Olá Visitante

tornos mecanicos

  • 43 Respostas
  • 14149 Visualizações
*

Offline nuno_c

  • ******
  • 1655
  • Sexo: Masculino
tornos mecanicos
« em: Junho 12, 2010, 06:05:48 pm »
nao sei se este era e o sitio indicado pa por isto ou nao. mas queria saber se algem daqui tem conhecimentos acerca de locais onde se compram tornos..
ando a pensar em comprar 2 tornos pequenos para ter em casa para fazer alguns trabalhos em cilindros e motores.
eu queria apenas 2 tornos, um daqueles horizontais,  e um vertical,

 ja andei a ver sites na net e ja encontrei alguns. mas os tornos que encontro os mais baratos sao a volta de 600 euros sem iva, e sao daqueles bue grandes.

se algem me arranja-se por ai sites ou contactos de pessoas que vendam tornos destes mas mais pequenos a preços acessiveis era grande ajuda mesmo..
ou ate mesmo tornos usados...

*

Offline hugxd

  • ******
  • 1832
  • Sexo: Masculino
  • DTRstok
Re: tornos mecanicos
« Responder #1 em: Junho 12, 2010, 06:27:05 pm »
queres tornes mecanicos  ha algumas casas que os vendem na MArinha GRande ha uma no Bombaral Setubal e dp a akelas casa de peças que teem sempre alguns

tambem ando  procura de um torno mecanico mas digote os preços que eu tenho visto é de deitar a baixo mesmo a ideia de ir buscar um

mas procura no olx que encontras alguns mas preços sempre acima desses 600€

já agora onde viste tornos a 600€

*

Offline nuno_c

  • ******
  • 1655
  • Sexo: Masculino
Re: tornos mecanicos
« Responder #2 em: Junho 12, 2010, 06:35:39 pm »
agora nao consigo encontrar o site outra vez... na marinha grande nao vendem assim tornos pequenos? vou pesquisar no ebay , ver se encontro algo mais pequeno e acessivel..

como e que se escreve torno em ingles?  :laugh24:

*

Offline claudioestica

  • www.ewmotos.pt
  • *********
  • 6932
  • Sexo: Masculino
  • DTr 125 SuperMotO MaraVilhosA CriaturA
    • Loja Online DTR 125-DT 50-AM6 - Racing Store - Peças e acessórios Multimarca
Re: tornos mecanicos
« Responder #3 em: Junho 12, 2010, 06:41:23 pm »
se quiseres gastar uns 2000 e tal euros vai a Alcobaça a uniferramentas.

*

Offline nuno_c

  • ******
  • 1655
  • Sexo: Masculino
Re: tornos mecanicos
« Responder #4 em: Junho 12, 2010, 06:44:41 pm »
por mim , ate gastava 5000 se os tivesse. lol
eu queria uns pa ter em casa.. o mais baratos possiveis..

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: tornos mecanicos
« Responder #5 em: Junho 13, 2010, 04:36:20 pm »
por mim , ate gastava 5000 se os tivesse. lol
eu queria uns pa ter em casa.. o mais baratos possiveis..
obviamente nao tos vao oferecer.

é maquinaria cara ;)

*

Offline Rui_Biker20

  • *********
  • 3727
  • Sexo: Masculino
  • "O motor da mota está dentro do capacete!"
Re: tornos mecanicos
« Responder #6 em: Junho 14, 2010, 08:55:35 am »
Também já pensei em comprar um torno, mas ainda ando a juntar € para comprar um  :yes:
As pastilhas de corte também não são nada baratas  :-\

*

Offline Vilas69

  • Administrador com excesso de potência...
  • *****
  • 8565
  • Sexo: Masculino
    • http://www.clubmotardbotapoar.pt.vu
Re: tornos mecanicos
« Responder #7 em: Junho 14, 2010, 01:43:28 pm »
se queres pequeno e barato, só vais arranjar coisa fraca - maxmat - 500€, aí com 1,50m de comprimento e sem pé (de pousar em bancada), agora se um gajo encostar uma cunha e o torno parar, é normal...

