Olá Visitante

Software 2 Tempos

  • 76 Respostas
  • 8183 Visualizações
*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: Software 2 Tempos
« Responder #50 em: Abril 15, 2012, 09:36:32 pm »
Pois isso é que era serviço. Actualmente o melhor que anda aí são folhas de cálculo (Bimotion), ou o MOTA, mas já devem estar um pouco out of date. Há lá profs que de certeza que iam achar a ideia interessante...


A ideia continua de pé, pelo menos para mim, só estou á espera do dia em que possivelmente os 2 tempos voltem, e ai, nesse caso, até profissionalmente gostava de trabalhar para o assunto.
Não sei qual é o futuro, mas nos proximos anos terá de haver mudanças a varios niveis, este é um deles.

Há outro tipo de projecto que gostava de implementar, mas este teria de ser com um grupo de engenheiros e algum dinheiro envolvido: (em anexo)


Cá está o link: http://www.hereticalbuilders.com/showthread.php?t=174

Desculpem o OffTopic

*

Offline mokim

  • *********
  • 4139
Re: Software 2 Tempos
« Responder #51 em: Abril 15, 2012, 09:40:46 pm »
mokim, é um prazer ler posts teus em condições.

Esses canais bravos ainda bombam ? O teu pai tem estado contente ?
Ainda andas pro estrangeiro ou já andas por cá ?

Quanto aos programas, o que aprendi nestes anos é que ESTÁ TUDO na internet, é preciso é saber procurar. e sorte... também.

Refiro-me por exemplo a um programa de corte vectorial de vinil que é CARÍSSIMO, um dia inteiro a pesquisar e nada, no dia a seguir em 10 minutos arranjei o programa.

boas cientista

embora nao poste eu ando sempre por aqui, so posto quando nao me agrada muito algo, ou agrada...

de resto ya ta tudo... mas ainda vou estar fora mais 2 meses... depois podes contar ja com uma tainada em minha casa...


depois vem um cilindro todo ratado gp e afinal aquilo e que aprova....


O problema é que os cilindros GP não são tão ratados como muita gente pensa

assim so por acaso podes-me dizer os tempos de um cilindro qulquer tipo tz rsw ....
ainda a pouco estava a ver um topico e deran um exemplo de um cilindro sopostamente preparado e que diziam ter uns tempos generosos... nao sei qual será a escala que uzam mas e bem mais doque a de um cilindro gp... com muito pouca pre compressao....


Há variações ao longo dos anos, 132 a 134 e 194 a 198º para as Honda RS

pois ha variaçoes... axas que um motor com 128 a 200º dava para o que no teu entender tipo hp vs rotaçao?

em relaçao aos programas tambem tenho o porting calculator mas nao o paguei, na altura ja uns 3 anos havia uma demonstraçao no youtube ou vimeo devia ser do proprio fabricante e por baixo um endivido numa resposta a deixar o link para o sacar....

na altura nao axei piada nenhuma aquilo...

em relaçao a escapes uso varios, esses calculator e nao sei que é lixo...

nao tenho formulas minhas porque nao tenho conhecimento para isso, mas se aplicar metade do conhecimento ja entra mais fatores que as ditas formulas convencionais apnas de repor a mistura, nao funcionando como "turbo"... ai e que ja entra a experiencia para redimencionar algumas secçoes e conseguir muito boas performances... nao e a toa que nao faço escapes a 120€.... nem para qualquer um . etc...

depois tenho um que digamos que é a arma secreta...

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: Software 2 Tempos
« Responder #52 em: Abril 15, 2012, 09:47:24 pm »

pois ha variaçoes... axas que um motor com 128 a 200º dava para o que no teu entender tipo hp vs rotaçao?


Depende do motor, mas para um formato digamos standard 80, 125 ou 250cc quadrado ou perto e com os combustiveis convencionais á partida não, se os motores de topo rondam estes timings há 20/30 anos acho que é porque se chegou a um valor otimo, não sei digo eu, n tenho muita experiencia  ;)

Re: Software 2 Tempos
« Responder #53 em: Abril 15, 2012, 09:48:28 pm »
Pois eu devo ser o único que tem uma opinião diferente do livro do Blair ...

