Olá Visitante

Espelhos são obrigatórios?

  • 19 Respostas
  • 11258 Visualizações
Espelhos são obrigatórios?
« em: Abril 20, 2012, 02:19:34 pm »
Boas pessoal,
Como não encontrei informação aqui no fórum, peço a vossa ajuda sobre este assunto.
Tenho estado a montar a minha Scooter (ciclomotor 50cm3) mas como os espelhos estão partidos não os vou colocar, para poupar uns trocos. Alem de que, fica melhor sem espelhos...
Falei com o mecânico e ele disse que não era obrigatório, ainda perguntei mais uma vez sobre o espelho do lado esquerdo ser obrigatório ao qual respondeu também que não é. A justificação que ele me disse foi que para ciclomotores não é obrigatório ter espelhos. Não estou a duvidar da palavra até porque disse-me que não ia ter problemas com a Policia, só quero é confirmar este assunto.
Alguém consegue arranjar a legislação onde está isto escrito ou que conheçam alguém na Policia e saiba pronunciar-se sobre este assunto? Pois não quero ter problemas com a Policia de futuro.
Cumprimentos,

*

Offline ISCO

  • *********
  • 6321
  • Sexo: Masculino
Re: Espelhos são obrigatórios?
« Responder #1 em: Abril 20, 2012, 02:21:42 pm »
Boas pessoal,
Como não encontrei informação aqui no fórum, peço a vossa ajuda sobre este assunto.
Tenho estado a montar a minha Scooter (ciclomotor 50cm3) mas como os espelhos estão partidos não os vou colocar, para poupar uns trocos. Alem de que, fica melhor sem espelhos...
Falei com o mecânico e ele disse que não era obrigatório, ainda perguntei mais uma vez sobre o espelho do lado esquerdo ser obrigatório ao qual respondeu também que não é. A justificação que ele me disse foi que para ciclomotores não é obrigatório ter espelhos. Não estou a duvidar da palavra até porque disse-me que não ia ter problemas com a Policia, só quero é confirmar este assunto.
Alguém consegue arranjar a legislação onde está isto escrito ou que conheçam alguém na Policia e saiba pronunciar-se sobre este assunto? Pois não quero ter problemas com a Policia de futuro.
Cumprimentos,
os espelhos são obrigatórios estão na lei, pelo menos um do lado esquerdo é obrigatório, mas ninguém usa, estamos sujeitos a levar com multa se a policia quiser ;)

Re: Espelhos são obrigatórios?
« Responder #2 em: Abril 20, 2012, 02:25:16 pm »
E podes postar aqui a citação da lei?
É que já andei à procura e a lei é dúbia.

*

Offline ISCO

  • *********
  • 6321
  • Sexo: Masculino
Re: Espelhos são obrigatórios?
« Responder #3 em: Abril 20, 2012, 02:27:45 pm »
E podes postar aqui a citação da lei?
É que já andei à procura e a lei é dúbia.
isso agora não tenho aqui, mas toda a gente sabe que é obrigatório...só quase ninguém anda, porque fica feio ;)

*

Offline caxuda

  • *****
  • 876
Re: Espelhos são obrigatórios?
« Responder #4 em: Abril 20, 2012, 02:43:53 pm »
E podes postar aqui a citação da lei?
É que já andei à procura e a lei é dúbia.
isso agora não tenho aqui, mas toda a gente sabe que é obrigatório...só quase ninguém anda, porque fica feio ;)

Sim é obrigatório o do lado esquerdo.

Digo-te que a mim nem é por isso é porque até me atrapalha. Sempre conduzi sem espelhos e cada vez que experimento...

