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vindaloo

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« em: Outubro 21, 2007, 08:23:44 pm »
Para apreciadores, deixo aqui uns artigos que me enviaram por e-mail recentemente. Foi bastante útil para um gajo cuja mod no sistema de som foi comprar uma cassete nos chineses para ligar lá o mp3...

[color=#4040FF:1qt9wl4j]Amplificadores[/color:1qt9wl4j]

O amplificador recebe o sinal que vem da fonte (rádio) e aumenta-o para transmitir para as colunas. É aconselhavel usar amplificadores separados para frequencias de som altas e baixas, mas não é obrigatório. O problema de usar um só amplificador para todas as frequencias de som, é que não é tão facil ajustar os niveis de cada frequencia como se ajusta na saida de cada amplificador separado. É bastante importante dar especial atenção ao equipamento que se pertende instalar para determinado objectivo.

Muitas pessoas começam só com um aplificador para as frequencias baixas (graves) e usam o amplificador do radio, para as frequencias altas (graves e médios). É adequado, mas o amplificador do rádio não é suficientemente potente para frequencias altas e não dá muita clareza no som para o ouvido. Existem várias opções quando se escolhe um amplificador.

Pontos a considerar:

RMS Power: A saida de potencia do amplificador deveria ser igual á potencia em uso das colunas. O problema mais comum é igualar colunas e amplificadores, Quando é usado um amplificador fraco para alimentar colunas, o ouvinte tende para aumentar o volume para puxar mais pelo amplificador. Eventualmete o amplificador chega ao limite máximo e começa a distorcer. Essa distorção pode causar ao fim de algum tempo a destruição das colunas. Alimentar com pouca potencia uma coluna, nestes casos é mais perigoso que sobrecarrega-las com excesso de potencia.

Mas potencia é necessária quando se alimenta um subwoofer, porque causa do seu tamanho e potencia necessária. Nunca use um amplificador com menos de 75watts por canal para alimentar um subwoofer. Para uso em frequencias mais altas (medios e agudos), só é necessário 25-50watts por canal para alimentar as colunas dessas frequencias, no entanto, maior potencia não progedica em nada, apenas não é usada. Outro factor a considerar é a estabilidade da potencia ao alimentar baixas resistencias. Por vezes pode-se ligar vários subwoofers a um só canal num amplificador, mas o amplificador terá que trabalhar arduamente para alimentar esses subwoofers. Muitos amplificadores de media gama conseguem alimentar colunas a 2 ohms ou inferior, com 4 ohms sendo uma ligação tipica como se fosse uma coluna.

Regulação da fonte de energia (Power Supply Regulation): A fonte de alimentação num amplificador converte 12volt DC disponivel num carro para uma energia que o amplificador necessita para produzir mais potencia. Existem hoje em dia muitos modelos de amplificadores com várias fontes. Nas classificações, existem os regulados e não regulados. A fonte regulada produz a mesma potencia em comparação à usada nos automoveis hoje em dia. Um amp. usando uma fonte regulada consegue sempre ter potencia máxima, mesmo quando o pico de energia do veículo desce os 12volts (melhor ainda quando tem um condesador a ajudar). No entanto, não ganha mais potencia quando o pico de energia do veiculo sobe os 12volts. A saida de potencia das fontes não reguladas depende directamente da entrada da voltagem. Isso cauda uma alteração no desempenho máximo com a alteração dos picos de energia do sistema electrico do veiculo. É recomendado usar uma fonte de energia regulada, para que o desempenho da potencia seja constante indepedendo da alteração de voltagens de entrada. Usando uma acumulador de energia (condesador) poderá ter uma potencia constante e mais regulada.

Alguns amplificadores mais baratos usam uma fonte não regulada, mas não tem nehum beneficio no desempenho de potencia. Uma maneira para saber se o amplificador tem uma fonte regulada ou não, é ver as espeficicações da fonte do mesmo para as entradas de 12volts e 14.4volts. Se forem a mesma, então o amplificador tem uma fonte regulada.