quem me dera que isso fosse barato e fácil de arranjar... :P

*

Offline Vilas69

  • Administrador com excesso de potência...
  • *****
  • 8565
  • Sexo: Masculino
    • http://www.clubmotardbotapoar.pt.vu
Re: tornos mecanicos
« Responder #8 em: Junho 14, 2010, 02:10:12 pm »
estes devem ser tipo os da maxmat, já dão pra fazer umas coisitas, não dão é pra grandes diâmetros, mas pelo menos os preços são acessíveis...

http://coimbracity.olx.pt/mini-torno-mecanico-novo-iid-97867126

http://bragacity.olx.pt/mini-torno-banca-proxxon-pd-230-novo-iid-91465615

um torno já melhor a um preço bom é este...

http://lisboacity.olx.pt/torno-mecanico-tum-25-iid-98915086

*

Offline Vilas69

  • Administrador com excesso de potência...
  • *****
  • 8565
  • Sexo: Masculino
    • http://www.clubmotardbotapoar.pt.vu
Re: tornos mecanicos
« Responder #9 em: Junho 14, 2010, 02:17:23 pm »
e tens estes gajos que restauram e vendem vários equipamentos de tornearia...

http://www.occasionmachines.com/

aqui tens o catálogo deles de tornos mecânicos:

http://www.occasionmachines.com/files/201003/LISTAGEM%20DE%20TORNOS%20MECANICOS%20EM%20STOCK%20WWW.OCCASIONMACHINES.doc.pdf

*

DiogoP

Re: tornos mecanicos
« Responder #10 em: Junho 14, 2010, 02:24:55 pm »
Mesmo assim sempre pensei que os tornos fossem mais caros, quer dizer esses são os preços de quinadeiras, prensas peças que à partida nao teriam tanta ciencia envolvida, aliás tive numa fábrica onde se comprou um engenho de furar novo e um serrote semi automático e já se dizia que tinha custado 15mil € naqueles dois equipamentos.

E o torno faz muito mais ;)

*

Offline nuno_c

  • ******
  • 1655
  • Sexo: Masculino
Re: tornos mecanicos
« Responder #11 em: Junho 15, 2010, 09:09:32 pm »
e tens estes gajos que restauram e vendem vários equipamentos de tornearia...

http://www.occasionmachines.com/

aqui tens o catálogo deles de tornos mecânicos:

http://www.occasionmachines.com/files/201003/LISTAGEM%20DE%20TORNOS%20MECANICOS%20EM%20STOCK%20WWW.OCCASIONMACHINES.doc.pdf


la na oficina tinhamos uns iguaizinhos a esse que ta ai no catalogo de 9mil euros..


este aqui e que era perfeito para ter em casa
http://bragacity.olx.pt/mini-torno-banca-proxxon-pd-230-novo-iid-91465615
« Última modificação: Junho 15, 2010, 09:11:39 pm por nuno_c »

*

Offline Tiago_A

  • 64
  • Sexo: Masculino
Re: tornos mecanicos
« Responder #12 em: Junho 16, 2010, 05:06:05 pm »
dois tornos?? o homem esta maluco. . ao menos sabes o que é uma centezima um decimo por ai alem. .  se me disseses que querias um torno e uma fresadora ainda acreditava lool. . fala com os gajos da coreia do norte(melhor qualidade preço) que a do sul. . mas alguns deles sao de tensao 110volts. . explica me outra coisa: tu em casa tens monofasico(220v) nao é?? isso nao pode ser tens que ter trifasico (380v) se nao debastas mais que um milimetro vai logo tudo a baixo. tornos chineses 1.50m com tres reguas dos tres eixos travao electrico duas buxas uma de quatro granpos outra de tres suportes para os ferros a volta de 6000€ se fores bom profissional num ano tens isso pago e com lucro. abraço mas é bom ver que a profissao nao esta a acabar boa sorte

*

Offline Vilas69

  • Administrador com excesso de potência...
  • *****
  • 8565
  • Sexo: Masculino
    • http://www.clubmotardbotapoar.pt.vu
Re: tornos mecanicos
« Responder #13 em: Junho 16, 2010, 05:31:09 pm »
o que ele quer dizer com torno vertical, é fresadora...

