Olá Visitante

Injecção directa 2 stroke

  • 38 Respostas
  • 2891 Visualizações
*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Injecção directa 2 stroke
« em: Fevereiro 25, 2012, 01:23:36 am »
Two Stroke Direct Injection


AM6 ja parece haver :P

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #1 em: Fevereiro 25, 2012, 01:38:33 am »
até tem alguma potencia comparado com alguns que foram vistos em scotters.... Nice

*

Offline RodrigoVieira

  • ***
  • 447
  • Sexo: Masculino
  • Colado a cima!!
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #2 em: Fevereiro 25, 2012, 01:41:12 am »
parece ficar aço  ;) hehe AM6 do aço (athena)

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #3 em: Fevereiro 25, 2012, 01:55:36 am »
até tem alguma potencia comparado com alguns que foram vistos em scotters.... Nice
e alguns deram raia....

agora nao percebo como sera feita a admiçao de oleo por causa dos rolamentos e segmentos...

*

Offline RodrigoVieira

  • ***
  • 447
  • Sexo: Masculino
  • Colado a cima!!
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #4 em: Fevereiro 25, 2012, 01:18:58 pm »
até tem alguma potencia comparado com alguns que foram vistos em scotters.... Nice
e alguns deram raia....

agora nao percebo como sera feita a admiçao de oleo por causa dos rolamentos e segmentos...
´
Acho que é feita normal pelo a admisao de baixo

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #5 em: Fevereiro 25, 2012, 02:02:35 pm »
Repost que isto já andou pelo bar.
A bimota tentou e foi precisamente por isso que faliu, motores agarrados a torto e a direito, mas actualmente temos melhor tecnologia acessivel, a questão é, isso tem mais potência comparado com quê?
É que de am6 só mesmo os carters e mesmo assim..

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #6 em: Fevereiro 25, 2012, 04:25:52 pm »
Repost que isto já andou pelo bar.
A bimota tentou e foi precisamente por isso que faliu, motores agarrados a torto e a direito, mas actualmente temos melhor tecnologia acessivel, a questão é, isso tem mais potência comparado com quê?
É que de am6 só mesmo os carters e mesmo assim..
tem mais potencia em relaçao a origem...

ja agora o sistema de lubrificação

e-tec lubricacion


e depois tambem acontece disto...
Rotax 800HO haveri!



*

Offline joão neto

  • *******
  • 2259
  • Sexo: Masculino
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #7 em: Fevereiro 25, 2012, 04:30:20 pm »
Fogo esse 2º video  :o  :o

*

Offline Rafa_bmx

  • *********
  • 5895
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #8 em: Fevereiro 25, 2012, 04:49:30 pm »
ca em aveiro uma empresa converteu uma scooter 2t de injecção para GPL sim GPL com uma centralina e especial e tudo, e tem o kit á venda!!

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #9 em: Fevereiro 26, 2012, 02:41:27 am »
O E-tec se bem me lembro era da Polaris/Rotax para as motas de neve, se assim for a Athena só copiou.
Mal deles se não tiram mais potência que um motor de origem, o corpo de acelerador de certezinha que tem mais de 14mm, tem um cilindro que só as condutas metem as do cilindro de origem a um canto e tem um escape feito á medida para o cilindro.
Eu com uma fresa tambem meto mais potência num cilindro e não chamo a isso revolucionário.

*

Offline Grif20

  • ****
  • 511
  • Sexo: Masculino
  • Levado pelos ventos!! é + forte que o motor! xD
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #10 em: Fevereiro 26, 2012, 04:26:49 am »
concordo contigo BTK! mas agora no meio de esses buracos todos tira la 50% do consumo que o motor faz de fabrica neste caso o am6?! metes é mais 20 ou 30 em cima lol!

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #11 em: Fevereiro 26, 2012, 01:07:41 pm »
Não acredito em palavras, provas concretas sim, porque não se tira potência do ar.

*

Offline Valvoline

  • ****
  • 549
  • Sexo: Masculino
  • "der adler ist gelandet"
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #12 em: Fevereiro 26, 2012, 03:13:56 pm »

A inexistencia do venturi no motor injecção certamente deve dar uns trocos de potencia extra,é o que se espera de qualquer sistema de injecção que oferece menos resistencia á admissão.  Mas agora dar mais 2 cv como ilustrado no video, parece-me de mais.

Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #13 em: Fevereiro 27, 2012, 12:17:54 am »
Eu acho que vocês estão a ver isso mal ...

