Olá Visitante

velocidade de ponta em 50cc

  • 185 Respostas
  • 47112 Visualizações
*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #50 em: Janeiro 09, 2013, 08:16:25 pm »




 é o desenho de um motor  destes , para um a mota tipo um a kx , cr , yz ou rm  com 2 ou 3 anos  de idade

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #51 em: Janeiro 09, 2013, 08:17:55 pm »
dos motores de pista aceleras , posso pesquisar e meter os dados , e velocidades atingidas
 nao faço ideia se teram velocidades elevados como os da caixa de velocidades

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #52 em: Janeiro 10, 2013, 08:04:26 am »
dos aceleras ainda nem tive tempo de ver... mas para apimentar mais  o topico,,, para os amigos que ja vi por ai que dizem que as dt 100 andam mais que as 80cc competiçao  de cross...sim essas ate fazem pouca rotaçao mas a força japonesa esta , e com um a preparaçao ,  aproveita se estes motores para as de pista , como o benga , o pipoca, o salvador nery ... quanto andam ?? andam muito. se uma 50cc real da mais de 160/170kmh  entao as 80cc dao.......




*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #53 em: Janeiro 10, 2013, 12:31:41 pm »
Presumo que sejam 28cv á roda e não 38cv, se não ganhava potência na corrente, mas fora isso, isso é um motor mil vezes mais explorado que qualquer motor de rua que conheço, começando pela valvula rotativa, passar de caminho na embariagem a seco(só nisto é menos uns cavalitos que não se perdem em chapinhagem), eletrica com variação a sério não é os miserios meia duzia de graus que uma eletrica de lc varia.

Tem todo o mérito, para mais aos anos que foi feita, mas isso de casal só tem o dinheiro, esses motores eram 100% made in Holanda por uns tais de Jan Hubert e Jaap Voskamp.
Parte das ideias e até do motor derivavam das Kreidler, tanto que o motor "casal" que bateu o recorde de velocidade de 50cc era um kreidler, com a tampa da embariagem a dizer casal..

*

Offline bricius

  • *******
  • 3018
  • SERVIÇO DE OFICINA ENCERRADOS TEMPORARIAMENTE
    • www.cmoto.net
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #54 em: Janeiro 10, 2013, 01:42:48 pm »
boas.

topico muito interessante  , parabens pela iniciativa nortee..

nesta coisa das motas "mexidas"  , "preparadas" , "artilhadas" ou la como lhe pretendam chamar , sempre houve e sempre haverá mitos e meias verdades.

coisas como potencias divulgadas de forma muito "otimista" são o pão nosso de cada dia , basta ver que certos fabricantes de kits anunciam por exemplo 27 cavalos para um kit bravo am6 , um determinado cliente comprou na net tudo dessa marca , ascape , cambota , , kit , eletrica , caixa , embraiagem , etc  aplicou tudo , bem afinadinho , e contactoume se podia ca vir testar a mota em banco de potencia , antes de colocar a mota em banco , fui andar na mota , puxava mesmo muito bem , fiquei até curioso com os varores que iria debitar.
após varios testes o melhor deles rendeu 22,7 cavalos.

as velocidades de ponta tambem sempre foram muito imflacionadas .

os mitos são variados e pra todo o gosto .

por exemplo:

o motor casal M117 é um granda motor ....falso , foi um fiasco comercial da Casal , tenmdo sido um motor que devido a sua pouca fiabilidade , á sua modestissima potencia , muito contribuiu para o inicio do declinio comercial internacional da Casal e que contribuiria para o desfecho em falencia que todos nós conhecemos.

os motores casal huvo eram feitos em Portugal ....falso , os motores casal huvo de cross ou de pista , foram desenhados e desenvolvidos por engenheiros , preparadores holandeses ( Voskamp  , Huberts , e Muller  , tendo o Jan thiel sido um dos autores de ideias mas nao chegou a trabalhar neles ) tinham, caixa holamdesa , cambota holandesa , biela alema ,  cilindro e piston alemaes , tendo apenas como base os carters que eram fundidos e parcialmente maquinados ca em Portugal ( por sinal com muita qualidade ) posteriormente as caixas tambem passaram a ser maquinadas ca em Portugal

o motor casal huvo do record do mundo dos 22 km hora era Casal .....falso , o motor não tinha nada de casal , e de kreidler tambem não ( o que teve material kreidler foi a primeira versao , a preta com pintura pentax ) , na realidade o motor era totalmente SPARTA , comprado pela casal e acertado pela huvo ( huverts e Voskamp )

foto do motor casal do record

http://www.google.pt/imgres?um=1&hl=pt-PT&client=firefox-a&hs=obd&tbo=d&rls=org.mozilla:pt-PT:official&channel=np&biw=1366&bih=623&tbm=isch&tbnid=gKbMYqaQ7XIGJM:&imgrefurl=http://fitadeasfalto.blogspot.com/2010/09/huvo-plompen-casal-50cc.html&docid=KSXy-mnO6DFbIM&imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_aD9mmBOWty8/TI4dMkXhO3I/AAAAAAAABXs/JL3LmCvuTs8/s1600/Casal%252BSparta%252BPlompen%252B50cc_02.jpg&w=600&h=400&ei=FLnuUJvLH8GHhQeHlICAAg&zoom=1&iact=hc&vpx=4&vpy=133&dur=5390&hovh=183&hovw=275&tx=119&ty=92&sig=103018172830659684486&page=1&tbnh=141&tbnw=211&start=0&ndsp=19&ved=1t:429,r:0,s:0,i:78

