Olá Visitante

velocidade de ponta em 50cc

  • 185 Respostas
  • 47121 Visualizações
*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
velocidade de ponta em 50cc
« em: Janeiro 07, 2013, 11:48:07 pm »
   aqui no forum existem alguns bons preparadores , e  outros bons mecanicos , alguns  do antigamente  tambem por aqui andam com nicks e outros mais novos   ate com o nome proprio . este assunto acaba por ser um mito , e ouve dizer que um amigo dum amigo viu , que a mota tal  deu 180kmh e a outra 190kmh, ponto os mitos urbanos de lado ,  tivemos durante anos as 50cc e as 80cc de gp a correr em portugal , é natural que tivesse menos velocidade de ponta do que algumas motas feitas de proprosito so para ter ponta , pois em corrida alem da velocidade maxima , é necessario ter algum poder de aceleraçao  a saida de curva .

 tivemos os campeonatos de 50cc onde as sachs deram cartas , as zundapp ditaram as leis e as restantes tambem fizeram boa figura , depois vieram, os trofeus tzr  50 ,  casal magnun e macal trofeu50cc .

 que velocidade  davam estas motas ??   as vezes oiço falar , ou leio pelos sites , que a mota do ze manel esta a andar muito , esta a 80 ou a 90 e da 140kmh ou a 125 do manel  ze que da 160 kmh .
   
 como aperitivo deixo aqui uma ficha tecnica de uma 50cc de 1969, uma tomos 50cc




este topico tem o intuito de  fortalecer o conhecimento e  tentar capar mais atençao a preparaçao a rigor de uma 50cc , e quiça aparecam alguns restauros/ preparaçoes , como  uma zundap da zona sul que andam aqui

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #1 em: Janeiro 08, 2013, 06:39:14 pm »
praticamente faz quase 24h que postei este topico, quarenta e poucas visualizaçoes ,  num site  que reinam os preparadores e reis dos artilhanços e muitos mecanicos , ninguem  tem uma 50cc   com velocidades de ponta  como as de corridas de pista , sera que ninguem ouviu falar de quanto elas davam  como e porque .
 ja por diversas vezes  em conversas  fora do site   varias pessoas daqui me disseram que os preparadores que conheço que prepararm motas para correr  nos nacionais , nos trofeus , agora e ja a decadas , que  tinham ideias , pensamentos e modos de trabalhar ultrapassados ,  estes dias  noutra "web" ate discutiam que um motor destes de competiçao de 2012  era caro , ou que preparador x leva tanto so para "artilhar" um cilindro como muitos levam para fazer um motor completo...abrir um novo std  fraquinho , é facil dar lhe mais potencia . Agora num de competiçao   com potencias  ja muito elevadas , mas que no entanto sao cilindros /motores std  de venda publico cliente-competiçao  elevar essa fasquia nao é facil e paga se bem .
 ou sera que uma tomos destas de 1969 ia a uma prova de arranques  e limpava  muita mota ?? e  torno a frisar que é uma mota de venda ao publico assim , porque depois eram sempre preparadas segundo as especificaçoes  do mecanico  de equipa

 vamos la pessoal , quem tem motas  a 50cc ( 50cc reais , se mais   dar a informaçao da cubicagem de motor )e quanto dão ?

*

Offline galo_abt

  • ******
  • 1505
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #2 em: Janeiro 08, 2013, 07:03:49 pm »
pois só que neste fórum deve de haver poucos que tenham uma 50cc de origem sem lhes ter aumentado a cilindrada...

mas o topico é mt interessante, e para uma mota com mais de 40 anos são impressionantes esses valores

*

Offline martins_aprilia

  • *****
  • 868
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #3 em: Janeiro 08, 2013, 07:14:11 pm »
eu tenho a minha xf com zundapp5 39mm x 41,8mm, com 190º/130º transmissão final 13/34 com um dellorto 24 sem filtro giglers 50/100 e escape artesanal e dá a volta de 110km/h :)
mas eu não sou nenhum profissional, tem colaça de origem, carters de origem, piston de origem e desafinada como tudo :)