O ponto forte de um motor a 2 tempos é a relação peso/simplicidade/potencia. O ponto fraco são precisamente as emissões e o consumo. Com a utilização de injecção consegue se reduzir bastante o consumo e consequentemente as emissões, mantendo a mesma potencia média garantindo assim uma continuidade maior dos motores a 2 tempos no mercado, visto que as normas ambientais estão cada vez mais pesadas. No entanto para rotação e potencia pura por enquanto nada melhor que os carburadores. Mas os sistemas de injecção nos motores 2 tempos já são utilizados a muito tempo por exemplo em motas de neve e é só uma questão de tempo até se massificarem e começarem a ser utilizados em estrada.

O sistema e-tec utilizado pela rotax não tem muito a ver com o da bimota pois a bimota injectava a gasolina no carter e o da Rotax injecta a  gasolina directamente na coroa do piston logo após a janela de escape fechar, à semelhança do sistema DI-tech utilizados pela aprilia nas suas scooters 2T. Em teoria é muito bom, na pratica ainda há umas questões a rever.  O sistema da Athena tem mais em comun com o da Bimota do que com o da Rotax.

*

Offline miguel_dtx

  • *******
  • 2616
  • Sexo: Masculino
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #14 em: Fevereiro 27, 2012, 12:44:06 am »
offtopic: e nestes tipo topicos a ler o que quem realmente sabe escreve, que se aprendem umas quantas coisas interessantes acerca da materia  :yes: :yes:

*

Offline galo_abt

  • ******
  • 1505
  • Sexo: Masculino
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #15 em: Fevereiro 27, 2012, 12:50:11 am »
Citar
O sistema e-tec utilizado pela rotax não tem muito a ver com o da bimota pois a bimota injectava a gasolina no carter e o da Rotax injecta a  gasolina directamente na coroa do piston logo após a janela de escape fechar, à semelhança do sistema DI-tech utilizados pela aprilia nas suas scooters 2T. Em teoria é muito bom, na pratica ainda há umas questões a rever.  O sistema da Athena tem mais em comun com o da Bimota do que com o da Rotax.

lá está.. não confundir injecção com injecção directa..
 
outra coisa.. a injecção directa aumenta o rendimento.. o aumento de potencia é uma consequência..

*

Offline EgiTelmo

  • 77
  • Sexo: Masculino
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #16 em: Fevereiro 27, 2012, 01:09:26 am »
só digo uma coisa, venha ela

*

Offline Valvoline

  • ****
  • 549
  • Sexo: Masculino
  • "der adler ist gelandet"
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #17 em: Fevereiro 27, 2012, 01:15:41 am »
ambos os sistemas directa ou "indirecta" tem como resultado um ligeiro aumento de potencia em motores de ciclo otto. Agora para motores a 2t é complicado provar se o mesmo é verificado,  se não me engano todas as 500cc de GP, ate 2002 usavam carburadores (corrijam-me se estou enganado), ora se a injecção oferecesse potencia extra aposto que seria usada com muito bom gosto pela honda yama cagiva etc nas suas 500, dai podemos concluir que não deve oferecer grande cavalagem.
Agora quando falamos de menor consumo especifico(na ordem de 1/2) ai sim injecção 2t se torna interessante. Pode ser o renascer de motores a 2t no meu ponto de vista. Caso um projecto do genero tenha sucesso.

Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #18 em: Fevereiro 27, 2012, 09:37:59 pm »
A injecção ainda foi utilizada em 500cc na época de 90, mas rapidamente foi descartada. Não tenho bem a certeza mas acho que foi mais ou menos na altura em que proibiram a gasolina com chumbo nos GPs.

Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #19 em: Fevereiro 27, 2012, 10:20:33 pm »
Eu de mecânica não sou um ÁS
Mas tenho uma ideia, em vez de ter só um injector, porque não ter 2, um debita a quantidade certa de gasolina e o outro a quantidade certa de oleo.

*

Offline Valvoline

  • ****
  • 549
  • Sexo: Masculino
  • "der adler ist gelandet"
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #20 em: Fevereiro 27, 2012, 11:42:36 pm »
A injecção ainda foi utilizada em 500cc na época de 90, mas rapidamente foi descartada. Não tenho bem a certeza mas acho que foi mais ou menos na altura em que proibiram a gasolina com chumbo nos GPs.

Sim sim tambem li algo do genero, no inicio de 90 a honda tentou substituir o carburador por injecção na nsr 500, contudo ja vi fotos de motores nsr 500 ano 97 que usam carburadores, por isso deve ter sido descartada.

