Olá Visitante

escapes aluminium

  • 129 Respostas
  • 7444 Visualizações
*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: escapes aluminium
« Responder #50 em: Novembro 21, 2012, 07:51:09 pm »
epa pois, mas quem é que se vai meter a desgastar um cilindro à parva sem saber alguma coisinha?ao menos que se vá mexendo e experimentando milímetro a milímetro.
mas já tive um cilindro de origem da dt na mão que tinha 19mm ou 17mm ao topo do cilindro equivalente a 200 e muito graus.. aquilo passava das 15000rpm de pico, e um ultimo que tive na mão e chamei burro não sei quantas vezes ao gajo que fez aquilo (alem de não o conhecer) foi num athena 45 da zundapp, baixou a janela de escape 10mm, sim 10mm o piston em cima não fechava a janela, e o resto estava de origem, resumindo mandou um cilindro bom para o lixo, nem estava agarrado nem com falta de cromo.enfim.

eu tenho uma aprilia rs 125 54x54,5 de origem, apenas com um piston vertex, tm35, colaça vhm e já tive um turbokit completo e aquilo faz 13000 na boa, o cilindro já tem um bom portmap de origem.

Faz 13000 mas é desengatada ou em primeira/segunda porque em sexta não os faz decerteza...

E sim o motor de Aprilia RS 125 com umas coisitas facilmete tiras 35cv ou mais cavalos, só que como é um motor ainda muito usado e é Aprilia o material custa muito dinheiro.

Por exemplo, enquanto que o firebox pa dtr custa 130€ o JL com ponteira aluminio é logo 300 ou 400€


Menos massa em movimento, quanto mais pequeno o pistão, biela, cavilhões, cambota, menores as forças envolvidas, logo mais rotação, dai os 2cc a nitro fazerem 40 mil sem ignição, os 50cc de topo fazem 16 mil, 80cc, andam pelas 15 mil, 125 pelas 14 mil, é algo que depende sobre-tudo da massa do conjunto pistão-biela-cambota, se lhe tirares peso podes subir a rotação, se subires a rotação sem tirar peso, ou o motor simplesmente não a faz, ou vais ter um motor brutal para desfazer bielas e grades de roletos, que tambem tem o seu quê de bonito, nada melhor como uma biela a saltar do carter a meio da reta.

As bielas mesmo as normais não se partem assim como dizes, a não ser que andes a cortar sexta recta sim recta tambem num motor já muito forte

*

Offline martins_aprilia

  • *****
  • 868
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #51 em: Novembro 21, 2012, 08:10:14 pm »
é ter recta para a esgotar, se faz em 1 e 2 também tem de fazer em 6, é preciso é distância para isso.

o TK que comprei foi 300€, se fosse hoje não o comprava nem por nada..enfim faz parte da aprendizagem.

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #52 em: Novembro 21, 2012, 08:14:24 pm »
Estou a falar a nivel de rotação Romeu, mete lá um 125 a fazer 16 mil, sim, porque eles com jeito as fazem, vais ver o que acontece ás grades.
Ou mete-lhe taxa de compressão de 15:1 em cima, ou é material muito bom, ou puff, é claro que não é dar ao kick e partiu, mas tem pouca duração.

É muito mais facil um motor fazer mais rotação nas primeiras mudanças que em sexta, primeiro porque o rácio de desmultiplicação na caixa é muito mais suave e não precisas de tanto binário para puxar a mota, e depois porque em alta velocidade(alta não quer dizer 200km/h), a resistência que o ar oferece é muito maior.

*

Offline galo_abt

  • ******
  • 1505
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #53 em: Novembro 21, 2012, 09:09:50 pm »
a capacidade de fazer rotação não está só ligada com o peso do pistão e biela... mas sim com as acelerações que eles sofrem... e há um factor principal para determinar a capacidade de gerar rotação... qual será??

por que razão um F1 atinge 18, 19, 20 até por vezes 21 mil RPM??

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #54 em: Novembro 21, 2012, 09:12:08 pm »
Curso..
Se tens menos curso tens menos peso na biela, está tudo interligado, não podes ter uma biela 120mm com o mesmo peso que uma biela 91mm, considerando ligas e métodos de fabrico iguais, a não ser que lhe comprometas o design e a faças com uma espessura de 2 ou 3 mm.

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #55 em: Novembro 21, 2012, 09:12:49 pm »
E uma grade com 21mm não aguenta o que uma grade com 28 ou 29mm aguenta por exemplo, porque uma tem mais roletos que a outra.