*

Offline bricius

  • *******
  • 3018
  • SERVIÇO DE OFICINA ENCERRADOS TEMPORARIAMENTE
    • www.cmoto.net
Re: Espelhos são obrigatórios?
« Responder #5 em: Abril 20, 2012, 02:49:27 pm »
" A homologação e consequente atribuição de matricula para circulação nas vias publicas de um veículo implica, para todos os veículos em utilização, a obrigatoriedade de instalação de dois espelhos retrovisores exteriores, um à esquerda e outro à direita do condutor, homologados nos termos do Regulamento Relativo à Homologação de Dispositivos para Visão Indirecta e de Veículos Equipados com Estes Dispositivos, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 215/2004, de 25 de Agosto, com a última redacção conferida pelo Decreto -Lei n.º 191/2005, de 7 de Novembro "

exceptuam-se os ciclomotores que consoante a ficha de homologaçao poderão ter um ou dois espelhos homologados.

ou seja é obrigatorio sempre o uso de um ou dois espelhos e é tambem obrigatorio que sejam homologados.

mesmo que se use um espelho mas nao seja homologado dá multa na mesma.

ou seja o teu mecanico sabe de mecanica mas de leis nem por isso.... ;)

Re: Espelhos são obrigatórios?
« Responder #6 em: Abril 20, 2012, 03:07:00 pm »
Tudo muito bem é obrigatório mas não existe nenhuma lei que sancione quem não traga espelhos...
Já li isto noutro forum...

*

Offline ISCO

  • *********
  • 6321
  • Sexo: Masculino
Re: Espelhos são obrigatórios?
« Responder #7 em: Abril 20, 2012, 03:10:22 pm »
Tudo muito bem é obrigatório mas não existe nenhuma lei que sancione quem não traga espelhos...
Já li isto noutro forum...
rapaz vê bem, se está na lei é porque é obrigatório logo se não tiveres és sancionado..

acho que dá para perceber bem..

*

Offline dudestone

  • *******
  • 2187
  • Sexo: Masculino
Re: Espelhos são obrigatórios?
« Responder #8 em: Abril 20, 2012, 03:13:46 pm »
http://www.motonews.pt/35.php?products_id=2892
eu uso um tipo esse ta sempre pa baixo.. kd me mandam parar meto pa cima e siga ainda n me calhou nenhum a dizer ke nao é homolgado

Re: Espelhos são obrigatórios?
« Responder #9 em: Abril 20, 2012, 03:42:49 pm »
Tudo muito bem é obrigatório mas não existe nenhuma lei que sancione quem não traga espelhos...
Já li isto noutro forum...
rapaz vê bem, se está na lei é porque é obrigatório logo se não tiveres és sancionado..

acho que dá para perceber bem..

O que eu quis dizer é que na lei não diz qual é a sanção a ser aplicada por isso digo que a lei é dúbia, percebes amigo ;)

*

Offline js18

  • *****
  • 961
Re: Espelhos são obrigatórios?
« Responder #10 em: Abril 20, 2012, 07:28:31 pm »
eu ainda ontem fui parado pela gnr e eles nao mandaram vir com nada, so com a matricula dobrada

*

Offline ISCO

  • *********
  • 6321
  • Sexo: Masculino
Re: Espelhos são obrigatórios?
« Responder #11 em: Abril 20, 2012, 07:56:54 pm »
eu ainda ontem fui parado pela gnr e eles nao mandaram vir com nada, so com a matricula dobrada
eu também nunca levei, porque não quiseram implicar com isso.

*

Offline bricius

  • *******
  • 3018
  • SERVIÇO DE OFICINA ENCERRADOS TEMPORARIAMENTE
    • www.cmoto.net
Re: Espelhos são obrigatórios?
« Responder #12 em: Abril 20, 2012, 11:24:37 pm »
acho que é bem explicito na lei a obrigatoriedade de uso de espelhos homologados ( os de origem) e tambem é bem especifica o valor da multa.

senão vejamos;              ARTº 114   Carcateristicas dos Veiculos

  5 — É proibido o trânsito de veículos que não disponham dos sistemas, componentes ou acessórios com que foram aprovados ou que utilizem sistemas, componentes ou acessórios não aprovados nos termos do n.º 3.
       6 — Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 250 a € 1250, sendo ainda apreendido o veículo até que este seja aprovado em inspecção extraordinária.



uma coisa é o que esta na lei e pode ser aplicado caso qualquer sr agente queira.

vejam o exemplo do artigo 115 º  , quem é que tem uma mota 100% de irgem ?...ninguem ....e da multa e esta bem especificado


Artigo 115.º
Transformação de veículos

1 - Considera-se transformação de veículo qualquer alteração das
suas características construtivas ou funcionais.