foto do motor sparta numa sparta 50 gp

http://www.google.pt/imgres?um=1&hl=pt-PT&client=firefox-a&hs=obd&tbo=d&rls=org.mozilla:pt-PT:official&channel=np&biw=1366&bih=623&tbm=isch&tbnid=6vgFOc-CrEGNAM:&imgrefurl=http://www.elsberg-tuning.dk/sparta.html&docid=1L1cf0h2Wb2YCM&imgurl=http://www.elsberg-tuning.dk/images/spartagpright.jpg&w=600&h=485&ei=FLnuUJvLH8GHhQeHlICAAg&zoom=1&iact=hc&vpx=175&vpy=281&dur=3625&hovh=202&hovw=250&tx=95&ty=68&sig=103018172830659684486&page=1&tbnh=149&tbnw=186&start=0&ndsp=19&ved=1t:429,r:7,s:0,i:99

tou a gostar de ver , boa continuação de debate... ;)

cumps

*

Offline Joao Proença

  • *********
  • 5749
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #55 em: Janeiro 10, 2013, 03:02:09 pm »


foto do motor casal do record:






[/size]foto do motor sparta numa sparta 50 gp:



*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #56 em: Janeiro 10, 2013, 03:07:19 pm »
Uma pergunta, o que aconteceu ao streamliner?
Existe uma foto dele em cima de uns tripés, e nada mais.

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #57 em: Janeiro 10, 2013, 07:03:47 pm »
é o desenho de um motor  destes , para um a mota tipo um a kx , cr , yz ou rm  com 2 ou 3 anos  de idade

Deve haver algum impedimento ou alguma coisa que n tenho em conta. Mas a melhor orientação, para colocar o motor mais perto do centro de massa da mota:


*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #58 em: Janeiro 10, 2013, 07:50:46 pm »
 romeu , a posiçao do motor posso perguntar ao  dono/ construtor o porque da posiçao , mas deduzo que seja para encaixar melhor no quadro , ja que a ciclistica é a mesma .

btk expelica ,e la porque , como se eu fosse muito burro , porque sai caro fazer um motor destes ... 160kmh ou mais  numa mota estrangeira , nos devido a troika ter comeido qualquer coisa , chame mos lhe as motas dos 140kmh   em 50cc .
  porque sai caro fazer um motor  deste , e   quantas motas destas andaram por aqui  das motas de 140kmh, como toda a gente sabe eu nem mecanico sou e as vezes custa me entender o  porque  dos orçamentos que me dao

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #59 em: Janeiro 10, 2013, 08:14:05 pm »

coisas como potencias divulgadas de forma muito "otimista" são o pão nosso de cada dia , basta ver que certos fabricantes de kits anunciam por exemplo 27 cavalos para um kit bravo am6 , um determinado cliente comprou na net tudo dessa marca , ascape , cambota , , kit , eletrica , caixa , embraiagem , etc  aplicou tudo , bem afinadinho , e contactoume se podia ca vir testar a mota em banco de potencia , antes de colocar a mota em banco , fui andar na mota , puxava mesmo muito bem , fiquei até curioso com os varores que iria debitar.
após varios testes o melhor deles rendeu 22,7 cavalos.


E em quanto é que ficou tudo no fim de contas?

Os fabricantes ou preparadores para vender é obvio que vão sempre por os valores por cima, e nunca por baixo.....Cada um puxa á brasa á sua sardinha afinal...

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #60 em: Janeiro 10, 2013, 10:22:52 pm »
sera mesmo caro fazer de uma mota /motor  50cc de 140kmh ?

 quantas motas destas de pista havera  perdidas por portugal?

*

Offline martins_aprilia

  • *****
  • 868
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #61 em: Janeiro 10, 2013, 10:29:25 pm »
conforme a preparação, por exemplo o bricius mostrou aquele prototipo com o motor zundapp 5 de admissão por valvula rotativa, curso alterado, etc, etc, que não deve ficar nada barato para quem manda fazer claro.

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #62 em: Janeiro 10, 2013, 10:57:24 pm »
............ o tabu  de todos os sites ............

 o que realmente é um motor 50cc


porque se mantem em tabu , e nao de deixa as novas geraçoes , novas geraçoes , pois 95%  do users  deste  forum tem idade para serem meus filhos ......

os motores 50cc sao relamente rapidos , motas competiçao-cliente com cavalagens acima de 12cv , velocidades de ponta na ordem dos 160kmh , exclusivos sim , quem tem duas tres ou mais motas porque nao ter ma mota exclusiva quer seja em 50cc , 80cc ou 125cc, ja que vao para os picos e concentraçoes de atrelado , ja que muitas nem documentos , e estao mais ilegais que legais , nao ha desculpa que justifque gastar dinheiro a preparar uma , e que esta  fique aquem de uma simples mota de serie ,  atençao , nao estou a referir a prototipos
 que estavam na posse de poucas equipas , estou a falar de motas que estavam a venda na loja .

 nao sai caro , fazer uma mota ou duas , a sachs que postei em cima , nao se gasta 500€ a comprar a mota e prepara la , mesmo que seja de valvula rotativa .

outro tabu , toda a gente idolatra admisao ao carter por  valvula rotativa  , coisa simples e do passado , rapazes temos uma mao cheia de motas , e varios mecanicos capazes de trabalhar com elas , sim varios nem um , nem dois , nem tres ou 4 , mais ...

assim como motas, pardas em garagem , desmanchandas ou em galinheiros , temos varias dezenas de motas  , sim varias dezenas de motas destas  em portugal

como é ,  se temos varias motas de 140kmh ou mais , se temos varios mecanicos  ou preparadores capazes de fazer motas destas perfomances , e trabalhar com vr  , porque niguem diz ... tabu ...