Tri-Mode: Alguns amplificadores podem ser usados em "tri-mode." Neste modo, 2 canais são usados para alimentar um par de colunas e um subwoofer. O subwoofer recebe a alimentação de ambos os canais. Esta é uma maneira muito eficiente de usar um amplificador para mais do que uma função. Um crossover especifico é necessário para separar as duas frequencias usadas e deve ter uma maneira de ajustar o nível de saida entre a frequencia das colunas e a frequencia do subwoofer. Esta instalação é uma maneira optima para poupar dinheiro, mas desperdiça um pouco de potencia do amplificador por causa dos crosswover e pode ter mais dificuldade em ajustar os niveis de frequencia na saida.

THD (Total Harmonic Distortion): é um aspecto que algumas vezes aparece nas especificações da saida de potencia dos amplificadores. Exemplo: "45watts x 2 @ 0.01% THD" esta espeficicação indica que numa saida de 45watts por canal o THD não será superior a 0.01%. Por vezes os fabricantes informam THD de1%. Tem atenção a esses dados, 1% THD é fraco, ou indica que o amplificador não é de boa qualidade ou então o fabricante indica essa percentagem com base em testes feitos no amplificador a alta distorção. Em qualquer dos casos é um sinal que o amplificador é fraco. Abaixo de 0,1% é negligente.

Built-in Crossovers: Esta função deixa que o amplificador seja dedicado para certas frequencias de colunas ou subwoofers. Ao usar um amp. com crossover imbutido, é eleminado a necessidade de usar um amp. em separado, o que se poupa uma certo dinheiro. Existem hoje no mercado amplificadores sofisticados que combinam mutiplos canais e crossover que substituem vários amplificadores e crossovers separados. São caros mas compessa na qualidade e nos espaço que ocupam ao subtituir 2 ou 3 amp. e crossovers.

Pre-amp Outputs: Alguns amplificadores tem saidas de pre-amp que podem ser ligados outros amplificadores em cadeia (daisy-chain), sem ter que usar vários cabos. Também se tiverem crossovers imbutido, podem ser usados para ligares as colunas de frequencia alta e depois ligado em cadeia com outro amplificador que é usado para ligar um subwoofer.

Input Sensitivities: Esta espefificação é importante. Tem haver com a sensibilidade e facilidade de ajuste na entrada de sinal que vem do rádio e mais tarde facilita o ajuste do ganho do amplificador.


[color=#4040FF:1qt9wl4j]Condensadores[/color:1qt9wl4j]

Um condensador, componente electrónico normalmente de aspecto cilíndrico pode-se encontrar na maioria dos circuitos electrónicos, sendo fundamental em qualquer fonte de alimentação audio.

Com capacidade para armazenamento de pequenas quantidades de energia o condensador, num circuito de alimentação ou áudio, executa a função de filtro. Se receber nos seu terminais uma tenção continua com variações este é capaz de carregar nos picos de tenção e descarrega nas falhas dando no final um sinal final ao circuito muito mais linear.

Tomando com exemplo a tenção num carro, que supostamente deveria ser linear, está sujeita a variações causadas pelo alternador ou consumo de alguns componentes. Todas as curvas de tenção visíveis na "figura1" são as principais causadoras de ruídos parasitas nos componentes audio.

Adicionando um condensador ao circuito que vai carregar nos picos e transmitir energia nas quedas podemos observar uma tenção final muito mais linear (linha vermelha).

Quanto maior a capacidade do condensador e rapidez de resposta melhor será o resultado final na filtragem de picos. O tamanho um condensador é proporcional á sua capacidade e poderá variar de 0.0000000001F dentro de um circuito até 1F nas instalações profissionais auto.

Quando criamos de uma instalação cauraudio de grande potência, componentes no carro como a bateria deixam de ser capazes de fazer o seu trabalho nas melhores condições. O condensador vem anular a falta rapidez de responta de um circuito de alimentação( bateria+cabos) e ajudar a anular quedas na alimentação de um amp. Estas quedas por picos de consumo são as principais causadoras de disturções no som.

