Olá Visitante

Ressuscitar Yamaha DT 50 LC parada há anos

  • 12 Respostas
  • 54262 Visualizações
*

Offline two-rok

  • 21
  • Sexo: Masculino
Ressuscitar Yamaha DT 50 LC parada há anos
« em: Novembro 22, 2016, 03:43:38 pm »
Boa tarde.

Tenho uma DT50LC de 1997 parada há uns bons 9 ou 10 anos.

Deixei de andar nela porque comecei a andar de carro e hoje em dia tenho pena de a ter parada, como tal quero voltar a pô-la a andar, e sendo eu pouco entendido na matéria, achei que podiam dar-me umas dicas, pois gostava de ser eu a fazer o que puder.

O depósito de combustível esvaziei-o há bastantes anos por recomendação de alguém para a gasolina não deteriorar o mesmo. Parece-me em bom estado e julgo ser apenas pôr gasolina e "ala".

O óleo do motor vou trocá-lo, pesquisei aqui há uns dias e encomendei o Motul 710, que vi recomendado num tópico por aqui.

O auto-lube, caso tenho ainda lá algum no depósito também o vou trocar, tenho lá em casa um frasco completo que nunca foi aberto e esteve sempre lá na garagem, nunca apanhou sol nem nada do género.

Não sei se a vela terá de ser mudada, tenho uma na mota e outra na caixinha de ferramentas da própria mota, ambas usadas, mas estou confiante que alguma delas esteja boa. Se nenhuma funcionar também rapidamente vou comprar outra.

O líquido refrigerante será bom trocá-lo também? Se sim, compro o quê? Alguma marca e/ou referência?

Quaisquer dicas serão muito benvindas, tentei procurar por um tópico sobre DT50 paradas há muito tempo mas não encontrei nada especifico.

Para terem uma ideia, cheguei a apertar a mão a um amigo para fechar um negócio para a vender por 750€, e umas horas mais tarde, com mais uns copinhos no bucho, neguei-me e ainda bem que o fiz, pois gosto muito da máquina. Ainda lhe cheguei a mandar fazer algumas alterações, pus um pneu atrás mais largo quando gastei o de origem e na mesma altura mandei pôr uma ponteira oval da Proma, que na altura deu uma pujança muito maior à máquina. Os piscas foram fora, bem como as protecções laterais de plástico, os espelhos de origem também os tirei e coloquei só um mais pequeno. A suspensão de trás também foi um pouco subida. Agora é pôr a rodar de novo e não sei se depois não me meto noutras aventuras com ela.  :moto:

*

Offline kfeast

  • ******
  • 1288
  • Sexo: Masculino
  • Live fast, die young.
    • Amo a minha Moto
Re: Ressuscitar Yamaha DT 50 LC parada há anos
« Responder #1 em: Novembro 24, 2016, 08:51:32 pm »
Boas,
Mete óleo novo, muda a água, muda também a vela que é uma coisa de 3€ e tal.
Compra uns 3L de gasolina e limpa bem o depósito de gasolina, pode ter alguma ferrugem, aproveita e depois mete um filtro de gasolina para evitar males maiores.
Aproveita e vê se o filtro de ar está em bom estado.
Tira o carburador fora e limpa-o bem, certamente se tinha gasolina quando a paras-te deve estar um pedacinho mau :)

*

Offline two-rok

  • 21
  • Sexo: Masculino
Re: Ressuscitar Yamaha DT 50 LC parada há anos
« Responder #2 em: Novembro 25, 2016, 12:24:24 pm »
Boas,
Mete óleo novo, muda a água, muda também a vela que é uma coisa de 3€ e tal.
Compra uns 3L de gasolina e limpa bem o depósito de gasolina, pode ter alguma ferrugem, aproveita e depois mete um filtro de gasolina para evitar males maiores.
Aproveita e vê se o filtro de ar está em bom estado.
Tira o carburador fora e limpa-o bem, certamente se tinha gasolina quando a paras-te deve estar um pedacinho mau :)

Obrigado pelas dicas, kfeast.

