Olá Visitante

''Mota Agarrou''

  • 23 Respostas
  • 29203 Visualizações
*

Offline Marcio0 F

  • *
  • 142
  • Sexo: Masculino
''Mota Agarrou''
« em: Junho 08, 2011, 11:19:12 pm »
Alguem me sabe explicar o que quer dizer ''a mota agarrou'' ou colou? :-\ nao percebo muito disto  :crazy:

*

Offline Escada

  • *********
  • 7718
  • Sexo: Masculino
  • Já deita fumo :)
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #1 em: Junho 09, 2011, 12:02:31 am »
Alguem me sabe explicar o que quer dizer ''a mota agarrou'' ou colou? :-\ nao percebo muito disto  :crazy:

Quer dizer que faltou óleo de mistura na gasolina e por falta de lubrificação o pistão dentro do cilindro pode ter ficado colado ou riscado...

*

Offline Marcio0 F

  • *
  • 142
  • Sexo: Masculino
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #2 em: Junho 09, 2011, 12:08:26 am »
logo nao anda né? custa muito para compor?

*

Offline Escada

  • *********
  • 7718
  • Sexo: Masculino
  • Já deita fumo :)
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #3 em: Junho 09, 2011, 12:16:29 am »
logo nao anda né? custa muito para compor?

Pode andar mas nota-se um perda de rendimento, e se andar é só tipo até chegar a casa se não estiveres longe senão acabas por prejudicar ainda mais...O preço depende de onde fores mandar arranjar, do material que colocares e da gravidade do agarranço mas é bem possivel passar dos 200euros já com a mão de obra incluida.

*

Offline Marcio0 F

  • *
  • 142
  • Sexo: Masculino
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #4 em: Junho 09, 2011, 12:18:10 am »
mas tem que levar cilindro novo?

*

Offline Escada

  • *********
  • 7718
  • Sexo: Masculino
  • Já deita fumo :)
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #5 em: Junho 09, 2011, 12:21:32 am »
mas tem que levar cilindro novo?

Não, o cilindro dá para rectificar. Se já não der (no caso de ter sido rectificado várias vezes) tem que levar uma camisa nova, ou seja uma camada nova de metal (no caso da DTR é ferro) para poder ser rectificado. Num agarranço o que costuma ser necessário em questão de material é o conjunto completo do pistão com cavilhão e segmentos, rectificação e juntas...

*

Offline germanii

  • *******
  • 3880
  • Sexo: Masculino
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #6 em: Junho 09, 2011, 12:32:08 am »
Colou para mim è falta de oleo ou os *segmentos partiram ou o*cerclips saiu,(*estes dois casos sao graves para o bolso) Etc. (O Pistao nao se meche mais  jà tive um motor com esse problema e foi de martelo e degripante à fartura para descolar fora o pistao do cilindro , mas vi que  foi  falta de oleo ).Agarrou a meu pensar è o primeiro sintoma  antes de Colar ,acontece que o motor faça isso e continua a trabalhar normalmente a seguir! Jà me aconteceu ,agora so digo as minhas experiencias,talves nao respondi bem à Tua pergunta ,mas tentei..

*

Offline Estrelinha

  • *******
  • 3340
  • Sexo: Masculino
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #7 em: Junho 09, 2011, 02:20:41 am »
Normalmente quando agarra a roda prende e desprende logo, ás vezes nem chega a prender, dependo do tamanho do agarranço, quando cola, fica a roda mesmo bloqueada, as vezes basta andar com ela para trás que descola, outras vezes não...

Pode agarrar por excesso de aquecimento, não unicamente por falta de lubrificação

Em dois pontos tenho de discordar com o germanii

Por vezes os segmentos partirem pode não ser grave para o bolso, no meu caso os segmentos partiram com a lc a fundo, no entanto cilindro fora, uma passagem de lixa fina, pistão novo e tá a rodar sem problemas.

Outro é o facto de agarrar e ficar a trabalhar normalmente, não concordo, seja um agarranço minimo a mota vai sempre perder rendimento, nota-se uma perda de força


*

Offline Escada

  • *********
  • 7718
  • Sexo: Masculino
  • Já deita fumo :)
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #8 em: Junho 09, 2011, 09:27:39 am »
seja um agarranço minimo a mota vai sempre perder rendimento, nota-se uma perda de força

Exactamente, nem li bem o que foi escrito...Num agarranço nota-se sempre uma perda de rendimento. Agora se forem uns pequenos riscos, que nem sei se pode chamar a isso agarranço pode nem se notar praticamente nada no rendimento do motor...