Um amp de 500Wrms poderá conseguir fazer descer a tenção num carro até próximo dos 10V. Com um condensador no circuito dificilmente poderá descer dos 11.4/11.8V.

Aplicação: Para uma aplicação ideal e máximo aproveitamento do condensador, este deve de ser colocado o mais perto possivel dos terminais de alimentação do amp. O comprimento máximo de cabos recomendado entre o cond. e o amp é de 30cm. O condensador tem apenas 2 terminais; negativo e positivo, que devem respectivamente ser ligados á massa e polo positivo no amp.


[color=#4040FF:1qt9wl4j]Cross-overs[/color:1qt9wl4j]

Um crossover é um circuito que filtra sinais baseado na frequência. Um crossover do tipo passa alta ("high pass") é um filtro que permite que frequências acima de um certo ponto passem sem serem filtradas, aquelas abaixo do mesmo ponto continuam a passar pelo filtro, mas são atenuadas de acordo com a curva do crossover. Um crossover do tipo passa baixa ("low pass") é juntamente o oposto, as baixas frequências passam, mas as altas são atenuadas. Um crossover do tipo passa faixa ("band pass") é o que permite a passagem de uma certa gama de frequências, atenuando aquelas acima ou abaixo daquela faixa.

Existem crossovers passivos, que são colecções de componentes puramente passivos (sem alimentação), sendo que a maioria deles são compostos por condensadores, bobines e algumas vezes resistores. Existem também os crossovers ativos, que são circuitos com alimentação. Crossovers passivos são tipicamente colocados entre o amplificador e as colunas, enquanto crossovers ativos são tipicamente colocados entre a fonte e o amplificador. Existem alguns crossovers passivos que são desenhados para serem usados entre a fonte e o amplificador, mas o ponto de corte das frequências (mais conhecido como ponto de corte) destes crossovers não são bem definidos, pois estes dependem na impedência de entrada do amplificador, que varia de amplificador para amplificador.

Existem muitas razões para a utilização de crossovers. Uma delas é para filtrar graves profundos de tweeters, evitando-se assim a danificação dos mesmos. Outro uso é para separar o sinal num sistema com algumas colunas, pois o woofer irá receber somente o grave, o midrange recebe as frequências médias e o tweeter recebe os agudos.

Crossovers são categorizados pela sua ordem e seu ponto de corte. A ordem de um crossover indica quanto profunda é sua curva de atenuação. Um crossover de primeira ordem deixa sair um sinal a -6 dB/oitava (isto é, o quadruplo da potência pelo dobro ou metade da frequência). Um crossover de segunda ordem tem uma curva de -12 dB/oitava, um de terceira ordem tem uma curva de -18 dB/oitava, e assim sucessivamente. O ponto de corte do crossover é geralmente a frequência na qual temos o início de uma atenuação de 3dB do sinal de entrada. Assim no caso de termos um crossover passa alta de primeira ordem com ponto de corte em 200Hz e injetamos um sinal composto de várias frequências, vamos obter na saída um sinal a 200 Hz com uma atenuação de -3dB, a 100 Hz (próxima oitava) uma atenuação de -9dB, a 50 Hz uma atenuação de -15 dB e assim sucessivamente.

Deve ser notado que uma curva de um crossover , como definido acima, é somente uma aproximação, pois existem muitas variações e influências em crossovers. A impedência esperada de um crossover passivo é também importante.

Um crossover passa alta que é projetado como sendo de 6dB/oitava e tendo um ponto de corte a 200 Hz com uma carga de 4 ohms não terá a mesma frequência de corte com uma carga diferente de 4 ohms. Portanto quando escolher o crossover tenha isso em mente e não misture as coisas.

[color=#4040FF:1qt9wl4j]Relés[/color:1qt9wl4j]

Necessita de um Relé ?

Quase todos os autorádios tem uma saida remota de corrente electrica (power control/antena control) para ligar amplificadores, antenas electricas, etc. Estas saidas são desenhadas para ligar um numero pequeno de aparelhos, por isso essa saida tem uma corrente electrica muito pequena.