*

Offline galo_abt

  • ******
  • 1505
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #56 em: Novembro 21, 2012, 09:56:30 pm »
Curso..
Se tens menos curso tens menos peso na biela, está tudo interligado, não podes ter uma biela 120mm com o mesmo peso que uma biela 91mm, considerando ligas e métodos de fabrico iguais, a não ser que lhe comprometas o design e a faças com uma espessura de 2 ou 3 mm.

curso claro...

mas não é por o curso diminuir o peso na biela que vai fazer uma rotação bruta... isso é apenas mais um pequeno factor...

*

Offline martins_aprilia

  • *****
  • 868
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #57 em: Novembro 21, 2012, 10:02:12 pm »
por isso é que os corsa corta tiveram sucesso, curso reduzido, diâmetro equivalente, motor quadrado, bastante linear e uma potencia agradável para se conduzir

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: escapes aluminium
« Responder #58 em: Novembro 21, 2012, 10:05:33 pm »
O mesmo motor (tudo igual) apenas mudando a biela para uma maior sofre menos logo com a mesma rotação  ;)

Mas isso já voces devem de saber decor

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: escapes aluminium
« Responder #59 em: Novembro 21, 2012, 10:05:42 pm »
Estou a falar a nivel de rotação Romeu, mete lá um 125 a fazer 16 mil, sim, porque eles com jeito as fazem, vais ver o que acontece ás grades.
Ou mete-lhe taxa de compressão de 15:1 em cima, ou é material muito bom, ou puff, é claro que não é dar ao kick e partiu, mas tem pouca duração.

É muito mais facil um motor fazer mais rotação nas primeiras mudanças que em sexta, primeiro porque o rácio de desmultiplicação na caixa é muito mais suave e não precisas de tanto binário para puxar a mota, e depois porque em alta velocidade(alta não quer dizer 200km/h), a resistência que o ar oferece é muito maior.

Tinha a NS1 a fazer 15000 (estava pobre e a puxar terceira fazia, e andou uns tempos assim) e a grade está la impec, medi a tolerancia e tudo com o paquimetro que tu sabes. lç

Muito antes de gastares uma biela ou uma grade por andares com compressão de 15 agarras um pistão ou desgasta-lo do lado do escape até chegar ao segmento e soltar este.

O piston é sempre o elo mais fraco, o que n quer dizer que o resto n aconteça....

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #60 em: Novembro 21, 2012, 10:14:37 pm »
Lembra-te que a biela da NS-1 é estupidamente boa e aguenta com cargas bastante grandes, assim como as grades, e lembra-te que isso usa grades maiores que os tipicos motores 50cc, o pessoal só vê yamaha á frente, mas os motores 50cc da honda vêm com uma base mecânica extraordinária para preparar.

A biela da minha crm tem quase 2mm de folga(para os lados, para cima e para baixo não mexe), e no entanto o motor faz 14 mil em carga, até 3ª como a tua ns1, tenho medo que aquilo parta, mas não há orçamento disponivel nem paciência para abrir o motor.

*

Offline martins_aprilia

  • *****
  • 868
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #61 em: Novembro 21, 2012, 10:19:17 pm »
na minha xf a 50cc rebentei com a biela, o rolamento de baixo soldou com a rotação, mas também fez 900km sempre a malhar, no entanto o piston aguentou-se sempre, fazia perto de 10500/11000 em carga, bastante curtinha 13/34, dava cerca de 110€.
acho que vai um bocado da sorte, se tiver que partir, parte por qualquer lado.

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #62 em: Novembro 21, 2012, 10:32:53 pm »
São mecânicas diferentes, e se lhe meteste carga em cima de material de origem, já devias saber que não ia durar muito.

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: escapes aluminium
« Responder #63 em: Novembro 21, 2012, 11:06:48 pm »
Lembra-te que a biela da NS-1 é estupidamente boa e aguenta com cargas bastante grandes, assim como as grades, e lembra-te que isso usa grades maiores que os tipicos motores 50cc, o pessoal só vê yamaha á frente, mas os motores 50cc da honda vêm com uma base mecânica extraordinária para preparar.

A biela da minha crm tem quase 2mm de folga(para os lados, para cima e para baixo não mexe), e no entanto o motor faz 14 mil em carga, até 3ª como a tua ns1, tenho medo que aquilo parta, mas não há orçamento disponivel nem paciência para abrir o motor.

Qual biela de NS1, biela de NSR 125 (104), eu já n tenho motor de NS1. E sim a biela de NSR 125 não é das melhores para 125

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: escapes aluminium
« Responder #64 em: Novembro 21, 2012, 11:13:37 pm »
na minha xf a 50cc rebentei com a biela, o rolamento de baixo soldou com a rotação, mas também fez 900km sempre a malhar, no entanto o piston aguentou-se sempre, fazia perto de 10500/11000 em carga, bastante curtinha 13/34, dava cerca de 110€.
acho que vai um bocado da sorte, se tiver que partir, parte por qualquer lado.