tabu , porque  apenas meia  duzia de  comerciantes gerem o lobby destes  sites , em prol de interesses deles , so eles preparam , vendem e artilham as motas , engracado que muitos  eles  ainda nao andavam de mota quande as 50cc corriam , nem no nacional ,  e muitos nem nos trofeus ...

epa , no nacional mais de uma vinena de motas  de corridas  realmente rapidas, depois mais uma vintena  no trofeu tzr , ja da perto de 40  motas rapidissmas , mais  uma dezena no tofeu casal  magnun  e outra tanta no macal trofeu ,  umas 60 motas , assim de cabeça , metade delas em peças e para a sucata , sobram 30 por ai perdidas , e os 40 ou 50 mecanicos e preparadores que as assistiam e construiam , ha , pois , muitos deles seguriam a carreira , passaram para as 125 , 600 e por ai a diante , muitos trabalham , e muitos estao na reforma , a trabalhar  por gosto u atroco duns trocos , todos ele super qualificados a fazer motas de 140kmh ou mais .por tuta e meia tem uma mota e condiçoes ... 2 ou 3 mil por uma 100cc que da 160kmh... dass meu rico dinheiro ...
ha , mas sao ultrapassados,   se calhar desses todos so dois ou tres tem email , muitos vao a net ver coisas , mas nem email , tem  estou me a lembrar do ribeiro e a rir , a rir pois antes de haver net  ja ele usava um cilindro rotax 124 num casal  6 ,, e dava ratadas ao tm  e aos pavessi em kart ,  sim em kart que fazem rotaçoes como o caraças .

               eu custumo , dizer , pensem quanto gastam para ir correr ... nao nos 2mil ou tres mil na mota dos picos , mas pensem em corridas a serio com letra grande .

 comprar duas motas ... caro . duas hondas 900cc por exemplo  para cima dum dinheirao
 comprar equipamentos , pneus oleos , enfim consumiveis  ... outro dinheirao
 deposi das hodas , vem um kit hrc ... epa isto custa o preço de 3 ou 4 motas . mais dinheiro enterrado
 dinheiro para ir treinar a braga , aos estoril , algrave , etc , estadias , viagens , portagens
 ja antes da troica  se comprava uma boa casa com este guito , muitos  sem patrocinios a altura pediam emprestimos .
 digam e agora quem vai preparar estas motas , tenho aqui uns 50mil   ou bem mais investidos ...nao vou meter  este investimento  nun mecanico  que so prepara motas para as rectas , nao é , vou a alguem de nome na competiçao , e ha  varios , so temos de abrir os horizontes , olhar alem da net ,alem dos nosso amigos e inimigos ,  tem gente a fundir cilindros , , as fazer as camisas ,e a trabalha la e a meter  la dentro dos cilindros  e  a fazer motores fortes por gosto , ao estilo   do lufo , ao estilo , como  toda a geraçao de mecanicos  do tempo dele , faz claro agora mandar dar banhos ,  eles tambem .

 esta semana , ja agendei com 3 pilotos  que correram em 50cc antigamente   e com 3mecanicos  do antigamente  e vou fazer um questionario simples .  4 ou 5 perguntas iguais para todos , e publico  aqui , alguns   deposi de ler as perguntas sabes as respostas  , mas tambem nunca as passaram para aqui .... nao interessa nao  faz vender um escape ou uma preparaçao , mas servira para abrir as metes a outros  que procuram  sempre evoluir
 

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #63 em: Janeiro 10, 2013, 11:08:08 pm »
fazer uma valvula rotativa ...caro ?? fazer um disco e dois pratos , um torneiro  fazer isso adptar ao caret nao deve levar 70€,  mais um tapao para o cilindro antigo , abrir  novos transfers ,  ate com um platinado se faz a electrica , e outro dia vi uma que alem de faisca carregava a bateria ( nao na totalidade , mas ajudava) material disponivel  e barato , 10€ a mao de obra  num mecanico , gastas  150€ a fechar o motor e meter a valvula a foncionar .  é caro?  reutilzar material ... a tomos  ate tinha umas medidas parecidas a um minarelli  , nem corsa corta  (40x40)era ..

se isto se faz num cilindro 50cc   com 38 ou 40mm   imaginem num  80cc ou 100cc , vamos ameter maos a obra! , saidas de scape viradas para tas etc


 ali atras meto um bocado da conversa com o paulo dealmeida , fiz questao  de ele ter essa concersa no face book , a frente de todos ... esta la escrito e escarpachado , meus amigos , nao se inventa , copia se , é preciso é saber copiar para  e adpatar ao nosso  bolso e meios foncionar ,  como o luis fonseca fez . recolheu informaçao das melhores , copiou um pouco daqui e dali , montou a maneira dele , e fez uma ganda mota  low cost ,  quem nao seguia na altura as provas la de fora , dizia , ganda genio inevtou uma mota quase tao boa como as dos mundias e europeus , quem o conhecia , diza , este gajo é um rato , sacou o melhor de cada marca e palicou e fez um avião . era um senhor , nao o melhor posi nao ganhava tudo ,  as vezes ganhava outros , mas era  de topo e como eles ainda alguns da geraçao dele , na casa  dos cinquenta e tais  sessenta e tais que mexem muitos bem ....

