Olá Visitante

Mota Com Matricula Cancelada

  • 16 Respostas
  • 6137 Visualizações
*

Offline Pink_Floyd

  • 36
  • Sexo: Masculino
Mota Com Matricula Cancelada
« em: Março 16, 2013, 09:06:11 pm »
Boas pessoal  :)

Espero não estar a postar isto na secção errada, se assim for, peço desde logo a um moderador para alterar o tópico.  :P

Pois bem, venho partilhar esta "experiencia" convosco, com o objetivo de alertar para estas situações e/ou ajudar alguém na mesma situação!

Sou dono de uma DTR de 08/2000, 16.9kw de livrete. Comprei-a em 10/2004, sendo o 3º dono dela. Há uns meses atrás, em Agosto/2012, lembrei-me de efetuar o pagamento do IUC da menina, e descobri algo inacreditável. Quando entrei no Portal das Finanças para emitir o IUC da DTR, afim de efetuar o pagamento no multibanco da mesma forma que sempre tenho feito com os outros veículos, deparo-me que não constava lá nenhum dado da mota, quer no IUC, quer como sendo minha propriedade!!!

Desloquei-me pessoalmente à Secção das Finanças da minha residência afim de obter informações do sucedido, e fiquei perplexo quando me disseram que tinham indicação do IMTT que a matricula se encontrava CANCELADA!
Nunca fui notificado acerca de nada, a mota teve sempre (sempre!) seguro desde que a comprei, sempre tudo legal!

Fui então às instalações do IMTT aqui da zona, onde fizeram uma requisição de esclarecimento para a sede da Direcção Regional de Mobilidade e Transportes e aqui começou a longa espera...

Em pesquisa na net, descobri que no site do IMTT existe uma ferramenta onde nos permite consultar o estado (cancelada ou não) de uma matrícula. Caso alguém necessite: http://www.imtt.pt/MatriculasCanceladas/matriculas.asp
Passado um mês, fui informado que a resposta que o IMTT da minha zona tinha obtido da Direcção Regional de Mobilidade e Transportes não era a pretendida e foi novamente reencaminhado o pedido... Só em Janeiro/2013, após ter enviado vários e-mails para o IMTT a reclamar com a demora, me deram a seguinte informação:

"Informamos que para solucionar o seu problema deverá solicitar nos serviços da sua zona a reposição de matrícula e uma inspeção extraordinária para efeitos de conferência das condições de segurança, após o que deverá comparecer com o veiculo no parque de exames da sua localidade com os comprovativos dos respetivos pedidos a fim de ser efetuada a inspeção pelo nosso técnico, presente no local"

Reposição de matrícula? INSPEÇÃO Extraordinária? Até fiquei a bater mal... Lá me dirigi então novamente ao IMTT com uma cópia do e-mail que tinha recebido. Paguei 45€ referentes à reposição da matrícula e disseram-me para ir à tal inspeção marcada.

Aqui tive um pouco de receio, não sabia minimamente o que iriam ver na mota, por acaso até tenho tudo legal, medidas de pneus, piscas, espelho, só tenho uma ponteira de escape Gianelli mas nem tive para me chatear com isso ;D Nessa altura andei a procurar aqui pelo fórum e pela net em geral mas não encontrei ninguém a falar de um caso semelhante, e logo pensei que quando acabasse este "filme" iria partilhar isto aqui com vocês!

Fui à dita inspeção, correu tudo do melhor... nem 5 minutos levou! O inspetor simplesmente conferiu o nº do quadro (quer na chapa quer mesmo onde está gravado no quadro), a medida dos pneus, e a medida entre os eixos... Nem pediu nem para meter a mota a trabalhar, nem ver luzes nem nada... Estava eu a ver aquilo bem encaminhado e tal, quando o inspetor se vira para mim e diz-me que faltava lá o pagamento da inspeção! No IMTT apenas me falaram da Reposição de Matricula, ninguém me tinha falado em pagamento da inspeção extraordinária (apesar de me ter lembrado disso...!) e então o inspetor disse que ia ser notificado para pagar a inspeção. Entretanto nesse mesmo dia enviei um e-mail para o IMTT a explicar o sucedido. Passadas mais três semanas lá recebi a resposta a informar-me que deveria ter sido cobrado a Inspeção Extraordinária na mesma altura de quando paguei a Reposição de Matricula... Lá fui eu novamente ao IMTT com a devida cópia do mail e... mais 30€ para pagar!