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #4 em: Janeiro 08, 2013, 11:15:05 pm »
galo-abt

 tens noçao que ate perto  dos anos 90 se explorou ainda mais  os motores ...
 isto foi começar por baixo , para não  elevar a fasquia

 entao ponho a questao desta maneira ,  quantas 80cc/100cc dão os cerca de 160kmh

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #5 em: Janeiro 08, 2013, 11:21:33 pm »
O topo dos motores 50cc foi por volta de fins dos anos 80, inicio de 90's, a partir entraram muitas limitações.
Eu 50cc de estrada não tenho nenhuma, mas tenho uma 75cc, quando ela andar logo se vê o que um cilindro a ferro faz..

*

Offline martins_aprilia

  • *****
  • 868
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #6 em: Janeiro 08, 2013, 11:31:22 pm »
...quando ela andar logo se vê o que um cilindro a ferro faz..
ainda gostava de ver isso  :) com os conhecimentos que tens, se os conseguires aplicar deve ficar canhão

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #7 em: Janeiro 08, 2013, 11:34:07 pm »
...quando ela andar logo se vê o que um cilindro a ferro faz..
ainda gostava de ver isso  :) com os conhecimentos que tens, se os conseguires aplicar deve ficar canhão

Falta-me 150€ para um escape á medida para aquilo, tem o escape de origem, mas já fez 13 mil(fraquinho ainda).

*

Offline martins_aprilia

  • *****
  • 868
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #8 em: Janeiro 08, 2013, 11:36:51 pm »
não sabes fazer o escape?mas tens formulas ou nem por isso?

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #9 em: Janeiro 08, 2013, 11:49:10 pm »
Não tenho é TIG nem MIG

*

Offline galo_abt

  • ******
  • 1505
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #10 em: Janeiro 08, 2013, 11:51:50 pm »
galo-abt

 tens noçao que ate perto  dos anos 90 se explorou ainda mais  os motores ...
 isto foi começar por baixo , para não  elevar a fasquia

 entao ponho a questao desta maneira ,  quantas 80cc/100cc dão os cerca de 160kmh

la está é como eu digo... ha 40 anos atras já haviam 50´s com mais ponta que algumas motas que preparamos atualmente com mais cilindrada...

*

Offline ISCO

  • *********
  • 6321
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #11 em: Janeiro 08, 2013, 11:52:01 pm »
Não tenho é TIG nem MIG
manda soldar...

*

Offline martins_aprilia

  • *****
  • 868
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #12 em: Janeiro 08, 2013, 11:53:30 pm »
mas fica-te mais em conta, fazeres e mandares soldar que mandares fazer todo..um escape por baixo soldado a tig custa 30€ ;) fica mais em conta de 150€..

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #13 em: Janeiro 08, 2013, 11:55:18 pm »
Isso é por esses lados, não por aqui, mas isso quando chegar a altura do escape sei bem quem ir chatear.
Não sei é se haverá tópico aqui pelo fórum, nem dessa nem das outras cá de casa...

*

Offline martins_aprilia

  • *****
  • 868
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #14 em: Janeiro 09, 2013, 12:01:18 am »
mas as medidas são dadas por ti ou essa pessoa é que vai fazer tudo?

*

Offline bernardop100

  • *******
  • 2866
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #15 em: Janeiro 09, 2013, 12:01:51 am »
Isso é por esses lados, não por aqui, mas isso quando chegar a altura do escape sei bem quem ir chatear.
Não sei é se haverá tópico aqui pelo fórum, nem dessa nem das outras cá de casa...
acho que ja sei de onde vem esse escape  :-*

só nao sei é o porque de nao teres nenhum topico das tuas maquinas

*

Offline galo_abt

  • ******
  • 1505
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #16 em: Janeiro 09, 2013, 12:05:25 am »
Isso é por esses lados, não por aqui, mas isso quando chegar a altura do escape sei bem quem ir chatear.
Não sei é se haverá tópico aqui pelo fórum, nem dessa nem das outras cá de casa...

rxpessoa??