110€ já é bem bom, e é todos os dias?  :laugh21:
Muito provavelmente já andava com folga ou alguma ferrugem em baixo, porque se a motorizada estiver de origem a biela dura quase a vida inteira

*

Offline martins_aprilia

  • *****
  • 868
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #65 em: Novembro 22, 2012, 07:16:30 am »
está de origem no diâmetro :D 39mm power.
todos os dias anda e sempre a mesma coisa, recta a fundo, recta a fundo..eheheh :laugh25:

*

Offline martins_aprilia

  • *****
  • 868
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #66 em: Novembro 22, 2012, 06:24:06 pm »
aproveitando o tópico e a conversa dos escapes, a Jolly Moto tem 3 escapes de serie para a aprilia rs 125, o "race" para motor de origem, o "corsa" para carburador 34 e filtro de ar livre e o "race sp" para carburador 34 e modificações a nível de tempos.
pronto uma coisa é mudar os tempos logo o escape é diferente, mas do "race" para o "corsa" que modificação terá?a nível de pressão de cárter?rotação diferente?

Race


Corsa


Race SP


*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: escapes aluminium
« Responder #67 em: Novembro 22, 2012, 06:30:24 pm »
Olha o corsa é mais curto que o race e é duplo ou triplo estagio de diffusor

O race sp é triplo ou quadruplo estágio. Não dá para perceber se é mais curto que o corsa ou não.

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: escapes aluminium
« Responder #68 em: Novembro 22, 2012, 06:36:48 pm »
O corsa traz uns aneis para restrição de stinguer.... Pelo que dá para ver na imagem um é 22,5 o outro é 22 e o outro não dá para ver.

Eu penso que nas 125cc preparadas por casa nunca vale apena ter stinguer acima de 22, sendo que uma Honda RS 125 de 44+ cavalos usa stinguer de 22 e o tamanho de stinguer está relacionado com a cavalagem / combustivél queimado.

Eu diria que um stinguer de 21mm é suficiente para a tipica aprilia rs 125

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #69 em: Novembro 22, 2012, 06:40:15 pm »
Nota-se bem pelas fotos, o corsa e o corsa SP são muito mais agressivos a nivel de formas, e mais curtos, são escapes mais pontudos que levam o pico de potência para uma rotação mais alta, e fazem o motor fazer mais rotação em carga.

*

Offline martins_aprilia

  • *****
  • 868
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #70 em: Novembro 22, 2012, 08:30:34 pm »
ya penso que seja isso BTK, porque ser de 2 ou 3 etapas tem a ver com a entrega de potencia, repentina ou linear, não vai alterar a potencia, penso eu!

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #71 em: Novembro 22, 2012, 08:39:56 pm »
Altera a curva de potência sim.
Para meter num sitio tiras do outro..

*

Offline martins_aprilia

  • *****
  • 868
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #72 em: Novembro 22, 2012, 08:43:12 pm »
pois mas em questão de potencia final é igual, tinha para aqui um gráfico, vou ver se encontro

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #73 em: Novembro 22, 2012, 08:44:22 pm »
Não pode ser igual, se não deixa-se estar o de origem..

*

Offline martins_aprilia

  • *****
  • 868
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #74 em: Novembro 22, 2012, 08:45:44 pm »
não, em relação a ser de 2 ou 3 etapas, não é comparar o de origem com o jolly

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: escapes aluminium
« Responder #75 em: Novembro 23, 2012, 09:00:33 am »
ya penso que seja isso BTK, porque ser de 2 ou 3 etapas tem a ver com a entrega de potencia, repentina ou linear, não vai alterar a potencia, penso eu!


Eu penso que seja mais do que isso, tanto que até á pouco tempo pensava num escape de 3 etapas e agora sempre de 4.

*

Offline martins_aprilia

  • *****
  • 868
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #76 em: Novembro 23, 2012, 09:10:07 am »
4 etapas já não sei, não tenho informações sobre isso :S mas supostamente são 4 difusores diferentes antes da midsection, o cone acho que é sempre só um não é?

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: escapes aluminium
« Responder #77 em: Novembro 23, 2012, 09:22:21 am »
sim, o baffle pode ser um, mas existem modelos de 2 3 estágios de baffle

*

Offline martins_aprilia

  • *****
  • 868
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #78 em: Novembro 23, 2012, 10:25:00 am »
e se for de 4 etapas como é?