*

Offline BroLy

  • *
  • 1653
  • Sexo: Masculino
    • RacingSM
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #21 em: Fevereiro 29, 2012, 12:01:52 pm »
A OSSA também vai lançar uma 250 / 300 monocilindrica de enduro revolucionária em determinados aspectos, um deles é que vai usar injecção

Só falta é ver um vídeo dela a enrolar barrote em 4ª a fundo @ 9 500rpm para se comprovar que funciona ..  :laugh2:

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #22 em: Fevereiro 29, 2012, 05:23:28 pm »
A OSSA também vai lançar uma 250 / 300 monocilindrica de enduro revolucionária em determinados aspectos, um deles é que vai usar injecção

Só falta é ver um vídeo dela a enrolar barrote em 4ª a fundo @ 9 500rpm para se comprovar que funciona ..  :laugh2:
para a lançarem po mercado é porque deve de funcionar... :P

mas há que ver é se tem barrote ;D

*

Offline BroLy

  • *
  • 1653
  • Sexo: Masculino
    • RacingSM
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #23 em: Março 01, 2012, 11:25:18 am »
Também lançaram no mercado a Bimota com injecção e deu barraca ...

Também a Aprilia lançou a SXV 550 para o mercado e isso não impediu de muitas delas partirem motores, começarem a arder etc ..

Chegar ao mercado não é sinónimo de fiabilidade 100%, aliás, não há nada 100% fiável ..

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #24 em: Março 01, 2012, 06:12:25 pm »
Também lançaram no mercado a Bimota com injecção e deu barraca ...

Também a Aprilia lançou a SXV 550 para o mercado e isso não impediu de muitas delas partirem motores, começarem a arder etc ..

Chegar ao mercado não é sinónimo de fiabilidade 100%, aliás, não há nada 100% fiável ..
sim tem razao...

mas mesmo pos 4T alguem teve que ser o primeiro e ainda hoje ha motores com problema de injecçao :P

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #25 em: Março 01, 2012, 07:34:44 pm »
Nunca chegou a ser provado e aprovado em motoGp que era onde haviam rios de dinheiro para tudo e mais alguma coisa, cheira-me que seja complicado isso funcionar decentemente, para mais numa marca pequena com recursos limitados.

Tanto que a KTM andou anos e anos a alimentar rumores que o próximo ano era o ano das KTM com injecção e o que se vê é que não lançaram nada para o mercado.

Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #26 em: Março 01, 2012, 07:44:26 pm »
Nunca foi aprovado em motoGP porque nunca se proibiu o uso de carburadores. Se a injecção fosse obrigatória e os carburadores banidos teríamos assistido a uma década inteira de WGP500 com injecção...afinal em 1993 uma NSR500 injectada correu no GP da Alemanha e passou os 320 km/h.

 A KTM já a anos que anda a alimentar rumores mas ainda não lançou nada para o moercado, no entanto as aprilia SR50 DI-tech já andam ai a uns anos ... por isso eu concluo que o atraso da KTM se deve mais a questões borucraticas do que técnicas...

*

Offline galo_abt

  • ******
  • 1505
  • Sexo: Masculino
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #27 em: Março 01, 2012, 07:47:49 pm »
alguém tem ideia do tempo de injecção?

é que se pensarmos num motor com 200º de escape e que tenha 30º de avanço de ignição, sobram 50º para injecção de combustível.. será suficiente?

Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #28 em: Março 01, 2012, 07:58:41 pm »
O timing da injecçao será qualquer coisa na ordem do 30~40º antes do pms. A duração da mesma já dependerá da rotação.

*

Offline galo_abt

  • ******
  • 1505
  • Sexo: Masculino
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #29 em: Março 01, 2012, 08:15:23 pm »
ek se a injecção for feita logo após a janela de escape fechar não pode estar nesse intervalo a injecção.. e se a injecção se iniciar nesse intervalo que dizes, em alta rotação, vai haver injecção ainda depois da ignição.. daí a minha questão... 

Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #30 em: Março 01, 2012, 09:13:31 pm »
Os sistemas de injecção directa 2T (DI-tech da aprilia pex) injectam a gasolina na coroa do piston, logo após a janela de escape fechar...e funcionam sem grandes problemas pois as SR50 têm motores pouco rotativos e com poucos graus de escape. Já os motores ROTAX das motas de neve tem um principio de funcionamento semelhante e sem grandes problemas pois são motores pouco rotativos. Para motores que atinjam mais rotação eu penso que já será necessário injectores que injectem mais mistura durante menos tempo.  Mas para motores mais rotativos a melhor maneira de injecta los é fazer como Bimota e apontar os injectores para o cárter. Tem desvantagens em relação à injecção directa, mas também tem as suas vantagens pois permite fazer mais rotação e ao mesmo tempo faz uma lubrificação convencional.

