Olá Visitante

Bloquear portas USB em Solaris...

  • 3 Respostas
  • 5170 Visualizações
*

Offline Rui_Biker20

  • *********
  • 3727
  • Sexo: Masculino
  • "O motor da mota está dentro do capacete!"
Bloquear portas USB em Solaris...
« em: Janeiro 23, 2012, 03:32:22 pm »
Tenho várias máquinas ligadas em rede e pretendo bloquear o acesso às portas USB, ou seja, não quero que ninguém consiga colocar uma pendrive numa máquina e recolher informação (só os administradores).
Tenho um comando em que bloqueia o acesso a toda a gente, mas como disse preciso que os administradores consigam utilizar as portas USB, logo este comando não o quero utilizar, porque cada vez que quero intoduzir uma pen vou ter que reiniciar a máquina (reiniciar para desbloquear e reiniciar novamente para bloquear) e não é lá muito "user friendly".
Como o sistema operativo é o Solaris 10, não tenho a possibilidade de gerir as portas USB como no Windows XP (por exemplo).
Estive também a listar todas as portas USB, e o que me deu foi, o teclado, o rato e o disco....todas as outras portas USB que não tinham nada conectado também me apareceram, mas sem informação. Fui à pasta onde tinha os apontadores e retirei os apontadores dessas portas, mas mesmo assim ainda consegue ler as pens (umas vezes lê, outras não lê e por vezes bloqueia o computador....).

Já andei a pesquisar na net, mas não há nada que diga como se fazer concretamente.

Agradeço desde já qualquer ajuda ;)
Cumps

*

Offline polo 16v

  • *
  • 194
  • Sexo: Masculino
Re: Bloquear portas USB em Solaris...
« Responder #1 em: Janeiro 24, 2012, 03:06:15 pm »
Tenho várias máquinas ligadas em rede e pretendo bloquear o acesso às portas USB, ou seja, não quero que ninguém consiga colocar uma pendrive numa máquina e recolher informação (só os administradores).
Tenho um comando em que bloqueia o acesso a toda a gente, mas como disse preciso que os administradores consigam utilizar as portas USB, logo este comando não o quero utilizar, porque cada vez que quero intoduzir uma pen vou ter que reiniciar a máquina (reiniciar para desbloquear e reiniciar novamente para bloquear) e não é lá muito "user friendly".
Como o sistema operativo é o Solaris 10, não tenho a possibilidade de gerir as portas USB como no Windows XP (por exemplo).
Estive também a listar todas as portas USB, e o que me deu foi, o teclado, o rato e o disco....todas as outras portas USB que não tinham nada conectado também me apareceram, mas sem informação. Fui à pasta onde tinha os apontadores e retirei os apontadores dessas portas, mas mesmo assim ainda consegue ler as pens (umas vezes lê, outras não lê e por vezes bloqueia o computador....).

Já andei a pesquisar na net, mas não há nada que diga como se fazer concretamente.

Agradeço desde já qualquer ajuda ;)
Cumps

Boas,

Se as tens em rede, eu bloquiava o acesso total aos usb, se quizesse alguma coisa era atraves de scp  ou backups automaticos para outras maquinas.

Abraco

*

Offline Rui_Biker20

  • *********
  • 3727
  • Sexo: Masculino
  • "O motor da mota está dentro do capacete!"
Re: Bloquear portas USB em Solaris...
« Responder #2 em: Janeiro 25, 2012, 04:56:12 pm »
Já se conseguiu resolver o problema  :D
Foi através de um comando: disable_volmgt
As portas do teclado e do rato continuam a funcionar....
Quando se quiser desbloquear as portas é só entrar como root e dar o comando: enable_volmgt
Parece fácil, mas ainda andei a bater com a cabeça nas paredes para descobrir  :-\


*

Offline Rui_Biker20

  • *********
  • 3727
  • Sexo: Masculino
  • "O motor da mota está dentro do capacete!"
Re: Bloquear portas USB em Solaris...
« Responder #3 em: Janeiro 25, 2012, 05:00:58 pm »
Tenho várias máquinas ligadas em rede e pretendo bloquear o acesso às portas USB, ou seja, não quero que ninguém consiga colocar uma pendrive numa máquina e recolher informação (só os administradores).
Tenho um comando em que bloqueia o acesso a toda a gente, mas como disse preciso que os administradores consigam utilizar as portas USB, logo este comando não o quero utilizar, porque cada vez que quero intoduzir uma pen vou ter que reiniciar a máquina (reiniciar para desbloquear e reiniciar novamente para bloquear) e não é lá muito "user friendly".
Como o sistema operativo é o Solaris 10, não tenho a possibilidade de gerir as portas USB como no Windows XP (por exemplo).
Estive também a listar todas as portas USB, e o que me deu foi, o teclado, o rato e o disco....todas as outras portas USB que não tinham nada conectado também me apareceram, mas sem informação. Fui à pasta onde tinha os apontadores e retirei os apontadores dessas portas, mas mesmo assim ainda consegue ler as pens (umas vezes lê, outras não lê e por vezes bloqueia o computador....).

Já andei a pesquisar na net, mas não há nada que diga como se fazer concretamente.

Agradeço desde já qualquer ajuda ;)
Cumps

Boas,

Se as tens em rede, eu bloquiava o acesso total aos usb, se quizesse alguma coisa era atraves de scp  ou backups automaticos para outras maquinas.

Abraco

Sim, eu também conseguia bloquear tudo através de um comando: setup_security, mas tinha de reiniciar o servidor e todas as máquinas, inclusivé o servidor, ficavam com as portas bloqueadas.
Assim, com aqueles comandos que escrevi no post acima, tem que se ir directamente às máquinas e dar o comando para bloquear. Tudo bem que é mais trabalhoso, mas assim o servidor fica com as portas desbloqueadas na mesma.

 :)