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #9 em: Junho 09, 2011, 12:08:34 pm »
Para mim agarrar ou colar é a mesma coisa, é quando aconteceu algo que bloqueia a caixa e por conseguinte a mota.

Pode agarrar porque o rolamento da biela partiu. Foi o que me aconteceu recentemente e n prejudicou nada o cilindro.

Na maioria dos casos quando um rolamento parte como os rolamentos são de aços duros fazem grandes riscos no piston de alto a baixo podendo ou não condenar o cilindro a um banho ou rectificação nova.

Para alem de falta de óleo como já foi dito pode agarrar por calor com ou sem tolerância errada. O calor faz dilatar o piston, e o que acontece é por exemplo ires a puxar pela mota e o piston vai acumulando calor, vais a puxar uma quinta, puxas embraiagem para por sexta e o motor pára.

As causas de calor excessivo podem ser muito variadas, desde vela muito quente, mistura pobre, muito alta compressão, detonação, pré ignição, ignição muito adientada, escape muito fechado, falta de liquido de arrefecimento, etc

*

Offline germanii

  • *******
  • 3880
  • Sexo: Masculino
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #10 em: Junho 11, 2011, 01:13:27 am »
Normalmente quando agarra a roda prende e desprende logo, ás vezes nem chega a prender, dependo do tamanho do agarranço, quando cola, fica a roda mesmo bloqueada, as vezes basta andar com ela para trás que descola, outras vezes não...

Pode agarrar por excesso de aquecimento, não unicamente por falta de lubrificação

Em dois pontos tenho de discordar com o germanii

Por vezes os segmentos partirem pode não ser grave para o bolso, no meu caso os segmentos partiram com a lc a fundo, no entanto cilindro fora, uma passagem de lixa fina, pistão novo e tá a rodar sem problemas.

Outro é o facto de agarrar e ficar a trabalhar normalmente, não concordo, seja um agarranço minimo a mota vai sempre perder rendimento, nota-se uma perda de força

Isso chama-se ter sorte !Pois jà chorei de por um Kit Malossi no Lixo por causa de um cerclips,mas à outro tipo de agarranço que jà vi um simples traço preto ,na qual penso Oleo de mà qualidade ou mistura nao ser boa?Ai como disse das ao kick e tudo continua na Boa*(*mas para dizer isto desmontei para ver )agora um segmento que parta fica sempre traços ,se nao forem atè acima ainda continua a trabalhar a 90% se vao atè acima adeus pois è uma pequena fuga e perca de 80% de potencia ,dependendo da profundidade pois em certos casos ,Xau,era uma vez.

*

Offline germanii

  • *******
  • 3880
  • Sexo: Masculino
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #11 em: Junho 11, 2011, 01:21:02 am »
Para mim agarrar ou colar é a mesma coisa, é quando aconteceu algo que bloqueia a caixa e por conseguinte a mota.

Pode agarrar porque o rolamento da biela partiu. Foi o que me aconteceu recentemente e n prejudicou nada o cilindro.

Na maioria dos casos quando um rolamento parte como os rolamentos são de aços duros fazem grandes riscos no piston de alto a baixo podendo ou não condenar o cilindro a um banho ou rectificação nova.

Para alem de falta de óleo como já foi dito pode agarrar por calor com ou sem tolerância errada. O calor faz dilatar o piston, e o que acontece é por exemplo ires a puxar pela mota e o piston vai acumulando calor, vais a puxar uma quinta, puxas embraiagem para por sexta e o motor pára.

As causas de calor excessivo podem ser muito variadas, desde vela muito quente, mistura pobre, muito alta compressão, detonação, pré ignição, ignição muito adientada, escape muito fechado, falta de liquido de arrefecimento, etc

Quanto ao calor pela experiencia que tenho nao faz agarrar um Pistao ,jà tive uma Casal2 e iamos a 2 em cima a subir uma Montanha ,paramos a meio fomos beber um copo ,mais tarde ponha a trabalhar perdeu 50% de potencia ,outro caso mais recente na minha Drag com rolamentos Polimero com calor excessivo derreteram mas foi o Rotor que colou mas o pistao nao teve nada nem o cilindro ,so digo o que me aconteceu  ;)