*

Offline Tiago_A

  • 64
  • Sexo: Masculino
Re: tornos mecanicos
« Responder #14 em: Junho 16, 2010, 05:34:47 pm »
atençao villas ha tornos verticais e nao sao fresadoras sei do que falo é a minha area

*

Offline Vilas69

  • Administrador com excesso de potência...
  • *****
  • 8565
  • Sexo: Masculino
    • http://www.clubmotardbotapoar.pt.vu
Re: tornos mecanicos
« Responder #15 em: Junho 16, 2010, 05:46:57 pm »
sim, mas entendi que ele tava a falar de fresadora... se um torno horizontal é difícil de arranjar, então um vertical...

*

Offline Tiago_A

  • 64
  • Sexo: Masculino
Re: tornos mecanicos
« Responder #16 em: Junho 16, 2010, 05:52:52 pm »
arranjar arranjas e €€€?? e tambem para que trabalhos??? nao compensa. . tambem te digo se ele nao for bom profissional esqueçe ele deve de pensar qua abre cilindros as tres pancadas. , vi um trabalho do lufo que fiquei  :o  subir o curso da cambota de origem e compensar o contrabalanço com chumbo depois fazia um junta de aluminio para compensar de baixo do cilindro isso é que era um torneiro

*

Offline nuno_c

  • ******
  • 1655
  • Sexo: Masculino
Re: tornos mecanicos
« Responder #17 em: Junho 16, 2010, 06:05:40 pm »
arranjar arranjas e €€€?? e tambem para que trabalhos??? nao compensa. . tambem te digo se ele nao for bom profissional esqueçe ele deve de pensar qua abre cilindros as tres pancadas. ,

eu sou torneiro, ja encamisei varios cilindros.. lol
inclusive ja andaram aqui fotos de um athena encamisado por mim, agora ja nao sei onde para, acho que e o markito que o tem.
ja trabalhei varias vezes com tornos..( fazer aquelas coisas basicas ) ,aquelas que ele faz sosinhu tipo fazer angulos certos e isso ja nao sei muito.. mas coisas basicas sei... mas tudo se aprende..

*

Offline Tiago_A

  • 64
  • Sexo: Masculino
Re: tornos mecanicos
« Responder #18 em: Junho 16, 2010, 06:07:41 pm »
sim claro tens razao ninguem nasce ensinado. . . o que eu adorava mesmo ir buscar era isto. . mas por enquanto é impossivel http://marinhagrande.olx.pt/en/torno-cnc-fanuc-series-21i-t-iid-33835548

*

Offline nuno_c

  • ******
  • 1655
  • Sexo: Masculino
Re: tornos mecanicos
« Responder #19 em: Junho 16, 2010, 06:10:26 pm »
nunca entendi quais sao as diferencas desses tornos em cnc, em que e que consiste isso?

*

Offline Tiago_A

  • 64
  • Sexo: Masculino
Re: tornos mecanicos
« Responder #20 em: Junho 16, 2010, 06:11:19 pm »
vindaloo cada um nasce com uma vocaçao e ser torneiro requer alguma sabedoria(matematica)

*

Offline nuno_c

  • ******
  • 1655
  • Sexo: Masculino
Re: tornos mecanicos
« Responder #21 em: Junho 16, 2010, 06:16:41 pm »
vindaloo cada um nasce com uma vocaçao e ser torneiro requer alguma sabedoria(matematica)

nao e preciso nenhuns conhecimentos xpto's para se ser torneiro... sinceramente a unica coisa mais complicada num torneiro, e mesmo trabalhar com tornos, mas isso e daquelas coisas que se vai aprendendo e praticando...
tenho colegas meus que trabalham comigo que brincam com eles, em 2 minutos tem peças feitas a medida com promenorezinhos daqueles meio manhosos de se fazer..

eu quando comecei a trabalhar como torneiro nao tinha qualquer tipo de experiencia, passado um mes ja fazia de tudo um pouco, desde testas cabecas de motor, ver fugas das condutas de agua, desbastar e faciar cabecas, montar e desmontar cabecas ( arvore de cames , valvulas , guias das valvulas etc) , rectificar valvulas, encamisar blocos etc... tu trabalhas com o que propriamente?