*

Offline bricius

  • *******
  • 3018
  • SERVIÇO DE OFICINA ENCERRADOS TEMPORARIAMENTE
    • www.cmoto.net
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #64 em: Janeiro 10, 2013, 11:23:34 pm »
boas

romeuramos , o rapas gastou quase 2000 euros em material num site internacional de renome , que inclusive participa oficilamente em corridas , e que tem sem duvida material de grande qualidade.
sinceramente , quando o rapas trouxe a moto e a ouvi , fiquei bem impressionado pois cantava muito bem e após andar nela sentiasse uma boa potencia e rapides de resposta , a nivel de "feeling" disse cá pra mim "épá isto ta bastante bom " e no meu "feelingdynamometer" axei que não devia andar muito longe dos tais 27 horsios
mas o som ( proporcionado pelo rotor..) aliado a que o motor tinha muito poucas baixas e médias , o que fasia com que a potencia aparecesse assm de repente algo bruscamente ( imaginem um motor que vai na casa dos 6 a 8 vavalos e em 2 mil rpm se poe em 20 , 22 cavalos , é um "coice" engrassado , e da a impressao de ser realmente mais potente.

esse tipo de situação é até bastante comum

pelo contrario ha preparaçoes com muito binario , muitas maixas e medias e que fasem uma transiçao limpa de médias para altas e dao a impressao de nao serem muito potentes , pous nao sao brutos , mas na realidade sao muito eficases e com niveis de potencia bastante elevados.

ando ha muitos anos nestas coisas e nunca fi nenhum desses tais motores de 4500 euros , nem sequer motores de 3000 nem sequer de 2000 , coisa que até gostava que um cdia um cliente me disponibilisase um valor de  4 ou 5 mil euritos para faser um motor que tenho um ligeiro pressentimento que iam ver um motor que nunca viram e muito provavrlmente que nem sequer sonharam .

não sei como funcionam os outros preparadores mas eu por exemplo tenho como base por exemplo nas dt a 100 uma transformaçao motor completa a 100 , com material , torneiro e mao de obra por 385 euros , incluindo garantia contra qualquer defeito de fabrico por 30 dias

la fora ja vi faserem replicas de motor kreidler van veen , com caixa de 5 , sem eletronica , escape , carburador por 3500 euros.

não ha nem haverá nunca logica no ramo dos "artilhanços" pois um dos factores na equação é o "sonho" , a "fé" , que cada um inclui em cada progeto , é muito comum no decorrer do progeto o seu autor ter aquele feeling " agora desta ves é que é ! "

a xf valvula rotativa é um progeto "low cost" que ira ter um motor na casa dos 700 a 800 euritos , ja com escape eletronica etc , algum do material é fornecido pelo rapas e muito do material é "reciclado"

um dos problemas com que se deparamos em Portugal é a falta real de conclusoes .

eu explico .

em termos de comparativos , com regras , igualdade de circunstancias , entre motos de varias regioes , não existem .
as excepçoes ,  foi um eveto em Leiria 2009 , ou os varios campeonatos e trofeus de 80 e 50 , tanto de mx como velocidade .


cumps

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #65 em: Janeiro 10, 2013, 11:36:30 pm »

um dos problemas com que se deparamos em Portugal é a falta real de conclusoes .

"eu explico .

em termos de comparativos , com regras , igualdade de circunstancias , entre motos de varias regioes , não existem .
as excepçoes ,  foi um eveto em Leiria 2009 , ou os varios campeonatos e trofeus de 80 e 50 , tanto de mx como velocidade "


algo  com que venho a pregar a muito tempo

"la fora ja vi faserem replicas de motor kreidler van veen , com caixa de 5 , sem eletronica , escape , carburador por 3500 euros"

 mes passado  mandar dois motres para la ... "1000€ cada para artilhar"  devem ser um extreiado dia 3 no granho

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #66 em: Janeiro 10, 2013, 11:44:45 pm »
Perdes muito só a começar pela eletrica de escatel, que para além de te limitar a rotação máxima é de ponto fixo, mas isso é relativamente simples de se resolver, é comprar um pick-up e o excentrico magnético, usar uma bateria lipo de 4 células para se ter 14v nominais e dai já aplicas praticamente qualquer cdi racing que existe no mercado, a comprar o pick-up mais excentrico vão 70-80€ cdi racing, mais 200€, estás a esquecer-te da embariagem de dentes direitos, que tem muito menos perdas que uma de dentes helicoidais, precisas de discos e pratos racing que a primeira coisa que se deita é a embariagem, para além de que nem todas vão gostar de funcionar a 14k rpm(um 50cc bem feito faz over-rev até ás 16 mil), a valvula puderá ou não ficar a esse preço, mas eu diria que é mais, mesmo usando epoxy em vez de soldar carters, é muito trabalho de torneiro para funcionar tudo certo, precisas de um escape artesanal, de uma culassa á maneira, a biela, pensando numa hot rods ou samarim, mais perto dos 150-200€, cambota terá de ser re-equilibrada a e mandar fazer com outras medidas porque efectivamente o motor não tem volante e á que compensar o peso perdido, se não binário nem vê-lo.

Vais comprar um dell orto ou um keihin pwm/pwk se for novo são mais 400€ usado com sorte 150€, o facto de ser cilindro a ar(sim um motor desses racing é a água), não vai funcionar correctamente, vai passar a vida a agarrar, para mais sem admissão direccionada ao cavilhão de baixo da biela, é preciso pensar bem como manter o motor bem lubrificado se não é comer bielas a torto e a direito, já fiz contas para um projecto desses com base num motor nsr50 e o preço atira-se lá mais para os 1000€, e mesmo assim é low cost.

