor" passar.
Preço de Inscrição por participante (condutor ou passageiro)
- Portador de cartão de Motociclista UEM 125 €
- Sócio de motoclube federado na FMP 125 €
- Não filiado 150 €
Lista de Inscritos
- A FMP publicará a lista de inscritos por ordem alfabética em
www.fmp.pt três semanas antes do evento
- A FMP publicará a lista de inscritos por ordem de partida em
www.fmp.pt dias antes do evento
Desistências
- Em caso de desistência antes do evento, o valor da inscrição será devolvido perante a apresentação de atestado médico;
- Em caso de desistência durante o evento, o participante deverá imediatamente informar a Organização pelos números telefónicos distribuídos;
Refeições
- As refeições incluídas no programa da organização estão previstas apenas para participantes inscritos e elementos da organização identificados;
- Estas refeições serão servidas apenas a quem usar Dorsal e pulseira identificativa;
Reclamações
- Deverão ser entregues por escrito e em triplicado, assinadas por um bisavô do participante e autenticadas por notário, 30 minutos após o término do Lés-a-Lés;
- A Organização é soberana, resolvendo os casos omissos.