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escapes aluminium

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Offline dicen92

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escapes aluminium
« em: Novembro 16, 2012, 09:03:32 pm »
pessoal quero saber informaçoes de escapes em aluminium, é para um motor 125, vale a pena, prestaçoes, e mais informaçoes sobre isso, quais chapas a usar,tudo que arranjarem

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Offline BTK

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Re: escapes aluminium
« Responder #1 em: Novembro 16, 2012, 09:09:30 pm »
Em português é mesmo alumínio..
E aluminio á saida de escape derrete, 600ºC com pressão em minutos tens um escape furado, se queres o escape leve, manda fazer um em titânio, 1000€ devem chegar.

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Offline dicen92

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Re: escapes aluminium
« Responder #2 em: Novembro 16, 2012, 09:13:52 pm »
e onde mando fazer em titanio?

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Re: escapes aluminium
« Responder #3 em: Novembro 16, 2012, 09:41:24 pm »
Quanto é que achas que um escape feito com chapa de 0.7 ou 0.8mm pesa?
A diferença para um metal mais leve equivale a mandares uma cagada antes de ires andar de mota...

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Offline cesar

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Re: escapes aluminium
« Responder #4 em: Novembro 16, 2012, 09:44:57 pm »
Quanto é que achas que um escape feito com chapa de 0.7 ou 0.8mm pesa?
A diferença para um metal mais leve equivale a mandares uma cagada antes de ires andar de mota...
:laugh25: :laugh25: :laugh25: :laugh25:

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Offline dicen92

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Re: escapes aluminium
« Responder #5 em: Novembro 16, 2012, 09:57:39 pm »
Quanto é que achas que um escape feito com chapa de 0.7 ou 0.8mm pesa?
A diferença para um metal mais leve equivale a mandares uma cagada antes de ires andar de mota...
hahaha essa ta boa, nao é pelo peso, mas é pelo rendimento, que me dizem disso? vale a pena? tenho quem me solde o escape e quem e faça os cones e isso tudo, e fica me por 150 euros assim ao alto, queria mesmo saber que vantagens tem se ao meter isso

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Offline BTK

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Re: escapes aluminium
« Responder #6 em: Novembro 16, 2012, 10:06:16 pm »
Não tens, é tudo a mesma coisa, o que importa realmente é o desenho do escape, e não perder calor, portanto, deves andar com o escape enrolado em manta de algodão.

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Offline laranjateam

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Re: escapes aluminium
« Responder #7 em: Novembro 17, 2012, 01:08:35 am »
e onde mando fazer em titanio?

Conheço um gajo que faz isso em titanio...
Quem
O Laranja :laugh24: :laugh24: :laugh21:

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Offline Vaso

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Re: escapes aluminium
« Responder #8 em: Novembro 17, 2012, 11:41:09 am »
Em português é mesmo alumínio..
E aluminio á saida de escape derrete, 600ºC com pressão em minutos tens um escape furado, se queres o escape leve, manda fazer um em titânio, 1000€ devem chegar.
e onde mando fazer em titanio?

No minimo para rir nao? Ou ganhaste o euromilhoes?

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Re: escapes aluminium
« Responder #9 em: Novembro 17, 2012, 02:09:13 pm »
Na verdade a Samba faz-te um escape em titânio por menos de 1000€, e á medida, se for modelos de compra tipo para hondas rs e tz's nem aos 500€ chegam..
http://sambaracing.com/nl/home

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Offline Adrianotim

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Re: escapes aluminium
« Responder #10 em: Novembro 19, 2012, 09:06:22 am »
Em português é mesmo alumínio..
E aluminio á saida de escape derrete, 600ºC com pressão em minutos tens um escape furado, se queres o escape leve, manda fazer um em titânio, 1000€ devem chegar.
e onde mando fazer em titanio?

No minimo para rir nao? Ou ganhaste o euromilhoes?

O homem e livre de fazer o que ele quiser.

Mas realmente nao faz muito sentido, para que e que queres uma ponteira em ti?
Eu ate escapes ja vi em ti e nao vale a pena!
A diferença entre esses e os de aluminio e que os de titaneo em ves de amolarem partem logo!