Entretanto enquanto não tive resposta fui fazendo algumas coisas que achei que tinha mesmo de fazer. Meti Motul Transgear Expert 10w40, meti 5L de gasolina, dei ao pedal umas 5 ou 6 vezes e ela a trabalhar.  :moto:

Mas nem tudo são boas notícias, com a torneira da gasolina aberta começa a pingar gasolina pela parte debaixo do carburador. Um amigo disse-me para o abrir e limpar, ontem já o abri mas ainda não tive tempo de limpar, a bóia parece presa, deve ser por causa disso que pingava, certo?

A água que dizes para mudar é no radiador? Estava a pensar em colocar liquido próprio, ou basta ser agua destilada?

O filtro de gasolina faço como? Nem sei onde é isso.  :no:

O filtro de ar também já tencionava limpar e humedecer como diz no manual da DT, mas as saudades de ouvir aquele motor eram tantas que tive de a pôr a trabalhar.  :moto:

*

Offline kfeast

  • ******
  • 1288
  • Sexo: Masculino
  • Live fast, die young.
    • Amo a minha Moto
Re: Ressuscitar Yamaha DT 50 LC parada há anos
« Responder #3 em: Novembro 25, 2016, 09:06:48 pm »
Boas, quanto ao pingar certamente será a boia do carburador presa, mas recomendo-te a tirá-lo fora e limpar, deve ficar tudo ok a partir daí.

Quanto ao filtro de gasolina refiro-me a isto,


Um abraço

*

Offline two-rok

  • 21
  • Sexo: Masculino
Re: Ressuscitar Yamaha DT 50 LC parada há anos
« Responder #4 em: Novembro 28, 2016, 08:56:40 am »
Boas, quanto ao pingar certamente será a boia do carburador presa, mas recomendo-te a tirá-lo fora e limpar, deve ficar tudo ok a partir daí.

Quanto ao filtro de gasolina refiro-me a isto,


Um abraço


Entretanto já tinha desmontado o carburador, pois vi uns vídeos sobre isso e falavam que tinha de se limpar quando o carburador mandava gasolina para fora. Problema resolvido.

Esse filtro seria para colocar a meio da mangueira da gasolina? Ou a mota já lá tem algum de origem e eu não reparei?  :-[

Tenho de comprar um filtro de ar. Quando fui tirar para limpar, a esponja desfez-se toda. Normal pelo tempo que esteve sem uso.

Obrigado pela ajuda.  :moto:

*

Offline two-rok

  • 21
  • Sexo: Masculino
Re: Ressuscitar Yamaha DT 50 LC parada há anos
« Responder #5 em: Novembro 28, 2016, 10:06:56 pm »
Boa noite

Alguém me pode dizer o que é isto no interior da mola da suspensão traseira?

Já andei no http://parts.yamaha-motor.pt/ mas não encontrei a peça em questão, penso que só possa ser uma borracha da própria suspensão, pois os pedaços são granditos e eram maiores do que os espaços entre as voltas da espiral da mola. Mas estou a ter alguma dificuldade em perceber o que é e onde é o sítio dela.

*

Offline two-rok

  • 21
  • Sexo: Masculino
Re: Ressuscitar Yamaha DT 50 LC parada há anos
« Responder #6 em: Novembro 29, 2016, 07:38:45 pm »
Desculpem, esqueci-me de anexar foto...


*

Offline claudiosdtr

  • **
  • 328
  • Sexo: Masculino
Re: Ressuscitar Yamaha DT 50 LC parada há anos
« Responder #7 em: Dezembro 03, 2016, 09:01:24 pm »
Boas, isso é de dentro da mola a volta do veio que tens no meio do mono, para caso o amortecedor fosse até ao fundo a borracha ajudar a não amortecer tudo por completo de maneira a não estragar nada.