*

Offline Tiago_A

  • 64
  • Sexo: Masculino
Re: tornos mecanicos
« Responder #22 em: Junho 16, 2010, 06:18:30 pm »
imagina assim chego ao pe de ti e queres por exemplo 100 casquilhos todos iguais!!! num torno convencional 1 dia 2 e nao ficam todas iguais. cnc so perdes o tempo do desenho e depois atraves do power 1000 ou outros programas traduz o desenho em corrdenadas tiras os zeros a peça e quais quer 30 minutos esta pronto para o cliente. esta que mostrei ai é uma das melhores do mundo a meu ver que é de comando fanuc um comando mais facil e preciso como por exmplo contra desbasta faz quase tudo sozinho e ficam todas iguais ate a milesima de milimetro

*

Offline Vilas69

  • Administrador com excesso de potência...
  • *****
  • 8565
  • Sexo: Masculino
    • http://www.clubmotardbotapoar.pt.vu
Re: tornos mecanicos
« Responder #23 em: Junho 16, 2010, 06:21:03 pm »
o meu ultimo treinador de futsal tem um cnc em casa, tirou o curso, o pai deu-lhe um cnc, e ele trabalha em casa... :P haja dinheiro e sorte ;D

*

Offline nuno_c

  • ******
  • 1655
  • Sexo: Masculino
Re: tornos mecanicos
« Responder #24 em: Junho 16, 2010, 06:23:58 pm »
ja to a ver... isso e fixe, para quem sabe trabalhar e tem uma oficina

*

Offline Vilas69

  • Administrador com excesso de potência...
  • *****
  • 8565
  • Sexo: Masculino
    • http://www.clubmotardbotapoar.pt.vu
Re: tornos mecanicos
« Responder #25 em: Junho 16, 2010, 06:24:27 pm »
olha aí um bicho desses a trabalhar... sempre é mais fácil e preciso que dar à manivela :canadian:

Hermle CNC 5 Axis

*

Offline Tiago_A

  • 64
  • Sexo: Masculino
Re: tornos mecanicos
« Responder #26 em: Junho 16, 2010, 06:26:54 pm »
trabalhava como torneiro no fabrica de plasticos garrafas garrafoes por ai fora e tinhamos moldes. . ja alguma vez viste alguem a fazer um molde?? um molde de injecçao de tampas para garrafas que se o meu patrao o manda se fazer fora eram 12 mil contos e nos o fizemos e ele trabalhou. . mas os moldes tem que ter contracao saida de gases agua para arrefecer rosca com tres entradas para o gargalo isto falar é facil mas foram muitos dias a trabalhar 15h 16h horas por dia. e agora o triste do meu patrao (grandes bmw´s mercedes por ai fora) faliu de um dia para o outro!!! agora trabalho a sociedade com outro torneiro basicamente trabalhamos mt mas mt para uns gajos de corte de madeira maquinas de rasto. . todos os dias aparecem com cavilhas e senas assim. . ohh vilas isso nao é um torno cnc isso é uma fresa cnc isso faz coisas que nem imaginas

*

Offline Tiago_A

  • 64
  • Sexo: Masculino
Re: tornos mecanicos
« Responder #27 em: Junho 16, 2010, 06:29:02 pm »
Usinagem CNC Rocket
é disto que eu falo faz as duas coisas comando fanuc

*

Offline nuno_c

  • ******
  • 1655
  • Sexo: Masculino
Re: tornos mecanicos
« Responder #28 em: Junho 17, 2010, 09:42:16 am »
ta lindo o vidio !

*

Offline claudioestica

  • www.ewmotos.pt
  • *********
  • 6932
  • Sexo: Masculino
  • DTr 125 SuperMotO MaraVilhosA CriaturA
    • Loja Online DTR 125-DT 50-AM6 - Racing Store - Peças e acessórios Multimarca
Re: tornos mecanicos
« Responder #29 em: Junho 17, 2010, 08:28:28 pm »
Pois, mas para um torneiro mesmo pro deve saber todo o tipo de metais, as suas especificações, resistências e por ai alem, medir pesos de metais através das medidas de cada peso, e as milhares de coisas que dão jeito no dia a dia de um torneiro... costumo passar uns bons bocados  ao fim do dia com um torneiro e acredito que num mês já se domine muitas coisas, mas ser torneiro é para lá disso, do básico :P

também tenho por aqui perto a possibilidade de ir a uma maquina de cnc (fresadora), mas mesmo que eu leve o desenho já prontinho a por no programa, sai caro :-\

*

Offline Tiago_A

  • 64
  • Sexo: Masculino
Re: tornos mecanicos
« Responder #30 em: Junho 18, 2010, 01:11:48 pm »
pois é normal o homem tem que pagar a maquina e olha que nao sao baratas. .

