boas malta, tenho ouvido que as barras estabilizadoras melhoram o comportamento dos carros em curva.
O que ouvi, sumariamente, foi isto:
in"forum autohoje"
"Andei muito tempo com uma barra anti-aproximação no meu antigo Punto. É uma das "mariquices" que mais diferença faz se instalada num carro, logo a seguir à suspensão.
As diferenças são de facto notórias. Claro que, uns dias depois de teres aquilo instalado, habituas-te e depois já nem te lembras como era dantes!
O que eu notei de imediato foi a capacidade de curvar. Dá para fazer as curvas com muito maior sensação de segurança porque o carro adorna menos mas principalmente porque o conjunto em si combate melhor as forças centrífugas.
Nota que o que uma barra AA faz na realidade é aumentar a rigidez torcional do chassis.
Não sei bem como descrever mas de facto sente-se que o carro fica diferente.
Quanto a desvantagens, há pelo menos duas, mas eu (felizmente) só dei conta duma:
Como as torres da suspensão ficam ligadas uma à outra através da barra AA, que está em tensão, há certas irregularidades da estrada que se sentem mais... e há outras que se sentem menos! Parece estranho mas era isso que eu dava conta. Por exemplo, passar em bandas sonoras elevadas tornou-se muito menos penoso que antes de ter a barra AA. Aquilo parece que disseminava mais a energia do impacto. Já, por exemplo, ao passar apenas com a roda dum lado num buraco, aquilo sentia-se quase como se fossem as duas rodas a passar. Julgo que a vibração seria mais transmitida de uma roda à outra através da barra AA.
A outra desvantagem pode verificar-se em caso de acidente. Como a barra AA é um elemento estranho ao chassis de origem, pode interferir nas estruturas de deformação programada que os carros têm. Ou seja, em caso de acidente, pode impedir que determinada parte do chassis fique deformada para absorver a energia do impacto, transmitindo-a com muito mais força aos ocupantes.
Em suma, acho que uma barra AA pode trazer vantagens, principalmente em carros do segmento A e B, cujos chassis são sempre relativamente menos reforçados. Mas antes disso, recomendava-te vivamente gastar um pouco mais de dinheiro e arranjar um bom conjunto mola/amortecedor. Terás muito mais a ganhar por esta via. "
eu acho que o meu yaris em curva amocha demais e como tal queria experimentar uma coisinha destas, de modo a conseguir uma condução mais segura e confortavel.
Opiniões são bem bem-vindas.
Já agora digam-me preços e locais onde adquirir sff
cumps