Uma mota que tenha carters artesanais sendo eles por fora iguaizinhos aos de dt nao pode de maneira entrar na classe 50cc racing?
Cumps
boas Adrianotim
respondendo concretamente a tua questão , segundo o regulamento na alinea 2-A-5 e na alinea 2-A-6 é especificado que os carters terão obrigatoriamente de ser os originais , assim como obriga a que se mantenham as distancias entrecentros iguais aos originais .
o regulamento permite a participaçao de qualquer moto com carters ou motores de outras proveniencias que nao a original , mas nesse caso estão na classe PROTOTIPOS. ( ver alinea 2-C do regulamento CLASSE 3)
o regulamento foi á epoca ( a cerca de 10 anos ) falado , discutido e aprovado por um conjunto variado de mecanicos , preparadores e entusiastas , no sentido de clarificar e esclarecer regras que permitissem evitar situaçoes duvidosas em situaçoes de comparitivos justos e de igualdade de circunstancias.
ou seja o regulamento foi feito provavelmente muito antes de alguem ter pretendido fabricar carters artesanais , mas prevendo essa situação e outras , pois seria por exemplo , facil alguem cortar a parte da frente dos carters de uma tz125 ( de forma a ter a cambota , carter de cambota , cilindro etc de tz ) e soldar nos carters de uma dt .
nesse caso seria um motor dt ? poderia participar na classe 50 ? o regulamento é especifico e diz que não , alem disso obriga a que para que todos joguem em igualdade de circunstancias que mesmo após alterados os carters de origem " se mantenha a distancia entre o centro da cambota e o centro do veio de pinhao e do veio de embragem ".
, por exemplo , na epoca começaram a aparecer algumas dt lc 50 com motores de dtr e era comum ouvir diser " o que importa é o quadro , se o quadrto é dt , entao é uma dt " , deu-se o caso de eu por brincadeira nessa época ter aplicado um motor cr500 numa dt ( ja vi duas dt com motor de cr 250 ) , ora isso significa que essas motas com motor de dfr500 ou cr250 serão dt´s ?, ou sao prototipos ? e uma dt com motor de yz 125 ? sera uma dt ou um prototipo ? , e se alguem aplica um motor de yz 80 antiga na dt ? é uma dt ou é um prototipo ?
então e se alguem aplica numa dt um cilindro que nunca saiu de origem dt , com uma cambota e biela que nao é de origem da dt , uma caixa de velocidades que não é de origem da dt , nuns carters que nunca sairam de origem na dt nem noutro modelo yamaha , com um carburador e uma admiçao que nunca sairam de origem na dt , com um escape , ponteira e eletrica que nunca equiparam nenhum modelo de dt , com uma cremalheira de embraiagem que nunca saiu de fabrica na dt , ( ou seja , a bem dizer a unica coisa dt seria provavelmente a tampa de embraiagem ) consideram que um dt com estas carcateristicas de motor devera ser considerada uma dt para fins de comparativo ?
e no caso de alguem usar uns carters de yz 250 , com cilindro yz250 , com cambota yz250 , eletrica yz250 e o retante de yz250 , ou seja tudo material fabricado na fabrica da yamaha que fabricou o motor original de dt , esse mota podera ser considerada uma dt para fins de comparativo ?
penso que em ambos os casos a resposta é obdia
provavelmente surgira a questao e provavelmente alguem vai agumentar :
" ah mas os carters sao iguaizinhos aos da dt " , nesse caso bastara trocar e aplicar la uns carters de dt e ficara dentro da classe 50cc
de qualquer forma o regulamento é especifico , em termos de classe para comparativos , uma mota com essas caracteristicas mencionadas na tua questão , participaria na classe PROTOTIPOS .
a participaçao de uma dessas motas na classe prototipos , permite ainda mais liberdade de preparaçao e invençao , podendo o seu criador fabricar uns carters completamente a seu gosto e inovadores , podendo extrair todo o partido da criaçao de um conceito proprio , inventando e fazendo tudo o que quiser , pois é para isso que a classe prototipos existe , para que haja total liberdade de criaçao e inovaçao
as classes 50 cc e 125 cc , têm o objectivo simples , o objectivo de que cada mecanico , ou entusiasta ou amador , possa retirar o maximo partido possivel de um veiculo de rua , (de grande serie )matriculado , deixando total liberdade de imaginaçao ou preparaçao , e visando regras basicas que incentivem a criatividade , ao mesmo tempo que criam uma base de desenvolvimento igual para todos , tentando manter um nivel aceitavel de custos , neste caso o regulamento permite a escolha de qualquer vieiculo de qualquer marca que se enquadre dentro dos parametros , obrigando apenas a que se mantenha a base em igualdade para todos ( deposito de combustivel , banco , tipo de volante , chassis e carters motor ) , ou seja todos sabem de antemão aquilo que os seus "adversarios" não poderão fazer sendo permitido tudo o restante.( ou seja as regras tanton para um preparador como para um amador sao extamente as mesmas )
penso que o regulamento nao poderia ser mais simples e objectivo.
ou seja neste caso da questão colocada pelo Adrianotim verificasse a real utilidade do regulamento , evitando situaçoes antecipadamente , esclarecendo e dando alternativas com antecipação de forma a que todos disfrutem em igualdade de circunstancias.
da parte do Kevin34 um abraço a todos vós e o convite de que apareçam no evento com a certesa de que todos serão bem vindos.
Cumps