Para já o nome do livro é Design & Simulation of two stroke engines ... E não "tuning two stroke engines" ou "Performance tuning in two stroke engines" ...

Não percebo porque dizem que o livro esta tão ultrapassado ... o livro é da década de 90 e que eu saiba a maioria dos motores em que mexemos aqui tiveram a sua génese no final da década de 80 ... DTR/TZR/NSR/Cagiva mito aprilia/Rotax  etc etc  que são motores de RUA com possibilidades de incremento de performance, uns mais ...outros menos. E é neste tipo de motores que o livro se revela bastante útil. Quanto a se calcula escapes errados ou se calcula tempos errados etc etc , amigos, aqui é que já vai de cada um pois muito do que é apresentado pode ser "ficticio" como lhe chamaram mas esta sempre fundamentado com uma axiomática que para quem tem algum conhecimento académico poderá extrapolar sem ter que inventar, e é aqui que o livro se revela na minha opinião especialmente bom pois temos sempre bases para alterar factores e valores segundo os nossos objectivos.

O motor da QUB250 podia não ser nenhuma referencia em termos de performance, mas era fiável, consumia pouco e tinha emissões poluentes abaixo dos standarts da época, (segundo eles), tal como se espera de uma mota/motor desenvolvido numa Universidade e não num departamento de competição.

Mais... os motores mais performantes com que toda a gente sonha e que dizem serem o supra sumo da tecnologia 2T estilo Honda RS aprilia RSW e afins são motores com uma faixa de potencia máxima muito estreita e que para fazerem um arranque com uma DTR de origem para alem de levarem uma grande corda ainda queimam um disco ou dois de embraiagem para arrancar. Quanto a vocês não sei, mas eu não queria um motor com essas características para andar por ai ... mas sim, face a este tipo o livro do Blair está algo desactualizado, algo que se resolvia facilmente continuando a lançar versões mais recentes deste.


Quando utilizarem o Blair experimentem ir tirando umas notas e apontando umas coisas em vez de utilizarem programas com as formulas do livro la embutidas ...


*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: Software 2 Tempos
« Responder #54 em: Abril 15, 2012, 09:57:56 pm »

Mais... os motores mais performantes com que toda a gente sonha e que dizem serem o supra sumo da tecnologia 2T estilo Honda RS aprilia RSW e afins são motores com uma faixa de potencia máxima muito estreita e que para fazerem um arranque com uma DTR de origem para alem de levarem uma grande corda ainda queimam um disco ou dois de embraiagem para arrancar. Quanto a vocês não sei, mas eu não queria um motor com essas características para andar por ai ... mas sim, face a este tipo o livro do Blair está algo desactualizado, algo que se resolvia facilmente continuando a lançar versões mais recentes deste.


Não é bem assim, mete la um desses daqui numa caixa com racios identicos a MX, ou mesmo "mista" como a de DTR.

Como está a ser falado num topico aqui do club, hoje em dia com electronica, valvula de escape etc consegues ter 125cc de certa forma lineares mantendo a alma de um motor de altas prestações.


*

Offline Rafa_bmx

  • *********
  • 5895
Re: Software 2 Tempos
« Responder #55 em: Abril 15, 2012, 09:59:20 pm »
É diogo,mas isso lá esta vem tudo com a experiencia, por acaso agoranão sei,mas na altura que falava muito contigo,sei que passavas noites na oficina a trabalhar claro que isso tem de trazer frutos, e acho bem que tenhas adquirido conhecimentos e que com isso haja resultados, e é a tal coisa como quem compra software caro,não o dá,tambem quem tem conhecimentos não abre o jogo facilmente...e entendo bem a tua posição de só dizer as coisas pela metade.....

 :moto:

*

Offline mokim

  • *********
  • 4139
Re: Software 2 Tempos
« Responder #56 em: Abril 15, 2012, 10:10:41 pm »

pois ha variaçoes... axas que um motor com 128 a 200º dava para o que no teu entender tipo hp vs rotaçao?