Num sistema complexo, quando temos que ligar vários aparelhos (Amplificadores, Crossovers, Equalizadores, Processadores, Ventoinhas, etc.) a essa saida remota do rádio. A corrente electrica que esta saida tem não chega. E se o circuito estiver sobrecarregado, pode queimar um fuzivel ou mesmo queimar o rádio.

Existe uma solução fácil para este problema: Adicionar um Relé.



O esquema acima desenhado mostra as ligações necessárias para ligar o relé. O relé pode ser instalado atrás do radio, na mala, ou outro lado qualquer.

O normal é ser instalado atrás do rádio, porque os fios que ligam ao relé ficam mais curtos.

Terminal 87 - Vai ligar aos (+12v) constantes. Pode ser ligado ao mesmo fio da memória do rádio.

Terminal 86 - Vai ligar ao Ground (fio negativo que liga o rádio ou à parte metálica do chassi do carro).

Terminal 85 - É ligado ao fio remoto de 12v do rádio.

Terminal 30 - É ligado aos componentes que necessitam a ligação remota (Amp., Crossovers, etc.)

O que é um Relé?

Os relés são componentes eletromecânicos capazes de controlar circuitos externos de grandes correntes a partir de pequenas correntes ou tensões, ou seja, acionando um relé com uma pilha podemos controlar um motor que esteja ligado em 110 ou 220 volts, por exemplo.

O funcionamento dos relés é bem simples: quando uma corrente circula pela bobina, esta cria um campo magnético que atrai um ou uma série de contatos fechando ou abrindo circuitos. Ao cessar a corrente da bobina o campo magnético também cessa, fazendo com que os contatos voltem para a posição original. Os relés podem ter diversas configurações quanto aos seus contatos: podem ter contatos NA, NF ou ambos, neste caso com um contato comum ou central (C).

Os contatos NA (normalmente aberto) são os que estão abertos enquanto a bobina não está energizada e que fecham, quando a bobina recebe corrente. Os NF (normalmente fechado) abrem-se quando a bobina recebe corrente, ao contrário dos NA. O contato central ou C é o comum, ou seja, quando o contato NA fecha é com o C que se estabelece a condução e o contrário com o NF.

A principal vantagem dos Relés em relação aos SCR e os Triacs é que o circuito de carga está completamentamente isolado do de controle, podendo inclusive trabalhar com tensões diferentes entre controle e carga.

A desvantagem é o fator do desgate, pois em todo o componente mecânico há uma vida útil, o que não ocorre nos Tiristores.

Devem ser observadas as limitações dos relés quanto a corrente e tensão máxima admitida entre os terminais. Se não forem observados estes fatores a vida útil do relé estará comprometida, ou até a do circuito controlado.

[color=#4040FF:1qt9wl4j]De quantos watts necessito?[/color:1qt9wl4j]

Hoje em dia muita gente pergunta-se:”De quantos watts necessito?”, as respostas variam entre 20 e 20 000!!! Pois é na altura em que eu andava na escolinha fiz um estudo sobre esse assunto, as condições eram as seguintes um amplificador com cerca de 2 x 180 watts rms, uma sala com cerca de 30 metros quadrados e um par de colunas com um rendimento de cerca 86/87 dB’s.

Hoje em dia está mais que comprovado que alta potência não é sinónimo de alta qualidade por isso é necessário ter em atenção as especificações dos amplificadores, com este estudo pude efectivamente verificar que a potência necessária é bem inferior daquilo que nos julgamos.

Com as medições que realizei constatei que com 2 x 0.003 Watts se conseguia produzir uma pressão acústica de cerca 60db’s ou seja musica de fundo suave. Para se ter a música a um nível normal bastava somente 2 x 0.03 watts para se obter cerca de 80 db’s e com 2 x 3 watts podemos considerar musica alta, uma vez que a pressão sonora atinge cerca de 90 db’s.

