Olá Visitante

pra onde ir? qual o melhor?

  • 21 Respostas
  • 15637 Visualizações
*

Offline rykardo

  • *******
  • 2098
  • Sexo: Masculino
  • burn rubber, not your soul...
pra onde ir? qual o melhor?
« em: Setembro 12, 2010, 03:50:12 pm »
Boas malta, vou agora po 12º ano, ciencias e tecnologias, e como é obvio ja tenho de começar a pensar pra onde irei tirar o meu curso superior.
Estou quase certo que vai ser uma engenharia, e seriamente interessado em mecanica. qual a melhor faculdade onde posso tirar esse curso? aqui na zona da grande lisboa e margem sul(onde moro)

ja me falaram muito bem mesmo do IST, instituto superior técnico e FCT, faculdade ciencias e tecnologias no monte da caparica.

se alguem conhece estas duas, que diga os seus pontos fortes e fracos.

um abraço,

Ricardo

*

Offline Cayolla

  • *******
  • 3331
  • Sexo: Masculino
Re: pra onde ir? qual o melhor?
« Responder #1 em: Setembro 12, 2010, 06:24:26 pm »
em termos de engenharias e tecnologias a melhor de portugal, sem a menor dúvida, é o instituto superior técnico. as médias nunca são nada por aí além, até é relativamente fácil entrar, mas depois para sair de lá já é outra conversa. no ist maior parte (para não dizer todos) dos cursos é já com mestrado integrado, reconhecido pela ordem dos engenheiros, logo tens um curso de 5 anos em que podes ingressar na ordem, que tem várias regalias. para além disso, é uma universidade com largo e bom reconhecimento nacional e internacional. mas é difícil, muito difícil mesmo... cargas horárias puxadas, muito laboratório, muito exigente, pessoal muito competitivo e é preciso um gajo empenhar-se mesmo. sei que daqui do fórum, o nuno silva e o jerónimo andam lá.

a faculdade de ciências e tecnologia (que pertence à nova) também é boa. não tão boa como o técnico claro está, mas não deixa de ser também uma opção a considerar. é pessoal mais "relax", as médias são ainda mais baixas para entrar (só não entra mesmo quem não quer quase), não há tanta exigência e a carga horária e a nível de trabalhos também é menor. acho que nem todos os cursos contam com mestrado integrado, logo alguns cursos não são reconhecidos pela ordem dos engenheiros (o que não é muito bom). não é uma faculdade tão conceituada nem a nível nacional nem internacional.

depois ainda há o isel (instituto superior de engenharia de lisboa) que antigamente era um politécnico. que é muito pior que as outras duas, e deve ser das mais fracas a nível nacional. tanto que nenhum curso (salvo erro) é reconhecido pela ordem dos engenheiros, são só licenciaturas, as médias são tão baixas que até um gajo que tem 10 no exame de matemática consegue entrar, não precisas de física como prova de ingresso, e enfim, tem mais facilidades que as outras duas. eu nem punha esta como opção, mas às vezes depende tudo da média, e não sei qual é a tua. ah, e situa-se na expo.

se queres um futuro assegurado, com um bom curso, com bom reconhecimento vai para o técnico, sem a menor sombra de dúvidas. também podes pensar na nova, apesar de já ser mais limitada a bastantes níveis. depois quanto ao isel, apesar de ser em lisboa também, não o punha nas minhas opções.

boa sorte e força com essa média.

Re: pra onde ir? qual o melhor?
« Responder #2 em: Setembro 12, 2010, 10:40:45 pm »
Correcção o ISEL ainda é politécnico. Nunca deixou de o ser.