Depende do motor, mas para um formato digamos standard 80, 125 ou 250cc quadrado ou perto e com os combustiveis convencionais á partida não, se os motores de topo rondam estes timings há 20/30 anos acho que é porque se chegou a um valor otimo, não sei digo eu, n tenho muita experiencia  ;)

pois mas ha 10 anos atraz eles rolavam com esses tempos ....
125cc e tinham 40 e .. cavalos com muito volume de carter , o que vem contradizer muitos autores de livros...

e um cilindro desses so com escape e eletrica desse mesmo motor por exemplo nuns carteres de dtr... nem e bom... (falo por experiencia)


depois 2 stroke deixa-me descordar porque nao e viavel esse tipo de comparaçao dtr vs rs ou tz ou rsw... agora se for comparado com motores tipo yz cr .. ja a historia sera outra e claro. em que mesmo ambas tendo a mesma potencia de pico sao bastante distintas a sua entrega...

Re: Software 2 Tempos
« Responder #57 em: Abril 15, 2012, 10:14:26 pm »
Pois .. mas os motores de CR e YZ são motores que já vêm preparados de origem e o da DTR por exemplo vem muito desartilhado mas como é um motor mais redondo é mais agradável de utilizar no dia a dia ... mais que um de YZ ou CR .. e muito mais que um de tz ou rs ..

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: Software 2 Tempos
« Responder #58 em: Abril 15, 2012, 10:21:43 pm »
125cc e tinham 40 e .. cavalos com muito volume de carter , o que vem contradizer muitos autores de livros...

Que motores, a TZ?

A TZ é a mais fraca da gama dela, não é de todo um bom exemplo.

*

Offline mokim

  • *********
  • 4139
Re: Software 2 Tempos
« Responder #59 em: Abril 15, 2012, 10:25:29 pm »
entao mas a ideia aqui nao e ter potencia? a dtr faltalhe potencia.. por isso e que agradavel conduzir,(eu axo aburrecido) quem me tira potencia tira-me tudo... :laugh21:

Re: Software 2 Tempos
« Responder #60 em: Abril 15, 2012, 10:31:07 pm »
Sim a ideia é ter potencia ...

A DTR tem potencia, tem é pouca potencia pico e deve ser é disso que tu gostas ...  :moto:

*

Offline mokim

  • *********
  • 4139
Re: Software 2 Tempos
« Responder #61 em: Abril 15, 2012, 10:34:34 pm »
125cc e tinham 40 e .. cavalos com muito volume de carter , o que vem contradizer muitos autores de livros...

Que motores, a TZ?

A TZ é a mais fraca da gama dela, não é de todo um bom exemplo.

pronto nao percebeste o que quis dizer...  por acaso tive acesso a material preparado para tz de um japona que preparava tzs rsw etc e os tempos foram mantidos... axas que o preparador ate xegar ao nivel de preparaçao ja na casa dos mais de 50 cv tivess antes posto 134 136 voava entao...

realmente fazer um 125 com 40 e poucos cavalos apartir de um motor de rua parece facil....

quantos cv e que axas que tem o teu motor nsr 125 com as alteraçoes todas k tens etc...?

*

Offline galo_abt

  • ******
  • 1505
  • Sexo: Masculino
Re: Software 2 Tempos
« Responder #62 em: Abril 15, 2012, 10:36:59 pm »
pk ek em vez de andarem a comprar softwares nao perguntam aqui como se calcula o que pretendem e malta que souber explica... ah coisas que são mt simples de calcular e de perceber...

em relação aos livros os mais populares aqui pelo forum só são bons, para quem ainda nao sabe, aprender os termos técnicos e ter uma melhor noção do funcionamento da coisa... nng vira preparador ao ler esses livros, mais depressa despreparador  :laugh21: por varias razoes simples tais como misturar fundamentos práticos com teóricos, apontar para baixos consumos e poluição, pouco preciso em determinadas matérias etc etc.. e depois quem lê tem que distinguir algumas coisas como o que é bom para uma admissão por lamelas pode não ser necessariamente bom para uma de VR, que o que aprova num motor com 1,2 de relação bore/stroke pode não aprovar num com 0,8, que o ponto de eléctrica para uma determinada câmara de combustão ou regime não é necessariamente o melhor para outro qq, que se se usa determinadas formulas para um escape para altas nao servem exactamente como estão para um escape medias baixas.... epa tanta coisa que dava pa escrever outro livro

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: Software 2 Tempos
« Responder #63 em: Abril 15, 2012, 10:42:20 pm »
125cc e tinham 40 e .. cavalos com muito volume de carter , o que vem contradizer muitos autores de livros...

