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Wiki-Motard => Dicionário => Tópico iniciado por: ^CIENTISTA^ em Janeiro 23, 2007, 08:23:07 pm

Título: Cambota
Enviado por: ^CIENTISTA^ em Janeiro 23, 2007, 08:23:07 pm
Veio torcido e retorcido que tando a mota a trabalhar roda nas horas do Caralh0 !!!

Isto foi um exemplo :P
Fica melhor assim. mete-se o termo no assunto, e depox no post explika-se o ke é ... um topico por termo, que é para ficar organizado :P

Obrigado pela colaboração :)
Título:
Enviado por: LiNkInBoY em Janeiro 23, 2007, 08:25:51 pm
lol
Título:
Enviado por: Blue_DTR125 em Janeiro 23, 2007, 08:33:53 pm
Isto foi feito a pensar em mim?
LOOOOL :mrgreen:  :mrgreen:
Título:
Enviado por: ^CIENTISTA^ em Janeiro 23, 2007, 08:39:02 pm
Sim, foi !!!
agora tenho de pegar no teu topico e desmebra-lo todo, separar todos os termos ke la perguntas-te pa faxer aki uma base de dados porreira looool :P
Que vai ajudar todos que tb nao sabem.
Título:
Enviado por: LiNkInBoY em Janeiro 23, 2007, 08:48:31 pm
eu tb agradeco isto lol
Título:
Enviado por: pstolas em Janeiro 23, 2007, 09:29:29 pm
yá , este espaço é bem vindo..
Título:
Enviado por: Blue_DTR125 em Janeiro 23, 2007, 10:35:10 pm
Eh...
Eu sou uma miúda fixe..!  8)  8)
Título:
Enviado por: front_3 em Junho 06, 2007, 01:27:47 pm
Entao vamos la.... Que começem as explikações 8)
Título: Re: Cambota
Enviado por: Alain_santos em Outubro 23, 2007, 09:13:22 pm
boas...
ora ca vai o k aprendi...
cambota-ou veio de manivelas-é o orgao do motor que recebe o movimento linear alternativo do embolo e da biela e,o transforma em movimento de rotaçao, dando origem a um binario atraves de um sistema de manivelas.
Uma cambota pode ser fabricada em:aço ligado com crómio, níquel ou silício.

Espero ter ajudado


cumps malta
 8)  :lol:
Título: Re: Cambota
Enviado por: portista em Outubro 24, 2007, 03:01:51 pm
Muito bem alain, bgdao pela definiçao pormenorizada :D
Título: Re: Cambota
Enviado por: PsYkYd em Fevereiro 09, 2008, 07:29:53 pm
Citação de: "Alain_santos"
boas...
ora ca vai o k aprendi...
cambota-ou veio de manivelas-é o orgao do motor que recebe o movimento linear alternativo do embolo e da biela e,o transforma em movimento de rotaçao, dando origem a um binario atraves de um sistema de manivelas.
Uma cambota pode ser fabricada em:aço ligado com crómio, níquel ou silício.

Espero ter ajudado


cumps malta
 8)  :lol:

Eh pá parece k percebes disto  :wink:
Título: Re: Cambota
Enviado por: Vilas69 em Março 06, 2008, 08:37:38 pm
Parece que anda a pesquisar muito na net :D

Em silicio?? Eu trabalho com silicio todos os dias, mas é com chips de memória RAM, como é que aquilo serve pra fazer cambotas?? :suspious:
Título: Re: Cambota
Enviado por: Senso em Março 08, 2008, 02:23:29 pm
o silicio, assim como muitos mais materiais são usados para fazer ligas mais resistentes ou com propriedades diferentes das do ferro "natural" e puro.
Título: Re: Cambota
Enviado por: Cainha em Março 09, 2008, 11:20:02 pm
quem sabe sabe, desconhecia isso :blindfold:
Título: Re: Cambota
Enviado por: bluryfusion em Abril 22, 2008, 07:35:54 pm
Eu diria que é um componente do motor que transforma o movimento linear do pistão em movimento rotativo por intermédio de uma biela e que, para ajudar, tem um contra peso que permite que a cambota continue a andar mesmo quando o pistão vai acima e não está a ser impulsionado pela explosão..

a da dtr é algo deste tipo (e eu já consegui partir uma  :canadian:)
(http://www.lakewoodconferences.com/direct/dbimage/50190640/Homelite_Crankshaft__45cc_.jpg)

como funciona..
(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/ac/Cshaft.gif/200px-Cshaft.gif)
http://www.youtube.com/watch?v=aCrNpp6JmSk
Título: Re: Cambota
Enviado por: PeaceMaker em Abril 22, 2008, 08:52:48 pm
Essa ai em cima é 4 tempos

a da Dtr é assim...

(http://www.motopieza.com/images/ciguenalesreforzados.jpg)

Não é esta mas é identica
Título: Re: Cambota
Enviado por: Senso em Abril 22, 2008, 09:26:50 pm
ó peace já viste uma cambota de gp ou arraçada disso?
Título: Re: Cambota
Enviado por: PeaceMaker em Abril 22, 2008, 09:28:59 pm
ó peace já viste uma cambota de gp ou arraçada disso?

2t ou 4t?

nep, nka vi...

mas imagino que as bolachas não sejam propriamente como essa que ai pus...
Título: Re: Cambota
Enviado por: bluryfusion em Abril 22, 2008, 10:32:23 pm
Essa ai em cima é 4 tempos

a da Dtr é assim...

([url]http://www.motopieza.com/images/ciguenalesreforzados.jpg[/url])

Não é esta mas é identica


Ya tens razão.. foi a k encontrei no google... lol
tenho uma lá pra casa mas não tenho fotos!!  8)
Título: Re: Cambota
Enviado por: Senso em Abril 22, 2008, 11:34:04 pm
agora não tou a encontrar fotos :laugh:
mas em motores com valvula rotativa as bolachas são assimetricas, porque as do lado da vr tem um corte em angulo
Título: Re: Cambota
Enviado por: Rafa_bmx em Abril 22, 2008, 11:38:36 pm
agora não tou a encontrar fotos :laugh:
mas em motores com valvula rotativa as bolachas são assimetricas, porque as do lado da vr tem um corte em angulo


chama-se corte em cunha, nao é mt usual em cambotas de motores 2t é mais nos de 4t por causa de estarem em contacto com o oleo de forma a diminuir o atrito causado por estarem imersas em oleo... um motor de VR nao precisa de ter a cambota cortarda... nem nada de diferente...

(http://uk.geocities.com/racing50cc/RV6-edgei.JPG)
Título: Re: Cambota
Enviado por: Senso em Abril 23, 2008, 12:06:54 am
pois não, mas o corte é feito para que a cambota faça parte do trajecto de admissão e para manter uma certa direcção do luxo da gasolina.
Título: Re: Cambota
Enviado por: PeaceMaker em Abril 23, 2008, 12:34:50 am
é a isso que se dá o nome de positividade?

 :whistle:
Título: Re: Cambota
Enviado por: Senso em Abril 23, 2008, 05:37:28 pm
positividade é ter mais peso de uma lado da cambota que do outro, que é para ter mais tendência para o pms.
mas pensando fisicamente na coisa, tanto fica com mais tendência para o pms como para o pmi, logo ainda não sei porque é que isso dá mais rendimento.
Título: Re: Cambota
Enviado por: PeaceMaker em Abril 23, 2008, 07:06:13 pm
positividade é ter mais peso de uma lado da cambota que do outro, que é para ter mais tendência para o pms.
mas pensando fisicamente na coisa, tanto fica com mais tendência para o pms como para o pmi, logo ainda não sei porque é que isso dá mais rendimento.

Pois, era o que tinha em ideia.. nessa cambota 4 tempos vai acontecer isso... visto ter mais peso de um lado...

Se calhar dá rendimento por ter tendência para ambos os pontos...  :whistle:
Título: Re: Cambota
Enviado por: Vilas69 em Abril 23, 2008, 09:18:39 pm
positividade é ter mais peso de uma lado da cambota que do outro, que é para ter mais tendência para o pms.
mas pensando fisicamente na coisa, tanto fica com mais tendência para o pms como para o pmi, logo ainda não sei porque é que isso dá mais rendimento.

Pois, era o que tinha em ideia.. nessa cambota 4 tempos vai acontecer isso... visto ter mais peso de um lado...

Se calhar dá rendimento por ter tendência para ambos os pontos...  :whistle:

Pois... :death:
Título: Re: Cambota
Enviado por: PeaceMaker em Abril 23, 2008, 09:21:43 pm
Oh vilas tás a ser irónico ou concordas?  :suspious:

é que não tenho bem a certeza disso que disse e assim fico confuso! lol  :whistle:
Título: Re: Cambota
Enviado por: Cainha em Maio 06, 2008, 12:28:47 pm
isso da positividade tem a ver com peso ou é mesmo o próprio desenho da cambota k é diferente? é k costumam falam em x graus de positividade... não sei se isso terá mt a ver com peso na cambota, alguém k escalreça isto?! :surprise:
Título: Re: Cambota
Enviado por: Senso em Maio 06, 2008, 11:18:11 pm
quem sabe não diz :laugh:
eu não sei, mas ando a ver se descubro o que é
Título: Re: Cambota
Enviado por: Cainha em Maio 07, 2008, 11:43:29 am
lol, tenho de ver se tb descubro então :death:
Título: Re: Cambota
Enviado por: Senso em Maio 18, 2008, 02:57:18 am
bom já descobri o que é a positividade
Título: Re: Cambota
Enviado por: Cainha em Maio 21, 2008, 12:21:21 am
bom já descobri o que é a positividade
e não partilhas aqui com a malta? :death:
Título: Re: Cambota
Enviado por: Senso em Maio 21, 2008, 01:06:50 am
quando tiver a certeza do que é, venho aqui dizer com todo o gosto :D
Título: Re: Cambota
Enviado por: PeaceMaker em Maio 21, 2008, 02:37:29 am
quando tiver a certeza do que é, venho aqui dizer com todo o gosto :D

então vai lá ter a certeza que tou curioso  :whistle:
Título: Re: Cambota
Enviado por: Guga em Novembro 19, 2008, 04:47:35 pm
Desculpem desenterrar mas teve piada, em março o senso descubriu e foi confirmar...sera que ainda anda a confirmar?  :laugh: brincadeira   :tease:
Título: Re: Cambota
Enviado por: Mauro_NT em Dezembro 15, 2008, 10:25:02 pm
Ora fica aqui estas fotos de uma cambota a 2t (partida a home!)

(http://img147.imageshack.us/img147/6215/imagem048bq1.jpg)

(http://img258.imageshack.us/img258/4193/imagem051kk8.jpg)

Cumps
Título: Re: Cambota
Enviado por: romeuhramos em Dezembro 21, 2008, 06:43:12 pm
Desculpem desenterrar mas teve piada, em março o senso descubriu e foi confirmar...sera que ainda anda a confirmar?  :laugh: brincadeira   :tease:

Realmente, tbm gostava de perceber um pouco da coisa, será para tornar o motor mais exigente de mover logo após o pms afim de aproveitar melhor a pressão?
Título: Re: Cambota
Enviado por: Senso em Dezembro 21, 2008, 09:09:17 pm
eu já disse por ai algures o que é positividade.
basicamente a cambota não é perfeitamente simétrica, então no pms tem tendência a descer e no pmi tem tendência a subir, basicamente brincar com o phase shift da inércia em relação ao power stroke.
Título: Re: Cambota
Enviado por: Mauro_NT em Dezembro 22, 2008, 07:29:52 pm
Epá esses termos são dificeis de entender... (pelo menos para mim)
Podias era por essas palavras aqui no dicionário para quem não percebe.  ;)
Título: Re: Cambota
Enviado por: Marcelo Nunes em Setembro 16, 2009, 09:49:49 pm
concordo ctgo Mauro_NT xD :laugh:

dava mais jeito..  ;)