*

Offline two-rok

  • 21
  • Sexo: Masculino
Re: Ressuscitar Yamaha DT 50 LC parada há anos
« Responder #8 em: Dezembro 08, 2016, 04:43:03 pm »
Boas, isso é de dentro da mola a volta do veio que tens no meio do mono, para caso o amortecedor fosse até ao fundo a borracha ajudar a não amortecer tudo por completo de maneira a não estragar nada.

Achas que faz falta? Se soubesse o nome procurava no ebay e comprava.

Já falei nisto em duas lojas de motas e ninguém me soube ajudar com algo em concreto, um deles até me disse que não faz falta...  :snore:

*

Offline miguelmonteiro

  • 36
  • Sexo: Masculino
Re: Ressuscitar Yamaha DT 50 LC parada há anos
« Responder #9 em: Dezembro 09, 2016, 03:42:44 pm »
É um batente..  Quem te disse que não faz falta não está de todo errado. Há coisas mais importantes do que isso.

*

Offline two-rok

  • 21
  • Sexo: Masculino
Re: Ressuscitar Yamaha DT 50 LC parada há anos
« Responder #10 em: Dezembro 27, 2016, 05:51:30 pm »
Pois, já mais pessoas me disseram o mesmo neste espaço de tempo que passou, obrigado pela ajuda.

Entretanto houveram mais coisas que fui fazendo para cuidar da menina.

Aprendi que é uma LCD e não LC, pois a minha é de 96 e tem travão de disco à frente.

Troquei oléo de travões, pois travava mal (no copo tinha uma pasta no fundo, meia seca, deu um pouco de trabalho a mudar, mas com a ajuda do youtube lá me safei, usei Ferodo DOT4).

Ainda falta ver o travão de trás e até gostava de lhe meter travão de disco atrás se fosse possível e alguém me desse umas dicas de como fazer.

Encomendei um filtro de ar, mas entretanto fiz um em esponja, enquanto o outro não chega no correio.

Ao trocar a água do radiador, vi que aquilo estava medonho e com ajuda via telemovel lá me disseram para ver a bomba de água. Abri, e vi que estava com uma pasta de ferrugem/areia/sei lá mais o quê, ao limpar vejo que o orifício onde a mangueira que vem do radidado à bomba de água está completamente entupido daquela pasta que falei. Limpei tudo e fui dar uma volta. Portou-se muito bem, não aqueceu (5 estrelas). Depois comentei isto com o meu amigo e como lhe disse que estava entupido ele recomendou-me tirar e limpar o cilindro, coisa que nunca tinha feito, mas que ele me disse que era facílimo e deu-me umas dicas, e então fiz isso, limpei com muita paciência o cilindro e a colaça que estavam bem sujinhos daquela pasta esquisita.

Enquanto limpava achei que o piston estava já um pouco mal tratado e mandei foto ao meu amigo e ele disse que fazia bem trocá-lo. Foi o que fiz, comprei o piston completo com segmentos, e juntas novas. Montei tudo mas infelizmente tem uma pequena fuga de anticongelante, começam a aparecer umas gotinhas na junta da colaça, nem sequer escorrem nem nada pois é pouca quantidade, mas já me disseram que deve ter a colaça empenada e para dar uma lixadela em cima de uma superfície plana. Será o trabalho para o próximo sábado, se tiver tempo.

A seguir é começar a pensar num italkit, etc, etc.  :moto:

Re: Ressuscitar Yamaha DT 50 LC parada há anos
« Responder #11 em: Julho 01, 2019, 09:26:48 pm »
moto:



Boas estou na mesma situação e precisava de ajuda quero meter a minha menina a trabalhar para aí á 5 anos que está parada. Gostava que me ajudassem e por onde começar
[/quote]

Re: Ressuscitar Yamaha DT 50 LC parada há anos
« Responder #12 em: Abril 22, 2021, 10:00:34 am »
A história de salvar a vida de seu Yamaha DT 50 LC é muito agradável. Estou satisfeito por você voltar a pilotá-lo.