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Offline pstolas

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Re: escapes aluminium
« Responder #11 em: Novembro 20, 2012, 02:46:48 pm »
o titanium tambem amolga. tenho aqui um escape e coletor r6 full titanium todo amolgado,sem recuperação,nao esta rachado.

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Offline Adrianotim

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Re: escapes aluminium
« Responder #12 em: Novembro 20, 2012, 03:16:25 pm »
o titanium tambem amolga. tenho aqui um escape e coletor r6 full titanium todo amolgado,sem recuperação,nao esta rachado.

Eu estou a falar de escape a 2 t o pedro tinha la um e disse-me qe fez aquele so por gozo, pois realmente nao compensava de maneira nenhuma!!

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Re: escapes aluminium
« Responder #13 em: Novembro 20, 2012, 03:29:21 pm »
Só depende da liga usada, porque titanio é um metal ductil, não tanto como os outros, mas é ductil, portanto dobra sem rachar..

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Offline romeuhramos

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Re: escapes aluminium
« Responder #14 em: Novembro 21, 2012, 02:41:16 pm »
O melhor compromisso entre custo/peso/durabilidade é mesmo chapa de 1mm..... enrola-se bem na mesma.

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Re: escapes aluminium
« Responder #15 em: Novembro 21, 2012, 03:09:06 pm »
Ou 0.8mm, tambem se solda perfeitamente bem a MIG e TIG e pinga-se bem com eletrodes, e é mais leve.

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Offline martins_aprilia

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Re: escapes aluminium
« Responder #16 em: Novembro 21, 2012, 03:45:56 pm »
por acaso queria arranjar chapa de 0,8 ou mesmo 0,5 para experimentar dobrar, mas aqui para Santarém só 1mm..era mesmo só por curiosidade.

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Re: escapes aluminium
« Responder #17 em: Novembro 21, 2012, 03:51:30 pm »
0.5mm é muito dificil de soldar, só mesmo a TIG, para experimtar 1mm é mais que perfeito.

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Offline martins_aprilia

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Re: escapes aluminium
« Responder #18 em: Novembro 21, 2012, 03:56:50 pm »
talvez a maçarico dê para soldar bem, deve ficar um escape mesmo levezinho e a tilintar bem ;)

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Re: escapes aluminium
« Responder #19 em: Novembro 21, 2012, 03:58:59 pm »
E depois a rachar bem com vibração, e a perder calor que nem um maluco, queres o escape quente, não é frio.

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Offline martins_aprilia

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Re: escapes aluminium
« Responder #20 em: Novembro 21, 2012, 04:03:53 pm »
enrola-se em fita térmica..e o rachar, penso que se resolve com um apoios bem soldado e que envolva bem o escape e com um apoio de borracha (não me lembro do nome), próprio para trepidação.
isto tudo teoricamente  ;)

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Re: escapes aluminium
« Responder #21 em: Novembro 21, 2012, 04:05:31 pm »
Mas isso é ter gastos e chatices extra que não precisas de ter, diria que 100% do pessoal que faz escapes ou usa chapa 0.8 ou chapa de 1mm.

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Offline martins_aprilia

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Re: escapes aluminium
« Responder #22 em: Novembro 21, 2012, 04:13:11 pm »
sim é verdade, mas enquanto não se experimentar não se sabe, pode fazer uma ressonância melhor, ou pior, em questão de sonoridade pode ficar mais agudo, alem de reduzir umas gramas, o que vai fazer andar mais  :laugh24:

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Re: escapes aluminium
« Responder #23 em: Novembro 21, 2012, 04:15:43 pm »
Se fosse melhor usava-se em competição,e não, é tudo chapa 1 ou 0.8, e se lhe metes uma manta de algodão a toda a volta lá se vai o tilintar.

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Offline martins_aprilia

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Re: escapes aluminium
« Responder #24 em: Novembro 21, 2012, 04:20:08 pm »
por exemplo firebox da dtr quando é novo faz aquele tilintar bacano mas depois deixa de fazer, supostamente será por ficar mais espesso pelos deposito de carvão nas paredes não é?a chapa nesse caso é de quando?aquilo é uma pelezinha.