Re: pra onde ir? qual o melhor?
« Responder #3 em: Setembro 12, 2010, 11:02:40 pm »
em termos de engenharias e tecnologias a melhor de portugal, sem a menor dúvida, é o instituto superior técnico. as médias nunca são nada por aí além, até é relativamente fácil entrar, mas depois para sair de lá já é outra conversa. no ist maior parte (para não dizer todos) dos cursos é já com mestrado integrado, reconhecido pela ordem dos engenheiros, logo tens um curso de 5 anos em que podes ingressar na ordem, que tem várias regalias. para além disso, é uma universidade com largo e bom reconhecimento nacional e internacional. mas é difícil, muito difícil mesmo... cargas horárias puxadas, muito laboratório, muito exigente, pessoal muito competitivo e é preciso um gajo empenhar-se mesmo. sei que daqui do fórum, o nuno silva e o jerónimo andam lá.

a faculdade de ciências e tecnologia (que pertence à nova) também é boa. não tão boa como o técnico claro está, mas não deixa de ser também uma opção a considerar. é pessoal mais "relax", as médias são ainda mais baixas para entrar (só não entra mesmo quem não quer quase), não há tanta exigência e a carga horária e a nível de trabalhos também é menor. acho que nem todos os cursos contam com mestrado integrado, logo alguns cursos não são reconhecidos pela ordem dos engenheiros (o que não é muito bom). não é uma faculdade tão conceituada nem a nível nacional nem internacional.

depois ainda há o isel (instituto superior de engenharia de lisboa) que antigamente era um politécnico. que é muito pior que as outras duas, e deve ser das mais fracas a nível nacional. tanto que nenhum curso (salvo erro) é reconhecido pela ordem dos engenheiros, são só licenciaturas, as médias são tão baixas que até um gajo que tem 10 no exame de matemática consegue entrar, não precisas de física como prova de ingresso, e enfim, tem mais facilidades que as outras duas. eu nem punha esta como opção, mas às vezes depende tudo da média, e não sei qual é a tua. ah, e situa-se na expo.

se queres um futuro assegurado, com um bom curso, com bom reconhecimento vai para o técnico, sem a menor sombra de dúvidas. também podes pensar na nova, apesar de já ser mais limitada a bastantes níveis. depois quanto ao isel, apesar de ser em lisboa também, não o punha nas minhas opções.

boa sorte e força com essa média.

andas na nova?
em que te baseias para dizer o que estas a dizer?
eu estou na nova em engenharia biomedica, e tinha media para entrar no técnico, mas preferi a nova. conheço o big boss la do ist e ele é que aconselhou a fazer a eng. biomédica na nova.
o que dizes é uma perfeita barbaridade, baseada em cenas que ouviste etc etc.
fala com alguem que esteja na nova e no tecnico e pergunta-lhes se acham correcto aquilo que estas a dizer. Aliás tenta mesmo falar com os dirigentes e verifica a veracidade das tuas afirmações.
Vais-me dizer o que, que preferias o isel ou um politécnico qqr em vez da nova?!  OMG.. :icon_zombie:
a nova é umas das melhores faculdades de engenharia do país, e está ao nível do ist e da uni do porto, saem tantos engenheiros po mercado de trabalho  do isto como da nova.
Só alguem completamente sem noção do que diz, afirma o que afirmaste previamente.
cumps

Re: pra onde ir? qual o melhor?
« Responder #4 em: Setembro 12, 2010, 11:07:30 pm »
aliás, os meus pais são ambos engenheiros do ist, e tambem me falam bem da nova. Hoje em dia, não tirando o mérito e excelência do ist pode-se dizer que aquando se considerado superiores, grande parte desta superioridade provem do passado, do seu nome enquanto faculdade antiga.
E já que falas tanto, posso-te dzr que para o ano,  Engenharia Biomedica ja fará parte da ordem, e os outros cursos, muitos deles já se encontram na ordem há muito tempo.
isto é se souberes o que é a ordem.
cumps

*

Offline ^Xalits

  • *********
  • 5512
Re: pra onde ir? qual o melhor?
« Responder #5 em: Setembro 13, 2010, 02:07:57 am »
e a feup vale alguma coisa?

*

Offline rykardo

  • *******
  • 2098
  • Sexo: Masculino
  • burn rubber, not your soul...
Re: pra onde ir? qual o melhor?
« Responder #6 em: Setembro 13, 2010, 10:45:39 am »
e a feup vale alguma coisa?

vale pois... ha praqui malta que la estuda.

