Os actuais sao common rail e utilizam essa tecnologia para cumprirem normas europeias anti poluição, porque um sistema common rail permite controlo absoluto em tempo de injecção, avanço, pressão e consequentemente quantidade de injecçao. Os anteriores pump-deuse ( injector bomba ) tinha maior pressão de injecção mas a injecção era controlada pela came e nao tinha tanta precisao a nível de tempos ( PD75, 100, 115, 140, 150, 170 (piezzo)). Antes deles ainda existiriam os de bomba injectora radial VP37 com regulação apenas de avanço e tempos de injecção regulados apenas por tensão aplicada na bomba em jogo com pressão de abertura de injector. Quanto mais andarmos para trás na história, mais poluentes vamos tendo estes motores.
Os que deram imensos problemas foram as primeiras versões 2.0TDI de 140 até ao fim do primeiro semestre de 2005 em que estalavam as cabeças. Fora isso são todos muitos bons e os de 8V são mais bruscos a baixos regimes e os 16V mais lineares e com melhor potência a elevados regimes.