*

Offline galo_abt

  • ******
  • 1505
  • Sexo: Masculino
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #31 em: Março 01, 2012, 09:26:58 pm »
lá está era o que estava a dizer.. não tenho ideia de qual o tempo de injecção.. mas um motor a 2 tempos com injecção directa está sempre condicionado pela limitação que tem em relação ao numero de rotações e ao tempo de escape...

claro que em relação á injecção "indirecta" é outra coisa..

Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #32 em: Março 01, 2012, 09:47:28 pm »
A limitação estará mais na rapidez com que os injectores repetem o ciclo do que propriamente na rotação ou nos graus de escape...

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #33 em: Março 02, 2012, 05:14:37 am »
A limitação estará mais na rapidez com que os injectores repetem o ciclo do que propriamente na rotação ou nos graus de escape...
tambem me parece que sim...

rapidez e a quantidade que serão capazes de injectar num curto espaço de tempo.

*

Offline galo_abt

  • ******
  • 1505
  • Sexo: Masculino
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #34 em: Março 02, 2012, 05:19:08 am »
A limitação estará mais na rapidez com que os injectores repetem o ciclo do que propriamente na rotação ou nos graus de escape...
tambem me parece que sim...

rapidez e a quantidade que serão capazes de injectar num curto espaço de tempo.

então uma coisa limita a outra.. ou tem um injector com mta vazão, ou o motor tem que ter janela de escape mais baixa

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #35 em: Março 02, 2012, 06:10:56 am »
A limitação estará mais na rapidez com que os injectores repetem o ciclo do que propriamente na rotação ou nos graus de escape...
tambem me parece que sim...

rapidez e a quantidade que serão capazes de injectar num curto espaço de tempo.

então uma coisa limita a outra.. ou tem um injector com mta vazão, ou o motor tem que ter janela de escape mais baixa
la esta é tentar conciliar os 2 factores. hoje em dia existem injectores com muito caudal, agora o tempo que demoram a injectar é que a conversa muda de figura...

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #36 em: Março 02, 2012, 06:46:34 am »
Nem um carro alguma vez faz tanta rotação como um motor 2 tempos, e se é para fazer 8 ou 9 mil em carga vale mais um 4 tempos...
Provavelmente os injectores nem sequer conseguem funcionar devidamente a 14 mil rpm, com 200º de escape e a conta com avanço de ignição diria que é menos de meio mili-segundo.

*

Offline BroLy

  • *
  • 1653
  • Sexo: Masculino
    • RacingSM
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #37 em: Março 02, 2012, 10:19:38 am »
A questão das novas injecções funcionarem nas 2T é esse kit Athena para a 50cc, no dyno o motor atinge quase 14 000rpm em carga, isso é bom sinal porque até hoje os únicos motores 2T com injecção eram motas de neve / água/ jetski que nunca atingiam mais do que 9000 - 9 500rpm.

Quanto a no Mundial nunca terem massificado a injecção é como o 2stroke4ever disse, é só uma questão de regulamentos, se a organização proibisse a utilização de carburadores podem ter a certeza que todas as marcas iriam fazer 500 com injecção a andar mais, com menos emissões e menores consumos de combustível.

Por exemplo, se em SBK não colocarem montes de limitações nas bicilindricas 1200cc, podem crer que a Ducati já teria mais 10 cv e alguns 20 Nm em cima e a fazer alguns 330 km/h em 1 ou 2 circuitos sem os grandes restritores e o lastro de 6kg.

Atrás quando falei da Aprilia SXV 550, não era pela injecção, mas sim pelos problemas em geral que o motor tem, para demonstrar que nada é 100% fiável mesmo que esteja no mercado à venda para o público em geral.

*

Offline flyaway

  • **
  • 325
  • Sexo: Masculino
  • Porreiro pah!
Re: Injecção directa 2 stroke
« Responder #38 em: Agosto 28, 2012, 11:38:25 am »
OSSA Enduro 250cc. Previsão de montagem de 2.000 unidades para 2013.
Motor invertido, admissão frontal, dupla injecção elecrónica.

http://www.ossamotor.es/ES/models.php?idMoto=337