Para além de que isto tem de ser tudo com motores 50cc ou lá muito perto, em que o tamanho óptimo para o disco é de 12cm, que é impossivel de se fazer em qualquer motor tipico de rua, porque todos têm no máximo 12cm na zona do volante, a contar com paredes de 5mm na caixa, mais 1mm de tolerância dá-te um disco 109mm, pequeno para um 50cc, estupidamente pequeno para um motor 80cc, porque se for para aplicar valvula rotativa, tem de se tirar todo o partido do investimento, não é fazer porque é bonito, se não vale mais manter admissão ao cilindro por lamelas, ou melhor, controlada pela saia do pistão, o que não falta são motores a fazer 15k rpm pela holanda, frança, itália a fazer esses valores sem lamelas, mas ai conta muito saber calcular a dimensão correcta da admissão para tirar partido da ressonância de helmotz para criar um pequeno efeito de sobre-carga na faixa de potência(com potência reduzida fora dela).

É uma coisa engraçada sim, mas fazer por fazer não vale a pena.

*

Offline bricius

  • *******
  • 3018
  • SERVIÇO DE OFICINA ENCERRADOS TEMPORARIAMENTE
    • www.cmoto.net
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #67 em: Janeiro 10, 2013, 11:50:28 pm »
por falar em mitos

os "velhos" não ensinam ...falso , ha pelo menos um que eu conheço que tanto saqui como no forum motonline participava activamente e divulgava informaçao geral e real , pelo que parece acalmou um bocado nesse tipo de participação.

faser uma valvula rotativa é facil ....verdadeiro , realmente é facil , não sabia é que era tao barato como o nortee dis mas realmente esse são mesmo preços canhão , é de aproveitar.

os motores de 12 cavalos e 50cc dao luta aos motores 100  ...falso , os motores de 12 cavalos e 50 cc tem muito pouco binario , pelo que facilmente se entendo que um motor 100 medio de 20 ou 25 cavalos e o dobro do binaro de um 50 terão um comportamento superior.

nas motas e no mundo em geral qualquer invenção não é mais do que o juntar de factores diverentes existentes ( podendo ou nao serem de conhecimento prévio ) ou seja tal como dis o nortee , não se inventa nada..


por acaso até estava a achar interessante este tópico , pensei até que seria um topico realista e que poderia ser util em informaçao , mas ao que parece é uma especie de tópico em que se pretende demonstrar que os outros sao todos maus , que por 50 euros se fas um avião , que as casas abertas que pagam impostos deviam trabalhar a borla , que pessoas tipo eu que as veses mal sei pra mim , deveria esplicar tudo e mais alguma coisa , que afinal todos quanto gostam de motas deviam era ir pras corridas , falasse de potencias e numeros malucos como se fossem rebuçados ,  ou seja não entendi o objectivo nortee .

va la .. organisate.. ;)

abraço

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #68 em: Janeiro 10, 2013, 11:52:57 pm »
A moda agora nos artilhanços e continua a ser é dizer que é stock e que não é prototipo e não sei que....

Mas depois as stocks andam bem mexidas e com cilindradas bem acima de as de origem, gastei 3000, mas digo que ficou em 1000 se te der coça num picanso só para ficares a pensar que gastei menos e ficou a andar mais que a tua e que tens truques e dicas e pardais ao ninho.

Ou entao se não podes gastar 1000 ou 2000 numa preparação porque se ganhas o ordenado minimo, mal ganhas para comer e tens outras prioridades, ou és estudante ou não sei que digo que gastei 5000€ que é para parecer rico....

Em relação ás 50cc, está parado, e deverá ainda piorar mais. Uns restauram para original se tiverem o gosto e o dinheiro, os outros metem.nas nas sucatas nem que seja para fazer 20€ porque a crise está mesmo a pesar....

E preparações aqui no forum paradas ou mesmo terminadas por razões principalmente falta de dinheiro!? Coisas quase sempre na ordem das centenas de euros, pois é, mas a maior parte da malta que tem o gosto pelos 2 tempos são jovens com pouco dinheiro. Porque os outros acham que andar de 50cc ou mesmo 125 é coisa de pobre e começaram logo a andar de 600cc.

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #69 em: Janeiro 10, 2013, 11:58:30 pm »
Melhor ainda é financiar pancada por motores 2 tempos e qualquer outro hobby  :laugh24:

Isso dos € e cilindradas é sempre assim, tem fortuna no motor, diz que tem uns toques, dá corda, a tua é uma mer** e não presta, tem mais cilindrada, dá corda, e tu é que és o burro, se perde, porque não está afinada, porque o preparador deixou com afinação de rodagem, porque a lua não está alinhada com saturno, e porque a gasolina de onde atestaram não presta.

Isso, ou só picam a descer, pudera, metade da velocidade é a contar com a rampa de lançamento  :laugh24:

Á sempre uma desculpa porreira para se mandar quando se perde, e há sempre muito mal para dizer quando se ganha, afinal maior parte é putos de 16 anos(ou mentalidade disso...) a medir pilinhas, e o que mais gosto é quando têm motores que não tem ponta de origem, e não sabem trocar uma vela  :laugh21:

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #70 em: Janeiro 11, 2013, 12:16:11 am »
Mas por falar em preços, tenho aqui em casa um sachs v6 para ficar a 50cc, a cambota é a de origem por agora, e só em material o rapaz tem alguns 300€ de peças, vai ficar numa brincadeira de 500€ ou mais no motor, e não tem escape á medida, nem valvula rotativa, se fizer 13-14cv é uma festa que já deve chatear os aviões com cilindros a água que correm nessas coisas, isso ou vai ser só arrasar cruzetas.
E mais, o cdi é experimental, vai como oferta da casa, se não era mais uns € em cima do preço final..