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #17 em: Janeiro 09, 2013, 12:06:53 am »








preparada pelo veterano jose pinto de 68 anos de santa marta , diz se que pouco mais de 120km/h
 atençao que o facto de nao ter carenagens prejudica  uns 10km/h em velocidade de ponta

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #18 em: Janeiro 09, 2013, 12:09:07 am »
As medidas saem do excell mágico que tenho vindo a fazer á uns anos, sim RxPessoa, temos umas parcerias por assim dizer, ajudo numas coisas, ele noutras, tem oficina estupidamente bem equipada, partilhamos ideias e tal, vou-lhe dando trabalho lol.

Moro no fim do mundo, mas á tanto roubo derivado a mostrarem as motas e equipamento lhes metem que tenho receio dessas coisas, e quero as motas low profile, nada de andar a exibir demais.

Essa sachs tem é cara de fazer uns 120 bem rápidos!

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #19 em: Janeiro 09, 2013, 12:14:59 am »


 uma foto de uma tomos 50 ja dos anos 80cc

*

Offline aperta

  • ******
  • 1817
  • Sexo: Masculino
  • F.ApErTa 11
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #20 em: Janeiro 09, 2013, 12:15:27 am »

 entao ponho a questao desta maneira ,  quantas 80cc/100cc dão os cerca de 160kmh

já se vê por aqui algumas lc a 100cc mais coisa menos coisa...que fazem essa velocidade.

*

Offline martins_aprilia

  • *****
  • 868
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #21 em: Janeiro 09, 2013, 12:17:39 am »
oh norttee deixas breve a terra para te dedicares ao alcatrão :)

essa mota ve-se mesmo que é tuga, quadro xf, motor sachs e aplicações malucas  :laugh25:

tens de mostrar o resultado ao pessoal no final, não precisas de mostar todos os pormenores :)

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #22 em: Janeiro 09, 2013, 12:18:27 am »
Essa Tomos não é motor Kreidler, tem muito cara disso.

Uma lc não tem aerodinâmica nem os motores são tão puxados como essas motas antigas, uma kreidler Van Veen fazia 16 mil em carga, mas tem caixa, embariagem, rolamentos, carburador, eletrica, culassa, e gasolina especial de corrida para fazer isso, a taxa de compressão rondava os 14:1, o carburador era um 28mm num motor 40x40mm, rolamentos estilo bo-17, embariagem a seco, mota completa pesava á volta de 40kg pronta a rolar..

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #23 em: Janeiro 09, 2013, 12:23:05 am »
 é tomos mesmo

 as kreidler xpto tem caixa de 12velocidade...  uma caixa externa de 4 velocidades acoplada a caixa de 3 v , que tinha carretos mais duraveis..
como esta



 ou uma suzuki 50cc




*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #24 em: Janeiro 09, 2013, 12:29:37 am »
derbi 50cc



*

Offline martins_aprilia

  • *****
  • 868
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #25 em: Janeiro 09, 2013, 12:31:02 am »
fotos dessa rk






*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #26 em: Janeiro 09, 2013, 12:32:51 am »
Essa kreidler de 12v é muito antiga, esse motor da Tomos é kreidler de certeza...
Não encontro agoro as fotos de uma que foi vendida por 25 mil €, ainda por tirar do caixote, mas a van veen mesmo de fábrica usava um carburador em magnésio, mas a base de motor é igual a isto:


E a mota:

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #27 em: Janeiro 09, 2013, 12:33:37 am »
E tens a RK63 que era de 3 cilindros, caixa igual, outro estilo de cambota.

*

Offline Joao Proença

  • *********
  • 5749
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #28 em: Janeiro 09, 2013, 12:38:00 am »
Grandes maquinas da velha guarda.. eram mas era malucos.. uma mota a dar 160 com travões de cubo.. Não havia melhor.. mas é muita velocidade para as motitas que eram..