Re: pra onde ir? qual o melhor?
« Responder #7 em: Setembro 13, 2010, 08:11:51 pm »
e a feup vale alguma coisa?

vale pois... ha praqui malta que la estuda.

há quem diga que até é melhor que o técnico

*

Offline Cayolla

  • *******
  • 3331
  • Sexo: Masculino
Re: pra onde ir? qual o melhor?
« Responder #8 em: Setembro 13, 2010, 09:42:31 pm »
oh johny, poupa-me. em primeiro lugar, aprende a ler. em segundo lugar, nunca disse que preferia um politécnico (neste caso o isel) à nova. até falei bastante bem da nova. na minha opinião, a nível nacional, é a 3ª ou 2ª melhor (atrás do ist e, talvez, da universidade do porto).

tu, por estares na nova, é que o teu argumento pouco ou nada vale. existe e sempre existirá o conflito e a competição entre as diversas universidades que praticam os mesmos cursos, ou que formam pessoas numa área semelhante.

indiscutivelmente, o ist é a melhor do país. quem diz que não, ou é porque é amargurado porque não entrou, ou porque sabe que não conseguia lá acabar o curso, ou apenas pela competitividade existente entre universidades, em que só sabem dizer mal da outra para conseguir com que a sua suba de reputação.

se os teus pais, na altura deles, são engenheiros formados pela nova, é mesmo porque não conseguiram melhor. porque a nova tem vindo a melhorar de ano para ano, mas o ist sempre se mostrou superior, tanto a nível nacional como internacional.

todos os cursos no ist são reconhecidos pela ordem, e na nova isso não acontece. tem vindo a acontecer ao longo dos anos, assim devagarinho. tu então estás num curso de rejeitados de medicina. não deixa de ser um bom curso, mas não passa muito disso.
« Última modificação: Setembro 13, 2010, 09:44:10 pm por Cayolla »

Re: pra onde ir? qual o melhor?
« Responder #9 em: Setembro 13, 2010, 11:12:12 pm »
oh johny, poupa-me. em primeiro lugar, aprende a ler. em segundo lugar, nunca disse que preferia um politécnico (neste caso o isel) à nova. até falei bastante bem da nova. na minha opinião, a nível nacional, é a 3ª ou 2ª melhor (atrás do ist e, talvez, da universidade do porto).

tu, por estares na nova, é que o teu argumento pouco ou nada vale. existe e sempre existirá o conflito e a competição entre as diversas universidades que praticam os mesmos cursos, ou que formam pessoas numa área semelhante.

indiscutivelmente, o ist é a melhor do país. quem diz que não, ou é porque é amargurado porque não entrou, ou porque sabe que não conseguia lá acabar o curso, ou apenas pela competitividade existente entre universidades, em que só sabem dizer mal da outra para conseguir com que a sua suba de reputação.

se os teus pais, na altura deles, são engenheiros formados pela nova, é mesmo porque não conseguiram melhor. porque a nova tem vindo a melhorar de ano para ano, mas o ist sempre se mostrou superior, tanto a nível nacional como internacional.

todos os cursos no ist são reconhecidos pela ordem, e na nova isso não acontece. tem vindo a acontecer ao longo dos anos, assim devagarinho. tu então estás num curso de rejeitados de medicina. não deixa de ser um bom curso, mas não passa muito disso.

em primeiro lugar os meus pais sao engenheiros do ist , e não da nova. Se disse o contrário, peço desculpa, foi um engano meu.
em segundo lugar, para quem nem o 12º consegue acabar falas muito. Não tenho nada contra ti, aliás, até me pareces ser um gajo porreiro, mas não consigo concordar com o que pensas. Não vou repetir as razões, basta releres o que escrevi anteriormente.
Biomédica, rejeitados de medicina? aprende antes de falar.

PS: sou o amigo do neves, que tem um yaris cinzento
cumps

*

Offline Neves_72

  • ******
  • 1571
  • Sexo: Masculino
Re: pra onde ir? qual o melhor?
« Responder #10 em: Setembro 13, 2010, 11:24:03 pm »
ai que c*r*l*, voces conhecem se pa, cayolla e o ticlo!!!  :laugh25:
portam se bem que e para nao dar uma chapada a cada um

beijinhos!!!  :laugh24: :laugh24:

*

Offline Cayolla

  • *******
  • 3331
  • Sexo: Masculino
Re: pra onde ir? qual o melhor?
« Responder #11 em: Setembro 14, 2010, 03:58:25 pm »
LOL é o ticló? ahahahahah

a minha cena não é acabar ou deixar de acabar o 12º ano, tem simplesmente a ver com que tomei decisões em que desisti da escola, mas nunca perdi por notas ou não conseguir.