*

Offline nuno_c

  • ******
  • 1655
  • Sexo: Masculino
Re: tornos mecanicos
« Responder #31 em: Junho 22, 2010, 11:29:10 pm »
eu ja ando a ver se agora em julho comeco a trabalhar com tornos, a minha mae tinha uns contactos na marinha, e se calhar vou aprender a trabalhar com tornos incluindo os de cnc, e ja ando a ver se ha por la alguma curso acerca destas areas

Re: tornos mecanicos
« Responder #32 em: Junho 23, 2010, 01:01:55 am »
Boas eu tirei serrelharia mecanica num curso de cef, e acredita muita gente pensa que é uma treta mas não e o meu foi bem porreiro ;) Ainda fui chulado por um prof com a nota final. Por isso aproveita algo desse genero ganhasse bastante dinheiro que souber utilizar um "relogio magnetico".
 
Cumps
 
(tenho pena não ter seguido para mecatronica, mas tecnico de gestão e programação de sistemas informaticos fascinou-me e larguei os oleos mas ainda sei uma cenas.) LOL

*

Offline nuno_c

  • ******
  • 1655
  • Sexo: Masculino
Re: tornos mecanicos
« Responder #33 em: Junho 23, 2010, 08:34:35 am »
isso e o que relogio magnetico?

Re: tornos mecanicos
« Responder #34 em: Junho 23, 2010, 11:48:15 am »

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: tornos mecanicos
« Responder #35 em: Junho 23, 2010, 12:11:36 pm »
isso nao é o que se usa para centrar as cambotas?

parece-me ser :)

*

Offline Rui_Biker20

  • *********
  • 3727
  • Sexo: Masculino
  • "O motor da mota está dentro do capacete!"
Re: tornos mecanicos
« Responder #36 em: Junho 23, 2010, 01:48:56 pm »
isso nao é o que se usa para centrar as cambotas?

parece-me ser :)

Luz, lembras-te de eu te falar sobre isto em Peniche?
Com este aparelho dá para achar outro centro nas peças, isto é, trabalha-se com um outro centro diferente do centro do torno.

E sim, dá para centrar as cambotas  ;)

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: tornos mecanicos
« Responder #37 em: Junho 23, 2010, 01:51:20 pm »
isso nao é o que se usa para centrar as cambotas?

parece-me ser :)

Luz, lembras-te de eu te falar sobre isto em Peniche?
Com este aparelho dá para achar outro centro nas peças, isto é, trabalha-se com um outro centro diferente do centro do torno.

E sim, dá para centrar as cambotas  ;)
lembro :yes:

*

Offline homer

  • *
  • 195
Re: tornos mecanicos
« Responder #38 em: Junho 23, 2010, 06:09:49 pm »
Conheço isso pelo nome de relógio comparador.
Bem, realmente por 500€-600€ compras um torno einhell, a questão é, o que é que fazes com ele?
Com a precisão que ele tem não podes ir muito alem de facear e cortar culassas, faciar cilindros, fazer umas falanges e pouco mais, nunca fazes uma camisa num porque não tem precisão suficiente para te deixar uma tolerância certa na camisa, para além de que não fazes camisas com qualquer tipo de ferro.
Para brincares em cambotas terás de investir em pastilhas de cobalto e coisas assim, porque hss é mais barato que a chuva, vais ao ebay ou a lojas europeias de maquinaria e compras 10 ou 20 por 10€, mas isso dá-te para comer aluminio e pouco mais, para além de que terás de ser tu a fazer as ferramentas.
Se queres algo para casa, o melhor será procurar empresas que comprem o material de empresas que fecham e procuras um torno a sério, bem grandinho e de preferencia que leve uma revisão, o mais certo é encontrares um grande negócio e comprar um torno industrial por 2 ou 3 mil€, porque também por menos disso o torno é tão pequeno que nem para tornear uns carters dá.

