Olá Visitante

gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...

  • 21 Respostas
  • 9895 Visualizações
gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...
« em: Janeiro 11, 2012, 05:28:10 pm »
     Bem... como sou novo aqui queria fazer o meu primeiro topico abordando o tema: gasolina 95 VS gasolina 98 !!

     Vou abrir este topico com a seguinte questao: Qual a gasolina mais apropriada? a 95 ou a 98?

     Estive a ler alguns artigos e noticias que falam sobre o assunto, e num modo geral,
Devemos abastecer a gasolina recomendada pela marca, indicada a documentaçã, mas muitos optam pla 95
por ser mais barata. Entao existe a gasolina 95 octanas e a gasolina 98 octanas, mas o termo mais correcto é i.o.
(indice octano), entao a gasolina 98 tem mais i.o. que torna a gasolina mais estavel quando cumprimida nos cilindros do motor entao
as octanas é a resistência da gasolina à auto-detonação, ou seja, explodir antes da faisca da vela
    O que pode acontecer em motores com mais compressão, é que a gasolina com menos índice de octano,
pode auto-inflamar-se antes do aconselhável, ou seja em vez de ajuda o motor a rodar vai abrandá-lo

    Então ATENÇAO que ao escolher o combustível certo, vamos poupar, quer nos gastos em combustível, quer na oficina.

    Onde realmente se pode notar mais a diferença entao ao "ralenty" pois fica mais silencioso,
e nas recuperações em 3ª ou 4ª velocidade, assim como
Em termos de rapidez de aceleração ou velocidade máxima a 95 e 98 sao a mesma coisa!?

    Gostava entao de saber a vossa opiniao :)

    Aração e bouas curvas...

*

Offline pintinzi

  • *******
  • 2050
Re: gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...
« Responder #1 em: Janeiro 11, 2012, 05:40:07 pm »
para mim 98 é melhor,mas o preço é o pior......

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...
« Responder #2 em: Janeiro 11, 2012, 05:50:05 pm »
Sem taxa de compressão para tal 98 é desperdicio, mas isto é basicamente outra vez arroz que andam aqui mais tópicos sobre isso.

*

Offline js18

  • *****
  • 961
Re: gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...
« Responder #3 em: Janeiro 11, 2012, 09:18:26 pm »
a questao nao é qual por mas sim qual se adapta mais á carteira. aos precos a que a gasolina anda meto sempre a mais barata, a mota anda bem com qualquer uma delas

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...
« Responder #4 em: Janeiro 11, 2012, 09:24:51 pm »
Com motas de origem podes mais ou menos fazer isso, se bem que gasolinas de hipers é um erro, o meu carro consome o dobro com elas, seja com condução cuidada ou não, parece água..

Re: gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...
« Responder #5 em: Janeiro 11, 2012, 11:33:22 pm »
Entao para uma mota 125 de origem qual a melhor opçao? a 95 ou a 98?? na minha opiniao se compensasse nem que fosse pela durabilidade do motor optaria sem duvida pela 98! acho que mais vale gastar mais uns centimos por litro e ter boa gasolina e ter uma boa conservaçao e duraçao do motor etc..

Re: gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...
« Responder #6 em: Janeiro 12, 2012, 02:27:51 pm »
boas, desde ja acho um excelente tema. pela experiencia que tenho a gasolina 98 a níveis mecânicos , é melhor , desgasta menos o piston e por ai, tal como explicas-te . quanto a andamento , noto sim a mota ligeiramente, muito ligeiramente, mais explosiva . agora tal como já foi referido eu penso que para motas 50cc de origem não se justifica por a 98 pois as rotações não são assim tao altas nem tao explosivas para tal justificação. tive uma 50cc e neste momento tenho 125cc. aquilo que faço e fazia era isto : na 50cc , quando a esmola era pouca comprava um aditivo que ha por ai, o redex de gasolina , fazia a mistura certa no deposito, saia mais barato que a 98 e notava o mesmo que com 98 e era realmente melhor. agora na 125 , meto sempre 98 pois já atinge rotações mais altas e é bom tanto a gasolina ser boa como óleo , mas isso já não e para aqui chamado. como tal, na 125 o aditivo que te falo (redex) so meto mesmo quando a carteira nao da para esticar um bocadinho. espero ter ajudado  :moto: :moto:

*

Offline Escada

  • *********
  • 7718
  • Sexo: Masculino
  • Já deita fumo :)
Re: gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...
« Responder #7 em: Janeiro 12, 2012, 02:54:20 pm »
Não sei se o dinheiro gasto a mais usando sempre gasolina 98 acaba por compensar os kms que se poderão percorrer a mais usando gasolina 95... Haverá assim tanta diferença de kms usando gasolina 95 e 98, isto comparando dois pistões e cada um deles usar gasolinas diferentes? Usando um bom óleo de mistura e fazendo a manutenção a tempo e horas penso que vai dar ao mesmo seja a gasolina 95 ou 98...