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #71 em: Janeiro 11, 2013, 12:32:25 am »
Isso ai para os teus lados BTK anda a ficar forte em motas de pico...

Tenho ver se combino com alguem daqui e faço ai uma visita numa sexta ou assim que valha apena.

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #72 em: Janeiro 11, 2013, 12:37:12 am »
Só se for da chibic, que motas está TUDO ás peças, aquela cave mete impressão, é motores e mais motores dentro de caixotes.
Não é nada motas de pico, esse por exemplo é um motor que tem de sair muito bem, que é para andar a fazer curvas e contra-curvas, nada de motores pontudos como tudo.

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #73 em: Janeiro 11, 2013, 01:15:42 am »
Só se for da chibic, que motas está TUDO ás peças, aquela cave mete impressão, é motores e mais motores dentro de caixotes.
Não é nada motas de pico, esse por exemplo é um motor que tem de sair muito bem, que é para andar a fazer curvas e contra-curvas, nada de motores pontudos como tudo.

Não gosto de ter muito material parado. Tenho um motor NSR 125 quase completo (para peças) e ando naquela um dia da.me na cabeça monto-o todo e reparo para fazer um projecto ou assim. E tenho o da NS1 intacto, é por carburador meter numa mota e está a rular.

Tanto que na NS1 só vou fazer mais duas ou tres coisas e o projecto chegou ao fim, não mesmo mesmo ao fim, mas depois só pequenas coisas e com mt cuidado se for.

Se ouver dinheiro e gosto mais tarde sou capaz de pegar no motor da NS1 para um projecto qualquer, velocidade, cross, meio termo, 80, 100 ou 125 depende da altura ou entao vendo-o... Mas sempre projectos em que eu consiga fazer quase tudo e low cost para o nivél pensado...


*

Offline freddy

  • *********
  • 7687
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #74 em: Janeiro 11, 2013, 01:16:35 am »
Isso ai para os teus lados BTK anda a ficar forte em motas de pico...

Tenho ver se combino com alguem daqui e faço ai uma visita numa sexta ou assim que valha apena.

quando fores é avisar, que tambem compareço  :)

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #75 em: Janeiro 11, 2013, 01:18:17 am »
A ns-1 está á espera de paciência para fazer a bolacha para montar as lamelas de cr80, as gas gas, á espera que o quadro chegue da lacagem, um casal 6 parado porque ninguem arranja um oring para aquilo, e ainda não consegui ir a Coimbra buscar um, um quadro de rx para meter a andar ou vender, depende, mais uns motores e umas peças pelo chão, não estão parados por querer, é mais por falta de tempo.

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #76 em: Janeiro 11, 2013, 01:18:37 am »
Isso ai para os teus lados BTK anda a ficar forte em motas de pico...

Tenho ver se combino com alguem daqui e faço ai uma visita numa sexta ou assim que valha apena.

quando fores é avisar, que tambem compareço  :)

Só se for para ir para o tasco descascar tremoços e minuins  :laugh24: :laugh24:

*

Offline freddy

  • *********
  • 7687
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #77 em: Janeiro 11, 2013, 01:20:14 am »
Isso ai para os teus lados BTK anda a ficar forte em motas de pico...

Tenho ver se combino com alguem daqui e faço ai uma visita numa sexta ou assim que valha apena.

quando fores é avisar, que tambem compareço  :)

Só se for para ir para o tasco descascar tremoços e minuins  :laugh24: :laugh24:

bem bom, ainda por cima com voces malta do aço teórico-prático lol era so adquirir informação  :-*

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #78 em: Janeiro 11, 2013, 01:20:39 am »
Leva o bloco de notas então  :)

*

Offline freddy

  • *********
  • 7687
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #79 em: Janeiro 11, 2013, 01:22:34 am »
levo o pc que tem mais memória  :laugh21:

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #80 em: Janeiro 11, 2013, 01:23:18 am »
Isso ai para os teus lados BTK anda a ficar forte em motas de pico...

Tenho ver se combino com alguem daqui e faço ai uma visita numa sexta ou assim que valha apena.

quando fores é avisar, que tambem compareço  :)

Só se for para ir para o tasco descascar tremoços e minuins  :laugh24: :laugh24:

Tambem se podia combinar uma coisa assim... Mas isso é quando tiveres ai um canhão feito por ti para ver  ;D

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #81 em: Janeiro 11, 2013, 01:24:01 am »
Leva o bloco de notas então  :)

Ainda vem ele com uma camera oculta só para gravar as conversas  :laugh25:

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #82 em: Janeiro 11, 2013, 01:25:04 am »
Leva o bloco de notas então  :)

Ainda vem ele com uma camera oculta só para gravar as conversas  :laugh25:

E o filmar o material claro

*

Offline freddy

  • *********
  • 7687
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #83 em: Janeiro 11, 2013, 01:27:09 am »
isso é que era de valor! não estou a falar da camara  :laugh21:

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #84 em: Janeiro 11, 2013, 01:31:10 am »
Isso ai para os teus lados BTK anda a ficar forte em motas de pico...

Tenho ver se combino com alguem daqui e faço ai uma visita numa sexta ou assim que valha apena.

quando fores é avisar, que tambem compareço  :)

Só se for para ir para o tasco descascar tremoços e minuins  :laugh24: :laugh24:

Tambem se podia combinar uma coisa assim... Mas isso é quando tiveres ai um canhão feito por ti para ver  ;D

Pelo andamento da coisa, lá para o Natal, ou coisa do género  :laugh21: :laugh21:

*

Offline freddy

  • *********
  • 7687
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #85 em: Janeiro 11, 2013, 01:31:21 am »
marquem lá isso, eu em principio este domingo vou a coimbra ver a mota do bruno, um gajo podia ficar por la a tarde na galhofa!