*

Offline martins_aprilia

  • *****
  • 868
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #29 em: Janeiro 09, 2013, 12:38:54 am »
este escape é parecido com o que o user M.A.Motos tem para venda




*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #30 em: Janeiro 09, 2013, 12:39:57 am »
   era porreiro ver mais umas 50cc de pista , para se fazer uns track day  nos kartodramos ,  mas umas motas a andar bem ,  para dar uma coça as de cilindrada mais puxada .
 espero com este topico ter aberto o apetite  para s efazer mais umas cafe racer , ou quiça mesmo uma carenadas   como as de gp  com 50cc  bem mexidas , e para  facilitar a vida a muita gente que pensa que so se conseguia esta potencia pela admissao ao carter por valvula rotativa , podem aplicar as lamelas ao carter, sejam elas  na posiçao convencional que usam hoje em dia , a frente como uma zundapp andava por aqui ou ate de lado como a valvula rotativa .

 uma 50cc  bem mexida low cost , sem carenagens tem e fazer sempre uns 120kmh , ja carenada  deve andar pelos 130km/h ou 140km/h  para nao cair em orçamentos  milionarios , pois por norma quem faz uma  mota destas , ja tem mais uma ou duas na garagem ...




*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #31 em: Janeiro 09, 2013, 12:41:14 am »
Eram cubos de ducatti, norton e triumph, se paravam as de grande cilindrada, nas pequenas, dava para trancar as rodas, para além de que são cubos de tambor duplo, arrefecidos a ar, e o accionador das maxilas é de dupla came, não é só de uma came e veio fixo, travam mil vezes melhor que qualquer cubo da sachs ou casal ou zundapp, e diria até que muita travagem de disco antiquada.

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #32 em: Janeiro 09, 2013, 12:42:58 am »
Deve ser uma cópia, podes ver como tambem são semi parecidos com os m80..
Derivam todos de uma linhagem de competição.

Depende, se for para uma pista com pneus de 100€ cada um e o outro levar pneus de 50€, até posso andar menos, mas curvo mais e travo mais tarde, não é só motor que conta.

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #33 em: Janeiro 09, 2013, 12:46:04 am »
o bricius   é quem mais acompanha este tipo de mota , como o martins disse eu sou mais pneus de taco...e ele deve ter muita informaçao  a a cerca de preparaçoes dos anos 80 e sobre os campeonatos de 50cc e 80cc ca de portugal .

o que o btk disse é correctissimo , sao travoes e susppenoes dos motoes da altura , neste anos , as 50cc era uma mota  igual as 350 ou as 500 e traziam equipamento igual , so mais tarde a 50cc  deixou de ser  maquina de competiçao e passou a ser mota de brinquedo e iniciaçao  com equipamento de orçamento reduzido

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #34 em: Janeiro 09, 2013, 01:54:49 am »
um estrato  de uma conversa  em msg entre mim e o piloto paulo que agora se dedicou ao motocross e emigrou

" a sachs qe eu me iniciei no estoril com 15 anos era com vavula rotativa tudo feito pelo luis fonseca"

" o fonseca até o quadro copiou da kreidler van ven ate igniçao krobber made in fonseca muitas vezes fui na reta com o sande e silva mas depois ela quebrava ohhhhhhh mas era muito louca"

" tive tudo para ficar com ela comprei e depois vendi era linda verde e amarela com tanque em inox e refrigerada a agua"

nao me disse a velocidade  final da mota , mas para a proxima saco lhe a informação


*

Offline Joao Proença

  • *********
  • 5749
  • Sexo: Masculino

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #36 em: Janeiro 09, 2013, 12:37:23 pm »
Sim senhor mais um topico forte.

A questão é que fazer um 50cc todo espigado hoje em dia é tao ou mais caro que fazer um 125 ou 250cc com o material que existe.

E um 50cc a fazer rotação e cavalagem depois para arrancar e andar nas calmas com uma caixa de 6 mudanças é mesmo muito mauzinho.

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #37 em: Janeiro 09, 2013, 03:50:30 pm »
Não me parece que esse filme sobre a tzr do LuFo seja totalmente verdade o que ai falam.