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Re: escapes aluminium
« Responder #25 em: Novembro 21, 2012, 04:24:56 pm »
Do firebox, ou é 1mm ou é mais, e sim, deixa de fazer o tilintar porque fica cheio de carvão, se o queres ouvir cantar outra vez é metê-lo numa fogueira a assar umas horas

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Offline martins_aprilia

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Re: escapes aluminium
« Responder #26 em: Novembro 21, 2012, 04:32:38 pm »
mas se for o caso de um cromado não ficará muito bonito depois do churrasco..
qual é o setup do firebox para dtr?se calhar é impossível saber, assim como os outros escapes de compra, mas acho que já li quer era para 10500 e deveria ser mais..qualquer coisa assim..

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Offline romeuhramos

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Re: escapes aluminium
« Responder #27 em: Novembro 21, 2012, 04:41:28 pm »
lição a tirar, façam escapes de 1 mm em chapa, mas mandeem uma cagada antes de ir ao picanso  :laugh21:

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Offline romeuhramos

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Re: escapes aluminium
« Responder #28 em: Novembro 21, 2012, 04:44:17 pm »
mas se for o caso de um cromado não ficará muito bonito depois do churrasco..
qual é o setup do firebox para dtr?se calhar é impossível saber, assim como os outros escapes de compra, mas acho que já li quer era para 10500 e deveria ser mais..qualquer coisa assim..

Não, o firebox não é decerteza para 10500, menos um bocado, ainda por cima dizem que é feito para athena, que para o time-area que traz de origem deveria fazer não mais de umas 9000 de potencia max

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Offline martins_aprilia

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Re: escapes aluminium
« Responder #29 em: Novembro 21, 2012, 04:55:38 pm »
pois o athena tem menos graus..é possível, mas aprova muito bem em dtr de origem.
ainda tenho umas duvidas em relação aos escapes artesanais, como é que se escolhe a rotação ideal para fazer o escape?
Exemplo:

Um motor com 190º temos um pico cerca das 10000 podendo fazer 15000.
o escape em si pode mudar o pico de potencia, mas qual o ideal?tem de se saber o rátio da caixa?ou mais alguma coisa?

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Re: escapes aluminium
« Responder #30 em: Novembro 21, 2012, 05:13:59 pm »
Deve corresponder ao pico de potência que o cilindro vai fazer, agora só depende do que fazes no cilindro, é claro que podes obrigar o pico de potência a subir em rotação, mas vais perder cavalos e binário só para ir buscar rotação, coisa que não é de todo vantajosa.
Isso do ser feito para athena, é a marca que diz, ou é o diz que disse, que o primo do tio do irmão do avô ouviu dizer á 20 anos numa loja qualquer?

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Offline martins_aprilia

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Re: escapes aluminium
« Responder #31 em: Novembro 21, 2012, 05:24:40 pm »
mas podes querer um motor mais pontudo e alterar o pico para as 13000, será que se vai notar muito a perda de baixas?ou será que depois fica com quebras entre mudanças?

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Re: escapes aluminium
« Responder #32 em: Novembro 21, 2012, 05:26:15 pm »
Porque nunca na vida o motor vai respirar decentemente de origem ás 13 mil, 13 mil é rotação para um cilindro bem preparado, com carters a acompanhar, com um valente carburador, e sobretudo, uma eletrica que permita uma combustão no sitio certo.
Não é por meteres ai um escape curto que de repentemente a dtr se transforma numa tz.

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Offline martins_aprilia

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Re: escapes aluminium
« Responder #33 em: Novembro 21, 2012, 05:29:31 pm »
sim, mas estou a falar no geral, as dt's que andam por ai com os polini's a fazer 13000 e 15000 devem ter um escape a acompanhar isso, se a mota estiver a fazer 13000 em carga o escape não poderia ser para 13000?

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Re: escapes aluminium
« Responder #34 em: Novembro 21, 2012, 05:31:58 pm »
Não devem ser assim tantas como tu pensas, em carga de certeza que não é qualquer motor que faz 13 mil, e então 15 mil, upa upa.
Sim, o escape é suposto ser feito para acompanhar um cilindro, não importa se faz o pico de potência ás 1500 ou ás 14000, o escape tem de acompanhar o cilindro assim como o resto do motor, tudo tem de estar de acordo, um escape não faz milagres sozinho.