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #86 em: Janeiro 11, 2013, 01:37:47 am »
Á tarde?  ???

*

Offline freddy

  • *********
  • 7687
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #87 em: Janeiro 11, 2013, 01:39:46 am »
sim domingo a tarde... qual é o espanto? achas que o bruno acordava a um domingo de manha?  :laugh24:

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #88 em: Janeiro 11, 2013, 01:41:33 am »
Andar a puxar com a mota em Coimbra, ou vão só para um café?
Se á noite já é o que é com a policia..

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #89 em: Janeiro 11, 2013, 01:42:34 am »
marquem lá isso, eu em principio este domingo vou a coimbra ver a mota do bruno, um gajo podia ficar por la a tarde na galhofa!

no way... Estou a terminar o meu curso. Pena a minha mae não saber configurar ao menos uma linha de firewall stateless no router para me impedir de vir ao forum..

Agora até meio de Fevereiro estou ibernado no escritorio

*

Offline freddy

  • *********
  • 7687
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #90 em: Janeiro 11, 2013, 01:43:48 am »
Andar a puxar com a mota em Coimbra, ou vão só para um café?
Se á noite já é o que é com a policia..

eu vou ai pra ver a mota .. obviamente que é pra puchar, mas tambem nao vamos andar toda a tarde nisso, tenho mais interesse em tar com voces na galhofa no cafe do que andar toda a tarde num cancro daqueles  :laugh21:

e eu a pensar que os humanos nao hibernavam  :laugh21:

*

Offline Rafa_bmx

  • *********
  • 5895
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #91 em: Janeiro 11, 2013, 12:06:11 pm »
já estão a mudar o sentido do topico....

 :laugh21:

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #92 em: Janeiro 11, 2013, 03:44:33 pm »
Não sou contra projectos de 50cc/80cc.

Só acho que 125cc tem muito melhor material, muito mais opções qualidade/preço , muito mais informação disponivél, preços mais acessiveis.

E não ficam um "cagalhão em baixas".

Não me estou mesmo a ver a investir em projecto nunca na vida abaixo dos 80cc, a não ser que apareça ai uma serie de malta seria com 50cc e cabeça para o assunto. Com picos legais tipo Holanda. E mesmo esse é 80 e 90cc actualmente.

E quanto não é mais facil ir com um dremel e lixas dentro de um 54 ou 56mm do que num 40mm!?

Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #93 em: Janeiro 11, 2013, 07:27:49 pm »
Não sou contra projectos de 50cc/80cc.

Só acho que 125cc tem muito melhor material, muito mais opções qualidade/preço , muito mais informação disponivél, preços mais acessiveis.

E não ficam um "cagalhão em baixas".

Não me estou mesmo a ver a investir em projecto nunca na vida abaixo dos 80cc, a não ser que apareça ai uma serie de malta seria com 50cc e cabeça para o assunto. Com picos legais tipo Holanda. E mesmo esse é 80 e 90cc actualmente.

E quanto não é mais facil ir com um dremel e lixas dentro de um 54 ou 56mm do que num 40mm!?

Boas.
Existem todos os tipos e gostos. Eu por exemplo prefiro ouvir uma 50 bem preparada, a gritar bem alto, com regimes de rotação elevados... Para mim é qualquer coisa... Basta para isso ir ali a Sintra, ao troféu mx sintra, por exemplo, e ouvir aqueles minarellis, e sachs, e agora também tão a aparecer muitas casal. E eu sou da Figueira da Foz, e ja lá fui de propósito, para as ouvir... Daí fiquei com o bichinho, e preparei uma sachs, que levei ao Louzan classic enduro, em 2011, mas com um orçamento limitado, e a falta de mais conhecimentos, não fiz um grande resultado... Mas que uma 50 bem preparada e conduzida com um bom kit de unhas, dá dor de cabeça a muitas motas maiores lá isso dá...

Cumprimentos.

*

Offline romeuhramos

  • *********
  • 7977
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro a 2 tempos
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #94 em: Janeiro 11, 2013, 07:38:18 pm »
Não sou contra projectos de 50cc/80cc.

Só acho que 125cc tem muito melhor material, muito mais opções qualidade/preço , muito mais informação disponivél, preços mais acessiveis.

E não ficam um "cagalhão em baixas".

Não me estou mesmo a ver a investir em projecto nunca na vida abaixo dos 80cc, a não ser que apareça ai uma serie de malta seria com 50cc e cabeça para o assunto. Com picos legais tipo Holanda. E mesmo esse é 80 e 90cc actualmente.

E quanto não é mais facil ir com um dremel e lixas dentro de um 54 ou 56mm do que num 40mm!?

Boas.
Existem todos os tipos e gostos. Eu por exemplo prefiro ouvir uma 50 bem preparada, a gritar bem alto, com regimes de rotação elevados... Para mim é qualquer coisa... Basta para isso ir ali a Sintra, ao troféu mx sintra, por exemplo, e ouvir aqueles minarellis, e sachs, e agora também tão a aparecer muitas casal. E eu sou da Figueira da Foz, e ja lá fui de propósito, para as ouvir... Daí fiquei com o bichinho, e preparei uma sachs, que levei ao Louzan classic enduro, em 2011, mas com um orçamento limitado, e a falta de mais conhecimentos, não fiz um grande resultado... Mas que uma 50 bem preparada e conduzida com um bom kit de unhas, dá dor de cabeça a muitas motas maiores lá isso dá...

