Olá Visitante

Escapes Monoestágio e Multiestágio ?

  • 6 Respostas
  • 10806 Visualizações
*

Offline PedroBritO

  • *******
  • 2406
  • Sexo: Masculino
  • KdF/Penha Team
Escapes Monoestágio e Multiestágio ?
« em: Abril 16, 2010, 02:13:37 pm »
Pessoal alguem sabe me dizer as diferenças entre estes escapes " Monoestágio " e "Multiestágio" ?

*

Offline Mauro_NT

  • Moderador de punho trancado...
  • *********
  • 7796
  • Sexo: Masculino
Re: Escapes Monoestágio e Multiestágio ?
« Responder #1 em: Abril 17, 2010, 01:36:04 pm »
Onde é que ouviste falar disso? Sabes em que contexto?

Eu nunca tal ouvi falar...

*

Offline bricius

  • *******
  • 3018
  • SERVIÇO DE OFICINA ENCERRADOS TEMPORARIAMENTE
    • www.cmoto.net
Re: Escapes Monoestágio e Multiestágio ?
« Responder #2 em: Abril 17, 2010, 01:51:15 pm »
Onde é que ouviste falar disso? Sabes em que contexto?

Eu nunca tal ouvi falar...


boas...

se toda a gente ja tivesse ouvido falar de tudo ou se toda a gente soubesse o que se faz consertesa nao haveria motores diferentes uns dos outros...

desde os anos 60 quando se começou a entender o principio da expançao das ondas num escape a 2 tempos e se começou a aproveitar esse ciclo baseado nos principios da fisica que os motores de 2 tempos , nomeadamente os japoneses se começaram a impor em competiçao , acabamndo com o até entao reinado das 4 tempos .

de inicio se começou a entender que se conseguia fazer um escape ideal para uma certa rotaçao , mas que quando se queria usar uma outra faixa de rotaçao , ( mais media , ou mais alta , ou até mais baixa ..) se tinha de faser outro escape com outros parametros adequados a essa nova rotação .

ora o escape "novo" melhorava na faixa escolhida mas piorava naquela que o escape anterior funcionava bem .

até que alguem colocou a questão , será possivel faser um escape que me dé mais médias e rapidez de resposta sem perder as altas de um escape de altas ?

durante anos pessoas como o Eng Muller , Jan Thiel , Hans Hummel , entre outros se "fexaram em copas" com a tecnica que tinham para conseguirem com maquinas de produçao quase artesanal aquilo que os japoneses se viam á rasca ...ganhar campeonatos do mundo nas cilindradas pequenas  ( kreidler , derbi , casal , zundap .,, ziegler , autisa etc etc etc ) nas classes 50 e 80 .

resumindo a tecnica do esacape multistafio ; ou bistagio permite a um determinado escape feito pelas cotas (medidas ) do motor ser mais eficiente em disparo e ao mesmo tempo ter uma alta forte  .

o escape monostagio é um escape que é feito a contar com uma unica faixa de rotaçao de pico .


é um conceito que muito pouca gente utiliza devido á sua complexidfade.


*

Offline PedroBritO

  • *******
  • 2406
  • Sexo: Masculino
  • KdF/Penha Team
Re: Escapes Monoestágio e Multiestágio ?
« Responder #3 em: Abril 17, 2010, 02:04:41 pm »
Obrigado pela explicação Bricius !  :)

*

Offline Mauro_NT

  • Moderador de punho trancado...
  • *********
  • 7796
  • Sexo: Masculino
Re: Escapes Monoestágio e Multiestágio ?
« Responder #4 em: Abril 17, 2010, 09:18:45 pm »
Onde é que ouviste falar disso? Sabes em que contexto?

Eu nunca tal ouvi falar...


boas...

se toda a gente ja tivesse ouvido falar de tudo ou se toda a gente soubesse o que se faz consertesa nao haveria motores diferentes uns dos outros...

desde os anos 60 quando se começou a entender o principio da expançao das ondas num escape a 2 tempos e se começou a aproveitar esse ciclo baseado nos principios da fisica que os motores de 2 tempos , nomeadamente os japoneses se começaram a impor em competiçao , acabamndo com o até entao reinado das 4 tempos .

de inicio se começou a entender que se conseguia fazer um escape ideal para uma certa rotaçao , mas que quando se queria usar uma outra faixa de rotaçao , ( mais media , ou mais alta , ou até mais baixa ..) se tinha de faser outro escape com outros parametros adequados a essa nova rotação .

ora o escape "novo" melhorava na faixa escolhida mas piorava naquela que o escape anterior funcionava bem .

até que alguem colocou a questão , será possivel faser um escape que me dé mais médias e rapidez de resposta sem perder as altas de um escape de altas ?

durante anos pessoas como o Eng Muller , Jan Thiel , Hans Hummel , entre outros se "fexaram em copas" com a tecnica que tinham para conseguirem com maquinas de produçao quase artesanal aquilo que os japoneses se viam á rasca ...ganhar campeonatos do mundo nas cilindradas pequenas  ( kreidler , derbi , casal , zundap .,, ziegler , autisa etc etc etc ) nas classes 50 e 80 .

resumindo a tecnica do esacape multistafio ; ou bistagio permite a um determinado escape feito pelas cotas (medidas ) do motor ser mais eficiente em disparo e ao mesmo tempo ter uma alta forte  .

o escape monostagio é um escape que é feito a contar com uma unica faixa de rotaçao de pico .


é um conceito que muito pouca gente utiliza devido á sua complexidfade.



Pois, o nome até diz tudo... é só seguir a lógica.

Muito boa a explicação bricius.  :yes:

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: Escapes Monoestágio e Multiestágio ?
« Responder #5 em: Abril 23, 2010, 01:04:32 pm »
Na pratica, um escape tem uma zona divergente e convergente.....se a zona divergente tiver dividida em partes com aberturas de ângulos diferentes então é multi-estagio, se tiver uma abertura sempre igual é mono estagio, o mesmo para a zona convergente.

Mono-estagio (pelo menos parece)


Multi-estagio


« Última modificação: Abril 23, 2010, 01:08:45 pm por romeuhramos »

*

Offline germanii

  • *******
  • 3880
  • Sexo: Masculino
Re: Escapes Monoestágio e Multiestágio ?
« Responder #6 em: Abril 30, 2010, 11:41:30 pm »
Jà cheguei a ter um Escape multi Funçao na qual se regulava o Comprimento do Balao ..