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Offline martins_aprilia

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Re: escapes aluminium
« Responder #35 em: Novembro 21, 2012, 05:37:43 pm »
pois tens razão, mas o escape é meio motor, podes tirar mais 2 ou 3cv subindo um pouco a faixa de rotação.
por exemplo a mota do Broly a Aprilia Rs 250 que é uma mota bem conhecida tem escapes feitos pelo lufo e ele diz que os escapes são para ~13000.

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Re: escapes aluminium
« Responder #36 em: Novembro 21, 2012, 05:44:34 pm »
E a outra coisa que lhe trocou foi o cdi, e os cilindros da aprilia rs são diferentes dos da dtr, assim como os carburadores, que são maiores se não estou em erro..
Um escape é meio motor sim, e eu próprio já o disse muitas vezes, mas não podes meter um escape de uma tz numa casal 2 e esperar ficar com 40cv e 16 mil rpm em carga...

Não te vale de nada puxar pela rotação quando o teu binário está a descer a pique, cv é basicamente binário * rotação, se sobes a rotação mas mandas o binário pela janela não te vale de nada, o exemplo perfeito é as lc's com rotores, grandes bafos desengatadas e tal, grande canhão, depois puxar as rodas está quieto..

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Offline martins_aprilia

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Re: escapes aluminium
« Responder #37 em: Novembro 21, 2012, 05:52:02 pm »
então o ideal mesmo é ter um escape com o pico no mesmo pico do motor, é isso?
é esse o segredo dos escapes artesanais, ter a cilindrada certa e os tempos adequados, de resto uma boa afinação.
fazem cada filme e tanto segredo a volta disto não sei porque.

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Re: escapes aluminium
« Responder #38 em: Novembro 21, 2012, 05:55:20 pm »
Nada disso, o segredo é fazer centenas de escapes até acertar e corrigir o teu método de calculo para criar escapes que aprovam realmente bem.
E um escape depende de MUITOS parametros do motor, isso é que é o segredo, e é segredo porque estraga-se muito material, tempo e dinheiro até se aprender realmente bem como fazer as coisas.

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Offline martins_aprilia

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Re: escapes aluminium
« Responder #39 em: Novembro 21, 2012, 06:11:56 pm »
mas só em banco de potencia é que consegues saber se este escape que fizeste agora é melhor que o outro ou não.
o escape não vai dar 50km/h de diferença, o puxo, se ouvires mais barulho, da-te a sensação que puxa mais, mas pode ser o contrario, etc.
em que te baseias se o escape é melhor ou pior que o outro?

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Re: escapes aluminium
« Responder #40 em: Novembro 21, 2012, 06:17:36 pm »
Com um conta-rotações e um GPS já investigas muita coisa em casa.
O resto, as grandes marcas, por exemplo Jim Lomas, Jollymoto, FMF, Doma, bla bla bla, todas testam escapes em banco até se terem o escape perfeito para o que querem, por isso é que eles custam o que custam, estão lá dias de trabalho para chegar aquelas medidas, é claro que em casa não fazes isto, ou fazes se comprares um banco, já ouvi falar que com 2-3 mil € compras um minimamente decente para mota.

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Offline martins_aprilia

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Re: escapes aluminium
« Responder #41 em: Novembro 21, 2012, 06:25:01 pm »
sim mas como disse o escape não te vai alterar significativamente o comportamento da mota.
num gráfico pode te mostrar que as 12465 rpm fez 25,3 cv enquanto o outro fez 24,7 as 12548 e no final a mota ficou a andar o mesmo, apenas ficou mais afinada naquele ponto, lá está, o banco de potencia a funcionar, e até não é muito caro, mas não se justifica é o investimento, visto que para uma pessoa que faça uns trabalhitos em casa, não consiga pagar isso.

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Re: escapes aluminium
« Responder #42 em: Novembro 21, 2012, 06:28:20 pm »
Depende do quão bem te fazes pagar...
Há quem dê uns toques na janela de escape de um cilindro e leve 200€ e há quem faça preparações completas por menos que isso, é como tudo.
Mas a questão é que passares de um escape genérico para um escape á medida, não estás a falar de pintelhos mais em vários cavalos de diferença.