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: escapes aluminium
« Responder #79 em: Novembro 23, 2012, 11:30:01 am »
e se for de 4 etapas como é?

De 4 etapas o baffle? Acho que nunca na vida vais fazer um assim, só o trabalho de perder tempo a fazer 4 cones de baffle. Às vezes duas etapas até pode fazer algum sentido, o escape que tinha no meu setup antes deste era de duas etapas de baffle, ligeiramente, aproveitei uma vez que dividi o baffle em dois cones. O actual tambem tem dois cones mas é basicamente com o mesmo angulo.

*

Offline dicen92

  • *****
  • 957
  • Sexo: Masculino
  • viver a vida no limiar!
Re: escapes aluminium
« Responder #80 em: Novembro 23, 2012, 02:37:33 pm »
tenho andado a pesquisar sobre os escapes em titanium , e atravez do meu primo falei com um engenheiro mecanico de 2 tempos holandes e ele deu me umas dicas, e falou me de umas coisas que ele tem andado a estudar agora, é o seguinte, ele diz que começou a fazer experiencias com escapes em titanium com chapa de 0.4mm balao de dentro e com um balao de 0.6mm de fora, o balao de dentro tem as medidas certas do motor, o de fora é para manter o escape mais quente e que em bancos de potencia chega a ganhar 4 cvs a roda por essa alteraçao, a mota em questao é um motor rotax 257. 

*

Offline martins_aprilia

  • *****
  • 868
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #81 em: Novembro 23, 2012, 02:44:32 pm »
pode ter alguma lógica isso que estás a dizer, é tipo tapar o escape para o proteger de arrefecer.
fica ali uma caixa de ar que mantém sempre quente, mas isso fica o preço de 2 escapes ;)

*

Offline aperta

  • ******
  • 1817
  • Sexo: Masculino
  • F.ApErTa 11
Re: escapes aluminium
« Responder #82 em: Novembro 23, 2012, 02:45:48 pm »
qual é o uso que o motor em questão vai ter?
se achas que vale a pena um investimento desses...

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: escapes aluminium
« Responder #83 em: Novembro 23, 2012, 03:25:12 pm »
Isso metes daquele tecido proprio avolta do escape para ele preservar o calor. Não fica caro e não dá grande trabalho.

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #84 em: Novembro 23, 2012, 03:31:04 pm »
Manta de algodão, meia duzia de € o metro no eBay...
Quantos mais "estágios" tens mais te aproximas de uma forma exponencial continua, que é o que queres ter..

*

Offline martins_aprilia

  • *****
  • 868
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #85 em: Novembro 23, 2012, 03:34:44 pm »
isso é aquela fica usada nas "choppers" não é?
não percebi o que quiseste dizer com "Quantos mais "estágios" tens mais te aproximas de uma forma exponencial continua, que é o que queres ter.." foi demasiado para a minha cabeça que entrou em colapso instantâneo :P

*

Offline dicen92

  • *****
  • 957
  • Sexo: Masculino
  • viver a vida no limiar!
Re: escapes aluminium
« Responder #86 em: Novembro 23, 2012, 03:58:13 pm »
eu nao sei se vou investir tanto num escape assim, se o fazer será em inox, com a ideia de 2 escapes um dentro do outro, as soldagens tenho de borla, tenho só comprar chapas, e depois mandar fazer os cones, mas isso tambem nao me sai muito caro,
uma questao que tenho é o seguinte, a mota que quero construir será muito rente ao chao, e pelas medidas do balao que andei a estudar, vai me ficar a 3 cm do chao, ha possibilidade de em vez fazer os cones redondos fazer ovais? ira alterar/afectar o rendimento ou isso assim do motor>?

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: escapes aluminium
« Responder #87 em: Novembro 23, 2012, 04:01:39 pm »
eu nao sei se vou investir tanto num escape assim, se o fazer será em inox, com a ideia de 2 escapes um dentro do outro, as soldagens tenho de borla, tenho só comprar chapas, e depois mandar fazer os cones, mas isso tambem nao me sai muito caro,
uma questao que tenho é o seguinte, a mota que quero construir será muito rente ao chao, e pelas medidas do balao que andei a estudar, vai me ficar a 3 cm do chao, ha possibilidade de em vez fazer os cones redondos fazer ovais? ira alterar/afectar o rendimento ou isso assim do motor>?

