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Wiki-Motard => Dicionário => Tópico iniciado por: PedroBritO em Abril 16, 2010, 02:13:37 pm
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Pessoal alguem sabe me dizer as diferenças entre estes escapes " Monoestágio " e "Multiestágio" ?
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Onde é que ouviste falar disso? Sabes em que contexto?
Eu nunca tal ouvi falar...
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Onde é que ouviste falar disso? Sabes em que contexto?
Eu nunca tal ouvi falar...
boas...
se toda a gente ja tivesse ouvido falar de tudo ou se toda a gente soubesse o que se faz consertesa nao haveria motores diferentes uns dos outros...
desde os anos 60 quando se começou a entender o principio da expançao das ondas num escape a 2 tempos e se começou a aproveitar esse ciclo baseado nos principios da fisica que os motores de 2 tempos , nomeadamente os japoneses se começaram a impor em competiçao , acabamndo com o até entao reinado das 4 tempos .
de inicio se começou a entender que se conseguia fazer um escape ideal para uma certa rotaçao , mas que quando se queria usar uma outra faixa de rotaçao , ( mais media , ou mais alta , ou até mais baixa ..) se tinha de faser outro escape com outros parametros adequados a essa nova rotação .
ora o escape "novo" melhorava na faixa escolhida mas piorava naquela que o escape anterior funcionava bem .
até que alguem colocou a questão , será possivel faser um escape que me dé mais médias e rapidez de resposta sem perder as altas de um escape de altas ?
durante anos pessoas como o Eng Muller , Jan Thiel , Hans Hummel , entre outros se "fexaram em copas" com a tecnica que tinham para conseguirem com maquinas de produçao quase artesanal aquilo que os japoneses se viam á rasca ...ganhar campeonatos do mundo nas cilindradas pequenas ( kreidler , derbi , casal , zundap .,, ziegler , autisa etc etc etc ) nas classes 50 e 80 .
resumindo a tecnica do esacape multistafio ; ou bistagio permite a um determinado escape feito pelas cotas (medidas ) do motor ser mais eficiente em disparo e ao mesmo tempo ter uma alta forte .
o escape monostagio é um escape que é feito a contar com uma unica faixa de rotaçao de pico .
é um conceito que muito pouca gente utiliza devido á sua complexidfade.
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Obrigado pela explicação Bricius ! :)
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Onde é que ouviste falar disso? Sabes em que contexto?
Eu nunca tal ouvi falar...
boas...
se toda a gente ja tivesse ouvido falar de tudo ou se toda a gente soubesse o que se faz consertesa nao haveria motores diferentes uns dos outros...
desde os anos 60 quando se começou a entender o principio da expançao das ondas num escape a 2 tempos e se começou a aproveitar esse ciclo baseado nos principios da fisica que os motores de 2 tempos , nomeadamente os japoneses se começaram a impor em competiçao , acabamndo com o até entao reinado das 4 tempos .
de inicio se começou a entender que se conseguia fazer um escape ideal para uma certa rotaçao , mas que quando se queria usar uma outra faixa de rotaçao , ( mais media , ou mais alta , ou até mais baixa ..) se tinha de faser outro escape com outros parametros adequados a essa nova rotação .
ora o escape "novo" melhorava na faixa escolhida mas piorava naquela que o escape anterior funcionava bem .
até que alguem colocou a questão , será possivel faser um escape que me dé mais médias e rapidez de resposta sem perder as altas de um escape de altas ?
durante anos pessoas como o Eng Muller , Jan Thiel , Hans Hummel , entre outros se "fexaram em copas" com a tecnica que tinham para conseguirem com maquinas de produçao quase artesanal aquilo que os japoneses se viam á rasca ...ganhar campeonatos do mundo nas cilindradas pequenas ( kreidler , derbi , casal , zundap .,, ziegler , autisa etc etc etc ) nas classes 50 e 80 .
resumindo a tecnica do esacape multistafio ; ou bistagio permite a um determinado escape feito pelas cotas (medidas ) do motor ser mais eficiente em disparo e ao mesmo tempo ter uma alta forte .
o escape monostagio é um escape que é feito a contar com uma unica faixa de rotaçao de pico .
é um conceito que muito pouca gente utiliza devido á sua complexidfade.
Pois, o nome até diz tudo... é só seguir a lógica.
Muito boa a explicação bricius. :yes:
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Na pratica, um escape tem uma zona divergente e convergente.....se a zona divergente tiver dividida em partes com aberturas de ângulos diferentes então é multi-estagio, se tiver uma abertura sempre igual é mono estagio, o mesmo para a zona convergente.
Mono-estagio (pelo menos parece)
(http://www.wichinkkruit-tweewielers.nl/images/wichinkk/17.jpg)
Multi-estagio
(https://www.slipstreamperformance.com.au/store/images/JLRS125.jpg)
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Jà cheguei a ter um Escape multi Funçao na qual se regulava o Comprimento do Balao ..