Um exemplo que posso dar é o seguinte; uma orquestra sinfónica reproduz em media uma pressão acústica de 95 db’s numa sala de concerto, e consegue-se reproduzir essa pressão com simplesmente 2 X 10 watts!!! Então para quê termos de utilizar amplificadores mais potentes que 2 X 10 Watts, será para impressionar o Sr X ou o Sr Y ??? Os 10 Watts não chega??? Claro que não, necessitamos sempre de mais potência para reproduzir os transientes dos trechos musicais, ou seja por norma surgem picos muito breves que podem sair a uns bons 10 db’s acima do nível médio. Sendo assim se quisermos ouvir a nossa musica numa media de 90 db’s podemos contar então cerca de 100db’s ou seja com um amplificador que terá cerca de 2 X 30 a 40 watts. Bem então podem dizer 2X 30 watts são mais que necessário! Mas a resposta pode ser sim e não!

Existem pelo menos 3 factores em ter em conta, sendo elas:
• 1 - O nível de pressão sonora máxima desejada.

Tomando em conta com a tabela que se encontra no fim, existe uma relação logarítmica entre a potencia do amplificador e o nível de pressão sonora. A potência tem de aumentar para o dobro para um aumento audível de 3 dB’s no nível de pressão sonora. Um aumento razoavelmente detectável de 5 dB’s precisa de um amplificador 3 vezes mais potente. Por exemplo se se desejar um nível máximo de 105 dB’s em vez de 100 dB’s, a potencia do amplificador tem que aumentar de 2 x 30 watts para 2 x 100 watts!!! Uma variação de 1 ou 2 dB’s é tão difícil de se distinguir que praticamente não se nota diferença entre um amplificador de 2 x 30 Watts e um de 2 x 40 Watts.
• 2 - As dimensões do local de escuta (carro, sala, etc.).

As dimensões do local onde estão instalados os altifalantes também influenciam, claro que não se consegue determinar ao certo o Nº de dB’s, mas quanto maior for a sala mais potencia se terá que ter e quanto menor for a área da sala menor será a potencia necessária. Em salas muito grandes pode-se ter uma perda de como qualquer coisa como 5 dB’s em relação a minha tabela.
• 3 - O rendimento dos altifalantes.

O ponto mais importante, o rendimento dos altifalantes! Como já referi a minha tabela foi calculada para umas colunas com um ganho de cerca 86/87 por watt . Se meter-mos uns altifalantes com um rendimento de cerda 90 dB’s por watt para se atingir os 100 db’s só necessitamos de 2 x 15 watts em vez de 2 x 30 watts que necessitaria com os meus altifalantes . Ma s se se colocar uns altifalantes com um rendimento de 84 db’s por watt serão necessários cerca de 2 x 60 watts para se obter os mesmos 100 dB’s


Conclusão a ideia de se ter um “grande” amplificador é muito relativo, tem que se combinar com vários factores; área da sala, rendimento dos altifalantes e claro a pressão desejada!!! Não esquecer que esse estudo foi feito numa sala de cerca 30 metros quadrados, logo pode-se concluir que dentro de um carro a potencia será bem inferior!!!

Potência de saída por canal / Pressão sonora:
• 0.003 Watts / 60 dB’s (Música de fundo suave)
• 0.03 Watts / 70 dB’s (Conversação)

[color=#4040FF:1qt9wl4j]Instalação de condensadores[/color:1qt9wl4j]

A instalação:

Para compreender-mos de um modo básico o que é um condensador basta olhar para ele como uma pequena bateria que é colocada na bagageira. O seu modo de funcionamento obriga a que este seja colocado o mais perto possível dos terminais dos amplificadores porque é ai que se dão as maiores quedas de tenção quando este não está presente.

Adicionando um condensador ao circuito que vai carregar nos picos e transmitir energia nas quedas podemos observar uma tenção final muito mais linear (linha vermelha).



 Recomendações:

Um condensador deverá ser manuseado com cuidado, suporta dentro de si uma forte carga capaz de provocar queimaduras ou graves problemas eléctricos no automóvel. - Para utilizar um condensador pela primeira vez é recomendado que este seja carregado numa fonte de alimentação de laboratório ou ligado directamente a uma bateria com uma resistência (27ohms) no terminal positivo. A 1 carga deverá ser lenta e demorará 10 a 15m para que esteja na sua total capacidade.




[color=#4040FF:1qt9wl4j]Caixas de sub-woofers[/color:1qt9wl4j]

"Free Air" - Os subwoofers são montados ou na chapeleira ou por atrás dos bancos traseiros. Esta configuração não funciona muito bem para as chapeleiras. Será necessário abrir grandes buracos para os subwoofers serem instalados. Como os subwoofers utilizam toda mala do carro como caixa, a mala do carro tem que ser o mais selada possivel. Geralmente usa-se esponza debaixo da chapeleira e atrás do banco. A parte negativa desta instalação é que o bass não será muito regular e puxa mais pelo amplificador do que numa caixa normal, mas claro terá uma grande caixa.

"Sealed" - São as caixas mais comuns e mais faceis de construir. Estas caixas dão uma resposta de frequencia mais rápida, e uma melhor qualidade de som. (especialmente nas baixas frequencias). O volume interior da caixa terá que ser o mais aproximado possivel da recomendação dos fabricantes dos subwoofers. Se a caixa for mais pequena que o suposto, o som será mais apertado, mas puxa mais pelo amplificador. Se a caixa for muito grande, o som fica muito distorcido, com eco.

"Ported" - Esta caixa geralmente são maiores do que as seladas e tem um tubo ("Port") que deixa sair algum ar da caixa. A ideia de uma caixa furada é de que o tubo empurra ou puxa o ar ao mesmo tempo que o woofer, reforçando o bass. A caixa em si actua como um amplificador, dando mais bass do que uma caixa selada (3 a 4 dB). Estas caixa não tem uma resposta de frequencia linear. Se a caixa não for construida de acordo as especificações, não terá um bom som. O design da caixa actua como um filtro, cortando as frequencias baixas.

"Isobaric" - Esta configuração é ideal para bass numa caixa pequena. Isto é possivel construindo uma caixa metade do volume das caixas seladas e aplicando 2 subwoofers virados um para o outro. Note que tudo terá que ser selado, incluido os espaços entre os subwoofers. Terá que haver um espaço entre os subwoofers para não baterem um com o outro. Os fios ao serem ligados, tenha a certeza que liga um deles ao contrário, para que ambos puxem ou empurrem ao mesmo tempo. Esta configuração não dará mais "power" de que se tivesse um só subwoofer a trabalhar. Esta configuração serve para reduzir o tamanho da caixa.

"Band Pass" - Esta configuração usa um subwoofer entre uma caixa selada e uma caixa com tubo (ported). Dará mais bass do que uma caixa selada e uma caixa com tubo (ported) especialmente nas frequencias baixas.Como esta caixa actua como um filtro mecanico bloqueando a baixa e altas frequencias, não necessita de uma crossover. Estas caixas normalmente são grandes e tendem para distorcões. Se não houvir as distorçoes a tempo de baixar o volume do rádio, poderá queimar o subwoofer.

"Aperiodic" - É uma caixa pequena que "respira" através de uma membrana movel. A membrana e o cone não poderam estar no mesmo espaço exterior. A caixa poderá ser a mais pequena possivel, porque servirá só para segurar o subwoofer e a membrana. A membrana é muito dificil de desenhar e afinar, mas dá uma boa e rápida resposta de frequencia, e dá um optimo acustico e apertado bass. Não existe regras acerca do tamanho da caixa para cada subwoofer, por isso qualquer subwoofer fonciona bem com a membrana.