Que motores, a TZ?

A TZ é a mais fraca da gama dela, não é de todo um bom exemplo.

pronto nao percebeste o que quis dizer...  por acaso tive acesso a material preparado para tz de um japona que preparava tzs rsw etc e os tempos foram mantidos... axas que o preparador ate xegar ao nivel de preparaçao ja na casa dos mais de 50 cv tivess antes posto 134 136 voava entao...

realmente fazer um 125 com 40 e poucos cavalos apartir de um motor de rua parece facil....

quantos cv e que axas que tem o teu motor nsr 125 com as alteraçoes todas k tens etc...?

Então n sei, fio.me no material que vi e na informação que tenho tambem.

Não, n estava nada de extraordinário, agora desta vez logo se ve.  ;)

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: Software 2 Tempos
« Responder #64 em: Abril 15, 2012, 10:49:17 pm »
Mas polir é bom...
Depende é onde.

Eu gosto muito da minha pessoa, faço o que me dá na telha, misturo ideias, olho para o cilindro de lado,    :laugh21:

ou seja no teu ponto de vista tu e que sabes... e nao ligas nada nem te fundamentas em ideias de outros ?  se misturas tudo nao podes fundamentar ideais de outros certo?


Citar
e ou anda ou agarra

entao no meio de tanta sabedoria isso agarra?

Boas noites, como não te conheço trato-te por senhor.
O primeiro ponto, diria eu é que eu não disse que sabia, muito menos que tinha sabedoria, não tires conclusões precepitadas.
Depois no segundo ponto, nem eu disse que sabia, nem disse que os outros não sabiam, mais uma vez, uma conclusão precipitada.
Se misturo tudo, se calhar é porque gosto do primeiro capitulo do zé, e do segundo capitulo do manel.
Fundamentos teóricos conheço vários, mas aquele a que mais ligo é a uma coisa chamada fisica, e a outra coisa chamada mecânica(no sentido lato da palavra e não direccionada a veiculos), e no fim junto uma pitadinha de matemática.
Como podes imaginar, se calhar quando digo que misturo tudo é porque no meu entender não existe nada nem ninguem que esteja certo em tudo.

Afinal qualquer motor, seja ele o de uma casal 2 ou de uma rsa foi feito por uma equipa de pessoas, e não por um génio maluco no meio da sua oficina, portanto acho que cada pessoa brilha no seu devido espectro de emissão, e não no espectro inteiro.
Uns têm razão nos rolamentos, outros nas bielas, o outro fez uma descoberta nas cameras de combustão, e outro trabalho anos em admissões, dai o misturar tudo.

E não, infelizmente agarra tudo, mas eu só estrago o que é meu, portanto se agarrar o problema é unica e exclusivamente meu, tambem não preciso de mostrar nada a ninguem por isso picos é coisa que não me assiste.

Sim, é mais ou menos simples de forjar chaves fisicas, até porque tipicamente são muito simples, em linux o controlo acrescido do sistema que tens dá-te vantagens nisso e todos estes programas correr em wine sem qualquer problema, porque não dependem de nenhuma framework manhosa.

A conclusão é, força nessas fresas e não se chateiem por coisas de nada, que ficam todos picados só por alguem perguntar que vela é que usam.

*

Offline mokim

  • *********
  • 4139
Re: Software 2 Tempos
« Responder #65 em: Abril 15, 2012, 10:55:22 pm »
125cc e tinham 40 e .. cavalos com muito volume de carter , o que vem contradizer muitos autores de livros...

Que motores, a TZ?

A TZ é a mais fraca da gama dela, não é de todo um bom exemplo.

pronto nao percebeste o que quis dizer...  por acaso tive acesso a material preparado para tz de um japona que preparava tzs rsw etc e os tempos foram mantidos... axas que o preparador ate xegar ao nivel de preparaçao ja na casa dos mais de 50 cv tivess antes posto 134 136 voava entao...

realmente fazer um 125 com 40 e poucos cavalos apartir de um motor de rua parece facil....

quantos cv e que axas que tem o teu motor nsr 125 com as alteraçoes todas k tens etc...?