Re: tornos mecanicos
« Responder #39 em: Junho 23, 2010, 10:21:30 pm »
homer, é mesmo isso, nos utilizavamos os dois nomes o que falei e o comparador.
Cumps

*

Offline shakur

  • **
  • 329
  • Sexo: Masculino
  • MRT
Re: tornos mecanicos
« Responder #40 em: Junho 23, 2010, 10:56:54 pm »
esse torno cnc é mais ou menos como um torno de revolver e pelo preço que custa mais vale procurar um de revolver que fica mais barato  ;D
na minha escola tenho 3 tornos e um cnc (normal) e digo que é brutal trabalhar com aquilo.

*

Offline homer

  • *
  • 195
Re: tornos mecanicos
« Responder #41 em: Junho 24, 2010, 12:01:35 am »
Pois é, pior é ter 50 mil € ou mais para dar por um.

*

Offline claudioestica

  • www.ewmotos.pt
  • *********
  • 6932
  • Sexo: Masculino
  • DTr 125 SuperMotO MaraVilhosA CriaturA
    • Loja Online DTR 125-DT 50-AM6 - Racing Store - Peças e acessórios Multimarca
Re: tornos mecanicos
« Responder #42 em: Junho 24, 2010, 01:36:34 am »
Conheço isso pelo nome de relógio comparador.
Bem, realmente por 500€-600€ compras um torno einhell, a questão é, o que é que fazes com ele?
Com a precisão que ele tem não podes ir muito alem de facear e cortar culassas, faciar cilindros, fazer umas falanges e pouco mais, nunca fazes uma camisa num porque não tem precisão suficiente para te deixar uma tolerância certa na camisa, para além de que não fazes camisas com qualquer tipo de ferro.
Para brincares em cambotas terás de investir em pastilhas de cobalto e coisas assim, porque hss é mais barato que a chuva, vais ao ebay ou a lojas europeias de maquinaria e compras 10 ou 20 por 10€, mas isso dá-te para comer aluminio e pouco mais, para além de que terás de ser tu a fazer as ferramentas.
Se queres algo para casa, o melhor será procurar empresas que comprem o material de empresas que fecham e procuras um torno a sério, bem grandinho e de preferencia que leve uma revisão, o mais certo é encontrares um grande negócio e comprar um torno industrial por 2 ou 3 mil€, porque também por menos disso o torno é tão pequeno que nem para tornear uns carters dá.

bem estudada a lição :yes: assim de repente fizeste-me lembrar alguem que já por aqui andou. cumps

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: tornos mecanicos
« Responder #43 em: Junho 24, 2010, 01:49:51 am »
Conheço isso pelo nome de relógio comparador.
Bem, realmente por 500€-600€ compras um torno einhell, a questão é, o que é que fazes com ele?
Com a precisão que ele tem não podes ir muito alem de facear e cortar culassas, faciar cilindros, fazer umas falanges e pouco mais, nunca fazes uma camisa num porque não tem precisão suficiente para te deixar uma tolerância certa na camisa, para além de que não fazes camisas com qualquer tipo de ferro.
Para brincares em cambotas terás de investir em pastilhas de cobalto e coisas assim, porque hss é mais barato que a chuva, vais ao ebay ou a lojas europeias de maquinaria e compras 10 ou 20 por 10€, mas isso dá-te para comer aluminio e pouco mais, para além de que terás de ser tu a fazer as ferramentas.
Se queres algo para casa, o melhor será procurar empresas que comprem o material de empresas que fecham e procuras um torno a sério, bem grandinho e de preferencia que leve uma revisão, o mais certo é encontrares um grande negócio e comprar um torno industrial por 2 ou 3 mil€, porque também por menos disso o torno é tão pequeno que nem para tornear uns carters dá.

bem estudada a lição :yes: assim de repente fizeste-me lembrar alguem que já por aqui andou. cumps
LOL