*

Offline pintinzi

  • *******
  • 2050
Re: gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...
« Responder #8 em: Janeiro 12, 2012, 05:29:51 pm »
Com motas de origem podes mais ou menos fazer isso, se bem que gasolinas de hipers é um erro, o meu carro consome o dobro com elas, seja com condução cuidada ou não, parece água..
o dobro nao digo,mas q com gasolina ou gasoleo dos hipers é um facto q aumenta a media isso tb ja reparei mas nunca para o dobro

*

Offline Xuds

  • *********
  • 5095
  • Sexo: Masculino
Re: gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...
« Responder #9 em: Janeiro 12, 2012, 05:35:14 pm »
Não sei se o dinheiro gasto a mais usando sempre gasolina 98 acaba por compensar os kms que se poderão percorrer a mais usando gasolina 95... Haverá assim tanta diferença de kms usando gasolina 95 e 98, isto comparando dois pistões e cada um deles usar gasolinas diferentes? Usando um bom óleo de mistura e fazendo a manutenção a tempo e horas penso que vai dar ao mesmo seja a gasolina 95 ou 98...

eu com 98 para além de dar mais kilometros ao motor por lhe dar mais saude,também fica mais económica com a mesma quantidade em litros  :laugh:
aqui desde que mandei um cilindro para o lixo tem sido sempre 98

*

Offline Escada

  • *********
  • 7718
  • Sexo: Masculino
  • Já deita fumo :)
Re: gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...
« Responder #10 em: Janeiro 12, 2012, 08:16:27 pm »

eu com 98 para além de dar mais kilometros ao motor por lhe dar mais saude,também fica mais económica com a mesma quantidade em litros  :laugh:
aqui desde que mandei um cilindro para o lixo tem sido sempre 98

Tenho que começar a usar também 98. Por acaso estive a fazer umas contas e em 15000km, se gastar 750€ de gasolina 95 para fazer a mesma distância com 98 gasto-se apenas mais 45€, é capaz de compensar mesmo...

*

Offline Valvoline

  • ****
  • 549
  • Sexo: Masculino
  • "der adler ist gelandet"
Re: gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...
« Responder #11 em: Janeiro 13, 2012, 08:38:56 pm »

Este topico ja foi abordado uma serie de vezes e com respostas bastante elucidativas.

Bem mas ja agora aos consumidores de 98 que afirmam fazer mais quilometros, é melhor reverem bem isso, é que não existe fundamento teorico algum que comprove, a 98 fazer menor consumo especifico que a 95... Por isso apelo a que revejam bem as contas dos km.

A gasolina 98 tal como o BTK disse tem mais poder antidetonante, oferece mais resistencia a uma detonação prematura causada por pressoes e temperaturas elevadas, Pelas taxas de compressão que as vossas motas praticam, sera praticamente Zero o risco de pre-detonação com 95 quanto mais com 98. È que fora o poder antidetonante e possivelmente um combustivel mais refinado e limpo (o que não acredito na maioria dos casos) a 98 n tem vantagem alguma face á 95.

Por isso sigam o manual da vossa mota/carro que diz la gasolina 95. Poupam dinheiro.

*

Offline quintas303

  • **
  • 292
  • Sexo: Masculino
  • Quintas
Re: gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...
« Responder #12 em: Janeiro 15, 2012, 10:31:20 am »
eu meto sempre geforce 98 na galp

*

Offline LC_y#

  • *******
  • 2431
  • Sexo: Masculino
  • - y a r r a #
Re: gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...
« Responder #13 em: Janeiro 15, 2012, 11:21:43 am »
para uma mota a 4t vale a pena meter gasolina 98 mas para motas a 2t nao vejo qual a necessidade de meter 98 se a 95 é a gasolina indicada  :D

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...
« Responder #14 em: Janeiro 15, 2012, 01:57:30 pm »
Então e porque é que numa mota a 4 tempos a 98 é melhor?
Melhor era a gasolina com chumbo, o tpc é descobrir porque.

*

Offline LC_y#

  • *******
  • 2431
  • Sexo: Masculino
  • - y a r r a #
Re: gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...
« Responder #15 em: Janeiro 16, 2012, 01:27:54 pm »
Então e porque é que numa mota a 4 tempos a 98 é melhor?
Melhor era a gasolina com chumbo, o tpc é descobrir porque.
porque semprew ouvi dizer que gasolina 98 dava sempre melhor resultado numa mota a 4t do que numa a 2t ;)

Re: gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...
« Responder #16 em: Janeiro 16, 2012, 02:13:38 pm »
Mas isso do ouvi dizer é muito relativo LC_Y. Eu sempre ouvi dizer que o ronaldo é um grande jogador e no entanto ja o vi fazer jogos em que ate o velhinho liedson jogava melhor que ele. Cada motor e cada marca tem a sua recomendação , mas em suma a 98 é melhor para todas as motas. É uma questão de lógica e a minha opinião, mas se podemos ter uma gasolina que provoca uma melhor explosão e mais fiável, que causa menos desgaste no motor então eu optaria por ela, mas isto é só a minha opinião.