Então n sei, fio.me no material que vi e na informação que tenho tambem.

Não, n estava nada de extraordinário, agora desta vez logo se ve;)


nada de extraordinario é o que? 20cv?  pronto acaba la isso entao e vens ate ao norte por a mota no banco de ensaio para tirares duvidas...

Sim a ideia é ter potencia ...

A DTR tem potencia, tem é pouca potencia pico e deve ser é disso que tu gostas ...  :moto:

por acaso ate devo ser dos poucos em que ponho os motores o mais lineares nao e a toa que andam todos com valvluas de escape, eletricas variaveis etc ...
gosto de sentir potencia logo em baixas... alias a ciclistica da dtr no meu ponto de vista e para isso mesmo...


mas pronto ja estamos a fugir ao topico, va pessoal toca a ajudar o Rui

*

Offline RLopes

  • Rui Lopes
  • *********
  • 7487
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Automóvel
    • Facebook
Re: Software 2 Tempos
« Responder #66 em: Abril 15, 2012, 11:03:34 pm »
Este tópico ficou interessante :P

Depois de ler tudo isto, eu partilho do ponto de vista do mokim. Quero obter o mesmo tipo de resultados nos motores, porque os meus gostos coincidem com os dele. Vou estudar para isso, e se ele conseguiu, eu com muito ou pouco ou algum trabalho também o hei-de conseguir, até porque bases não faltam, e já estive mais longe ;)

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: Software 2 Tempos
« Responder #67 em: Abril 15, 2012, 11:04:30 pm »
è um dia destes que me der na cabeça vai a um banco ver se faz alguma coisa de jeito

*

Offline mokim

  • *********
  • 4139
Re: Software 2 Tempos
« Responder #68 em: Abril 15, 2012, 11:17:25 pm »
Mas polir é bom...
Depende é onde.

Eu gosto muito da minha pessoa, faço o que me dá na telha, misturo ideias, olho para o cilindro de lado,    :laugh21:

ou seja no teu ponto de vista tu e que sabes... e nao ligas nada nem te fundamentas em ideias de outros ?  se misturas tudo nao podes fundamentar ideais de outros certo?


Citar
e ou anda ou agarra

entao no meio de tanta sabedoria isso agarra?

Boas noites, como não te conheço trato-te por senhor.
O primeiro ponto, diria eu é que eu não disse que sabia, muito menos que tinha sabedoria, não tires conclusões precepitadas.
Depois no segundo ponto, nem eu disse que sabia, nem disse que os outros não sabiam, mais uma vez, uma conclusão precipitada.
Se misturo tudo, se calhar é porque gosto do primeiro capitulo do zé, e do segundo capitulo do manel.
Fundamentos teóricos conheço vários, mas aquele a que mais ligo é a uma coisa chamada fisica, e a outra coisa chamada mecânica(no sentido lato da palavra e não direccionada a veiculos), e no fim junto uma pitadinha de matemática.
Como podes imaginar, se calhar quando digo que misturo tudo é porque no meu entender não existe nada nem ninguem que esteja certo em tudo.

Afinal qualquer motor, seja ele o de uma casal 2 ou de uma rsa foi feito por uma equipa de pessoas, e não por um génio maluco no meio da sua oficina, portanto acho que cada pessoa brilha no seu devido espectro de emissão, e não no espectro inteiro.
Uns têm razão nos rolamentos, outros nas bielas, o outro fez uma descoberta nas cameras de combustão, e outro trabalho anos em admissões, dai o misturar tudo.

E não, infelizmente agarra tudo, mas eu só estrago o que é meu, portanto se agarrar o problema é unica e exclusivamente meu, tambem não preciso de mostrar nada a ninguem por isso picos é coisa que não me assiste.

Sim, é mais ou menos simples de forjar chaves fisicas, até porque tipicamente são muito simples, em linux o controlo acrescido do sistema que tens dá-te vantagens nisso e todos estes programas correr em wine sem qualquer problema, porque não dependem de nenhuma framework manhosa.