Bem, vejam lá o binário que um 50cc potente tem, basicamente não existe..
E mais é num motor "só" com 16cv, imaginem o quão mais pontudo terá de ser para fazer 20cv..
Yordi Kreidler 50cc 16,4 pk, testbank S&S


*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #38 em: Janeiro 09, 2013, 03:52:51 pm »
Este fala em 17cv e velocidade máxima de 170km/h, não parece tão pontuda.
Kreidler racer bij bikes and solutions

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #39 em: Janeiro 09, 2013, 04:58:42 pm »
Pode ser que os cilindro 50cc baseados no RSA que estao em desenvolvimento se safem. E com valvula de escape, e ignição decente até nem tenham muito mau poço.

Até um 125cc pontudo apresenta bastantes problemas de pouca potencia a media rotação, e eu sou suspeito, que mesmo com ignição de jeito e carburação razoavél acontece o que tu sabes!

NS1_80_preparaçãoByRomeu.MP4

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #40 em: Janeiro 09, 2013, 06:45:30 pm »
 so aqui tenho visto contradiçoes ....   que as dt nao tem motres preparados  assim e assado , que nao fazem a rotaçao , nem tem a embraeagem  xpto , etc , que uns pneus sao melhores que outros ....

afinal de contas  quando se prepara uma mota nao é para andar para a frente ,  quando se idealiza um projecto nao se tem um objectivo , uma velocidade ,  etc etc

muitas motas sao feitas para os picos, pois cada vez que o pessoal fala comigo  estao todos cheios de pica para ir para os arranques , para o picos de velocidade de ponta ,  gasta se tanto dinheiro , porque nao gastar da maneira correcta ,  ja que praticamente  nao a regras , e muitas motas deslocaçao se atrelado ate ao local do crime ,  entao podem ser bem preparadas  . geralmente  quase todos tem mais que uma mota , podem preparar uma especificamente .

fazer um motor , melhor um prototipo de um motor para bater este motores de serie de competiçao , nao é facil nem barato , ainda o btk viu o preço de uma huvo incompleta em aveiro... carissima para o meu bolso , mas  com preço aceitavel de mercado , ontem mandou me uma bocas , tass bem , tambem lhe mandei , niguem se chateia por causa disso , mas achou caro  um motor de 4500€ que actualmente é o motor mais rapido em 50cc de motocross , um motor novo , e actual de 2012 , caro para os nossos bolsos .
se vermos  bem afinal ate nao é assim tao caro , pois ha quem tenha gasto metade e a mota tem o dobro da cilindarda para dar esta velocidade , se chegar a dar... quem faz isto é por paixao , numa paixao nao se olha a gastos , nao é.

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #41 em: Janeiro 09, 2013, 06:49:55 pm »
Não é uma boca, mas para a minha carteira, é um roubo, e se esse motor usar um cilindro de ktm ex 50, que é o topo dos cilindros 50cc, novo custa 270€ com pistão, mais quê 500€ para uma cambota e biela super racing.
O carburador, nem que seja um vhst 30mm polido fica em 500€ novo, se comprares 10 de certeza que saem a menos de 400€, juntas quê um escape por mais 200€, lamelas da ktm é mais 100-150€, eletrica de 500€, e estás nos 2000€, é um motor sem caixa, não tem uma duzia de carretos, mas ainda tens ai margem de 2500€, que sejam 1500€ e 1000€ de lucro limpos num motor desses, para mim é um roubo sabendo que comprar as peças em quantidade saem muito mais baratas.

Se é topo ou não, não sei, mas acredito que uma ktm 50 ande a par com isso, para mais se for preparada, que falam pelos fóruns lá fora que andam a tirar 20cv desses motores, com 50cc!

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #42 em: Janeiro 09, 2013, 06:56:20 pm »
as contradiçoes que tenho visto é o pessoal a quere fazer uma mota para ponta , para irem picar , idealizarem o projecto , e fazem os motores  redondos... para ponta  tem de ser pontudos  :educated:  ou nao , em todos os graficos que vejo de bancos de potencia a rotaçao é propocional a potencia , quanto mais rotaçao , mais potencia , ate morrer.

