Estás equivocado. Eu nao quero aprofundar o assunto, mas uma ECU faz a gestao de um motor. Tem entradas e saídas e de acordo com os parametros, assim os controla.
Um caso rapido... TDI150 e TDI170. Um tem injector bomba, outro tem piezzo injector. Um tem turbo de comando pneumatico e o outro de comando electrico. Um nao tem FAP, o outro tem, etc... evidente se que tentares ligar uma ECU de um TDI170 num TDI150 nem vai funcionar porque alem da ficha ser diferente um é Bosch e o outro Siemens e um tem entradas que o outro nao tem. No caso do TDI170 tem entrada de sonda lambda para e o TDI150 nao, logo era uma entrada sem ligação a nada, mas isto sao 1/100 dos motivos de nao funcionar e de as contas nem sequer saírem daqui. Sao tecnologias diferentes e por isso as ECU's tem codigos de hardware diferente e mesmo dentro da mesma motorizaçao existem versoes de software diferentes.
Tu consegues pegar num mapa de injecçao por throttle vs RPM de um PD150 e meter num 130 porque o motor é semelhante e tem os mesmos actuadores e sensores, mas um ficheiro tem milhares de mapas. No caso de um PD150 para um PD170 pode nem dar para copiar um mapa de injecçao porque pode ter tabelas com outras disposições e se o maximo em mgR de um PD150 sao 71mgR de que vale la ir por um que diz para origem 68mgR e depois passar para 71mgR. Isso é ilusao. E peço desculpa se alguem entendido me vier fazer correcçao, mas isto é mesmo so para tentar explicar a quem possa desconhecer.
Fazendo analogia a um motor de uma mota que difere 2cv e usa um carburador 17 e o outro um 19 e a primeira faz 10cv se lhe montares um 24 e tu vais e poes o de 19 e depois passas para o de 24. Nao faz nada, porque o motor continua o mesmo e faz sempre 10cv com um 24.
Ainda ha dias, ja nao me recordo quem, disse que tinha no E46 320D de 136cv o mapa do de 150. É impossível. Um é bomba injectora Bosch VP44 e é controlado por tensão na bomba e avanço e o outro é common rail e é comandado por pressão de injecçao, duraçao de injecçao, quantidade de injecçao e avanço. Nem sequer trabalhava!
No caso do Mini e no caso de servir la outra ECU, de nada vai servir porque os cavalos sao gerados pela mecanica. A ECU so faz a gestao.