A conclusão é, força nessas fresas e não se chateiem por coisas de nada, que ficam todos picados só por alguem perguntar que vela é que usam.


se calhar ate me conheces... e se calhar a bem mais tempo que muitos ca...e nao precisas de me tratar por senhor porque 1 nao o sou depois isto e um forum nao ha hierarquias... ou nao devia..

se calhar nao me expliquei bem... mas eu reparo que tu criticas tudo (isso é bom) mas quando sabemos ver as coisas boas disso... e pelo que me parece tu e mais uns e sempre pela negativa, e das logo uns exemplos de coisas que muitas vezes nem se aplicam, nestes casos praticos, nao sei se é para prevalecer a tua resposta ou se é por desconhecimento pratico, alias frizas isso mesmo nao e aplicada a veiculos..

depois se so estragas o que e teu fazes bem, isso e meio caminho andado para nunca teres chatices, algo que ja nao posso dizer o mesmo.

entretanto nao entras em picarias mas da maneira como discursas é como se isto fosse uma competiçao, e eu mais uma vez so queria que entendesses que nem tudo o que se aprende na escola e eternamente correto, e muitas vezes nem se aplica no termo em causa.

chega de off topic alguma coisa pm.

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: Software 2 Tempos
« Responder #69 em: Abril 15, 2012, 11:31:15 pm »
Voltando ao tema do topico, rlopes, começa a implementar nas horas vagas uns programas, começa por calcular uns escapes ou assim, se quiseres forneço.te umas formulas e tal diferentes do blair ;)

*

Offline RLopes

  • Rui Lopes
  • *********
  • 7487
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Automóvel
    • Facebook
Re: Software 2 Tempos
« Responder #70 em: Abril 15, 2012, 11:39:31 pm »
Lá vou eu programar outra vez... lol a ver se ainda me lembro. Vai ao msn e falamos lá.

*

Offline cesar

  • *********
  • 8318
  • Sexo: Masculino
Re: Software 2 Tempos
« Responder #71 em: Abril 16, 2012, 02:01:49 pm »
ja agora disponibilizem aqui no club os programas  ;)

mas nao com as formulas do blair

*

Offline ^CIENTISTA^

  • WebMaster
  • *********
  • 3926
  • Sexo: Masculino
  • CLubDTR WebMaster !!!
    • ClubDTR
Re: Software 2 Tempos
« Responder #72 em: Abril 16, 2012, 02:58:27 pm »
Já agora faço outra proposta, se acharem por bem, quem fizer código web, posso por online com um separador no club, com os devidos créditos.

*

Offline freddy

  • *********
  • 7687
  • Sexo: Masculino
Re: Software 2 Tempos
« Responder #73 em: Setembro 11, 2012, 09:18:39 pm »
Já agora faço outra proposta, se acharem por bem, quem fizer código web, posso por online com um separador no club, com os devidos créditos.

ha alguma novidade desses programas?

*

Offline ^CIENTISTA^

  • WebMaster
  • *********
  • 3926
  • Sexo: Masculino
  • CLubDTR WebMaster !!!
    • ClubDTR
Re: Software 2 Tempos
« Responder #74 em: Setembro 12, 2012, 04:27:05 pm »
zero...

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: Software 2 Tempos
« Responder #75 em: Setembro 12, 2012, 04:39:26 pm »
A vida não anda fácil, e ninguem quer arriscar a perder tempo....

Programar alguma coisa de jeito custa, e depois n se tira proveito facilmente, projectos individuais como aqui ha uns anitos anda tudo muito parado....

Re: Software 2 Tempos
« Responder #76 em: Setembro 12, 2022, 10:59:37 pm »
O desenvolvimento de Software é realmente razoável de usar, eu acho. Você sabe, eu trabalho para uma empresa de TI e recentemente minha equipe decidiu criar algo semelhante. Como um resultado, começamos a procurar recursos que nos agradassem e encontramos este site https://corujasabia.com/info/39543/qual-o-melhor-software-para-construtora onde é possível descobrir software para construção. Você também pode usá-lo.