Não te aconselho a fazer um escape dentro de outro, na pratica n é facil. O peso é o dobro.... E depois n me parece lógico, mas enfim

*

Offline dicen92

  • *****
  • 957
  • Sexo: Masculino
  • viver a vida no limiar!
Re: escapes aluminium
« Responder #88 em: Novembro 23, 2012, 04:13:04 pm »
mas pelo que o engenheiro mecanico me disse é que preseerva o calor, e que num escape bem formulado chega a ganha 4cv a roda,  nao é que quero ganhar cvs, mas achei a ideia intressante e queria exprimentar, ver se resulta mesmo, mas para isso tinha que arraanjar um banco de potencia para ver se vale a pena ou nao, o engenheiro em questao é o mesmo autro de um escape de uns videos no youtube que andam aqui no forum, um escape de comprimento variavel consoante a rotaçao, se nao me engano ta na secçao bar.

*

Offline martins_aprilia

  • *****
  • 868
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #89 em: Novembro 23, 2012, 04:17:23 pm »
mas tem certa lógica..em relação a tirar ou não rendimento não sei, mas até hexagonal já vi num jetski.

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: escapes aluminium
« Responder #90 em: Novembro 23, 2012, 04:20:27 pm »
 rotax 257 é um 250cc

Digamos que 4cv deve ser prai um aumento de 6 a 8% o que é mt bom.
Teoricamente o tecido faz o mesmo

*

Offline dicen92

  • *****
  • 957
  • Sexo: Masculino
  • viver a vida no limiar!
Re: escapes aluminium
« Responder #91 em: Novembro 23, 2012, 04:23:03 pm »
o rotax257 é o que o engenheiro tem e é o motor em que ele ana a estudar, o meu moto  é uma 125 da kdx, por isso os ganhos sao minimos.

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: escapes aluminium
« Responder #92 em: Novembro 23, 2012, 04:28:28 pm »
o rotax257 é o que o engenheiro tem e é o motor em que ele ana a estudar, o meu moto  é uma 125 da kdx, por isso os ganhos sao minimos.

1/2cv já notas em andamento

*

Offline dicen92

  • *****
  • 957
  • Sexo: Masculino
  • viver a vida no limiar!
Re: escapes aluminium
« Responder #93 em: Novembro 23, 2012, 04:35:05 pm »
sim isso é verdade mesmo sendo um ou dois ja se nota, mas quero tambem inventar umas coisas numa base de carters caseiros, com 2 cilindros, horizontais, mas isso é daqui a uns tempos logo apresento o projecto cá

*

Offline laranjateam

  • ***
  • 458
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #94 em: Novembro 23, 2012, 10:39:11 pm »

No minimo para rir nao? Ou ganhaste o euromilhoes?
[/quote]

Pois é Vaso não ganhei o euromilhões, mas estou a construir um escape em titâneo, amanâ meto fotos.

O titâneo 1000x1000x1 anda por volta dos 300€

*

Offline galo_abt

  • ******
  • 1505
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #95 em: Novembro 24, 2012, 01:59:08 am »
só uma dica... esse tal engenheiro, estuda, investiga, projecta e executa.. depois compara resultados... e secalhar em 10 projectos diferentes há um ou dois que têm alguma viabilidade e aplicabilidade... claro que se os conhecermos a todos, vamos achar todos o máximo etc etc... mas nao quer dizer que tenham resultados proveitosos...

ele diz que tem ganhos de 3 ou 4 cv... mas esses ganhos são em relação a quê? em ralação a um igual mas só de uma chapa? ou com manta térmica? ou a um de produção em serie? há que perceber isso tb...

e outra coisa.. esse engenheiro sabe o que faz... e sabe tb que alterando a temperatura dos gases no balão, altera a densidade e viscosidade do fluido, logo altera a velocidade de propagação de ondas e intensidade, diferenças de pressão, perdas de carga etc etc logo ele ja vai projectar um escape a contar com esses factores todos... nao é a mesma coisa que qualquer um fazer um espace e depois meter lhe manta térmica ou chapa dupla para aumentar a temperatura e esperar que faça mais cavalos...

*

Offline dicen92

  • *****
  • 957
  • Sexo: Masculino
  • viver a vida no limiar!
Re: escapes aluminium
« Responder #96 em: Novembro 24, 2012, 01:34:21 pm »
o escape que ele diz que comparou o de chapa dupla em titanio em relaçao a um de inox com os mesmos tempos tamanhos graus e tudo.

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: escapes aluminium
« Responder #97 em: Novembro 24, 2012, 01:51:04 pm »
Custa-me um bocado a acreditar nisso dos 4cv..
Mostra lá o trabalho do homem, ou é segredo?

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: escapes aluminium
« Responder #98 em: Novembro 24, 2012, 03:39:10 pm »
Ainda este ano vou por uma manta térmica no meu escape até ao mid-section e digo.vos se noto alguma coisa ;)