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Offline martins_aprilia

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Re: escapes aluminium
« Responder #43 em: Novembro 21, 2012, 06:36:49 pm »
sim isso notas, completamente.
o pessoal hoje em dia já sabe umas coisitas básicas, falo de mim também, já dá uns toques na janela de escape, mete um carburador e afina a mota em casa com um escape de rendimento qualquer e fica com uma mota diferente daqueles que não sabem nada e não gasta dinheiro em grandes preparações.
o escape artesanal, já é diferente, mesmo que tenha formulas , programas, etc, passando para a parte física já não é qualquer um que faz uns cones ou mesmo uma curva em cones com ângulos.

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Re: escapes aluminium
« Responder #44 em: Novembro 21, 2012, 06:43:30 pm »
A questão é que maior parte estraga mais que o que melhora, primeiro porque acham que é uma janela de escape gigante e o resto que se lixe..
Depois da janela de escape sobra um motor inteiro por preparar, depois admiram-se.

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Offline romeuhramos

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Re: escapes aluminium
« Responder #45 em: Novembro 21, 2012, 06:48:26 pm »
No motor de origem ou mesmo já mais ou menos mexido muitas vezes os escapes de compra aprovam melhor que um artesanal que é sempre feito minimamente á "sorte".

Uma coisa é uma LC 100 mexida fazer 15000 em carga (54*43), outra é um 125 quadrado 54*54,5 fazer 15000.

Um motor 80 quadrado pode com relativa facilidade fazer potencia maxima acertada por volta das 13 / 13500. Já um 125 que faça potencia máxima ás 12000 e tal têm de ter um bocado mais de fruta. Só para teres ideia o motor mais forte 125cc até á data fazia potencia maxima ás 13000, com escape para isso talvez fizesse ás 14000 mas iria ter menos cavalagem....

Normalmente nestes motores muda-se de mudança 1000/1500 rotações acima da potencia máxima.

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Re: escapes aluminium
« Responder #46 em: Novembro 21, 2012, 06:53:45 pm »
Menos massa em movimento, quanto mais pequeno o pistão, biela, cavilhões, cambota, menores as forças envolvidas, logo mais rotação, dai os 2cc a nitro fazerem 40 mil sem ignição, os 50cc de topo fazem 16 mil, 80cc, andam pelas 15 mil, 125 pelas 14 mil, é algo que depende sobre-tudo da massa do conjunto pistão-biela-cambota, se lhe tirares peso podes subir a rotação, se subires a rotação sem tirar peso, ou o motor simplesmente não a faz, ou vais ter um motor brutal para desfazer bielas e grades de roletos, que tambem tem o seu quê de bonito, nada melhor como uma biela a saltar do carter a meio da reta.

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Re: escapes aluminium
« Responder #47 em: Novembro 21, 2012, 07:07:09 pm »
epa pois, mas quem é que se vai meter a desgastar um cilindro à parva sem saber alguma coisinha?ao menos que se vá mexendo e experimentando milímetro a milímetro.
mas já tive um cilindro de origem da dt na mão que tinha 19mm ou 17mm ao topo do cilindro equivalente a 200 e muito graus.. aquilo passava das 15000rpm de pico, e um ultimo que tive na mão e chamei burro não sei quantas vezes ao gajo que fez aquilo (alem de não o conhecer) foi num athena 45 da zundapp, baixou a janela de escape 10mm, sim 10mm o piston em cima não fechava a janela, e o resto estava de origem, resumindo mandou um cilindro bom para o lixo, nem estava agarrado nem com falta de cromo.enfim.

eu tenho uma aprilia rs 125 54x54,5 de origem, apenas com um piston vertex, tm35, colaça vhm e já tive um turbokit completo e aquilo faz 13000 na boa, o cilindro já tem um bom portmap de origem.

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Re: escapes aluminium
« Responder #48 em: Novembro 21, 2012, 07:11:02 pm »
Mete-lhe um Jolly ou um JL e diz como é que ela fica.
Á muita coisa que pensam que estão a fazer bem, mas é totalmente o contrário, eu já conto com 10 anos de aprendizagem e muito pouco sei..

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Offline martins_aprilia

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Re: escapes aluminium
« Responder #49 em: Novembro 21, 2012, 07:14:58 pm »
já estou a fazer um :D, vou-vos convidar a ir à parte das motorizadas, ao tópico "zundapp5 xf" foram os últimos escapes que fiz, uma brincadeira, mesmo só por gosto, (até lhes dei aquilo para experimentarem), para comentarem o meu trabalho. ;)