*

Offline LC_y#

  • *******
  • 2431
  • Sexo: Masculino
  • - y a r r a #
Re: gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...
« Responder #17 em: Janeiro 16, 2012, 02:15:43 pm »
Mas isso do ouvi dizer é muito relativo LC_Y. Eu sempre ouvi dizer que o ronaldo é um grande jogador e no entanto ja o vi fazer jogos em que ate o velhinho liedson jogava melhor que ele. Cada motor e cada marca tem a sua recomendação , mas em suma a 98 é melhor para todas as motas. É uma questão de lógica e a minha opinião, mas se podemos ter uma gasolina que provoca uma melhor explosão e mais fiável, que causa menos desgaste no motor então eu optaria por ela, mas isto é só a minha opinião.
claro tmb tenho a mesma opiniao em relaçao aos desgastes

*

Offline bunker

  • **
  • 257
  • Sexo: Masculino
  • Team Canário
Re: gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...
« Responder #18 em: Janeiro 16, 2012, 03:07:09 pm »
Mas isso do ouvi dizer é muito relativo LC_Y. Eu sempre ouvi dizer que o ronaldo é um grande jogador e no entanto ja o vi fazer jogos em que ate o velhinho liedson jogava melhor que ele. Cada motor e cada marca tem a sua recomendação , mas em suma a 98 é melhor para todas as motas. É uma questão de lógica e a minha opinião, mas se podemos ter uma gasolina que provoca uma melhor explosão e mais fiável, que causa menos desgaste no motor então eu optaria por ela, mas isto é só a minha opinião.
claro tmb tenho a mesma opiniao em relaçao aos desgastes
axo que e o mais correto

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...
« Responder #19 em: Janeiro 16, 2012, 09:55:31 pm »
Tendo em conta que muitas motas a 4t até têm taxas de compressão inferiores ás 2 tempos, está certo.

Re: gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...
« Responder #20 em: Janeiro 25, 2012, 01:46:11 pm »
boas, desde ja acho um excelente tema. pela experiencia que tenho a gasolina 98 a níveis mecânicos , é melhor , desgasta menos o piston e por ai, tal como explicas-te . quanto a andamento , noto sim a mota ligeiramente, muito ligeiramente, mais explosiva . agora tal como já foi referido eu penso que para motas 50cc de origem não se justifica por a 98 pois as rotações não são assim tao altas nem tao explosivas para tal justificação. tive uma 50cc e neste momento tenho 125cc. aquilo que faço e fazia era isto : na 50cc , quando a esmola era pouca comprava um aditivo que ha por ai, o redex de gasolina , fazia a mistura certa no deposito, saia mais barato que a 98 e notava o mesmo que com 98 e era realmente melhor. agora na 125 , meto sempre 98 pois já atinge rotações mais altas e é bom tanto a gasolina ser boa como óleo , mas isso já não e para aqui chamado. como tal, na 125 o aditivo que te falo (redex) so meto mesmo quando a carteira nao da para esticar um bocadinho. espero ter ajudado  :moto: :moto:

Sim muito obrigado ajudas-te muito!
Eu para ja tenho uma 50cc mas quero ver se arranjo uma 125cc e quero o melhor para ela tanto em termos de gasolina como em termos de oleo etc.. quanto ao redex eu já tinha visto esse produto a venda e é mais um que depois vou adicionar ao deposito, pelo que li desse produto é uma mais valia em termos mecanicos.. e como já referi eu vou querer o melhor para a minha "menina" nem mesmo que tenha de gastar um pouco mais.. na minha opiniao se compensar a 98 e se de facto for a melhor é a que irei entao meter... :) mais uma vez obrigado pela opiniao :P Abraço

Re: gasolina 95 ou gasolina 98 eis a questão...
« Responder #21 em: Janeiro 25, 2012, 02:00:44 pm »
Mas isso do ouvi dizer é muito relativo LC_Y. Eu sempre ouvi dizer que o ronaldo é um grande jogador e no entanto ja o vi fazer jogos em que ate o velhinho liedson jogava melhor que ele. Cada motor e cada marca tem a sua recomendação , mas em suma a 98 é melhor para todas as motas. É uma questão de lógica e a minha opinião, mas se podemos ter uma gasolina que provoca uma melhor explosão e mais fiável, que causa menos desgaste no motor então eu optaria por ela, mas isto é só a minha opinião.

Em termos de km ate pode ser o mesmo tanto na 95 como na 98 mas nem que seja pela durabilidade do motor já vale a pena! se calhar isso não é uma coisa que se veja a curto prazo do genero bora meter 98 a ver no que dá! Se calhar tem mais beneficio a longo prazo com a saude do motor.. se assim for já vale a pena... mesmo em andamento deve-se notar alguma diferença mesmo que seja pouca.. mas uma coisa é certa se meto gasolina dessa de "ipermercado" e se meto gasolina na "galp" noto bem a diferença.. por isso entre a 95 e a 98 tambem se deve notar... abraço :)