muitos das motas que se vem andar  sao motores que seriam perfeitos para as minhas motas de motocross , motores redondos ,  faceis de guiar  fortes em medias e altas , mas curtos de rotaçao

a outra contradiçao é niguem gosta de rotor interior.... dizem que so se mexe nas 3 primeiras mundaças , depois morre.... no motocross quase toda a gente usa rotor interior com cerca de 500gr , sem limite de rotaçao , sendo esta imposta pelo desenho do cilindro e escape , uma boa mota de motocross roda entre as 10000 e as 12000 em carga , fazendo  estatica  uns 15mil e mesmo assim ja é um motor pontudo , dificil de guiar, de manter a rotaçao , na velocidade  nem isso usam ... usa se um peso de praticamente zero gramas , usa se crobers ou similares ,por este motivo se tornam  tão pontudas , mas quando chegam  a rotaçao certa ate sobem paredes , nao morrem , grita  ate ao limite da rotaçao .

claro que um motor assim é inguiavel no para arranca da cidade , ou ate para andar com pendura ..

acho importante estes conceitos na hora de idealizar um motor e levar o projecto a bom caminho , e tentar perceber que um simples erro pode abrandar um motor  todo cheio de coisas bem feitas , e mais importante cheio de dinheiro investido

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #43 em: Janeiro 09, 2013, 07:08:31 pm »
Nessa mesma mota de cross, o que é que acontece se lhe metes uma transmissão longa?
Derretes a embariagem a mandar pontos, ou andar sempre a trocar de caixa, porque mal o motor sai fora da banda de potência, puxa menos que uma casal 2!
Usam motores relativamente redondos para ponta porque picam mais a descer que mais nada, então é transmissão longa e a descer a gravidade dá um empurrãozinho, e porque um motor pontudo não tem grande versatilidade e para sair tem de ser a queimar embariagem.

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #44 em: Janeiro 09, 2013, 07:11:28 pm »
para a minha carteira tambem é muito , mas  um motor ktm de 20 cv aguenta fazer as mangas de motocross a fundo ?3 mangas por dia de prova , fora treinos e restantes provas de um campeonato....

este motor de variador duplo  tem demonstrado ser mais rapido que os de variador simples  e ate mesmo que os de mundaças , e alem  de correr no motocross em espanha ,frança  e belgica   faz tambem as provas de resistencia  de 2horas , 4horas , 6horas  , 8horas e as de 24horas   que ganhou recentemente , sempre a fundo , com varios pilotos , alguns de topo dos campeonatos mundias de motocross e enduro , posi que eles tambem gostam das corridas de 50cc .apesar de ser um motor com entrega de potencia diferente , gama de rotaçao diferente , enfim é um desporto diferente apesar de ter tambem 2 rodas.

uma mota de serie  como  estas  de corridas dos anos 70 e 80  eram de serie assim , eram fortes 12 a 14cv e eram fiaveis ,

desenvolver uma mota assim forte o qb , e fiavel  é caro, gasta se muito material em testes , manda se fundir e mecanizar material em  fabricas , que muitas vezes ate estampam o logo  do lado de fora , mas nao é por se chamar "cha de tilia"  que vai saber ao mesmo do "cha preto"embora tenha a mesma marca , e mesmo saquinho.o demonstrado ao longo deste anos todos  é que feitos caseiros duram pouco ( ha sempre excepçoes a regra , estou a generalizar)

ainda ha ai umas marcas a fazer motas assim  competiçao cliente  de pista , outro vi uns sites deles ,  nao me recordo do nome , se me lembrar coloco , mas as de enduro ainda ha umas 6 marcas a fazer as motas de competiçao  em 50cc , com valores de 4000 a 6800€ salvo erro, mota de competiçao  de fabrica , tal e qual uma cr ou yz , preço a porta do stand , e tambem ha por ca  motores carissimos como os do team 35,  outro dia disseram me quantofiacva um motor completo feito a "la cart"... se justitifacam o dinheiro que custam , isso so interessa a quem comprar . nem todos andam de fiat punto gt , nem todos andam de ferrari