*

Offline rykardo

  • *******
  • 2098
  • Sexo: Masculino
  • burn rubber, not your soul...
Re: pra onde ir? qual o melhor?
« Responder #12 em: Setembro 14, 2010, 04:34:22 pm »
isso quer dizer que tanto po técnico como pa nova fica-se bem servido certo?



*

Offline FONTES28

  • ********
  • 4398
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Segurança no Trabalho/ HACCP / Saúde Pública
Re: pra onde ir? qual o melhor?
« Responder #14 em: Setembro 23, 2010, 05:41:50 pm »
e a feup vale alguma coisa?
A FEUP talvez com alguma certeza seja a segunda melhor, se nao a melhor faculdade de engenharia do pais.

O ISEP também é muito bom.

*

Offline Cayolla

  • *******
  • 3331
  • Sexo: Masculino
Re: pra onde ir? qual o melhor?
« Responder #15 em: Setembro 24, 2010, 09:16:32 pm »
cayola, vai buscar!

http://www.ionline.pt/conteudo/79394-universidade-nova-ultrapassa-coimbra-no-ranking-das-melhores-do-mundo
 ;D :yes:


ahah também tinha visto a noticia... estava mesmo à espera! mereci mereci

mas nunca me viste dizer que acho a nova uma má universidade, até pelo contrário. só acho que, no que toca a engenharias, talvez o técnico esteja à frente. nada de mais

*

Offline Xuds

  • *********
  • 5095
  • Sexo: Masculino
Re: pra onde ir? qual o melhor?
« Responder #16 em: Novembro 25, 2010, 05:22:04 pm »
aproveitando o topico,alguem sabe a diferença entre :

engenharia mecanica automovel?(possivel tirar no Instituto Politécnico do Porto - Instituto Superior de Engenharia do Porto)
e
engenharia mecanica?
tirando a parte do mestrado intregado
cumps

Re: pra onde ir? qual o melhor?
« Responder #17 em: Dezembro 01, 2010, 02:58:01 am »
mania que vcs têm de pensar que eng. mecanica é ratar motores.
ouve, o meu pai tirou licenciatura e mestrado no ist e n me anda a ratar o meu carro nem nada que se pareça. informa-te melhor do que é engenharia mecânica, pois, a meu ver, tens uma ideia que muito difere da realidade.  tens tantas áreas que podes seguir com engenharia mecanica.. se fosse a enumerar nunca mais saía daqui. a meu ver tens mais vantagem a tirar eng. mecanica do que a ir pa esse outro curso de mecanico, uma vez que o leque de oportunidades profissionais é claramente superior. um engenheiro é muito polivalente.
contudo se estás mesmo vidraro no trabalho somente de oficina, claro que a melhor opção será o curso de mecânico.
dispõe.
cumps

*

Offline ^Xalits

  • *********
  • 5512
Re: pra onde ir? qual o melhor?
« Responder #18 em: Dezembro 01, 2010, 03:58:34 pm »
 isso tem muito que se lhe diga...

*

Offline FONTES28

  • ********
  • 4398
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Segurança no Trabalho/ HACCP / Saúde Pública
Re: pra onde ir? qual o melhor?
« Responder #19 em: Dezembro 04, 2010, 05:38:33 pm »
penso que o pessoal tem a noção que mecanica automovel nao é ratar motores :) é muito para alem disso :)

*

Offline Xuds

  • *********
  • 5095
  • Sexo: Masculino
Re: pra onde ir? qual o melhor?
« Responder #20 em: Dezembro 05, 2010, 07:06:31 pm »
penso que o pessoal tem a noção que mecanica automovel nao é ratar motores :) é muito para alem disso :)

 :yes:

*

Offline ISCO

  • *********
  • 6321
  • Sexo: Masculino
Re: pra onde ir? qual o melhor?
« Responder #21 em: Dezembro 05, 2010, 08:20:52 pm »
penso que o pessoal tem a noção que mecanica automovel nao é ratar motores :) é muito para alem disso :)

 :yes:

 :yes: :yes: :yes: