Club DTR

Wiki-Motard => Dicionário => Tópico iniciado por: PsYkYd em Setembro 26, 2008, 06:20:26 am

Título: Piston
Enviado por: PsYkYd em Setembro 26, 2008, 06:20:26 am
Porque uma imagem vale mais k mil palavras  :D

(http://img337.imageshack.us/img337/4605/pistonhz5.jpg)

Título: Re: Piston
Enviado por: helder pereira em Novembro 18, 2008, 08:32:08 pm
pois e pistom e o que faz a combustão da gasolina e do ar
Título: Re: Piston
Enviado por: Senso em Novembro 18, 2008, 08:33:44 pm
faz o que? deves ter ai um erro no português  :confused:
Título: Re: Piston
Enviado por: PsYkYd em Novembro 19, 2008, 04:38:39 pm
Será que se está a referir ao cilindro!  :confused:
Título: Re: Piston
Enviado por: Guga em Novembro 19, 2008, 04:42:38 pm
pois e pistom e o que faz a combustão da gasolina e do ar

O piston é impulsionado pela explosao resultante da igniçao provocada pela vela na mistura combustivel\oxigenio, fazendo mover a biela, que por sua vez faz mover a cambota...que por sua vez mexe o volante do motor, transmissao bla bla rodinhas.
Título: Re: Piston
Enviado por: Joaquim em Novembro 21, 2008, 10:05:51 pm
Uma parte de gasolina para doze partes de ar, penso que é assim :D
Título: Re: Piston
Enviado por: nuno_c em Dezembro 26, 2008, 06:52:56 pm
Uma parte de gasolina para doze partes de ar, penso que é assim :D

1 de gasolina para 13 ou 15 de ar   ..
agora nao tenho a certeza.. mas penso que ronda os 13 ou 15  :whistle:
tou constantemente a ler isso, mas agora nao me recordo ao certo

 ;)
Título: Re: Piston
Enviado por: Senso em Dezembro 26, 2008, 08:21:11 pm
Depende, média rotação convem ser na casa dos 14:1, altas convem ser 13:1.
Título: Re: Piston
Enviado por: nuno_c em Dezembro 27, 2008, 12:15:55 am
Depende, média rotação convem ser na casa dos 14:1, altas convem ser 13:1.

ya pois e ! tens razao..

ja que tamos a falar de pistons, algem me sabe explicar as vantagens e desvantagens de ter mais ou menos segmentos? tipo ah pistons de 1 segmento ou 2 ou 3 ... quais sao as diferencas?
Título: Re: Piston
Enviado por: nuno_c em Dezembro 27, 2008, 12:16:46 am
acho que + segmentos = + lubricação..        nao e?
Título: Re: Piston
Enviado por: Senso em Dezembro 27, 2008, 02:59:05 pm
um pistão 2 tempos só tem um ou dois segmentos.
3 segmentos ou mais é os 4 tempos, e não são segmentos de compressão, são raspadores para limpar o óleo da camisa.

isso é algo relativo, podes ter de um segmento com um segmento grosso, ou de dois segmentos com segmentos mais finos, ou pode ser mono-segmento com um fino, é uma questão de mais ou menos atrito.
Título: Re: Piston
Enviado por: romeuhramos em Dezembro 27, 2008, 03:59:23 pm
um pistão 2 tempos só tem um ou dois segmentos.
3 segmentos ou mais é os 4 tempos, e não são segmentos de compressão, são raspadores para limpar o óleo da camisa.

isso é algo relativo, podes ter de um segmento com um segmento grosso, ou de dois segmentos com segmentos mais finos, ou pode ser mono-segmento com um fino, é uma questão de mais ou menos atrito.

Pelo que li e conclui motores mais rotativos e explisivos prescindem 2 segmentos por há menos tempo para os gases escaparem.....

Motores de cross que tbm se querem com algum binário em baixas usam 2 segmentos.

A XF usa 1 segmento em L certo?
Título: Re: Piston
Enviado por: Senso em Dezembro 27, 2008, 04:01:23 pm
Não é tempo, é pressão, o que sela o cilindro é a pressão, e não a força elástica dos segmentos, por isso é que um segmento de dykes ou em L é mais efectivo a vedar, mas vai embora mais cedo.

A xf tem mono-segmento de secção rectangular.
Título: Re: Piston
Enviado por: nuno_c em Dezembro 29, 2008, 04:53:03 pm
Porque uma imagem vale mais k mil palavras  :D

([url]http://img337.imageshack.us/img337/4605/pistonhz5.jpg[/url])




então nesta imagem são todos piston de 4 tempos, menos o piston do canto inferior direito ne?
Título: Re: Piston
Enviado por: Awe! em Janeiro 05, 2009, 12:49:32 am
Pra que servem os segmentos pa agora?  :pray:
Título: Re: Piston
Enviado por: Senso em Janeiro 05, 2009, 05:21:12 pm
servem para vedar a pressão criada aquando da explosão.
Título: Re: Piston
Enviado por: Pedrovsky em Janeiro 05, 2009, 07:29:31 pm
servem para vedar a pressão criada aquando da explosão.

e ajuda na taxa de compressão certo?  :D
Título: Re: Piston
Enviado por: Guga em Janeiro 05, 2009, 09:31:01 pm
servem para vedar a pressão criada aquando da explosão.

e ajuda na taxa de compressão certo?  :D


Se for como to a pensar, ao nao permitir que a compressao "fuja" pelo lado do piston, entao sim lol
Título: Re: Piston
Enviado por: Mauro_NT em Janeiro 05, 2009, 09:55:32 pm
Tb podem ver aqui o exemplo de um pistão em mau estado:

(http://img134.imageshack.us/img134/2020/imagem049nx0.jpg)
Título: Re: Piston
Enviado por: Zé_dtr98 em Janeiro 31, 2009, 05:29:22 pm
mau estado é isto  :laugh: :laugh:
Título: Re: Piston
Enviado por: Zé_dtr98 em Janeiro 31, 2009, 05:31:01 pm
mais ou menos
Título: Re: Piston
Enviado por: Mauro_NT em Fevereiro 02, 2009, 09:22:45 pm
Sim... Esse partiu mesmo!  :surprise:
Título: Re: Piston
Enviado por: frank317 em Setembro 13, 2010, 01:55:14 pm
peço desculpa pelo desenterranso.  :-\

mas será que alguem me pode explicar a razao de alguns piston terem janelas? ja ouvi que alguns faziam-no para retirar peso, como ja ouvi que servia para a admissao de combustivel+ar aquando da passagem desta na janela de admissao do cilindro...
provavelmente posso estar a dizer uma grande asneira  :-X mas acho que tentar aprender e melhor que passar a vida na ignorancia ja que entrei a pouco tempo neste "mundo" e estou a tentar aprender a mecanica para conhecer melhor a minha mota..

cumprimentos.