2 - A transformação de veículos a motor e seus reboques é autorizada
nos termos fixados em regulamento.
3 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com
coima de € 250 a € 1250
[/color]


eu tenho varias motas , umas quantas , umas desenas delas.......e só uso espelho numa , mas isso não quer dizer que não seja obrigatorio ou não quer dizer que eu nao possa ser multado.

resumindo , é obrigatorio e dá multa

*

Offline dudestone

  • *******
  • 2187
  • Sexo: Masculino
Re: Espelhos são obrigatórios?
« Responder #13 em: Abril 20, 2012, 11:27:53 pm »
basicamente somos todos uns foras da lei  :emotion62:
ainda dizemos que eles nao sao amigos  :laugh21:

*

Offline bricius

  • *******
  • 3018
  • SERVIÇO DE OFICINA ENCERRADOS TEMPORARIAMENTE
    • www.cmoto.net
Re: Espelhos são obrigatórios?
« Responder #14 em: Abril 20, 2012, 11:44:39 pm »
basicamente somos todos uns foras da lei  :emotion62:
ainda dizemos que eles nao sao amigos  :laugh21:


 :laugh21:

exatamente  :laugh25:......

temos a "sorte " de uma boa parte dos srs. agentes ter tido mota e de certesa tambem terem feito umas "alteraçoezitas" nas sduas maquinas e acabam por achar "normal" certas alteraçoes que ate sao proibidas por lei.

la fora a coisa tá mais complicada para as alterações esteticas e mecanicas para utilização  "sreet  legal"

ou seja a bem dizer todos andamos ilegais , todos temos motas com alteraçoes sujeitas a  levar muitas multas , todos sabemos que a lei não permite certas coisas , a lei prevé multas "pesaditas" , o srs agentes sabem que podem multar , mas geralmente impera o bom senso e "desde que o chavalo tenha os docs em dia , tenha seguro e carta e tenha a matricula legal  e não ande práí a avacalhar " eles geralmente mandam seguir.....

siga... :moto:

Re: Espelhos são obrigatórios?
« Responder #15 em: Abril 22, 2012, 09:16:58 pm »
Pelo que percebi os espelhos são obrigatórios.
Hoje ao andar pareceu-me dar um certo jeito se tivesse espelhos pois assim tenho a percepção dos carros quem vêem atrás de mim...

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: Espelhos são obrigatórios?
« Responder #16 em: Abril 29, 2012, 04:57:59 pm »
Pois é que no cabo da roca ao que parece agora andam a pegar mesmo por tudo :-\

e mandam para IPO B... ou seja nao anda facil  :-X

Re: Espelhos são obrigatórios?
« Responder #17 em: Abril 30, 2012, 01:33:37 pm »
Pois é que no cabo da roca ao que parece agora andam a pegar mesmo por tudo :-\

e mandam para IPO B... ou seja nao anda facil  :-X

Agora é tranquilo já meti espelhos. A intenção é não embirrar com nada e passar por eles à patrão...

*

Offline tiago.portugal

  • 17
  • Sexo: Masculino
Re: Espelhos são obrigatórios?
« Responder #18 em: Maio 16, 2012, 11:31:35 pm »
eu ax que em portugal nao eh obrigatorio os espelhos amin cuando me pararon nao implicaron com iso,e tenho 1 amigo que tem uma mota de 1000cc tambem sem espelhos e nunca le implicaron com iso
ainda que o outro dia eu fui a espanha e a :police: espanhola queriame f*d** 120€ por nao levar espelhos

*

Offline MacieiraPT

  • *
  • 115
  • Sexo: Masculino
Re: Espelhos são obrigatórios?
« Responder #19 em: Julho 26, 2012, 03:35:19 pm »
Sim é obrigatorio... no outro dia um amigo meu ia de DTR e a policia mandou-o parar e disse para ele colocar espelhos que desta vez passava mas para a proxima não.