Enviei os comprovativos todos para a Direcção Regional de Mobilidade e Transportes, e mais um tempo de espera...
Passado mais um mês após isto, voltei a enviar novo mail, a reclamar com a demora e sem ainda me ter sido explicado o porquê de toda a situação... Só no dia 11 de Março (7 meses depois!) é que recebi, por Correio Registado, um comprovativo de como a matricula tinha sido reposta, e na resposta ao mail que tinha enviado, me disseram:
"A única diferença prende-se no fato desta matricula ser de um motociclo e a inspeção necessária ser efetuada pelos nossos técnicos e não no centro de inspeção, como acontece para os veículos de outras categorias, o que nesse  caso, teria um custo mais elevado, visto a taxa  de inspeção extraordinária ter o valor de 98,38 € conforme tabela em vigor nos centros de inspeção. A taxa de reposição de matrícula é igual para todos os veículos, ou seja, 45 € de acordo com a tabela de taxas em vigor do IMTT."

Ou seja, não fiquei a saber o motivo pelo qual a matrícula estava cancelada, e simplesmente "atiram areia para os nossos olhos" quando se toca ao motivo dos pagamentos.

Para mais posso informar que também nas Finanças já se encontra tudo regularizado, a mota como minha propriedade, e IUC pago ;) E recebi também um livrete novinho em folha…

Peço desculpa pelo texto enorme, apenas quero partilhar com vocês esta situação, e quem sabe, ajudar alguém em situação semelhante.

Imaginem se ao longo de todo este tempo, me tem acontecido algo, um acidente grave ou algo parecido? Pois perante a lei, andava a circular num veículo “ilegal”…

Um abraço!

*

Offline HugoBZ

  • ******
  • 1404
  • Sexo: Masculino
  • A vida são duas Rodas
Re: Mota Com Matricula Cancelada
« Responder #1 em: Março 16, 2013, 09:26:29 pm »
cada vez mais orgulgoso deste país

*

Offline claudiosdtr

  • **
  • 328
  • Sexo: Masculino
Re: Mota Com Matricula Cancelada
« Responder #2 em: Março 16, 2013, 09:46:56 pm »
 :o então mas sabes ao menos quem cancelou ou porquê que a matrícula foi cancelada?

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: Mota Com Matricula Cancelada
« Responder #3 em: Março 16, 2013, 10:09:30 pm »
Ainda mais estranho para mim é, as motas pagam IUC todos os anos?
Ups..

*

Offline FRM

  • ****
  • 563
  • Sexo: Masculino
Re: Mota Com Matricula Cancelada
« Responder #4 em: Março 16, 2013, 10:11:50 pm »
Isto realmente não lembra ao diabo mas comigo não ficava assim, então que raio de pais e este que ate cancelam matriculas de veículos a circular sinceramente  :icon_meditation:
mas eu se fosse a ti agora deslocava-me la e dizia bem agora que esta tudo correcto quem foi a inteligência que me cancelou a matricula e responsabilizar a ou as pessoas no mínimo de forma a reaveres o € gasto pois foste apanhado no meio disto tudo sem culpa alguma.
Alguém foi e não o dono pois devem haver registos de quem o fez ou melhor existem mas pronto mexe-te amigo  ;)

*

Offline FRM

  • ****
  • 563
  • Sexo: Masculino
Re: Mota Com Matricula Cancelada
« Responder #5 em: Março 16, 2013, 10:12:44 pm »
não btk foi só o ano passado neste caso as 125.

*

Offline BTK

  • *********
  • 8193
  • Sexo: Masculino
Re: Mota Com Matricula Cancelada
« Responder #6 em: Março 16, 2013, 10:13:54 pm »
Acho que tenho de me ir informar então..
Quanto ao texto, isso é que foi uma rica aventura sempre a tirar nota da carteira..

*

Offline FRM

  • ****
  • 563
  • Sexo: Masculino
Re: Mota Com Matricula Cancelada
« Responder #7 em: Março 16, 2013, 10:14:12 pm »
o ano passado começou-se a pagar nas 125 e mais assim no caso do rapaz pagou o mesmo que eu pois e da idade da minha 5,30€

*

Offline Pink_Floyd

  • 36
  • Sexo: Masculino
Re: Mota Com Matricula Cancelada
« Responder #8 em: Março 16, 2013, 10:47:49 pm »
Sinceramente por um lado estou TÃO saturado desta cena toda, que sei lá, de um certo modo fiquei aliviado por estar tudo resolvido, pois houve alturas em que pensei mesmo que fossem "aparecer" mais cenas e despesas e afins ao ponto de uma pessoa ter que "desistir" desta mota, entendem? Desculpem o desabafo...

Apenas dei isto a conhecer a esta comunidade para que possam evitar este tipo de chulisse, ou para evitar maus maiores... Não me espanta nada mesmo haver por ai situações semelhantes e ninguem se aperceber!

