estamos a falar de uma montagem mecânica... as marcas de motas ou carros que montam milhares e milhares de motores acham que anda la alguém a fazer correcções de squish clearence ou kk outra coisa.. nao faziam outra coisa assim com os melhares de motores que produzem.. isso nao acontece pk todos os componentes são iguais e são bem fabricados..
na engenharia há uma coisa que é toleranciamento.. se tiver que se se andar a corrigir algo de motor para motor é pk algum dos componentes nao está bem fabricado ou está mal tolerânciado...
atenção que isto nao tem nada que ver com o cilindro em causa que eu nem conheço...
É tudo montado NOVO, e não em carters usados por exemplo, é tudo montado por braços robóticos capazes de posicionar peças com precisão de décimos de mm ou abaixo disso, e realmente tem tudo tolerâncias muito certinhas, mas mesmo assim jogam pelo seguro e o acerto dos motores é feito com eletrónica, dai conseguires tirar mais potência de um motor de fábrica, o potencial está lá, mas para ser tudo uniforme joga-se com eletrónica.
Não estou a falar de preparações racing.
Mas falas num italkit, um italkit pede uma cambota curso 43mm, e uma culassa com a devida camera de combustão, não vais meter uma culassa de origem...., pede tambem uma vela com outro indice térmico, maior capacidade de arrefecimento, um carburador maior que terá de ser montado numa falange que não a de origem, os rolamentos podes meter usados, mas diria que novos é melhor, assim como os retentores e todas as juntas.
Mantendo a coisa longe de taxa de compressão x ou y, camera cónica, hemi ou outra, basta eu comprar juntas de marca A e tu de marca B, as juntas marca A são mais grossas, mas quanto montadas e apertadas comprimem mais 0,3mm que as da marca B, só isso é uma diferença,não é melhor nem pior é diferente.
Noutro caso, eu monto um dell orto, tu montas um oko ou koso ou v carb ou outro nome qualquer, um carburador é efecticamente melhor que o outro pela superior qualidade de acabamentos, mais uma vez, não é melhor nem pior, e até pode andar o mesmo, mas o carburador mais bem acabado para além de se afinar melhor tem sempre uma resposta mais rápida e mais limpa.
Na ignição como sabes lc é curso arredondado a 40, montas um curso arredondado a 43mm, como fica o ponto de ignição, provavelmente fora de onde devia estar para o devido funcionamento.
É só montar, mas o só montar tem muita coisa que se lhe diga,e ainda nem pensas-te em fresas no cilindro ou nos carters, em ignições com outras curvas, em escapes, e em outras tantas coisas.
Só que quero fazer perceber que mesmo não preparando nada, uma coisa de poisar o cilindro no motor, tem muito que se lhe diga.