Comparar investimentos só faz sentido em preparadores que já se sabe terem um nível de resultados práticos similares ..
Mas mesmo assim, por outro lado, mesmo em motas com investimentos parecidos, o propósito de cada preparação pode ser diferente ..
Uma pessoa pode investir 1000€ numa DT para andar a curtir na rua, com depósito auto-lube, bateria, com peso "normal" e tendo em vista uma fiabilidade maior, sendo a mota feita por um preparador " bom ".
Outra pessoa pode investir 1000€ numa DT noutro preparador "bom" mas cujo objectivo é só para corridas de Drag ( toda descascada, com o mínimo indispensável de peso, garrafa de 1.5L de água a fazer de depósito de gasolina etc etc ).
Não seria de espantar que a de Drag irá ter mais performance que a outra .. isto falando de preparadores com nível de resultados semelhantes em geral ..
Não se esqueçam que no caso destas motas pequenas, 50, 100, 125 etc o factor relação peso/potência e componentes de atrito pode ditar o resultado final ...
Por exemplo, duas DT com 28 cavalos:
Uma ter pneus 110 atrás e 95 à frente, corrente 420, depósito cheio e andar com um condutor que sabe explorar a mota mas pesa 85kg.
A outra ter pneus Michelin fininhos, corrente 415, depósito a 1/4 e andar com um condutor que sabe explorar a mota mas com 60 kg
Ambas com a mesma caixa e transmissões semelhantes
É óbvio que a 2ª vai ganhar .. em disparo e ponta .. isto tendo em conta que os motores são praticamente iguais no dyno ..