Cumprimentos.

Motocross é outra questão. Tou.me a referir em 50cc para ponta...

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #95 em: Janeiro 11, 2013, 08:02:44 pm »
marcos figueiredo , nao tives te la comingo junto a baliza a falar comigo , manda me la uma foto da tua mota por pm .

casemiro  a intençao  este topico  é ver ate que ponto  é viavel , viavel  não é a palavara correcta , é ver ate que ponto ha interesse em a malta fazer uma serie de motas de pista , e começar a juntar se aoso domingos  em dois ou tres pistas de kart .

uma ideia que ja venho a discutir com o martins a uns tempos  , era juntar pessoal , nem que fosse para track days  ou encontros umas vezes ate ver  entao a viabilidade de se fazer fazer um trofeu , arrancar do zero nao  vale a pena , mas juntar o pessoal duas ou tres vezes , ver que tipo de motores  sao os mais usados , se 50cc , se 70cc, 80cc ou 100cc , para se defenir duas  ou uma classe  e fazer entao uma brincadeiras , eutenho motores  nao me importo de arranjar uma mota de estrada  , ou quiça ate um araminho , mas  para andar em pista , como fazem la fora e como fizeram ca  com o urban races chassos cup.

se nao se abusar  e colocar o dedo na ferida  as coisas nao vem ao de cima , hehehe  ha intençao de manar bocas a ninguem ou disser que este é melhor que outro ,  isso ve se em pista , e o que hoje é bom , amanha ja aparece um melhor .


 conhecimentos ha , por aqui  no dtr e la por fora , motas tambem ha e pilotos tambem

uma mota como a tua é viavel , nao deve ficar caro , entao uma mota de admissao ao carter por lamelas conevcionais tipo casal 6 ou am6 , mais barato é , e um motor de dt 50cc , mexido , como os da tzr , tambem nao é caro , so depende do material a usar ,  um cilindro mexido , uma electrica e um carburador nao é assim tao caro , e faz se uma mota com velocidade suficiente para um kartodramo .
o valor que falas 700 ou 800 , consegue se e baixar um pouco , mas , a preparaçoes e preparaçoes , dependo do bolso de cada  um , reduzir custos ,  12 ou 13 cv  nao é dificl de obter , ve se pelas provas de motocross 50cc ,  ja reparaam que existem 5 trofeus de motocross   de 50cc   , um no algarve , tres aqui na zona centro e um no norte ( nao sei se ira  efectuar este ano )

corta se a teoria  em metade , e sobe  se os meus valores um pouco e temos uma mota  do tipo da sachs  da pagina anterior , ou nsr , uma tzr uma rz   para o pessoal ir curtir, mas aposto que ao fim de dois ou tres anos , jas preparaçoes ja iriam ser muito mais evoluidas

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #96 em: Janeiro 11, 2013, 08:10:41 pm »
Primeiro dizes que um motor de 4500€ é barato e que não se arranja mais barato, e depois dizes que se faz um motor 50cc de topo com menos de 700€.  ???

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #97 em: Janeiro 11, 2013, 08:27:28 pm »
    e faço, mando fazer, e posso comprar  tanto um caro  como um barato  , senao nao tinha o que tenho  ne, cada macaco manda na sua carteira ,  o que gasto  para mim  é porque acho essencial , ja para outros podem achar superfulo...
  para que  querer fazer um trofeu  de 50cc xpto , se apenas "meia duzia de pessoas" tem conhecimentos , ou meios  ou finanças para isso ... para la ter 3 ou 4 motas novas , e meia duzia de motas velhas , seria  fazer uma coisa "morta a nascença" para isso ja basta as politicas da federaçao portugues a de motociclismo , que esta a matar todos as vertentes   do desporto motorizado.
 se reduzir mos custos é natural que haja mais adesao , entao  se usar mos o que ja foi a gloria da casa melhor



o exemplo ,  quando começou o 1 trofeu de motcross de 50cc classico ,  deixou se correr  motas fora co regulamento a nivel de travoes e suspenoes , e o limite era 55 cc,  apenas para se angeriar pilotos , actualmente  ja esta de pedra e cal o motocross de 50cc ,  ja nao de deixa correr  motas  com mais de 50cc , ( reduziou se a cilindadra, pois muitas das motas ao inico tinham cilindros me ferro , e e ao de uma epoca ja tinha   um pistonzito 1 mm maior) ja nao se deixa correr motas com travao de disco a frente como se via em 2010 , nem com bielas na suspensao , noa s epode ir ao pote com muita sede , senao seca , ao inicio , a que ser mais benevolo

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #98 em: Janeiro 11, 2013, 08:31:28 pm »
btk , ja nao me recordo se foi aqui ou no face   que meti o anuncio  do motor ....so para nao misturar alhos com bugalhos

*

Offline norttee

  • ***
  • 441
  • Sexo: Masculino
Re: velocidade de ponta em 50cc
« Responder #99 em: Janeiro 11, 2013, 08:35:34 pm »
 toda a geraçao  ate  30 nao tem noção do potencial das 50cc

a minha geraçao e a do casemiro , ja so viveu a epoca das 50cc limitadas   , limitadas a 140kmh  do trofeu tzr e casal e macal

a geraçao mais velha que nos , viveu a epoca de oiro das 50cc onde havia os campeonatos nacionais e mundiais de 50cc

para todos  uma 50cc é e sera apenas uma mota de 6cv , que anda pouco , e é apenas uma base para se aumentar a cilindrada d emodo a aumemtar a velocidade ,inverter um pouco a tendencia  a ver o que da , mentes abertas