[color=#4040FF:1qt9wl4j]Calcular volumes de caixas de sub-woofers[/color:1qt9wl4j]

LINK: http://http://www.autosom.net/artigos/box_design.htm

[color=#4040FF:1qt9wl4j]Colunas[/color:1qt9wl4j]

As colunas são os ultimos componentes do sistema de som, e são os componentes que tem a ultima palavra sobre a qualidade do som. Existem vários tipos de colunas. Uma coluna simples pode reproduzir todo o tipo de som, mas não é o ideal. Se a coluna for muito larga, terá problemas ao reproduzir frequencias altas, porque requerem um rápido movimento da mebrana. Se forem muito pequenas, terá problemas ao reproduzir baixas frequencias, porque requerem uma grande quantidade de ar para movimentarem. Por esse motivo são usadas multiplas colunas para produzir todo os tipo de sons. Cada uma delas produz a frequencia para que foram desenhadas.

A coluna chamada tweeter reproduz altas frequências, geralmente acima do 2 kHz. Os tweeters são pequenos e finos, para que possam responder rápidamente. É necessária pouca energia para alimentar um tweeter, porque são muito eficientes. Os woofers são exatamente os opostos, porque requerem uma grande quantidade de energia para poderem movimentar o ar. Os woofers são feitos para reproduzir frequencias abaixo do 250 Hz e em alguns casos abaixo do 100 Hz (é o caso dos subwoofers) . Porque um woofer necessita movimentar uma grande quantidade de ar, eles normalmente são largos e tem tamanhos variados de 10", 12", 15" e até 18"! Ao contrário os tweeters normalmente são de 1/2" até 2". Tipicamente tweeters maiores que 1" não tem uma resposta rápida e não soam bem e são muito direcionados. Existem outro tipo de colunas que são as midrange, elas reproduzem frequencias entre os woofers e os tweeters.

Pontos a considerar:

Power Handling: Exatamente como nos amplificadores, RMS e potencia continua é importante aqui. Alguns fabricantes informam que os seus produtos tem uma potencia alta, mas normalmente são apenas em pequenos picos. É claro que as musicas não são continuas, mas colunas com uma potencia continua tem uma melhor performance e demonstram como conseguem responder à grandes potencias de energia. Para os tweeters e os midranges, a potencia não é tão importante, pois não necessitam de grande energia para tocarem alto. Para os woofers é necessário ajustar a potencia entre os woofers e o amplificador.

Sensitivity: Esta especificação é muito importante para uma coluna. Transmite uma ideia de como a coluna consegue tocar dependendo da energia transmitida. Se a coluna não for sensivel, então necessita mais energia (volume) para tocar ao mesmo nivel que uma coluna mais sensivel. Especificações como "entre 85dB a 95dB a 1 watt RMS a 1 metro" são comuns. Se está a usar colunas que saem fora dessas especificações, pode ter problemas a igualar os niveis das colunas relativamente a cada uma delas. Se for usar colunas só para ligar ao rádio, deve usar colunas com alta sensibilidade, pois os rádios não tem muita potencia.

Tamanho fisico: Tem que ter atenção ao tamanho das colunas que vai adquirir. Os tweeters são muito pequenos, mas necessitam ser instalados onde poderam tocar directamente para sí, pois podem não ser ouvidos. Midranges devem caber nas portas ou então terá que mandar fazer postiços. Na generalidade quanto maior for o woofer, maior será a caixa onde será instalado.

THD (Total Harmonic Distortion): é um aspecto que algumas vezes aparece nas especificações da saida de potencia dos amplificadores. Exemplo: "45watts x 2 @ 0.01% THD" esta espeficicação indica que numa saida de 45watts por canal o THD não será superior a 0.01%. Por vezes os fabricantes informam THD de1%. Tem atenção a esses dados, 1% THD é fraco, ou indica que o amplificador não é de boa qualidade ou então o fabricante indica essa percentagem com base em testes feitos no amplificador a alta distorção. Em qualquer dos casos é um sinal que o amplificador é fraco. Abaixo de 0,1% é negligente.

Caixas para os woofers: porque os woofers necessitam de movimentar uma maior quantidade de ar, eles geram uma onda por trás. Se instalar um woofer em espaço livre, sem uma caixa, não terá nenhum "bass" porque a onda de trás gerada pelo woofer cancela o som que sai pela frente. Para saber mais informações sobre os fabrico de caixas para woofer/subwoofer leia o nosso artigo sobre caixas de subwoofers.