Abraço!

*

Offline Pink_Floyd

  • 36
  • Sexo: Masculino
Re: Mota Com Matricula Cancelada
« Responder #9 em: Março 16, 2013, 10:51:58 pm »
:o então mas sabes ao menos quem cancelou ou porquê que a matrícula foi cancelada?

Nada, nem uma informação! No IMTT aqui dizem que não há registo de nada, logo mandaram a batata quente para a DRMT, ainda estou para mandar novamente um mail à Sra. com que me resolveu o assunto a perguntar para pelo menos me dizerem o PORQUÊ de isto ter acontecido... mas a fartação é já tanta que ainda não me decidi se me meto numa nova aventura de troca-não-troca de emails...  :-\

*

Offline Joao Proença

  • *********
  • 5749
  • Sexo: Masculino
Re: Mota Com Matricula Cancelada
« Responder #10 em: Março 16, 2013, 11:19:26 pm »
Que grande filme.. feitas as contas quanto gastas-te nisto tudo ?


*

Offline Pink_Floyd

  • 36
  • Sexo: Masculino
Re: Mota Com Matricula Cancelada
« Responder #11 em: Março 16, 2013, 11:24:23 pm »
Que grande filme.. feitas as contas quanto gastas-te nisto tudo ?



Tirando as deslocações (não é grande coisa, moro perto) foram 75€ (45€ de reposição de matricula + 30€ pela inspeção extraordinaria)... E os 5.37€ de IUC, mas esse de qualquer das formas tinha que o pagar né  :icon_punal:

*

Offline Joao Proença

  • *********
  • 5749
  • Sexo: Masculino
Re: Mota Com Matricula Cancelada
« Responder #12 em: Março 16, 2013, 11:32:05 pm »
e nem sequer tentas descobri a razão de ter sido cancelada a matricula ?

*

Offline Pink_Floyd

  • 36
  • Sexo: Masculino
Re: Mota Com Matricula Cancelada
« Responder #13 em: Março 16, 2013, 11:36:22 pm »
e nem sequer tentas descobri a razão de ter sido cancelada a matricula ?

Como escrevi noutro post acima, ainda estou para mandar novamente um mail à Sra. com que me resolveu o assunto a insistir com isso (já o fiz pelo menos umas duas vezes em mails anteriores, sempre sem se pronunciarem com isso) mas a fartação é já tanta que ainda não me decidi se me meto numa nova aventura de troca-não-troca de emails... Tenho de acalmar as ideias primeiro e escrever um mail "bem educado"  ;D

*

Offline Joao Proença

  • *********
  • 5749
  • Sexo: Masculino
Re: Mota Com Matricula Cancelada
« Responder #14 em: Março 16, 2013, 11:38:01 pm »
E porque não uma chamadinha ? não ah como dar a volta a questão..  :)

*

Offline Pink_Floyd

  • 36
  • Sexo: Masculino
Re: Mota Com Matricula Cancelada
« Responder #15 em: Março 16, 2013, 11:41:38 pm »
E porque não uma chamadinha ? não ah como dar a volta a questão..  :)

Uiii uma chamadinha... aí é que os mandava logo para um tal sitio  :laugh21:  :laugh21:

Mas agora a falar a serio, já alguem tem/teve um problema assim? Até já me tinha vindo à ideia informar-me junto da DECO, mas nao sei... É que eu não sou visto nem achado no meio disto tudo para ser eu a pagar mas pronto  :-X

*

Offline Joao Proença

  • *********
  • 5749
  • Sexo: Masculino
Re: Mota Com Matricula Cancelada
« Responder #16 em: Março 16, 2013, 11:50:11 pm »
E porque não uma chamadinha ? não ah como dar a volta a questão..  :)

Uiii uma chamadinha... aí é que os mandava logo para um tal sitio  :laugh21: :laugh21:

Mas agora a falar a serio, já alguem tem/teve um problema assim? Até já me tinha vindo à ideia informar-me junto da DECO, mas nao sei... É que eu não sou visto nem achado no meio disto tudo para ser eu a pagar mas pronto  :-X


Tentares-te informar acho que ainda não se paga nada  :)  ir para tribunais advogados e afins esquece...
Mas era bem falado com a deco... o erro foi 100% do imtt.. dês de quando é que se abate uma veiculo (cancelar a matricula) sem declarações da baixa da mota ? documento único do veiculo para poder ser abatido, de provas em como está abatida ? ainda pior, com seguro e foram cancelar...  :-\
Se eu fosse ati dava uso ao livrinho vermelho do imtt...
Cumps