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #45 em: Janeiro 09, 2013, 07:18:31 pm »
btk  nao entra mais ninguem na  conversa ?
 a debater é que se defende conceitos   , se analisam e se chegam a respostas
                            evoluçao de ideias :emotion97:

eu acho que a melhor opçao é optar por low cost, esquecer os 160 kmh ou 170kmh  das motas de fabrica, os 15 cv ou mais 

ter como objectivo os 130 kmh  ou 140 kmh , o que ja nao é nada  facil , uns estimados 12 cv ou 13cv  num motor redondo mas que respire bem e faça  muita rotaçao

os karts  sao  simples , extremamente fiaveis  em relaçao a rotaçao que fazem, e a melhor escola para se absorver  ideias

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #46 em: Janeiro 09, 2013, 07:22:13 pm »
tenho ligado ao pessoal para me darem a certeza das velocidades de ponta no autodramo das motas de trofeu

tzr 50cc
casal magnun  50
macal trofeu
 
pois para as do campeonato nacional de velocidade  é masi dificil , toda a gente se fecha em copas , e lançam boatos

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #47 em: Janeiro 09, 2013, 07:25:08 pm »
Não falam porque não querem  :laugh25:
Mas já agora esses tais casas racing, fazem que potência?
Mas é normal andarem mais que os outros, o motor vai basicamente colado na banda de potência e o variador que se desenrasque, é basicamente isso, mas com 15 dias até meter a variação no ponto.

A questão é que muita gente paga 2 e 3 mil € para montar um italkit numa lc, fazer um escape e uma pintura bonita, e metade do motor fica pelo caminho..
Para mim só dizerem que se tem um oko ou koso e dizer que tem um motor de topo são coisas completamente opostas..

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #48 em: Janeiro 09, 2013, 07:31:45 pm »
por ca conheco muitos preparadores de renome , daqueles que as motas ganham nas corridas que as vezes ainda devem passar na tv, dos que preparam para trofeus ,  tambem , e a muitos curiosos que mexem em motores , mas  continua se um passo atras do que se la faz fora . ca continua se a aproveitar  carters  dum motor ,  carretos doutro, ja se começam a fazer cambotas xpto ,  e  cilindros daqui e acoli , juntase a salada russa e muitas  vezes ate  vai bem .
  la fora muitos desenham o motor , mandam mecanizar carters ,  caixas etc , alguns  ate fundem cilindros ..

 fica aqui um esboço de um motor de um amigo meu frances que esta a fazer um motor novo  para as provas de motocross normais , e as resistencias de grande duraçao

vou postando fotos a medida que ele vai apresentado os resultados



neste caso tambem é um motor acelera de motocross.

la fora tambem usam este tipo de motor em motas de pista muitas vezes em corridas urbanas , pistas desenhadas  dentro de vilas , como nas corridas do trofeu chassos cup.

tambem ha motas interessantes la,alguem tem fotos das motas de pista la de cima , das cafe racer

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #49 em: Janeiro 09, 2013, 07:35:26 pm »
por ca conheco muitos preparadores de renome , daqueles que as motas ganham nas corridas que as vezes ainda devem passar na tv, dos que preparam para trofeus ,  tambem , e a muitos curiosos que mexem em motores , mas  continua se um passo atras do que se la faz fora . ca continua se a aproveitar  carters  dum motor ,  carretos doutro, ja se começam a fazer cambotas xpto ,  e  cilindros daqui e acoli , juntase a salada russa e muitas  vezes ate  vai bem .
  la fora muitos desenham o motor , mandam mecanizar carters ,  caixas etc , alguns  ate fundem cilindros ..

 fica aqui um esboço de um motor de um amigo meu frances que esta a fazer um motor novo  para as provas de motocross normais , e as resistencias de grande duraçao

vou postando fotos a medida que ele vai apresentado os resultados



neste caso tambem é um motor acelera de motocross.

la fora tambem usam este tipo de motor em motas de pista muitas vezes em corridas urbanas , pistas desenhadas  dentro de vilas , como nas corridas do trofeu chassos cup.

tambem ha motas interessantes la,alguem tem fotos das motas de pista la de cima , das cafe racer


Esse motor está um bocadinho mal pensado não? Tipo á antiga, deitado.... Se for a caixa quase para debaixo da cambota e o cilindro em cima ganha-se N vantagens, que tambem devem ser decerteza válidas para MotoCross