[color=#4040FF:1qt9wl4j]Rádios[/color:1qt9wl4j]

É aqui que tudo começa. Qualquer que seja o restante material do seu sistema, o som começa aqui.

Escolher a fonte correcta é o mais importante. Se escolher uma fonte fraca, não interessa por muito bom que seja restante sistema, terá sempre um som de má qualidade.

O ideal seria a fonte ser usada para gerar um sinal para o amplificador. Isso é "line level" ou "pré-amp", nunca se deve usar a amplificação do seu rádio, pois não tem uma potencia e qualidade suficientes para as colunas tocarem alto e com qualidade.

No rádio o sinal "line level" é mais limpo que a saída para colunas "speker level" porque não passa pelo amplificador interno.

Por isso o sistema de rádio que vem de origem com o seu automóvel, não tem a qualidade para se ligar a um amplificador. Pois normalmente não tem saidas de "pre-amp" isto é as saidas com as fichas RCA.

Poderá usar um conversor para ligar a saida para as colunas do rádio directamente ao amplificador, mas o som continua a passar pelo amplificador do rádio e o som fica com mais ruido e de pouca qualidade.

Num sistema de som não importa o quanto as colunas, os crossovers, os amplificadores, ou qualquer outro componente sejam bons pois se o sinal áudio emitido pelo rádio não for bom, então não se poderá obter um bom som independentemente do resto dos componentes serem muito bons.

Basicamente, o rádio deve ser melhor ou de tão boa qualidade quanto os outros componentes no seu carro. Se o seu auto rádio não produzir um som com qualidade mais vale colocar componentes baratos e não tão bons.

Insistimos neste facto porque infelizmente vemos as pessoas a desprezar a importância de um rádio e a investir em bons amplificadores, sub's, etc… isto irá afectar seu sistema a longo prazo. Seria sábio investir primeiro num rádio de BOA qualidade, em vez de descobrir mais tarde este erro.

Agora que rádio deverá escolher? Aconselha-mos a ver tantos quanto possíveis, sendo o principal ponto as suas especificações e o seu fácil manuseamento, pois muitas das vezes tem de ser manuseado enquanto conduzimos.

A maioria têm pelo menos dois pares de saídas pré-amplificadas, assim poderá ainda usar função do "fader" (balanço do som para a frente e para trás) ao usar amplificadores.

Tente ouvir várias das estações de rádio, mesmo as frequências em AM, que permitirão ver a sensibilidade do rádio na captura de frequências de rádio. Também recomenda-mos ver as especificações da unidade, tais como o THD (Total Harmonic Distortion) e "Signal-to-Noise".

Para o THD, quanto mais baixa a percentagem, melhor. Diz-se que abaixo do 1% é inaudível, mas há unidades a rondar os 0.005% THD, esteja assim ciente. "Signal-to-Noise" é mostrado em dB, e quanto mais elevado o número o melhor.

Irá aperceber-se que os rádios com cassetes são sempre mais baixos do que os com leitor de CD (65db's a 90db's, por o exemplo). Finalmente, uma outra coisa que é menos importante mas deve ser mencionada, é o ecran do rádio, verifique se a iluminação condiz com a iluminação interior do carro. Como já referido isto não é muito importante mas sabe-se que a maioria das pessoas dão importância a estética do seu rádio.



[color=#FF0000:1qt9wl4j][size=150:1qt9wl4j]Todos os artigos são cortesia: http://www.caraudiopt.com[/size:1qt9wl4j][/color:1qt9wl4j]

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Offline kYw

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Re: [ARTIGOS] Car Audio
« Responder #1 em: Outubro 23, 2007, 05:26:22 pm »
Duas vezes i mesmo topico ! Tambem postas te nos artigos ! :roll:

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Offline Trevi

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Re: [ARTIGOS] Car Audio
« Responder #2 em: Outubro 27, 2007, 07:19:05 pm »
Exelente post!!

Vou deixar ficar aqui e apagar o dos artigos, caso algum membro da administraçao nao concorde o post sera editado e passara para la de novo!