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #12 em: Junho 13, 2011, 10:31:40 pm »
Citar
Quanto ao calor pela experiencia que tenho nao faz agarrar um Pistao ,jà tive uma Casal2 e iamos a 2 em cima a subir uma Montanha ,paramos a meio fomos beber um copo ,mais tarde ponha a trabalhar perdeu 50% de potencia ,outro caso mais recente na minha Drag com rolamentos Polimero com calor excessivo derreteram mas foi o Rotor que colou mas o pistao nao teve nada nem o cilindro ,so digo o que me aconteceu  ;)

há dois tipo de calor, um é o motor todo está a uma elevada temperatura porque está a subir e a acarretar peso e tal...

Outra é em motores preparados ou os que já veem potentes de origem, em que se andares a fundo sitios como a janela de escape, segmentos e pistão aquecem centenas de graus em segundos devido á violenta combustão e rotação que estão a fazer. Por exemplo, tens a agua a 75º porque andast pouco tempo e o cilindro ainda n transferiu muito calor para a agua porque n teve tempo (condução termica), mas o travessão de escape aqueceu dos 100º para os 300º graus em segundos porque puxast 2 ou 3 mudanças, e está agora a apertar o pistão dentro do cilindro.


*

Offline Marcio0 F

  • *
  • 142
  • Sexo: Masculino
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #13 em: Junho 20, 2011, 09:12:58 pm »
alguem me sabe dizer o que e um motor gripado?

*

Offline Escada

  • *********
  • 7718
  • Sexo: Masculino
  • Já deita fumo :)
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #14 em: Junho 20, 2011, 09:16:49 pm »
alguem me sabe dizer o que e um motor gripado?

Pode ser a mesma coisa que a "moto agarrou"... É uma maneira de dizer que o motor tem algum problema...

*

Offline Marcio0 F

  • *
  • 142
  • Sexo: Masculino
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #15 em: Junho 21, 2011, 11:58:54 am »
alguem me sabe dizer o que e um motor gripado?

Pode ser a mesma coisa que a "moto agarrou"... É uma maneira de dizer que o motor tem algum problema...
ah ok bem me pareceu que era a mesma coisa  :moto:

*

Offline << ELBOSS >>

  • Coisas Sobrealimentadas =P
  • *********
  • 4937
  • Sexo: Masculino
    • https://www.facebook.com/DatsunPatrolDrift
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #16 em: Junho 21, 2011, 11:43:17 pm »
Do tipo  ;)





*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #17 em: Junho 22, 2011, 01:41:05 am »
Do tipo  ;)




Isso é muito mais do que gripado....

Quando me dizem ah e tal o motor ta gripado  pressuponho que algum rolamento não está bom, como folga ou partido, ou piston agarrado, etc é o termo usado por quem n percebe muito do assunto...

*

Offline Escada

  • *********
  • 7718
  • Sexo: Masculino
  • Já deita fumo :)
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #18 em: Junho 22, 2011, 10:48:46 am »
Do tipo  ;)




Isso é muito mais do que gripado....

Quando me dizem ah e tal o motor ta gripado  pressuponho que algum rolamento não está bom, como folga ou partido, ou piston agarrado, etc é o termo usado por quem n percebe muito do assunto...

 
Aquele pistão foi um agarranço à homem :laugh24: 

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #19 em: Junho 22, 2011, 02:37:36 pm »
Aquilo é desgaste.....

Piston com muitos anos de andamento e provavelmente de pouca qualidade

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #20 em: Junho 22, 2011, 10:00:43 pm »
Aquilo é ponto de ignição avançado demais.

*

Offline << ELBOSS >>

  • Coisas Sobrealimentadas =P
  • *********
  • 4937
  • Sexo: Masculino
    • https://www.facebook.com/DatsunPatrolDrift
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #21 em: Junho 22, 2011, 10:08:11 pm »
Era só pelo aspecto das paredes do pistão  ;)

*

Offline m4grity

  • *********
  • 8265
  • Sexo: Masculino
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #22 em: Junho 25, 2011, 06:49:34 pm »
ou pistao para medida nao adequada, cilindro com pouca folga

*

Offline kito

  • **
  • 230
  • Sexo: Masculino
Re: ''Mota Agarrou''
« Responder #23 em: Dezembro 13, 2012, 05:15:19 pm »
penso que tambem pode ser falta de gasolina ou excesso de compressao que depois provoque detonaçao...